Economia de Francisco e Clara: a urgência de pensarmos um novo modelo de economia

PUC Play PUC Minas

04-11-2021 • 38 min

Neste episódio, Michelle Stammet conversa com o professor Frederico Rick e com Marina Oliveira sobre a Economia de Francisco e Clara, sua importância para o futuro da humanidade e sobre a criação de um Grupo de Reflexão e Trabalho (GRT) sobre o tema na Universidade.

Diante de uma realidade em que mais de 11% da população mundial vive na extrema pobreza, torna-se questionável a eficiência do sistema econômico vigente. Em maio de 2019, o Papa Francisco chamou os jovens de todo o mundo para participarem do processo de construção de uma nova economia, simbolicamente chamada de Economia de Francisco. Em contraposição ao capitalismo, a proposta busca repensar a economia existente e propor uma ordem mais justa, sustentável e igualitária. No Brasil, que teve o segundo maior número de participantes no evento que reuniu jovens de todo o mundo, a proposta foi batizada de Economia de Francisco e Clara.

Mais do que um episódio sobre o tema, a conversa é um convite para o engajamento de todos e todas para a construção de uma nova economia de inclusão, cuidado e que priorize a vida.

Quem se interessar pode participar do 2º Encontro Brasileiro para a Economia de Francisco e Clara que acontece nos dias 19 e 20 de novembro. O encontro será virtual. As inscrições podem ser feitas por este link.

O professor Frederico Rick é coordenador do GRT, coordenador de políticas sociais do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental da Arquidiocese de BH e integra o Núcleo de Estudos Sociopolíticos Nesp PUC Minas.

Marina Oliveira é coordenadora pela Arquidiocese de Belo Horizonte de Projetos para as comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho e assessora do GRT.

--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/puc-minas/message