SENSU CAST - podcast de jornalismo e comunicação corporativa de saúde, ciência e educação

SENSU Consultoria de Comunicação

SENSU CAST, um podcast que fala sobre jornalismo e comunicação corporativa de saúde, ciência e educação. A apresentação é de Moura Leite Netto, jornalista e doutor em Ciências. Em cada episódio, entrevistas com jornalistas, profissionais da saúde, cientistas, divulgadores de ciência e educadores sobre temas atuais. Um podcast para todos que querem contribuir com a disseminação de informação de qualidade. Estamos te esperando. Um episódio novo sempre na última terça-feira de cada mês. Nos acompanhe nas mídias sociais...@sensucomunica no Instagram, Facebook, Linkedin, YouTube e TikTok. read less
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Episódios

#24 - Diferentes formatos do jornalismo de saúde
Há uma semana
#24 - Diferentes formatos do jornalismo de saúde
Este é o episódio 24 do SENSU CAST, um podcast para falarmos sobre jornalismo e comunicação corporativa de saúde, ciência e educação. Neste episódio, nossa convidada é a Carol Marcelino, jornalista de saúde, repórter do CNN Sinais Vitais, chefe de comunicação do Cremesp e criadora do Check-Up da Notícia. A apresentação é do jornalista e diretor/fundador da SENSU, Moura Leite Netto. Uma pesquisa do Datafolha feita em todo o Brasil em 2023 concluiu que o Google é o meio mais citado para buscar informações sobre saúde no país. Também no ano passado, a pesquisa “Saúde do Brasileiro – 2023”, conduzida com mais de 1100 pessoas em todo o país pela Hibou – empresa de pesquisa e insights de mercado e consumo, mostra que a internet é o pronto-socorro de quase metade da população (45%). Segundo o levantamento, a internet, redes sociais e sites de buscas são alternativas para obter mais conhecimento sobre a vida saudável e 46% dos brasileiros possuem, no mínimo, um aplicativo de saúde instalado no celular. O público se informa mais na internet e o jornalismo seguiu a transformação digital da comunicação. Cada vez menos no papel e cada vez mais nas telas, o jornalismo de saúde traz conteúdo em diferentes formatos. Sobre eles, vamos falar com esta jornalista multimídia de saúde, Carol Marcelino. FICHA TÉCNICAProdução: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de ConteúdoRoteiro e apresentação: Moura Leite NettoEdição: J.BenêDireção: Luciana Oncken Nós da SENSU Consultoria de Comunicação, tendo como parceiro o Estúdio Banca Podcast, produzimos podcasts e videocasts de diferentes temas das áreas de saúde, ciência e educação. Se interessou em produzir o seu podcast conosco? Envie uma mensagem para contato@sensucomunicacao.com.br. E não se esqueça de ouvir os episódios anteriores e seguir nossos perfis. O SENSU CAST está nas principais plataformas de podcast, todos os meses com um episódio novo. --- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/sensucomunica/message
#23 - Comunicação sobre autismo
28-03-2024
#23 - Comunicação sobre autismo
Este é o episódio vinte e três do SENSU CAST, um podcast para falarmos sobre jornalismo e comunicação corporativa de saúde, ciência e educação. O tema deste episódio é Comunicação sobre autismo Os nossos convidados são Mirian Revers, médica psiquiatra e docente da Escola Internacional de Desenvolvimento (EID) e Vinícius Ribeiro, relações públicas, diretor de projetos do Jornalistas&Cia e do Portal dos Jornalistas e idealizador do Neurodivergente, videocast sobre o Transtorno do Espectro Autista. O autismo – também conhecido como transtorno do espectro autista (TEA) – constitui um grupo diversificado de condições relacionadas ao desenvolvimento do cérebro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de uma em cada cem crianças têm autismo. As características podem ser detectadas na primeira infância, mas o autismo muitas vezes só é diagnosticado muito mais tarde. As habilidades e necessidades das pessoas autistas variam e podem evoluir com o tempo. Embora algumas pessoas com autismo possam viver de forma independente, outras têm deficiências graves e necessitam de cuidados e apoio ao longo da vida. Intervenções psicossociais, baseadas em evidências, podem melhorar a comunicação e as habilidades sociais, com um impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas autistas e dos seus cuidadores. Os cuidados às pessoas com autismo precisam ser acompanhados de ações que promovam, de fato, acessibilidade, inclusão e apoio. Isso inclui uma melhor comunicação sobre o tema. Referências do episódio Organização Mundial da Saúde - https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/autism-spectrum-disorders?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwqpSwBhClARIsADlZ_TkOff4VUWfMv59taL4d7e1iFq1cPzAMNy-rA08oDmi3svHqdR-U1dQaArN7EALw_wcB Oliveira JS, Franco FO, Revers MC, Silva AF, Portolese J, Brentani H, Machado-Lima A, Nunes FLS. Computer-aided autism diagnosis based on visual attention models using eye tracking. Sci Rep. 2021 May 12;11(1):10131. Disponível em https://www.nature.com/articles/s41598-021-89023-8 FICHA TÉCNICAProdução: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de ConteúdoRoteiro e apresentação: Moura Leite NettoEdição: J.BenêDireção: Luciana Oncken --- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/sensucomunica/message
#22 - Como produzir seu podcast de saúde
01-03-2024
#22 - Como produzir seu podcast de saúde
Este é o episódio 22 do SENSU CAST, um podcast para falarmos sobre jornalismo e comunicação corporativa de saúde, ciência e educação. Neste episódio a nossa convidada é a Luciana Oncken, diretora de Conteúdo do Estúdio Banca Podcast e da agência Banca de Conteúdo e autora do Viver com Diabetes. Graduada pela Faculdade Cásper Líbero, é jornalista de saúde. A apresentação é do jornalista Moura Leite Netto, doutor em Ciências e diretor da SENSU Consultoria de Comunicação. Moura e Luciana conversam neste episódio sobre como é possível que você, sendo jornalista, comunicador, médico, cientista ou profissional de qualquer área da área, faça nascer o seu próprio podcast. Duas em cada dez pessoas de 16 a 64 anos no mundo ouvem podcasts ao menos uma vez por semana. O Brasil é o país no mundo que mais ouve podcasts. É quase o dobro da média mundial. 39,7% dos brasileiros de 16 a 64 ouvem ao menos um episódio de podcast por semana. Em média, os brasileiros ouvem 1 hora e 10 minutos de podcasts por dia, atrás apenas da Tailândia e Egito. Como podemos produzir e disseminar conteúdo sobre saúde com qualidade e responsabilidade usando os variados formatos de podcast. É o que pretendemos abordar aqui. FICHA TÉCNICAProdução: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de ConteúdoRoteiro e apresentação: Moura Leite NettoEdição: J.BenêDireção: Luciana Oncken --- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/sensucomunica/message
#21 - Comunicação e saúde reprodutiva
30-01-2024
#21 - Comunicação e saúde reprodutiva
Este é o episódio 21 do SENSU CAST, um podcast para falarmos sobre jornalismo e comunicação corporativa de saúde, ciência e educação. Neste episódio, nossas convidadas são Taccyanna Mikulski Ali, geneticista, gerente cientifica da Igenomix Brasil, mestre em Genômica e Aconselhamento Genético e atuante em reprodução humana e medicina fetal e Karina Steiger, idealizadora do Nós Tentantes – Projeto de Vida e que realizou o sonho de ser mãe por meio do processo de Ovodoação. Você sabia que uma em cada seis pessoas em idade reprodutiva em todo o mundo sofre de infertilidade durante a vida. O dado é da Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade aponta também que mais de 5 milhões de crianças nasceram em todo o mundo de intervenções de reprodução assistida, como fertilização in vitro (FIV), mas ressalva que é importante ampliar a acessibilidade da população, particularmente em países de baixa e média renda. De acordo com a Rede Latino-Americana de Reprodução Assistida, o Brasil lidera o ranking de fertilização in vitro (FIV), inseminação artificial e transferência de embriões e concentra 40% de todos os centros de reprodução assistida da América Latina. Com as novas tecnologias, é possível, por exemplo, aumentar as taxas de fertilidade masculina e feminina e, por meio de teste genético associado à técnica de fertilização in vitro, gerar bebês saudáveis. Entre os inúmeros temas da área, alguns tabus e dúvidas, sobre doação de esperma, congelamento ou doação de óvulos e como saber a diferença entre barriga de aluguel e barriga solidária e outros temas como maternidade independente e planejamento familiar de casais homoafetivos. A apresentação é do jornalista Moura Leite Netto, doutor em Ciências e diretor da SENSU Consultoria de Comunicação. Referências do episódio World Health Organization - Organização Mundial da Saúde - https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/infertility - Disponível em 29Jan2024. Red Latinoamericana de Reproducicíon Asistida - https://redlara.com/blog_detalhes.asp?USIM5=664 - Disponível em 29Jan2024. Quenby S, Gallos ID, Dhillon-Smith RK, Podesek M, Stephenson MD, Fisher J, Brosens JJ, Brewin J, Ramhorst R, Lucas ES, McCoy RC, Anderson R, Daher S, Regan L, Al-Memar M, Bourne T, MacIntyre DA, Rai R, Christiansen OB, Sugiura-Ogasawara M, Odendaal J, Devall AJ, Bennett PR, Petrou S, Coomarasamy A. Miscarriage matters: the epidemiological, physical, psychological, and economic costs of early pregnancy loss. Lancet. 2021 May 1;397(10285):1658-1667.  CNN Brasil - https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/papa-francisco-pede-proibicao-universal-da-barriga-de-aluguel/ - Disponível em 29Jan2024. Igenomix - https://www.igenomix.com.br/genetic-solutions/ - Disponível em 29Jan2024. Nós Tentantes – Projeto de Vida - https://nostentantesprojetodevida.com.br/ - Disponível em 29Jan2024. FICHA TÉCNICAProdução: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de ConteúdoRoteiro e apresentação: Moura Leite NettoEdição: J.BenêDireção: Luciana Oncken --- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/sensucomunica/message
#20 - Comunicação do império da dor
29-12-2023
#20 - Comunicação do império da dor
Este é o episódio vinte do SENSU CAST, um podcast para falarmos sobre jornalismo e comunicação corporativa de saúde, ciência e educação. O tema deste episódio é Comunicação do Império do Medo. A nossa convidada é Fabiana Gomes de Campos, médica paliativista do Departamento de Cuidados Paliativos do A.C.Camargo Cancer Center A estimativa do Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, é que mais de 500 mil pessoas morreram, nas duas últimas décadas, de overdose de algum tipo de opioide. Dentre eles está o Oxycontin.  O Oxycontin, também chamado oxicodona, é um medicamento opióide analgésico, mais potente que a morfina.  Fabricado pela Purdue Pharma, da bilionária família Sackler, o medicamento está no centro das discussões sobre o uso descontrolado de opióides.  A farmacêutica Purdue é acusada por milhares de pessoas, incluindo médicos, de ser uma das principais responsáveis pela onda de dependência de opióides que atingiu os Estados Unidos nas últimas décadas.  A empresa é acusada de fazer um marketing enganoso da medicação Oxycontin, afirmando que ele seria seguro, quando, na verdade, tinha conhecimento sobre sua alta capacidade de causar dependência nos pacientes.  O marketing da Purdue Pharma se apoiou em uma informação trazida na revista científica The New England Journal of Medicine. A informação propagada era que o risco de dependência era de apenas 1%. No entanto, não era um artigo baseado em um estudo clínico, mas sim em uma carta enviada ao editor da revista. Nesta publicação, ocorrida em 1980, a afirmação foi que de 11.882 pacientes que faziam uso de opióides (incluindo a oxicodona), apenas quatro desenvolveram quadro documentado de dependência.  Com o marketing agressivo, a Purdue Pharma usufruiu da dor de milhares de pessoas e investiu nos médicos em sua estratégia de vendas. Sendo prescrito de forma indiscriminada, o uso de opióides tornou-se uma epidemia.  Em todo o mundo, em 2019, cerca de 600 mil mortes foram atribuíveis ao consumo de drogas. Perto de 80% destas mortes estão relacionadas com opiáceos, sendo cerca de 25% dessas mortes causadas diretamente por overdose. No campo da cultura, esta história é contada no livro “O Império da Dor:  A ascensão e queda de uma das mais poderosas famílias americanas e seu criminoso império farmacêutico”. O livro é um best-seller do The New York Times. Escrito pelo premiado repórter Patrick Radden Keefe, da revista The New Yorker, o livro conta como o medicamento gerou uma receita de cerca de 35 bilhões de dólares, mas desencadeou uma crise de saúde pública na qual centenas de milhares de pessoas morreram. Esta obra inspirou a série da Netflix, que também recebeu no Brasil o título de Império da Dor, disponível em seis episódios.  Neste episódio do SENSU CAST, falamos sobre como o Império da Dor se instaurou nos Estados Unidos e se espalhou para o mundo; quais são os riscos e benefícios do uso de analgésicos no controle da dor; em que medida a crise dos opioides afeta a imagem da indústria farmacêutica; qual é a prescrição – baseada em evidência – para opióides e quais mensagens o Império da Dor deixa para a comunidade médica e científica, pacientes, familiares, gestores de saúde e comunicadores.  A apresentação é do jornalista Moura Leite Netto, doutor em Ciências e diretor da SENSU Consultoria de Comunicação. Referências - Império da dor : a ascensão e queda de uma das mais poderosas famílias americanas e seu criminoso império farmacêutico / Patrick Radden Keefe ; tradução Bruno Casotti, Natalie Gerhardt. - 1. ed. - Rio de Janeiro : Intrínseca, 2023. - Império da Dor - série na Netflix - https://www.netflix.com/br/title/81095069 - Organização Mundial da Saúde - https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/opioid-overdose - Disponível em 29dez2023. FICHA TÉCNICAProdução: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de ConteúdoRoteiro e apresentação: Moura Leite NettoEdição: J.BenêDireção: Luciana Oncken --- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/sensucomunica/message
#19 - ChatGPT na Comunicação e na Medicina
28-11-2023
#19 - ChatGPT na Comunicação e na Medicina
Este é o episódio dezenove do SENSU CAST, um podcast para falarmos sobre jornalismo e comunicação corporativa de saúde, ciência e educação. O tema deste episódio é ChatGPT na Comunicação e na Medicina Os nossos convidados são Márcio Carneiro dos Santos, jornalista, coordenador do Laboratório de Convergência de Mídias da Universidade Federal do Maranhão, onde é também coordenador do Programa de Mestrado em Comunicação e coordenador do Núcleo de Inteligência de Dados, além de líder do GP Tecnologia e Narrativas Digitais do CNPq e Eduardo Farina, médico residente de Radiologia da UNIFESP. Cofundador da Dados e Saúde. Pesquisador de Inteligência Artificial Médica na DASA e membro da Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) Nós, da SENSU, entramos no ChatGPT e perguntamos para a ferramenta. O que é o ChatGPT? Foi então que o ChatGPT respondeu. A resposta foi: "O ChatGPT é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, baseado na arquitetura GPT-3.5. Ele é projetado para gerar texto humano-like em resposta a uma variedade de entradas de texto. O nome "GPT" significa "Generative Pre-trained Transformer", o que se refere à sua capacidade de gerar texto de maneira natural e coerente após ter sido pré-treinado em grandes quantidades de texto da internet. O ChatGPT pode ser usado em uma variedade de aplicações, incluindo chatbots, assistentes virtuais, geração de texto, tradução automática, respostas a perguntas e muito mais. Ele é capaz de entender e gerar texto em diversos idiomas e pode ser afinado para tarefas específicas. O modelo é alimentado com uma entrada de texto e gera uma resposta com base no contexto e na informação presente na entrada. Ele pode ser usado em uma variedade de cenários para automatizar tarefas que envolvem processamento de linguagem natural e geração de texto coerente". A apresentação é do jornalista Moura Leite Netto, doutor em Ciências e diretor da SENSU Consultoria de Comunicação. FICHA TÉCNICAProdução: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de ConteúdoRoteiro e apresentação: Moura Leite NettoEdição: J.BenêDireção: Luciana Oncken --- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/sensucomunica/message
#18 – Ensino Superior e Popularização da Ciência
30-10-2023
#18 – Ensino Superior e Popularização da Ciência
O episódio 18 do SENSU CAST, podcast de comunicação de saúde, ciência e educação apresentado por Moura Leite Netto, jornalista e diretor da SENSU Consultoria de Comunicação, recebe Paulo Henrique Braz da Silva, coordenador da disciplina “Divulgação dos Achados Científicos em Saúde: Popularização da Ciência como Estratégia de Disseminação de Conhecimentos Acadêmicos para o Público não Especializado” ministrada no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) e na pós da Odontologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Doutor de Patologia Geral, Paulo Braz é graduado e mestre em Odontologia, doutor em Odontologia e em Biologia Celular e Molecular e pesquisador de pós-doutorado pelo Laboratório de Virologia do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMTSP), da Universidade de São Paulo. A disciplina de Popularização da Ciência é realizada em parceria com a Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência), a maior comunidade de profissionais de jornalismo de ciência e divulgação científica no Brasil, composta por jornalistas, assessores de imprensa, cientistas, pesquisadores e divulgadores científicos de todas as áreas do conhecimento. Mirtes Bogéa, Roxana Tabakman e Amanda Milléo e o Moura são os professores convidados da disciplina de Popularização da Ciência, que é coordenada pelo Paulo Braz e por Juliana Schussel, Professora Doutora de Estomatologia e coordenadora do Programa de Pós graduação em Odontologia da UFPR. Saiba mais neste episódio sobre Ensino Superior e Popularização da Ciência. Ao ouvir, compartilhe conosco a sua opinião! Referências do episódio Disciplina ODE5840 - Divulgação dos Achados Científicos em Saúde: Popularização da Ciência como Estratégia de Disseminação de Conhecimentos Acadêmicos para o Público não Especializado - https://uspdigital.usp.br/janus/componente/disciplinasOferecidasInicial.jsf?action=3&sgldis=ODE5840 Pós-graduação da Faculdade de Odontologia da USP - https://site.fo.usp.br/pos-graduacao/ciencias-odontologicas/disciplinas/ Pós-graduação de Odontologia da UFPR - http://www.pgodonto.ufpr.br/ Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência) – www.redecomciencia.org FICHA TÉCNICA Produção: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de Conteúdo Roteiro e apresentação: Moura Leite Netto Edição: J.Benê Direção: Luciana Oncken --- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/sensucomunica/message
#17 - Saúde mental nas escolas
29-09-2023
#17 - Saúde mental nas escolas
O episódio 17 do SENSU CAST recebe Maria Clara Cabral, jornalista, editora-chefe e co-fundadora da Revista Qualé e Christiane de Sousa Vidal, professora de Educação Infantil e Fundamental I. Em alusão a campanha Setembro Amarelo, o tema neste episódio é Saúde Mental Nas Escolas. A revista Qualé se identifica como sendo a primeira revista de jornalismo para crianças e jovens no Brasil e seu corpo editorial afirma que uma de suas missões é estimular que as crianças e jovens desenvolvam a curiosidade, o senso crítico e um olhar mais apurado sobre o mundo a seu redor. A revista Qualé trouxe em sua edição 71 a manchete Xô Tristeza. Uma matéria em alusão a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. A Qualé atende redes públicas de ensino como a da Prefeitura de São Paulo, além de escolas particulares, com uma tiragem quinzenal de 270 mil exemplares. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a quarta principal causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos. Em cada ano, mais de 700 mil pessoas morrem no mundo por suicídio. Pesquisa realizada pelo instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) para o UNICEF com crianças e adolescentes de 11 a 19 anos mostrou que a grande maioria deles gostaria de ter apoio psicológico nas escolas e de contar com um espaço em que pudessem falar sobre seus sentimentos Ao ouvir, compartilhe conosco a sua opinião! Referências do episódio Revista Qualé - https://revistaquale.com.br/ Mental Health and Substance Use. World Health Organization. 35p. https://www.who.int/publications/i/item/9789240026643>. Acesso em 20set2023. DIVERTIDA MENTE. Peter Docter. Pixar Animation, 2015, Estados Unidos. LLENAS, Anna. O monstro das cores. 1ª edição - Belo Horizonte: Aletria, 2018, 48 p. SILVERSTEIN, Shel. A parte que falta. 1ª edição. Companhia das Letrinhas, 2018, 122 p. BRAVO, Paula. A menina que guardou o sorriso. Companhia Editora Nacional; 1ª edição, 2014, 24 p. FICHA TÉCNICAProdução: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de ConteúdoRoteiro e apresentação: Moura Leite NettoEdição: J.BenêDireção: Luciana Oncken --- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/sensucomunica/message
#13 - Ciência na escola
31-05-2023
#13 - Ciência na escola
Acreditamos que o Brasil será mais capacitado em fazer comunicação científica, divulgação científica e jornalismo de ciência quando houver educação em ciência, de qualidade, nas escolas públicas e privadas. Para refletir sobre essa possibilidade, trazemos para o episódio 13 do SENSU CAST o tema Ciência na escola. Os convidados são Luís Gustavo Cordeiro Alves, professor de Biologia, Ciências e Robótica no Colégio Stocco. Luís é mestrando em tecnologias emergentes na educação, pós-graduado em metodologias ativas e tem bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas e Sandra Tonidandel, Diretora Pedagógica de Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri. Sandra é doutora em Ensino de Ciências pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Luís e Sandra atuam em dois colégios particulares com projetos pedagógicos estruturados e focados em educação científica. Com eles, vamos falar sobre ciência no currículo escolar, acesso às feiras de ciência, iniciação científica e exemplos de projetos premiados de alunos focados em robótica, redução de acidentes no trânsito e de prevenção ao bullying. Além disso, nossa proposta aqui é refletir como reduzir a diferença de acesso à ciência entre alunos de escolas privadas e públicas. Será que podemos vislumbrar um futuro com equidade de acesso? FICHA TÉCNICAProdução: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de ConteúdoRoteiro e apresentação: Moura Leite NettoEdição: J.BenêDireção: Luciana Oncken  --- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/sensucomunica/message
#12 - As pautas de saúde do Bem Estar
01-05-2023
#12 - As pautas de saúde do Bem Estar
Este é o episódio doze do SENSU CAST, um podcast para falarmos sobre jornalismo e comunicação corporativa de saúde, ciência e educação. Neste episódio, recebemos a jornalista Karina Dorigo, diretora do quadro de saúde Bem Estar, na TV Globo. Karina é responsável pelo conteúdo do Bem Estar no programa É de Casa e nos podcasts semanais no G1. Em 2019, o Bem Estar deixou de ser um programa fixo, mas seguiu com destaque na programação, com presença constante nos programas Encontro e É De Casa. Além de conteúdos no portal G1, incluindo o Podcast Bem Estar, que já conta com quase 200 episódios. Em papo com o apresentador Moura Leite Netto, Karina Dorigo fala sobre quais foram os momentos mais marcantes do Bem Estar no período de uma década, em que foi um programa fixo na grade da TV Globo / Como foi feita a transição do Bem Estar de um programa fixo para quadro do Encontro e do É De Casa / Como se dá a integração da equipe do Bem Estar com as produções do Encontro e É de Casa / As dicas aos entrevistados das matérias gravadas e ao vivo / Dicas aos assessores de imprensa sobre quais as pautas com maior chance de emplacar no programa e como este conteúdo deve ser apresentado, entre outros temas. Participa do episódio #12: - Karina Dorigo, diretora do quadro de saúde Bem Estar, na TV Globo. Referências do episódio Memória Globo. https://memoriaglobo.globo.com/jornalismo/jornalismo-e-telejornais/bem-estar/noticia/evolucao.ghtml. Disponível online em 30/04/2023. Leite Netto, JM. Influência da mídia no diagnóstico de câncer de mama por estadio clínico. São Paulo; 2019. 87p. Tese (Doutorado)-Fundação Antônio Prudente. https://accamargo.phlnet.com.br/Doutorado/2019/JMLeite/JMLeite.pdf Ouça, comente e compartilhe! Nos acompanhe nas mídias sociais: @sensucomunica e no site www.sensucomunicacao.com.br FICHA TÉCNICAProdução: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de ConteúdoRoteiro e apresentação: Moura Leite NettoEdição: J.BenêDireção: Luciana Oncken --- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/sensucomunica/message
#11 - Revolta da Vacina
31-03-2023
#11 - Revolta da Vacina
A população mais vulnerável, que vivia nos cortiços do Rio de Janeiro em 1904, convivia com uma transformação da então capital federal, que se transformava em uma cidade mais moderna, porém, ainda mais desigual. Foi neste cenário que o quadrinista André Diniz retratou sua Graphic Novel Revolta da Vacina, tema do episódio onze do SENSU CAST, um podcast para falarmos sobre jornalismo e comunicação corporativa de saúde, ciência e educação. A apresentação é de Moura Leite Netto, jornalista, doutor em Ciências, diretor/fundador da SENSU, editor da Agência Bori e repórter da Problemas Brasileiros. Na obra Revolta da Vacina, André Diniz e editores trazem como cenário o Brasil em 1904, época em que houve a proliferação de doenças como varíola, febre amarela e peste bubônica. Essas doenças se alastraram pelo Rio de Janeiro, levando a uma crise sanitária histórica. E qual foi a influência dos jornais da época em informar (ou desinformar) e conscientizar (ou ampliar a insatisfação) da população diante da vacina obrigatória? Para ilustrar esta história, a Graphic Novel, Revolta da Vacina, traz como personagem central um personagem fictício chamado Zelito, que é um jovem ilustrador cearense que se junta à revolta da população desinformada e já impaciente com a reforma urbana que expulsava os mais pobres da região central do Rio de Janeiro. Revolta da Vacina, obra lançada durante a pandemia de Covid-19, traz similaridades com o momento sanitário que estamos vivendo. Nossa proposta com este episódio do SENSU CAST é abordar as semelhanças e diferenças, com olhar para o papel da Comunicação nas diferentes épocas. Participa do episódio #11: - André Diniz, roteirista e ilustrador de histórias em quadrinhos Ouça, comente e compartilhe! Nos acompanhe nas mídias sociais: @sensucomunica e no site www.sensucomunicacao.com.br REFERÊNCIAS DO EPISÓDIO DINIZ, André. Revolta da Vacina. Março de 2021. Editora Darkside. p.176DINIZ, André. T.A.T.T.O.O. – À Flor da Pele. Novembro de 2022. Editora Darkside. p.224 FICHA TÉCNICAProdução: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de ConteúdoRoteiro e apresentação: Moura Leite NettoEdição: J.BenêDireção: Luciana Oncken  --- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/sensucomunica/message
#10 Cobertura sobre alergias
01-03-2023
#10 Cobertura sobre alergias
Quatro em cada dez pessoas no mundo, segundo a OMS, sofrem com algum tipo de alergia. Segundo o Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia, mais de 50 milhões de habitantes dos Estados Unidos sofrem anualmente com algum tipo de alergia. Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), cerca de 30% da população brasileira tem algum tipo de alergia, dos quais 20% são crianças. E como esse tema tem sido abordado na mídia brasileira? Este é o tema do episódio 10 do SENSU CAST. A apresentação é de Moura Leite Netto, jornalista, doutor em Ciências, diretor/fundador da SENSU, editor da Agência Bori e repórter da Problemas Brasileiros. O convidado do episódio 10 é o médico alergista e imunologista Marcelo Bossois, coordenador técnico do Projeto Social Brasil Sem Alergia. As alergias ocorrem quando o sistema imunológico reage a uma substância estranha – como pólen, veneno de abelha ou pelos de animais, por exemplo – ou até mesmo um alimento que, em algumas pessoas, causa reações adversas. O sistema imunológico produz substâncias conhecidas como anticorpos. Quando você tem alergias, seu sistema imunológico produz anticorpos que identificam um alérgeno específico como prejudicial, mesmo que não seja. Quando você entra em contato com o alérgeno, a reação do seu sistema imunológico pode inflamar sua pele, seios nasais, vias aéreas ou sistema digestivo. A gravidade das alergias varia de pessoa para pessoa. Pode ir de uma irritação menor a uma anafilaxia, que é uma emergência potencialmente fatal. Embora a maioria das alergias não possa ser curada, os tratamentos podem ajudar a aliviar os sintomas. Ouça, comente e compartilhe! Nos acompanhe nas mídias sociais: @sensucomunica e no site www.sensucomunicacao.com.br REFERÊNCIAS DO EPISÓDIO Mayo Clinic- https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/allergies/symptoms-causes/syc-20351497  American College of Allergy, Asthma & Immunology - https://acaai.org/allergies/allergies-101/facts-stats/ FICHA TÉCNICA Produção: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de Conteúdo Roteiro e apresentação: Moura Leite Netto Edição: J.Benê Direção: Luciana Oncken --- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/sensucomunica/message
#9 - Mídia e câncer colorretal
31-01-2023
#9 - Mídia e câncer colorretal
Apesar da alta incidência, o câncer colorretal, que inclui o cólon (sinônimo de intestino grosso) e o reto, não é uma doença tão conhecida da população quanto câncer de mama, próstata ou pulmão, por exemplo. No entanto, a sua ocorrência em personalidades trouxe o tema, com grande peso, para a agenda jornalística mundial, em especial nos últimos meses. A maior repercussão foi por conta do rei do futebol, Pelé, que recebeu o diagnóstico da doença em 2021 e morreu em 29 de dezembro de 2022. Outro caso de repercussão internacional envolveu o ator, diretor e roteirista Chadwick Boseman que, entre importantes papéis, interpretou o Pantera Negra. Morreu de câncer de intestino em setembro de 2020. Voltando ao Brasil, poucos dias após a perda de Pelé, o país também se despediu de Roberto Dinamite, o maior ídolo da história do Vasco da Gama. Assim como Pelé, Dinamite teve pouco mais de um ano de sobrevida após receber o diagnóstico de câncer colorretal. Outros casos, que ocuparam o noticiário envolveram a cantora Simony, que está em remissão e a cantora Preta Gil, que recebeu o diagnóstico recentemente. Todos estes casos são explicados pela epidemiologia da doença. São esperados para cada ano do triênio 2023-2025 um total de 45.630 novos casos anuais de câncer colorretal no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). No mundo, o câncer colorretal representa 10% de todos os tipos de câncer, com 1,9 milhão de novos casos anuais e 935 mil mortes, segundo o levantamento Globocan, da Organização Mundial da Saúde. Em pauta neste episódio, os fatores ambientais e hereditários por trás destes números, como prevenir, como rastrear com colonoscopia, até que ponto tornar público os casos ocorridos em famosos contribui para a maior conscientização sobre a doença, como é o tratamento e o que há de avanços nesta área para aumentar as chances de cura tanto para doença inicial quanto para os casos mais avançados. Para abordar esses assuntos, O SENSU TALKS #9 recebe: Héber Salvador, cirurgião oncológico e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). www.sbco.org.br  Bia Suzuki, paciente, influenciadora sobre câncer colorretal e causadora do Instituto Oncoguia. www.instagram.com/biaasuzuki/  Ouça, comente e compartilhe! Nos acompanhe nas mídias sociais: @sensucomunica e no site www.sensucomunicacao.com.br REFERÊNCIAS DO EPISÓDIO Estimativas de câncer do INCA para 2023-2025 - https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/numeros/estimativa/estado-capital/brasil   Sung H, Ferlay J, Siegel RL, Laversanne M, Soerjomataram I, Jemal A, Bray F. Global Cancer Statistics 2020: GLOBOCAN Estimates of Incidence and Mortality Worldwide for 36 Cancers in 185 Countries. CA Cancer J Clin. 2021 May;71(3):209-249. FICHA TÉCNICA Produção: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de Conteúdo Roteiro e apresentação: Moura Leite Netto Edição: J.Benê Direção: Luciana Oncken --- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/sensucomunica/message
#8 - O futuro do jornalismo de saúde
21-12-2022
#8 - O futuro do jornalismo de saúde
Cada vez mais digital e multimídia. O jornalismo acompanha a evolução da tecnologia e formas de acesso à informação. O maior impacto se observa nos veículos impressos, com redução de leitores e anunciantes. Por sua vez, a transformação digital destes veículos e implantação de novos setores, como o branded content, permitem que muitos se mantenham sustentáveis. O jornalismo de saúde acompanha esta transformação. Os cadernos dedicados ao tema foram substituições por editorias específicas em portais. Surgiram também os veículos focados neste segmento. Dentre alguns exemplos exitosos, o UOL/Viva Bem, Portal do Dráuzio Varela, portal da Veja Saúde e Futuro da Saúde. Somos 8 bilhões de pessoas no mundo. Mais da metade, 4,74 bilhões de pessoas, são usuárias de mídias sociais. O relatório Digital 2022, do WeAreSocial, mostra que o consumo diário de mídias sociais é de duas horas e vinte e oito minutos. Considerando o tempo total gasto com mídia digital, o tempo diário salta para seis horas e 37 minutos. O Brasil é o segundo no mundo, atrás apenas da África do Sul, em tempo diário de permanência na internet. São nove horas e 42 minutos diários, em média. Os brasileiros são, por exemplo, os maiores consumidores de conteúdo de podcast, com mais de 4 em cada 10 usuários de internet em idade ativa no país dizendo que ouvem pelo menos um podcast por semana. E como isso reflete no jornalismo em saúde? - Quais foram as principais transformações no jornalismo de saúde brasileiro e qual é o paralelo destas transformações com a cobertura realizada em outros países? - Quais são os temas de saúde ainda negligenciados e, portanto, deveriam ser melhor abordados no futuro? - Possível pensarmos em um caminho sólido para que a boa informação de saúde chegue a mais pessoas? - Como transmitir o conhecimento médico-científico de forma acessível? -  Na condição de fonte, como os médicos, de diferentes áreas, poderem contribuir para a cobertura de saúde? - Como os médicos e cientistas podem utilizar as plataformas digitais de forma assertiva e ética? - Quais são os entraves para a popularização do conhecimento dos grupos de pesquisa de ciências da saúde? Sobre isso e mais, falamos como nossos convidados: Natália Cuminale, jornalista especializada em saúde e fundadora do hub de conteúdo Futuro da Saúde Luís Fernando Correia, médico e apresentador do Saúde em Foco, na Rádio CBN. Ouça, comente e compartilhe!  Nos acompanhe nas mídias sociais: @sensucomunica e no site www.sensucomunicacao.com.br  REFERÊNCIAS DO EPISÓDIO Digital 2022 - WeAreSocial - https://datareportal.com/reports/digital-2022-october-global-statshot Hub de conteúdo Futuro da Saúde - https://futurodasaude.com.br/ Saúde em Foco - Luís Fernando Correia - https://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/luis-fernando-correia/LUIS-FERNANDO-CORREIA-SAUDE-EM-FOCO.htm FICHA TÉCNICA Produção: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de Conteúdo Roteiro e apresentação: Moura Leite Netto Edição: J.Benê Direção: Luciana Oncken  --- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/sensucomunica/message
#7 - Mídia e médicos X obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares
03-12-2022
#7 - Mídia e médicos X obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares
Este episódio especial traz os melhores momentos do SENSU TALKS de novembro (live disponível no YouTube da SENSU, sobre o mesmo tema. Nosso convidado é Carlos Eduardo Barra Couri, médico endocrinologista, pesquisador da USP Ribeirão Preto, coordenador dos Congressos ENDODEBATE e DIACORDIS, colunista da Veja Saúde e autor do livro O Futuro do Diabetes. No papo com o apresentador Moura Leite Netto, o tema central é a pesquisa de percepção “RECEITA DE MÉDICO: o que pensa quem cuida de diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares”, lançada durante o DIACORDIS 2022. Foram identificados gargalos no cuidado de endocrinologistas, cardiologistas e outros profissionais diretamente envolvidos no cuidado aos pacientes com diabetes e comorbidades associadas. A análise trazida no relatório RECEITA DE MÉDICO passa por temas como diabetes, obesidade, doença gordurosa do fígado, hipertensão, dislipidemias e doenças cardiovasculares. Na amostra, a maioria dos médicos atende principalmente pacientes das classes A e B, sendo que 401 (61,3%) atuam exclusivamente na rede privada (particular e convênio) e apenas 36 médicos (5,5%) atuam exclusivamente no SUS. Os demais (217/33,2%) conciliam o SUS com atendimento aos pacientes de convênios e particular. Este perfil da amostragem é considerado no momento de interpretação do resultado. Alguns recortes da pesquisa - Apenas 2 em cada 10 cardiologistas fazem exame simples que aponta risco de amputações em diabéticos tipo 2 - 6 entre 10 especialistas que cuidam de diabetes e doenças cardiovasculares receitam antidepressivos. - 8 em cada 10 pessoas com diabetes tipo 2 têm gordura no fígado e, mesmo assim, o médico não pede exame. - Mesmo entendendo obesidade como doença crônica, 3 entre 10 especialistas interrompem tratamento ao haver perda de peso. - Tabagismo é determinante fator de risco cardiovascular, mas a maioria dos médicos não sabe tratar - A maioria dos médicos receita remédios para transtorno alimentar sem comprovação científica. Link para a pesquisa completa: encurtador.com.br/cruAD FICHA TÉCNICA Produção: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de Conteúdo Roteiro e apresentação: Moura Leite Netto Edição: J.Benê Direção: Luciana Oncken --- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/sensucomunica/message
#6 - Mídia e câncer de mama
25-10-2022
#6 - Mídia e câncer de mama
Trazer uma visão sobre como a mídia está cobrindo, além do Outubro Rosa, temas sobre câncer de mama, incluindo prevenção, diagnóstico precoce, tratamento, reabilitação, pesquisa, inovações e políticas de acesso em depoimentos de médicas, pesquisadoras, jornalistas e pacientes. Essa é a proposta do episódio seis do SENSU CAST, um podcast para falarmos sobre jornalismo e comunicação corporativa de saúde, ciência e educação. A apresentação é de Moura Leite Netto, jornalista, doutor em Ciências, diretor/fundador da SENSU, editor da Agência Bori e presidente da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência). Participam deste episódio: - Fabiana Baroni Makdissi, membro da comissão de mulheres da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica e head de Mama do A.C.Camargo Cancer Center - Camila Guatelli, médica radiologista, membro da Sociedade Paulista de Diagnóstico por Imagem (SPR) e titular do A.C.Camargo. - Cynthia Bueno de Toledo Osório, médica patologista, membro da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) e titular do A.C.Camargo. - Viviane Rezende, cirurgiã oncológica, presidente da Regional do Distrito Federal da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica e titular do Hospital Universitário de Brasilia. - Nilceana Maya Aires Freitas, radio-oncologista do Hospital de Câncer Araújo Jorge, do Instituto de Mastologia e Oncologia - IMO e do CEBROM - Grupo Oncoclinicas de Goiânia - Samantha Rizzi, fisioterapeuta especialista em Oncologia e em Saúde da Mulher, doutora e Mestre em Ciências da Saúde e titular do Hospital Universitário da UNIFESP. - Luciana Holtz, psico-oncologista, fundadora e presidente do Instituto Oncoguia. - Caroline do Nascimento, advogada especializada em pacientes com câncer e pós-graduada em direito em medicina e saúde. - Mariana Fernandes, paciente com câncer de mama e criadora da comunidade Mari Anjo Rosa. - Natália Cuminale, jornalista de saúde e ciência e criadora do portal Futuro da Saúde. Referências do episódio Bray F, Ferlay J, Soerjomataram I, Siegel RL, Torre LA, Jemal A. Global cancer statistics 2018: GLOBOCAN estimates of incidence and mortality worldwide for 36 cancers in 185 countries. CA Cancer J Clin. 2018 Nov; 68(6):394-424. INCA. Estimativa 2020: incidência de câncer no Brasil / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação de Prevenção e Vigilância. – Rio de Janeiro: INCA, 2022. IARC/WHO. https://gco.iarc.fr/tomorrow. Disponível em 30 set 2022. Zehr KR. Diagnosis and Treatment of Breast Cancer in Men. Radiol Technol. 2019Sep;91(1):51M-61M. CDC. . Acesso em 30 set 2022. Harbeck N, Gnant M. Breast cancer. Lancet. 2017 Mar 18;389(10074):1134-1150. doi: 10.1016/S0140-6736(16)31891-8. Epub 2016 Nov 17. Leite Netto, José de Moura. Influência da mídia no diagnóstico de câncer de mama por estadio clínico/ José de Moura Leite Netto – São Paulo, 2019. 87p. Tese (Doutorado)-Fundação Antônio Prudente. FICHA TÉCNICA Produção: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de Conteúdo Roteiro e apresentação: Moura Leite Netto Edição: J.Benê Direção: Luciana Oncken Música: https://www.purple-planet.com (Living in Hope) --- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/sensucomunica/message
#5 - Mídia, depressão e prevenção de suicídio
27-09-2022
#5 - Mídia, depressão e prevenção de suicídio
Saúde mental, um tema que necessita ser pautado, principalmente após o impacto causado pela pandemia de Covid-19. A Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal Medicina, em alusão ao Setembro Amarelo, trouxe este mês a campanha de Prevenção ao Suicídio com o tema "A vida é a melhor escolha". De acordo com a Organização das Nações Unidas, aproximadamente 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano.  Para cada suicídio, há muito mais pessoas que tentam o suicídio a cada ano. A tentativa prévia é o fator de risco mais importante para o suicídio na população em geral. O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. • 78% dos suicídios no mundo ocorrem em países de baixa e média renda. • Ingestão de pesticida, enforcamento e armas de fogo estão entre os métodos mais comuns de suicídio em nível global. Fica a pergunta: diante deste cenário, como devemos (ou não) noticiar os temas associados com suicídio? A partir de consenso que reuniu 130 jornalistas, especialistas em comunicação e profissionais de saúde mental de 30 países das Américas, a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), recomenda a nós comunicadores: • Evitar descrever o suicídio como inexplicável e esclarecer os sinais de alerta; • Evitar glorificar ou romantizar o ato do suicídio e tentar apresentar uma história equilibrada sobre a pessoa; • Evitar incluir o método, local ou detalhes da pessoa que faleceu e limitar as informações aos fatos que o público precisa saber; • Evitar retratar o suicídio como uma resposta aceitável às adversidades da vida; • Evitar títulos sensacionalistas; • Evitar gráficos e fotografias prejudiciais; • Evitar o uso de linguagem estigmatizante; • Não compartilhar o conteúdo de cartas suicidas; • Evitar citar a polícia ou as primeiras pessoas que presenciaram o ato; • Apresentar recursos sempre que possível, como o telefone de linhas de ajuda. Para ampliar o nosso conhecimento sobre como abordar a prevenção e contribuir com a prevenção de suicídio vamos agora falar com as nossas convidadas. Marielle Kellermann Barbosa, psicóloga, psicanalista, membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise, co-founder da Dynami Saúde Mental corporativa e criadora do Podcast Lá Fora (coisas do mundo pelo olhar da Psicanálise). Luciene Bandeira, psicóloga, diretora de saúde metal da Conexa e responsável técnica pela plataforma de saúde mental Psicologia Viva. Referências do episódio 1 - https://news.un.org/en/story/2022/06/1120682 2 - https://iris.paho.org/handle/10665.2/49664 3 - https://www.instagram.com/finitudepodcast/ 4 - Solomon, Andrew. O demônio do meio-dia: Uma anatomia da depressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. 577p. 5 - Botega, Jose Neury; da Silveira, Isabel Lugarte; Mauro, Maria Lúcia Fabrício. Telefonemas na Crise - Percursos e desafios na prevenção do suicídio. Rio de Janeiro: ABP Editora, 2010. 94p.  Nesta primeira temporada, traremos episódios mensais. Cada episódio novo estreará na última terça-feira de cada mês. Nos acompanhe nas mídias sociais e em nosso site: sensucomunicacao.com.br FICHA TÉCNICA Produção: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de Conteúdo Roteiro e apresentação: Moura Leite Netto Edição: J.Benê Direção: Luciana Oncken  --- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/sensucomunica/message