RapaduraCast - Podcast de Cinema e Streaming

Cinema com Rapadura

O podcast sobre cultura pop pioneiro do Brasil. Um bate papo semanal sobre cinema, séries e streaming! Assistir é apenas o começo! read less
TV e filmesTV e filmes

Episódios

RapaduraCast 806 - O fabuloso Pobres Criaturas e o legado de Frankenstein
10-02-2024
RapaduraCast 806 - O fabuloso Pobres Criaturas e o legado de Frankenstein
Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare e Fernanda Schmölz batem um papo sobre a importância do Frankenstein e sobre o filme "Pobres Criaturas". Desde sua criação nas páginas do romance homônimo de Mary Shelley, publicado pela primeira vez em 1818, até sua imortalização nos filmes, séries de TV, jogos de videogame e quadrinhos, Frankenstein tornou-se uma das figuras mais icônicas e influentes da cultura popular. A importância desse monstro criado por um cientista desiludido vai além das páginas de um livro, permeando a sociedade de maneiras profundas e multifacetadas. Dirigido pelo surreal Yorgos Lanthimos e produzido/protagonizado por Emma Stone, "Pobres Criaturas" é baseada no livro homônimo de Alasdair Grey. A história se passa na Era Vitoriana e acompanha Bella Baxter (Stone), trazida de volta à vida após seu cérebro ser substituído pelo do filho que ainda não nasceu. O experimento é realizado pelo doutor Godwin Baxter (Willem Dafoe), um cientista brilhante, porém nada ortodoxo. Querendo conhecer mais do mundo, a jovem foge com um advogado e viaja pelos continentes, exigindo igualdade e libertação. Em sua essência, Frankenstein original é uma história sobre as consequências da ambição desenfreada e da alienação social. O Dr. Victor Frankenstein, obcecado pela ideia de criar vida a partir de partes de cadáveres, dá origem a uma criatura grotesca e desfigurada. No entanto, ao ser rejeitada por seu criador e pela sociedade, a criatura se vê lançada em um mundo hostil e solitário, onde sua busca por aceitação e compreensão acaba por desencadear uma série de eventos trágicos. Vamos aprofundar nessa história e comentar o excelente filme! == 00:00 Introdução03:21 Frankenstein o seu Legado37:22 Pobres Criaturas (Spoilers)
RapaduraCast 800 - Fim do 2D e 3ª Era de Ouro das Animações (Revival da Disney)
24-12-2023
RapaduraCast 800 - Fim do 2D e 3ª Era de Ouro das Animações (Revival da Disney)
Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Fernanda Schmölz e Imaginago retornam para a conclusão da trilogia sobre a história das animações da Disney. Continuando a partir dos anos 2000, o estúdio encerrava suas produções em 2D, finalizando um grande legado do seu criador Walt. Com a compra da Pixar e com a entrada dos principais nomes da produtora na Walt Disney Animation Studios, o grupo embarcou em uma jornada que ficaria marcada como o "Revival Disney". O movimento foi iniciado modestiamente por "A Princesa e o Sapo" (2009), mas em larga escala por "Enrolados" (2010), que ditou visualmente o que seria essa Era. Esse período chegou no seu ápice com "Frozen" (2013) e os filmes que saíram, como "Detona Ralph", "Operação Big Hero", "Zootopia", "Moana", "WiFi Ralph: Quebrando a Internet" e "Frozen 2". Eles foram responsáveis por ressuscitar a magia e o encanto que tornaram a Disney uma potência na animação. Dentro do grupo Disney foi um dos melhores períodos e transformou a Casa do Mickey no maior conglomerado de Hollywood com as aquisições da Pixar, Marvel, Lucasfilm e Fox. Parecia que tava tudo dando certo, mas daí chegou o Disney+ e a pandemia... Nessa época, saíram "Raya e o Último Dragão", "Encanto", "Mundo Estranho" e "Wish: O Poder dos Desejos". Entre seus altos e baixos, a 3ª Era de Ouro das Animações chegava ao fim com a Disney completamentando 100 anos. || PODCASTS RELACIONADOS - RapaduraCast 460 – Walt Disney e a 1ª Era de Ouro das Animações - RapaduraCast 700 - A Disney pós Walt e a 2ª Era de Ouro das Animações (Renascimento da Disney)
RapaduraCast 798 – Antigamente é que era bom no cinema... MESMO?
05-12-2023
RapaduraCast 798 – Antigamente é que era bom no cinema... MESMO?
Jurandir Filho, Rogério Montanare, Imaginago e Felipe Mesquita batem um papo nostálgico sobre cinema, streaming, CGI, home vídeo e muito mais. Ao longo das décadas, a expressão "antigamente é que era bom" ecoa nos corredores do tempo. Muitos cinéfilos nutrem uma saudade palpável dos tempos áureos do cinema, quando as telonas eram dominadas por clássicos inesquecíveis, narrativas cativantes e uma experiência única que parecia resistir ao implacável avanço do tempo. Contudo, a reflexão sobre essa afirmativa suscita uma intrigante discussão: será que o cinema antigo era realmente melhor, ou estamos envoltos pela névoa da nostalgia? A experiência do cinema antigo era única, mas será que isso a torna superior? A tecnologia avançou, possibilitando efeitos visuais inimagináveis, narrativas mais complexas e uma diversidade de vozes que antes eram marginalizadas. O cinema contemporâneo, em sua vasta gama de estilos e gêneros, oferece algo para todos os gostos. Além disso, a dinâmica da sociedade mudou significativamente. Os temas abordados no cinema refletem as preocupações e questões da época. Se o cinema antigo retratava uma sociedade diferente, é natural que as histórias e abordagens também evoluam. A diversidade cultural, étnica e de gênero, antes negligenciada, agora encontra espaço na tela, contribuindo para uma representação mais inclusiva e autêntica. O apelo por grandes bilheteiras muitas vezes resulta em fórmulas repetitivas e falta de originalidade. Blockbusters dominam as telonas, deixando menos espaço para produções independentes e narrativas mais ousadas. O home vídeo hoje mudou: ao invés de VHS/DVD/Blu-ray, o streaming vem dominando e sendo a casa para muitos filmes feitos em diversos lugares do mundo. Na boa, antigamente é que era bom mesmo?
RapaduraCast 793 - Listão: 30 Melhores Filmes de Terror dos Últimos 10 Anos!
01-11-2023
RapaduraCast 793 - Listão: 30 Melhores Filmes de Terror dos Últimos 10 Anos!
Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare e Fernanda Schmölz batem um papo sobre os 30 melhores filmes de terror da nova geração. O gênero nos últimos 10 anos passou por uma série de transformações e evoluções, proporcionando aos fãs do gênero uma variedade de experiências assustadoras e inovadoras. Neste período, o terror demonstrou sua capacidade de se adaptar às preocupações e medos contemporâneos, explorando temas que vão além dos sustos tradicionais e das histórias de fantasmas e possessões. Com uma ampla gama de filmes disponíveis, os fãs do terror têm sido agraciados com uma abundância de opções para satisfazer seu desejo por sustos e arrepios. A diversidade e a inovação no gênero mostram que o terror continua a ser uma força poderosa e em constante evolução no mundo do cinema e do entretenimento. A regra desse podcast é: só podem estar na lista filmes dos últimos 10 anos, ou seja, de 2013 pra cá! Esse é mais um podcast da nossa série Listão! || LISTÃO DOS 30 FILMES 1) Fale Comigo (2022) 2) O Babadook (2014) 3) It - A Coisa (2017) 4) Terrifier (2016)  5) Invasão Zumbi (2016) 6) X - A Marca da Morte (2022) 7) A Morte do Demônio: A Ascensão (2023) 8) Corra! (2017) 9) M3GAN (2022) 10) Cuidado com Quem Chama (2020) 11) Um Lugar Silencioso (2018)  12) Águas Rasas (2016) 13) Corrente do Mal (2014) 14) A Bruxa (2015) 15) Uma Noite de Crime (2013) 16) As Boas Maneiras (2017) 17) Excluídos (2023) 18) Morte, Morte, Morte (2022) 19) Noites Brutais (2022) 20) Piscina Infinita (2023) 21) Grave/RAW (2016) 22) Pânico V/VI (2022/2023) 23) Rua do Medo Trilogia (2021) 24) Não Fale o Mal (2022) 25) Sorria (2022) 26) A Visita/Batem à Porta (2015/2023) 27) A Morte te dá Parabéns (2017) 28) Birth/Rebirth (2023) 29) Hereditário (2018)  30) Invocação do Mal (2013)