23-03-2024
Drive Your Funky Soul
Como nasceu a black music? Quem são os grandes nomes do funky, do soul, do rap? Como a música negra evoluiu para o que consumimos hoje?
Na década de 50, Horace Silver definia o "funky style", juntando jazz e soul music para criar um estilo muito mais dançante. Miles Davis, Kool e The Gang: artistas primordias para fazer nascer esta mistura de soul, jazz e rhythm and blues.
Até a aparição do mestre, James Brown, colocando o gênero no mapa internacional.
Ele trouxe o swing e trouxe o Harlem inteiro consigo. Depois dele George Clinton e Parliament Funkadelic. Só que batendo na porta, estava o hip-hop e o breakdance, jogando o Bronx, em Nova York, para o mundo, e o rap, para a eternidade.
E como o Brasil recebeu a black music nos anos 70? Gerson King Combo, Tim Maia, Jorge Ben, Tony Tornado. Quem foram os artistas que adotaram o black pra fazer da Black Rio um expoente da cultura afro no Brasil?
Furacão 2000 e Soul Grand Prix, donas das festas fundamentais para que a soul music, sob influência do funk, pudesse cravar suas raízes definitivas em nosso país, fazendo os bailes ganharem força nos ano 80. Uma fusão de Miami Bass, com batidas rápidas e letras erotizadas: taí os primóridos do funk nacional, taí a base do funk carioca.
Num primeiro momento, as realidades das comunidades. Depois, os bondes: Bonde do Tigrão, MC Marcinho, Tati Quebra Barraco e muitos, muitos outros.
Corta para os anos 2000: o funk ostentação traz uma nova roupagem. É tempo de MC Guimê, MC Livinho, MC Gui, cantando sobre carros importados, roupas de marca, festas e mulheres bonitas.
E como tudo que é bom é absorvido pelo pop, nomes como Anitta, Ludmilla, Lexa e MC Rebecca dão continuidade, incrementando o funk e o popularizando como um dos gêneros mais tocados no Brasil.
Mas o soul mais próximo da sua origem sempre deixou sua marca naqueles descendentes de Tim Maia. Estão aí Ed Motta, Wilson Simoninha, Max de Castro, Leo Maia e tantos outros que não nos deixam mentir.
Mas e depois disso? Pra onde a black music vai? É o que eu vou contar neste podcast.
Meu nome é Alê Garcia e este é o Drive Your Funky Soul: como nasceu a black music.
Siga a Casablack:
casablack.cc
Instagram
Linkedin
X