284. Quem foi Fernando Sanches? (parte 1) - Com José Miguel

QUINTAL DA GALÉCIA (PORTUGALIAE ET GALLAECIAE)

14-10-2023 • 28 min

Você pode contribuir para nos ajudar a manter vivo este canal. Basta doar o valor que quiser por

1)  PayPal: sipaksalles@gmail.com

2) chave aleatória picpay : 2b25712b-020b-4d5f-89f5-24589e7787c3

Guerra do Trono Galaico - O reino asturo-galaico tinha o trono na região de Leão e abrangia a Galiza e as Astúrias. Neste momento reinava Afonso V que era casado com Elvira Mendes (do condado de Portucale), que tiveram os filhos, o herdeiro Vermudo III e Sancha I.

No outro lado, o rei de Pamplona era Sancho Garcês III e era casado com Munia Maior (do Condado de Castela). Entre os filhos destacamos o herdeiro Garcia Sanches III e o outro chamava-se Fernando Sanches (o conde de Castela).

Afonso V morre após um cerco que fez em Viseu contra os sarracenos. H. IACET ADEFONSUS QUI POPVLATIT LEGIONEM...ET DEDIT BONOS FOROS ET FECIT/ECCLESIAM HANC LVTO ET LATERE. HABVIT PRAELIA CUM/SARRACENIS, ET INTERFECTUS,EST SAGITTA APUD VISEUM/PORTUGAL FUIT FILIUS VEREMUNDI ORDONII/OBIIT ERA M SEXAGESIMA QUINTA III NAS M

O filho Vermudo III assume o trono (imperator in Gallecia) para manter as relações territorias prometeu a irmã ao conde de Castela García Sánchez que foi morto por uma famíla rival local na véspera do casamento.

Com isso, o Rei de Pamplona, Sancho Garcês III, assumiu o comando direto do condado e nomeou o filho Fernando Sanches para cuidar do condado, e este casou-se com Sancha (irmã do rei galaico-leonês Bermudo III).

Sancho Garcés III (rei de Pamplona), pai de Garcia Sanches e de Fernando Sanches também tinha o seu projeto expancionista. Ele invadiu Samora, Astorga e a capital de Leão. O rei galaico-leonês fugiu para a Galiza.

Ou seja, Leão foi ocupada por Pamplona. Vermudo III só voltou pra Leão quando Sancho Garcés III morreu em 1035.

A partir daí, Vermudo III também inicia o seu projeto expansionista, e vai conquistando terras ao sul, lá onde é hoje Cesar, em Oliveira de Azeméis. O conde de Castela, Fernando queria aquilo pra ele, além do trono de Bermudo III.

O conde Fernando pede ajuda o irmão Garcia Sanches (rei de Pamplona). Daí acontece a batalha de Tamarão, onde o Vermudo III morreu pelas forças navarro-castelhanas.

É retomada o projeto expansionista de Navarro (ou Pamplona), mas agora por um conde (de Castela). A esposa era herdeira de jure, Fernando, rei consorte do trono galaico-leonês que conquistou pela força.

Ele depois vai matar o irmão, mas não vai ficar com Navarra, mas exigiu a cessão do distrito de Bureba na margem oeste do alto rio Elbro. Por isso, o trono de Pamplona/Navarra continou existindo.

--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/christian-salles/message