"A vida é a cidade — ou melhor — o direito à cidade"

PUC Play PUC Minas

23-06-2022 • 22 min

A frase que dá nome a este episódio é do arquiteto chileno Alejandro Aravena, e ela reflete o papel fundamental que a moradia tem na vida das pessoas e representa bem o tema que tratamos neste episódio. A localização da moradia tem impacto direto na qualidade de vida e nas oportunidades de desenvolvimento como educação e emprego. Nas últimas quatro décadas, a Região Metropolitana de Belo Horizonte tem vivido um processo de metropolização com a expulsão da parte menos favorecida financeiramente da população para as periferias. Trata-se de um mecanismo de exclusão socioespacial.

E o projeto de extensão Prosa, do Curso de Arquitetura e Urbanismo, trabalha com os autoprodutores, que são pessoas que se organizam para planejar e construir seu próprio espaço, com o objetivo de resistir, pela ação, à exclusão territorial. Vem com a gente nessa conversa com a professora Viviane Zerlotini, coordenadora do Prosa.


Glossário deste episódio

Brasis: O território brasileiro: terras brasis.

Centralidade urbana: espaços multifuncionais e autossuficientes que estão localizados em diferentes pontos da cidade e que buscam equilibrar a distribuição de equipamentos, emprego, moradia e reduzir custos de deslocamento.

Fundiário: relativo a terrenos; agrário.

Croquis: costuma se caracterizar como um desenho ou um esboço qualquer.

Autoprodutores do espaço é são pessoas que moram em locais onde a cidade ainda não chegou, onde o mercado imobiliário ainda não atua. Eles se organizam para prover aquele lugar de vias de acesso, de energia e dos equipamentos para tornar a moradia nestes locais viável.

--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/puc-minas/message