SENSU CAST - podcast de jornalismo e comunicação corporativa de saúde, ciência e educação

SENSU Consultoria de Comunicação

SENSU CAST, um podcast que fala sobre jornalismo e comunicação corporativa de saúde, ciência e educação. A apresentação é de Moura Leite Netto, jornalista e doutor em Ciências. Em cada episódio, entrevistas com jornalistas, profissionais da saúde, cientistas, divulgadores de ciência e educadores sobre temas atuais. Um podcast para todos que querem contribuir com a disseminação de informação de qualidade. Estamos te esperando. Um episódio novo sempre na última terça-feira de cada mês. Nos acompanhe nas mídias sociais...@sensucomunica no Instagram, Facebook, Linkedin, YouTube e TikTok. read less
CiênciaCiência

Episódios

#31 - Saúde mental nas escolas
01-12-2024
#31 - Saúde mental nas escolas
Com o tema Saúde mental nas Escolas este é o episódio 31 do SENSU CAST, um podcast para falarmos sobre jornalismo e comunicação corporativa de saúde, ciência e educação. Neste episódio, nossa convidada é a Cristina Godoi, médica psiquiatra, diretora-executiva do Grupo Godoi, à frente dos colégios Albert Sabin, Vital Brazil e AB Sabin. É médica formada pela Santa Casa de São Paulo com residência em Psiquiatria e Psiquiatria clínica pela mesma instituição. Tem especialização em Adolescência e Contemporaneidade pela Sedes Sapientiae.  Os números mostram que é alarmante o cenário da saúde mental entre os jovens no mundo todo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o suicídio se tornou a quarta principal causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos.  Outro dado, publicado em agosto pelo Ministério da Saúde, mostra que a quantidade de internações relacionadas a estresse e ansiedade em adolescentes e jovens de 13 a 29 anos aumentou 136% entre 2013 e 2023.  Saúde mental não pode ser um tema falado apenas no setembro amarelo. É um assunto que precisa ser recorrente e abordado com seriedade, qualidade e sem estigmas, começando dentro das escolas.  Ouça e aproveite para compartilhar a sua opinião e sugerir temas para os próximos episódios do SENSU CAST. FICHA TÉCNICAProdução: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de ConteúdoRoteiro e apresentação: Moura Leite NettoEdição: J.BenêDireção: Luciana Oncken
#30 - Comunicação no New Rádio
29-10-2024
#30 - Comunicação no New Rádio
Com o tema Comunicação no “New Rádio”, este é o episódio 30 do SENSU CAST. Neste episódio, nosso convidado é o jornalista e historiador Heródoto Barbeiro, âncora da Nova Brasil FM. Em sua trajetória, Heródoto trabalhou em várias emissoras de rádio e TV, jornais e revistas.   Heródoto é um dos principais nomes do jornalismo brasileiro. Ao lado do radialista Fernando Vítolo e do publicitário Nilo Frateschi Jr, Heródoto Barbeiro está lançando o livro Manual do New Rádio – Guia Prático Para Criar Programas de Sucesso em Todas as Plataformas, pela editora Actual. Com a premissa de que O Futuro É Agora, o Manual do New Rádio explora como as novas mídias estão redefinindo a forma de alcançar a audiência. Heródoto Barbeiro e os demais autores do Manual se propõem a ensinar como criar conteúdo envolvente, entender os desejos da audiência e explorar as novas tecnologias de modo criativo, para que o produtor de conteúdo possa se destacar em qualquer meio de comunicação. O Manual traz mais de 100 depoimentos em vídeo de especialistas (que podem ser acessados pelo QR Code impresso no livro). São mais de 10 horas de conteúdo, que complementam a escrita didática do manual. O rádio nunca morreu. E sobre o novo rádio que vive hoje, vamos falar a partir de agora com o nosso convidado. Ouça e aproveite para compartilhar a sua opinião e sugerir temas para os próximos episódios do SENSU CAST. FICHA TÉCNICAProdução: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de ConteúdoRoteiro e apresentação: Moura Leite NettoEdição: J.BenêDireção: Luciana Oncken Nós da SENSU Consultoria de Comunicação, tendo como parceiro o Estúdio Banca Podcast, produzimos podcasts e videocasts de diferentes temas das áreas de saúde, ciência e educação. Se interessou em produzir o seu podcast conosco? Envie uma mensagem para contato@sensucomunicacao.com.br. E não se esqueça de ouvir os episódios anteriores e seguir nossos perfis. O SENSU CAST está nas principais plataformas de podcast, todos os meses com um episódio novo.
#29 - Saúde além dos dentes
30-09-2024
#29 - Saúde além dos dentes
Este é o episódio 29 do SENSU CAST, com o tema Saúde bucal além dos dentes. Neste episódio, nosso convidado é o dentista Sérgio Kignel, doutor em Diagnóstico Bucal, professor titular da disciplina de Semiologia do Centro Universitário Hermínio Ometto (UNIARARAS) e diretor da Clínica Sérgio Kignel.  Quando falamos em saúde bucal nos referimos ao estado da boca, dos dentes e das estruturas orofaciais que permitem ao indivíduo desempenhar funções essenciais como comer, respirar e falar. As doenças orais estão entre as doenças não transmissíveis mais comuns em todo o mundo, afetando cerca de 3,5 bilhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). E a saúde bucal, no entanto, vai muito além dos dentes e de tudo mais que está dentro da boca. Diante disso, fica a pergunta: o que é importante comunicar para a sociedade sobre saúde bucal? Sobre isso, vamos falar agora com nosso convidado. Você pode conferir, no texto descritivo do episódio, todas as referências dos estudos aqui mencionados. Aproveite para compartilhar a sua opinião e sugerir temas para os próximos episódios do SENSU CAST. FICHA TÉCNICAProdução: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de ConteúdoRoteiro e apresentação: Moura Leite NettoEdição: J.BenêDireção: Luciana Oncken Nós da SENSU Consultoria de Comunicação, tendo como parceiro o Estúdio Banca Podcast, produzimos podcasts e videocasts de diferentes temas das áreas de saúde, ciência e educação. Se interessou em produzir o seu podcast conosco? Envie uma mensagem para contato@sensucomunicacao.com.br. E não se esqueça de ouvir os episódios anteriores e seguir nossos perfis. O SENSU CAST está nas principais plataformas de podcast, todos os meses com um episódio novo.
#28 - Comunicação, nutrição e fertilidade
01-09-2024
#28 - Comunicação, nutrição e fertilidade
Este é o episódio 28 do SENSU CAST, com o tema Comunicação, nutrição e fertilidade. Neste episódio, nossa convidada é a nutricionista Inari Ciccone, mestre pela Faculdade de Medicina da USP, com dissertação que abordou uma linha de pesquisa em nutrição e saúde sexual e reprodutiva. As evidências científicas apontam que há um risco 78% maior de infertilidade em mulheres saudáveis que consomem grande quantidade de carboidratos em sua dieta e que o risco é 47% maior de infertilidade ovulatória entre as mulheres que consomem refrigerantes com cafeína. Como fator protetor, um trabalho mostra que há o risco 50% menor de infertilidade ovulatória entre as mulheres que consomem mais proteína vegetal. Outro estudo, aponta que o consumo de refrigerante impacta na função testicular de homens jovens. Já um amplo estudo de revisão destaca que fatores do estilo de vida, como a má alimentação, contribuem para a redução média de 1,6% da contagem espermática ao ano. Mostra também que a infertilidade masculina tem diferentes causas, sobre as quais falaremos com nossa convidada. Você pode conferir, no texto descritivo do episódio, todas as referências dos estudos aqui mencionados. Aproveite para compartilhar a sua opinião e sugerir temas para os próximos episódios do SENSU CAST. Referências bibliográficas do episódio Budani MC, Tiboni GM. Nutrition, female fertility and in vitro fertilization outcomes. Reprod Toxicol. 2023 Jun;118:108370.  Nassan FL, Priskorn L, Salas-Huetos A, Halldorsson TI, Jensen TK, Jørgensen N, Chavarro JE. Association between intake of soft drinks and testicular function in young men. Hum Reprod. 2021 Nov 18;36(12):3036-3048.  Levine H, Jørgensen N, Martino-Andrade A, Mendiola J, Weksler-Derri D, Jolles M, Pinotti R, Swan SH. Temporal trends in sperm count: a systematic review and meta-regression analysis of samples collected globally in the 20th and 21st centuries. Hum Reprod Update. 2023 Mar 1;29(2):157-176. FICHA TÉCNICAProdução: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de ConteúdoRoteiro e apresentação: Moura Leite NettoEdição: J.BenêDireção: Luciana Oncken Nós da SENSU Consultoria de Comunicação, tendo como parceiro o Estúdio Banca Podcast, produzimos podcasts e videocasts de diferentes temas das áreas de saúde, ciência e educação. Se interessou em produzir o seu podcast conosco? Envie uma mensagem para contato@sensucomunicacao.com.br. E não se esqueça de ouvir os episódios anteriores e seguir nossos perfis. O SENSU CAST está nas principais plataformas de podcast, todos os meses com um episódio novo.
#27 - Comunicação e saúde mental da mulher
31-07-2024
#27 - Comunicação e saúde mental da mulher
Este é o episódio #27 do SENSU CAST, um podcast para falarmos sobre jornalismo e comunicação corporativa de saúde, ciência e educação. O tema deste episódio é Comunicação e saúde mental da mulher, que recebe como convidada Ana Tomazelli, psicanalista, jornalista e CEO do Instituto de Pesquisas & Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas (Ipefrem). Em 2018, quando se viu com exaustão extrema, estresse e esgotamento físico, Ana Tomazelli fundou, no ano seguinte, uma ONG com foco em educação sobre saúde mental para mulheres. Em pauta, como evitar que outras mulheres tenham burnout ou como contribuir para que se recuperem desse quadro.  Como as mulheres que atuam com Comunicação, quase sempre diante de múltiplas tarefas, podem cuidar da saúde mental, enquanto realizam seus objetivos no trabalho, em casa e nas demais esferas sociais? Como as empresas podem, de fato, gerar um ambiente sadio? Essas são algumas das abordagens do bate-papo, que começa agora, com nossa convidada.  FICHA TÉCNICAProdução: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de ConteúdoRoteiro e apresentação: Moura Leite NettoEdição: J.BenêDireção: Luciana Oncken Nós da SENSU Consultoria de Comunicação, tendo como parceiro o Estúdio Banca Podcast, produzimos podcasts e videocasts de diferentes temas das áreas de saúde, ciência e educação. Se interessou em produzir o seu podcast conosco? Envie uma mensagem para contato@sensucomunicacao.com.br. E não se esqueça de ouvir os episódios anteriores e seguir nossos perfis. O SENSU CAST está nas principais plataformas de podcast, todos os meses com um episódio novo.
#26 - Comunicação sobre obesidade
25-06-2024
#26 - Comunicação sobre obesidade
Este é o episódio 26 do SENSU CAST, um podcast para falarmos sobre jornalismo e comunicação corporativa de saúde, ciência e educação. O tema deste episódio é Comunicação sobre obesidade e o nosso convidado é o endocrinologista Bruno Geloneze, do Departamento Científico da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso). A obesidade e o sobrepeso são definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura que apresenta risco à saúde. Um índice de massa corporal (IMC) acima de 25 é considerado sobrepeso e acima de 30 é obeso. Levantamento de março de 2024, feito pela OMS, aponta que: - Uma em cada oito pessoas no mundo são obesas. - A obesidade adulta em todo o mundo mais que duplicou desde 1990, e – no mesmo período – a obesidade adolescente aumentou em quatro vezes. Os números evidenciam a obesidade como sendo um problema de saúde pública em todo o mundo. Frente a esses dados, é papel do jornalista e demais comunicadores saber informar, sem reforçar estigmas e preconceitos. Ao mesmo tempo, que alerte para os riscos para a saúde individual e coletiva. Para tanto, é importante não ressaltar discussões sobre costumes, mas sim gerar conteúdo de qualidade, baseado em evidência científica.    Como realizar uma cobertura de qualidade sobre obesidade? Onde obter e transmitir dados de qualidade? Quais erros não podem ser cometidos? São algumas das abordagens deste bate-papo, que aborda também o Congresso Internacional de Obesidade (ICO 2024). em São Paulo. FICHA TÉCNICAProdução: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de ConteúdoRoteiro e apresentação: Moura Leite NettoEdição: J.BenêDireção: Luciana Oncken Nós da SENSU Consultoria de Comunicação, tendo como parceiro o Estúdio Banca Podcast, produzimos podcasts e videocasts de diferentes temas das áreas de saúde, ciência e educação. Se interessou em produzir o seu podcast conosco? Envie uma mensagem para contato@sensucomunicacao.com.br. E não se esqueça de ouvir os episódios anteriores e seguir nossos perfis. O SENSU CAST está nas principais plataformas de podcast, todos os meses com um episódio novo. #obesidade #sobrepeso #comunicacao #comunicacaodesaude #jornalismo #divulgacaocientifica #ICO2024 #abeso
#25 - Comunicação que promove diagnóstico
28-05-2024
#25 - Comunicação que promove diagnóstico
Este é o episódio 25 do SENSU CAST, um podcast para falarmos sobre jornalismo e comunicação corporativa de saúde, ciência e educação. O tema é Comunicação que promove diagnóstico, trazendo como convidada a Sandra Sampaio, diretora de Estratégia e Marketing na Roche Diagnóstica.  Uma vida mais distante de doenças começa com a prevenção primária (que é a adoção de estilo de vida saudável). E algo tão importante quanto a prevenção primária, é a prevenção secundária, que tem como foco a diagnosticar doenças em fase inicial. Uma resolução da Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta que a capacidade de diagnóstico melhora os resultados de saúde e fortalece os sistemas de saúde, tornando-os mais resilientes às crises e mais bem preparados para responder às emergências sanitárias. Ao reforçar os serviços de diagnóstico, os sistemas de saúde podem monitorizar eficazmente as doenças, responder aos surtos e implementar intervenções de saúde pública específicas. E vale ressaltar que diagnóstico, vai além da descoberta de doenças. Na Era da medicina de precisão, por exemplo, o diagnóstico molecular é essencial para direcionar a terapia certa para determinado grupo de pacientes. Dentre as medidas para a ampliação do acesso ao diagnóstico, está a implementação de um eficaz plano estratégico de comunicação. E, felizmente, são muitos os cases positivos. Sobre isso, falaremos com nossa convidada. FICHA TÉCNICAProdução: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de ConteúdoRoteiro e apresentação: Moura Leite NettoEdição: J.BenêDireção: Luciana Oncken Nós da SENSU Consultoria de Comunicação, tendo como parceiro o Estúdio Banca Podcast, produzimos podcasts e videocasts de diferentes temas das áreas de saúde, ciência e educação. Se interessou em produzir o seu podcast conosco? Envie uma mensagem para contato@sensucomunicacao.com.br. E não se esqueça de ouvir os episódios anteriores e seguir nossos perfis. O SENSU CAST está nas principais plataformas de podcast, todos os meses com um episódio novo.
#24 - Diferentes formatos do jornalismo de saúde
30-04-2024
#24 - Diferentes formatos do jornalismo de saúde
Este é o episódio 24 do SENSU CAST, um podcast para falarmos sobre jornalismo e comunicação corporativa de saúde, ciência e educação. Neste episódio, nossa convidada é a Carol Marcelino, jornalista de saúde, repórter do CNN Sinais Vitais, chefe de comunicação do Cremesp e criadora do Check-Up da Notícia. A apresentação é do jornalista e diretor/fundador da SENSU, Moura Leite Netto. Uma pesquisa do Datafolha feita em todo o Brasil em 2023 concluiu que o Google é o meio mais citado para buscar informações sobre saúde no país. Também no ano passado, a pesquisa “Saúde do Brasileiro – 2023”, conduzida com mais de 1100 pessoas em todo o país pela Hibou – empresa de pesquisa e insights de mercado e consumo, mostra que a internet é o pronto-socorro de quase metade da população (45%). Segundo o levantamento, a internet, redes sociais e sites de buscas são alternativas para obter mais conhecimento sobre a vida saudável e 46% dos brasileiros possuem, no mínimo, um aplicativo de saúde instalado no celular. O público se informa mais na internet e o jornalismo seguiu a transformação digital da comunicação. Cada vez menos no papel e cada vez mais nas telas, o jornalismo de saúde traz conteúdo em diferentes formatos. Sobre eles, vamos falar com esta jornalista multimídia de saúde, Carol Marcelino. FICHA TÉCNICAProdução: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de ConteúdoRoteiro e apresentação: Moura Leite NettoEdição: J.BenêDireção: Luciana Oncken Nós da SENSU Consultoria de Comunicação, tendo como parceiro o Estúdio Banca Podcast, produzimos podcasts e videocasts de diferentes temas das áreas de saúde, ciência e educação. Se interessou em produzir o seu podcast conosco? Envie uma mensagem para contato@sensucomunicacao.com.br. E não se esqueça de ouvir os episódios anteriores e seguir nossos perfis. O SENSU CAST está nas principais plataformas de podcast, todos os meses com um episódio novo.
#23 - Comunicação sobre autismo
28-03-2024
#23 - Comunicação sobre autismo
Este é o episódio vinte e três do SENSU CAST, um podcast para falarmos sobre jornalismo e comunicação corporativa de saúde, ciência e educação. O tema deste episódio é Comunicação sobre autismo Os nossos convidados são Mirian Revers, médica psiquiatra e docente da Escola Internacional de Desenvolvimento (EID) e Vinícius Ribeiro, relações públicas, diretor de projetos do Jornalistas&Cia e do Portal dos Jornalistas e idealizador do Neurodivergente, videocast sobre o Transtorno do Espectro Autista. O autismo – também conhecido como transtorno do espectro autista (TEA) – constitui um grupo diversificado de condições relacionadas ao desenvolvimento do cérebro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de uma em cada cem crianças têm autismo. As características podem ser detectadas na primeira infância, mas o autismo muitas vezes só é diagnosticado muito mais tarde. As habilidades e necessidades das pessoas autistas variam e podem evoluir com o tempo. Embora algumas pessoas com autismo possam viver de forma independente, outras têm deficiências graves e necessitam de cuidados e apoio ao longo da vida. Intervenções psicossociais, baseadas em evidências, podem melhorar a comunicação e as habilidades sociais, com um impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas autistas e dos seus cuidadores. Os cuidados às pessoas com autismo precisam ser acompanhados de ações que promovam, de fato, acessibilidade, inclusão e apoio. Isso inclui uma melhor comunicação sobre o tema. Referências do episódio Organização Mundial da Saúde - https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/autism-spectrum-disorders?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwqpSwBhClARIsADlZ_TkOff4VUWfMv59taL4d7e1iFq1cPzAMNy-rA08oDmi3svHqdR-U1dQaArN7EALw_wcB Oliveira JS, Franco FO, Revers MC, Silva AF, Portolese J, Brentani H, Machado-Lima A, Nunes FLS. Computer-aided autism diagnosis based on visual attention models using eye tracking. Sci Rep. 2021 May 12;11(1):10131. Disponível em https://www.nature.com/articles/s41598-021-89023-8 FICHA TÉCNICAProdução: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de ConteúdoRoteiro e apresentação: Moura Leite NettoEdição: J.BenêDireção: Luciana Oncken
#21 - Comunicação e saúde reprodutiva
30-01-2024
#21 - Comunicação e saúde reprodutiva
Este é o episódio 21 do SENSU CAST, um podcast para falarmos sobre jornalismo e comunicação corporativa de saúde, ciência e educação. Neste episódio, nossas convidadas são Taccyanna Mikulski Ali, geneticista, gerente cientifica da Igenomix Brasil, mestre em Genômica e Aconselhamento Genético e atuante em reprodução humana e medicina fetal e Karina Steiger, idealizadora do Nós Tentantes – Projeto de Vida e que realizou o sonho de ser mãe por meio do processo de Ovodoação. Você sabia que uma em cada seis pessoas em idade reprodutiva em todo o mundo sofre de infertilidade durante a vida. O dado é da Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade aponta também que mais de 5 milhões de crianças nasceram em todo o mundo de intervenções de reprodução assistida, como fertilização in vitro (FIV), mas ressalva que é importante ampliar a acessibilidade da população, particularmente em países de baixa e média renda. De acordo com a Rede Latino-Americana de Reprodução Assistida, o Brasil lidera o ranking de fertilização in vitro (FIV), inseminação artificial e transferência de embriões e concentra 40% de todos os centros de reprodução assistida da América Latina. Com as novas tecnologias, é possível, por exemplo, aumentar as taxas de fertilidade masculina e feminina e, por meio de teste genético associado à técnica de fertilização in vitro, gerar bebês saudáveis. Entre os inúmeros temas da área, alguns tabus e dúvidas, sobre doação de esperma, congelamento ou doação de óvulos e como saber a diferença entre barriga de aluguel e barriga solidária e outros temas como maternidade independente e planejamento familiar de casais homoafetivos. A apresentação é do jornalista Moura Leite Netto, doutor em Ciências e diretor da SENSU Consultoria de Comunicação. Referências do episódio World Health Organization - Organização Mundial da Saúde - https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/infertility - Disponível em 29Jan2024. Red Latinoamericana de Reproducicíon Asistida - https://redlara.com/blog_detalhes.asp?USIM5=664 - Disponível em 29Jan2024. Quenby S, Gallos ID, Dhillon-Smith RK, Podesek M, Stephenson MD, Fisher J, Brosens JJ, Brewin J, Ramhorst R, Lucas ES, McCoy RC, Anderson R, Daher S, Regan L, Al-Memar M, Bourne T, MacIntyre DA, Rai R, Christiansen OB, Sugiura-Ogasawara M, Odendaal J, Devall AJ, Bennett PR, Petrou S, Coomarasamy A. Miscarriage matters: the epidemiological, physical, psychological, and economic costs of early pregnancy loss. Lancet. 2021 May 1;397(10285):1658-1667.  CNN Brasil - https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/papa-francisco-pede-proibicao-universal-da-barriga-de-aluguel/ - Disponível em 29Jan2024. Igenomix - https://www.igenomix.com.br/genetic-solutions/ - Disponível em 29Jan2024. Nós Tentantes – Projeto de Vida - https://nostentantesprojetodevida.com.br/ - Disponível em 29Jan2024. FICHA TÉCNICAProdução: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de ConteúdoRoteiro e apresentação: Moura Leite NettoEdição: J.BenêDireção: Luciana Oncken
#20 - Comunicação do império da dor
29-12-2023
#20 - Comunicação do império da dor
Este é o episódio vinte do SENSU CAST, um podcast para falarmos sobre jornalismo e comunicação corporativa de saúde, ciência e educação. O tema deste episódio é Comunicação do Império do Medo. A nossa convidada é Fabiana Gomes de Campos, médica paliativista do Departamento de Cuidados Paliativos do A.C.Camargo Cancer Center A estimativa do Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, é que mais de 500 mil pessoas morreram, nas duas últimas décadas, de overdose de algum tipo de opioide. Dentre eles está o Oxycontin.  O Oxycontin, também chamado oxicodona, é um medicamento opióide analgésico, mais potente que a morfina.  Fabricado pela Purdue Pharma, da bilionária família Sackler, o medicamento está no centro das discussões sobre o uso descontrolado de opióides.  A farmacêutica Purdue é acusada por milhares de pessoas, incluindo médicos, de ser uma das principais responsáveis pela onda de dependência de opióides que atingiu os Estados Unidos nas últimas décadas.  A empresa é acusada de fazer um marketing enganoso da medicação Oxycontin, afirmando que ele seria seguro, quando, na verdade, tinha conhecimento sobre sua alta capacidade de causar dependência nos pacientes.  O marketing da Purdue Pharma se apoiou em uma informação trazida na revista científica The New England Journal of Medicine. A informação propagada era que o risco de dependência era de apenas 1%. No entanto, não era um artigo baseado em um estudo clínico, mas sim em uma carta enviada ao editor da revista. Nesta publicação, ocorrida em 1980, a afirmação foi que de 11.882 pacientes que faziam uso de opióides (incluindo a oxicodona), apenas quatro desenvolveram quadro documentado de dependência.  Com o marketing agressivo, a Purdue Pharma usufruiu da dor de milhares de pessoas e investiu nos médicos em sua estratégia de vendas. Sendo prescrito de forma indiscriminada, o uso de opióides tornou-se uma epidemia.  Em todo o mundo, em 2019, cerca de 600 mil mortes foram atribuíveis ao consumo de drogas. Perto de 80% destas mortes estão relacionadas com opiáceos, sendo cerca de 25% dessas mortes causadas diretamente por overdose. No campo da cultura, esta história é contada no livro “O Império da Dor:  A ascensão e queda de uma das mais poderosas famílias americanas e seu criminoso império farmacêutico”. O livro é um best-seller do The New York Times. Escrito pelo premiado repórter Patrick Radden Keefe, da revista The New Yorker, o livro conta como o medicamento gerou uma receita de cerca de 35 bilhões de dólares, mas desencadeou uma crise de saúde pública na qual centenas de milhares de pessoas morreram. Esta obra inspirou a série da Netflix, que também recebeu no Brasil o título de Império da Dor, disponível em seis episódios.  Neste episódio do SENSU CAST, falamos sobre como o Império da Dor se instaurou nos Estados Unidos e se espalhou para o mundo; quais são os riscos e benefícios do uso de analgésicos no controle da dor; em que medida a crise dos opioides afeta a imagem da indústria farmacêutica; qual é a prescrição – baseada em evidência – para opióides e quais mensagens o Império da Dor deixa para a comunidade médica e científica, pacientes, familiares, gestores de saúde e comunicadores.  A apresentação é do jornalista Moura Leite Netto, doutor em Ciências e diretor da SENSU Consultoria de Comunicação. Referências - Império da dor : a ascensão e queda de uma das mais poderosas famílias americanas e seu criminoso império farmacêutico / Patrick Radden Keefe ; tradução Bruno Casotti, Natalie Gerhardt. - 1. ed. - Rio de Janeiro : Intrínseca, 2023. - Império da Dor - série na Netflix - https://www.netflix.com/br/title/81095069 - Organização Mundial da Saúde - https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/opioid-overdose - Disponível em 29dez2023. FICHA TÉCNICAProdução: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de ConteúdoRoteiro e apresentação: Moura Leite NettoEdição: J.BenêDireção: Luciana Oncken
#19 - ChatGPT na Comunicação e na Medicina
28-11-2023
#19 - ChatGPT na Comunicação e na Medicina
Este é o episódio dezenove do SENSU CAST, um podcast para falarmos sobre jornalismo e comunicação corporativa de saúde, ciência e educação. O tema deste episódio é ChatGPT na Comunicação e na Medicina Os nossos convidados são Márcio Carneiro dos Santos, jornalista, coordenador do Laboratório de Convergência de Mídias da Universidade Federal do Maranhão, onde é também coordenador do Programa de Mestrado em Comunicação e coordenador do Núcleo de Inteligência de Dados, além de líder do GP Tecnologia e Narrativas Digitais do CNPq e Eduardo Farina, médico residente de Radiologia da UNIFESP. Cofundador da Dados e Saúde. Pesquisador de Inteligência Artificial Médica na DASA e membro da Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) Nós, da SENSU, entramos no ChatGPT e perguntamos para a ferramenta. O que é o ChatGPT? Foi então que o ChatGPT respondeu. A resposta foi: "O ChatGPT é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, baseado na arquitetura GPT-3.5. Ele é projetado para gerar texto humano-like em resposta a uma variedade de entradas de texto. O nome "GPT" significa "Generative Pre-trained Transformer", o que se refere à sua capacidade de gerar texto de maneira natural e coerente após ter sido pré-treinado em grandes quantidades de texto da internet. O ChatGPT pode ser usado em uma variedade de aplicações, incluindo chatbots, assistentes virtuais, geração de texto, tradução automática, respostas a perguntas e muito mais. Ele é capaz de entender e gerar texto em diversos idiomas e pode ser afinado para tarefas específicas. O modelo é alimentado com uma entrada de texto e gera uma resposta com base no contexto e na informação presente na entrada. Ele pode ser usado em uma variedade de cenários para automatizar tarefas que envolvem processamento de linguagem natural e geração de texto coerente". A apresentação é do jornalista Moura Leite Netto, doutor em Ciências e diretor da SENSU Consultoria de Comunicação. FICHA TÉCNICAProdução: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de ConteúdoRoteiro e apresentação: Moura Leite NettoEdição: J.BenêDireção: Luciana Oncken
#18 – Ensino Superior e Popularização da Ciência
30-10-2023
#18 – Ensino Superior e Popularização da Ciência
O episódio 18 do SENSU CAST, podcast de comunicação de saúde, ciência e educação apresentado por Moura Leite Netto, jornalista e diretor da SENSU Consultoria de Comunicação, recebe Paulo Henrique Braz da Silva, coordenador da disciplina “Divulgação dos Achados Científicos em Saúde: Popularização da Ciência como Estratégia de Disseminação de Conhecimentos Acadêmicos para o Público não Especializado” ministrada no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) e na pós da Odontologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Doutor de Patologia Geral, Paulo Braz é graduado e mestre em Odontologia, doutor em Odontologia e em Biologia Celular e Molecular e pesquisador de pós-doutorado pelo Laboratório de Virologia do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMTSP), da Universidade de São Paulo. A disciplina de Popularização da Ciência é realizada em parceria com a Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência), a maior comunidade de profissionais de jornalismo de ciência e divulgação científica no Brasil, composta por jornalistas, assessores de imprensa, cientistas, pesquisadores e divulgadores científicos de todas as áreas do conhecimento. Mirtes Bogéa, Roxana Tabakman e Amanda Milléo e o Moura são os professores convidados da disciplina de Popularização da Ciência, que é coordenada pelo Paulo Braz e por Juliana Schussel, Professora Doutora de Estomatologia e coordenadora do Programa de Pós graduação em Odontologia da UFPR. Saiba mais neste episódio sobre Ensino Superior e Popularização da Ciência. Ao ouvir, compartilhe conosco a sua opinião! Referências do episódio Disciplina ODE5840 - Divulgação dos Achados Científicos em Saúde: Popularização da Ciência como Estratégia de Disseminação de Conhecimentos Acadêmicos para o Público não Especializado - https://uspdigital.usp.br/janus/componente/disciplinasOferecidasInicial.jsf?action=3&sgldis=ODE5840 Pós-graduação da Faculdade de Odontologia da USP - https://site.fo.usp.br/pos-graduacao/ciencias-odontologicas/disciplinas/ Pós-graduação de Odontologia da UFPR - http://www.pgodonto.ufpr.br/ Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência) – www.redecomciencia.org FICHA TÉCNICA Produção: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de Conteúdo Roteiro e apresentação: Moura Leite Netto Edição: J.Benê Direção: Luciana Oncken
#17 - Saúde mental nas escolas
29-09-2023
#17 - Saúde mental nas escolas
O episódio 17 do SENSU CAST recebe Maria Clara Cabral, jornalista, editora-chefe e co-fundadora da Revista Qualé e Christiane de Sousa Vidal, professora de Educação Infantil e Fundamental I. Em alusão a campanha Setembro Amarelo, o tema neste episódio é Saúde Mental Nas Escolas. A revista Qualé se identifica como sendo a primeira revista de jornalismo para crianças e jovens no Brasil e seu corpo editorial afirma que uma de suas missões é estimular que as crianças e jovens desenvolvam a curiosidade, o senso crítico e um olhar mais apurado sobre o mundo a seu redor. A revista Qualé trouxe em sua edição 71 a manchete Xô Tristeza. Uma matéria em alusão a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. A Qualé atende redes públicas de ensino como a da Prefeitura de São Paulo, além de escolas particulares, com uma tiragem quinzenal de 270 mil exemplares. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a quarta principal causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos. Em cada ano, mais de 700 mil pessoas morrem no mundo por suicídio. Pesquisa realizada pelo instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) para o UNICEF com crianças e adolescentes de 11 a 19 anos mostrou que a grande maioria deles gostaria de ter apoio psicológico nas escolas e de contar com um espaço em que pudessem falar sobre seus sentimentos Ao ouvir, compartilhe conosco a sua opinião! Referências do episódio Revista Qualé - https://revistaquale.com.br/ Mental Health and Substance Use. World Health Organization. 35p. https://www.who.int/publications/i/item/9789240026643>. Acesso em 20set2023. DIVERTIDA MENTE. Peter Docter. Pixar Animation, 2015, Estados Unidos. LLENAS, Anna. O monstro das cores. 1ª edição - Belo Horizonte: Aletria, 2018, 48 p. SILVERSTEIN, Shel. A parte que falta. 1ª edição. Companhia das Letrinhas, 2018, 122 p. BRAVO, Paula. A menina que guardou o sorriso. Companhia Editora Nacional; 1ª edição, 2014, 24 p. FICHA TÉCNICAProdução: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de ConteúdoRoteiro e apresentação: Moura Leite NettoEdição: J.BenêDireção: Luciana Oncken