Minha irmã se tornou mãe da minha filha

Histórias para ouvir lavando louça

22-01-2024 • 23 min

A irmã da Andressa nunca pôde ter filhos. Já a Andressa, por outro lado, era mãe e por diversas coincidências do destino, acabou permitindo que a sua filha fosse criada pela irmã.

A irmã da Andressa sempre sonhou em ser mãe e enquanto isso não acontecia, ela se fazia bastante presente na gravidez da Andressa.

Dessa forma, a irmã foi a maior parte da rede de apoio da Andressa, sempre auxiliando e cuidando da sobrinha, a Rafaela.

A chegada da Rafaela também conectou toda a família de modo geral, especialmente porque ela tinha um pai ausente. Então, a família se uniu para criá-la.

Apesar de muitas pessoas não acharem natural, para elas, as coisas sempre fluíram para que a Rafaela tivesse duas mães.

A Rafa se acostumou com essa rede de apoio, era comum ter a tia, que acabou se tornando madrinha também, sempre presente. Ela ia todo fim de semana e passava as férias na casa da irmã da Andressa.

Um dia, a Andressa passou em um concurso público e seu trabalho era longe da escola da filha. Pensando no bem-estar da Rafaela, ela passou a deixá-la na casa da irmã durante a semana.

A Rafaela tinha 10 anos e encarou aquela mudança com tranquilidade. Ela amava ficar na casa da tia aos fins de semana e nas férias. Morar lá não seria problema algum.

Pensar na qualidade de vida da filha e permitir que ela passasse a morar com a tia foi um divisor de águas e, consequentemente, a Rafaela passou a ter duas mães.

A história da Andressa nos faz questionar alguns pontos, afinal, para elas, o processo aconteceu naturalmente. Ainda assim, elas foram muito julgadas. “Que mãe não cria sua filha?”

Por isso, fica aqui o nosso questionamento: por que a nossa sociedade normaliza pais ausentes e estranha uma maternidade compartilhada?

A Andressa se casou novamente, teve uma outra filha e mesmo assim, nunca perdeu a conexão com a Rafaela, que hoje tem 22 anos e ainda mora com a tia.

Pelo contrário, ainda que elas não morem juntas, as duas participam ativamente uma da vida da outra.

O laço de amor entre a Andressa, a Rafaela, a tia é eterno. Além do amor, há uma generosidade muito grande de todos os lados para compartilharem a vida da Rafaela.

Apoie o Histórias para ouvir lavando louça, acesse ⁠⁠⁠https://orelo.cc/historiasdeterapia⁠⁠⁠ e tenha acesso a conteúdos exclusivos.

"A história do outro muda a gente", o primeiro livro do ter.a.pia está disponível para compra. Garanta o seu aqui: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://amzn.to/3CGZkc5⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

O Histórias para ouvir lavando louça é um podcast do ter.a.pia apresentado por Alexandre Simone e Lucas Galdino. Para conhecer mais do ter.a.pia, acesse ⁠⁠⁠⁠historiasdeterapia.com⁠⁠⁠⁠.

Edição: Manu Quinalha

Roteiro: Taís Cruz

Voz da vinheta: Renato Ber, apoiador na Orelo.