#EP113 - Supremo na Semana

STF Oficial

04-05-2024 • 27 min

A decisão que definiu parâmetros para que o Ministério Público (MP) instaure procedimentos investigativos por iniciativa própria é um dos destaques do episódio 113 do podcast Supremo na Semana. Para os ministros, a legislação e a jurisprudência do Tribunal autorizam essas investigações, mas é necessário assegurar os direitos e garantias dos investigados.


Acompanhe também a analise do julgamento em que ficou estabelecido que candidato aprovado em concurso público fora das vagas previstas no edital (cadastro reserva) só tem direito à nomeação se durante o prazo de validade do certame houver preenchimento de vagas por outras formas de contratação ou não for observada a ordem de classificação. Nesses casos, o candidato é considerado preterido e pode pleitear o cargo público na Justiça.


Também é abordada no programa a decisão que considera como ilícita a prova obtida em processos eleitorais por meio de gravação ambiental clandestina, sem autorização judicial, ainda que produzida por um dos interlocutores. Se a gravação ocorrer em local público, sem qualquer controle de acesso, não se considera violação à intimidade.


Quer participar do Supremo na Semana? Envie seus comentários, dúvidas ou sugestões sobre nosso programa para podcast@stf.jus.br!


Esta edição do Supremo na Semana é apresentada por Alessandra Castro, editora-chefe na Rádio e TV Justiça, e tem comentários de Gisele Reis, consultora jurídica da Rádio e TV Justiça, e de Mauro Burlamaqui, da Secretaria de Comunicação do STF.

Você pode gostar

A Voz do Brasil
A Voz do Brasil
Rádio Senado
Julgados e Comentados
Julgados e Comentados
Ministério Público do Paraná
Câmara de Vereadores de Saloá
Câmara de Vereadores de Saloá
Câmara de Vereadores de Saloá
WorkSafe WA Podcasts
WorkSafe WA Podcasts
WorkSafe Western Australia
הזקן והיום
הזקן והיום
יובל מלחי Yuval Malchi
Baytown Engage
Baytown Engage
baytownenegage
Inifrån 68:an
Inifrån 68:an
Socialdemokraterna i Stockholm
Irgendwas mit EU
Irgendwas mit EU
Europäisches Parlament, OH WOW
Blue to Red
Blue to Red
Alexander Nicoll
Fylkespodden
Fylkespodden
Trøndelag fylkeskommune