Do Zero ao Topo

InfoMoney

A história dos empreendedores e empresários por trás das maiores empresas do país e do mundo. Cada episódio mergulha na história de homens e mulheres que enfrentaram os desafios, as incertezas e passaram por momentos decisivos ao longo dos anos para chegar ao topo. read less
NegóciosNegócios
#169 -  Oncoclínicas: como uma clínica em BH virou um grupo com faturamento bilionário
25-10-2023
#169 - Oncoclínicas: como uma clínica em BH virou um grupo com faturamento bilionário
Quando o Dr. Bruno Ferrari foi estudar medicina, nem existia aula de oncologia na faculdade. Como você não pode se apaixonar pelo que não conhece, ele foi fazer residência em ginecologia. Quando estava no 5 o de ano de residência, estudando mastologia e câncer de mama, percebeu que era isso que ele queria fazer: ajudar os pacientes na sua batalha contra o câncer. Foi estudar fora do Brasil e voltou com a ideia de montar uma clínica. Para isso, se reuniu com alguns sócios, outros médicos e, em 2010, montou a Oncoclínicas, em Belo Horizonte. Desde o seu primeiro ano, a clínica já passava por auditoria e tinha o sonho grande de consolidar o tratamento de câncer no Brasil. Em 2021, a Oncoclínas fez o seu IPO, levantou quase R$ 2 bilhões e colocou plano de expansão em prática. E o Dr. Bruno, que esta na cadeira de CEO mas ainda atende alguns pacientes, é o nosso convidado de hoje (25).Conheça nossos outros episódios: https://www.infomoney.com.br/negocios/a-historia-das-maiores-empresas-do-brasil-esta-no-podcast-do-zero-ao-topo/Assine a NEWSLETTER do IM Business, e receba os novos episódios e notícias sobre negócios em: https://www.infomoney.com.br/business/infomoney-lanca-im-business-seu-canal-de-noticias-sobre-negocios/Inscreva-se no nosso YOUTUBE: https://www.youtube.com/@infomoneybusiness/videosSiga nosso INSTAGRAM: https://www.instagram.com/infomoneybusiness/Nosso TWITTER: https://twitter.com/_imbusiness
#168 - Lojas Avenida: a varejista de moda na contramão do varejo
11-10-2023
#168 - Lojas Avenida: a varejista de moda na contramão do varejo
Enquanto a maior parte das varejistas brasileiras busca reduzir seu parque de lojas e investir na operação online, o Grupo Avenida, dono da Lojas Avenida, faz o caminho contrário: encerra a operação online e foca na abertura de novas lojas físicas. A varejista foi fundada por Ailton Caseli, na década de 1970 em Cuiabá, no Mato Grosso. Desde então, passou por muitas transformações. Até de nome já mudou. Quando as primeiras lojas foram inauguradas, o nome era Maracanã dos Tecidos. Outras lojas foram abertas com o nome Tecelagem Avenida. Toda a história da companhia que, no mês passado, abriu a sua primera unidade em São Paulo, em Carapicuiba e tem a previsão de inaugurar mais 30 unidades pelo país até o fim do ano é o tema do episódio desta semana. E quem conta a história da companhia é o Rodrigo Caseli, atual CEO da empresa, filho do fundador, e o convidado de hoje do videocast e podcast Do Zero ao Topo.Livros recomendados pelo Rodrigo Caseli: Empresas feitas para durar, de Jim Collins, Dobre seus lucros, de Robert Fifer, Casamento blindado, de Cristiane Cardoso e Renato Cardoso, Todos os caminhos levam a Roma, de Scott e Kimberly Hahn, e o Preço a pagar, de Joseph Fadelle, e Manhãs milagrosas, de Hal Elrod.Conheça nossos outros episódios: https://www.infomoney.com.br/negocios/a-historia-das-maiores-empresas-do-brasil-esta-no-podcast-do-zero-ao-topo/Assine a NEWSLETTER do IM Business, e receba os novos episódios e notícias sobre negócios em: https://www.infomoney.com.br/business/infomoney-lanca-im-business-seu-canal-de-noticias-sobre-negocios/Inscreva-se no nosso YOUTUBE: https://www.youtube.com/@infomoneybusiness/videosSiga nosso INSTAGRAM: https://www.instagram.com/infomoneybusiness/Nosso TWITTER: https://twitter.com/_imbusiness
#166 – Grupo Salta Educação: as escolas que faturam mais de R$ 2 bilhões
13-09-2023
#166 – Grupo Salta Educação: as escolas que faturam mais de R$ 2 bilhões
A história do Grupo Salta começou em um casamento. Literalmente. O casamento do Bruno Elias, um dos fundadores da empresa.No auge do evento, e depois de algumas taças de champagne, o Bruno, que tinha convidado professores e diretores da escola onde ele tinha estudado e dado aulas falou que a empresa tinha que crescer para impactar ainda mais vidas, como impactou a dele. A mensagem ganhou escala e pouco tempo depois o Bruno foi convidado para liderar esse movimento e começar as bases do que viria a ser o Grupo Salta.O grupo que, hoje, tem mais de 190 escolas; 120 mil alunos, 17 mil funcionários e uma receita líquida de 2 bilhões de reais As lições da criação (e do crescimento) deste grupo de educação são o tema do episódio #166 do podcast/videocast Do Zero Ao Topo, que conta as histórias de homens e mulheres por trás das maiores empresas do Brasil e do mundo.Conheça nossos outros episódios: https://www.infomoney.com.br/negocios/a-historia-das-maiores-empresas-do-brasil-esta-no-podcast-do-zero-ao-topo/Assine a NEWSLETTER do IM Business, e receba os novos episódios e notícias sobre negócios em: https://www.infomoney.com.br/business/infomoney-lanca-im-business-seu-canal-de-noticias-sobre-negocios/Inscreva-se no nosso YOUTUBE: https://www.youtube.com/@infomoneybusiness/videosSiga nosso INSTAGRAM: https://www.instagram.com/infomoneybusiness/Nosso TWITTER: https://twitter.com/_imbusiness
#161 – Piccadilly: o 'salto' da fabricante de sapatos para o faturamento recorde
05-07-2023
#161 – Piccadilly: o 'salto' da fabricante de sapatos para o faturamento recorde
No interior do Rio Grande do Sul, quatro amigos agricultores se reuniram para empreender: juntos, conseguiam fazer 12 pares por dia.O ano era 1955 e esse foi o primeiro 'passo' para a criação da fabricante de sapatos gaúcha Piccadilly.Agora, quase 70 anos depois, quem está à frente do negócio é Cristine Grings Nogueira, a neta de um dos fundadores e atual CEO.Grings Nogueira está em busca de quebrar paradigmas (e recordes). Um deles é o que empresas familiares raramente sobrevivem à terceira geração. Segundo um estudo da consultoria PwC, apenas 7 em cada 100 companhias familiares passam pelos fundadores, seus herdeiros e netos.Na liderança da companhia desde 2015, ela colocou em prática, junto com duas primas que lideram outras verticais do negócio, projetos que levaram a fabricante de calçados a bater um recorde de faturamento, de R$ 517 milhões em 2022.Para 2023 o plano é crescer mais 20% e uma das estratégias para isso é o lançamento de uma colaboração com a Mattel, inspirada na boneca Barbie, que ganha um filme nas telonas com estreia para este mês, no dia 20 de julho.A história da Piccadilly (que, ainda, não foi parar no cinema) e saiu de uma produção diária de 12 pares de sapatos para 35 mil pares é o tema do episódio desta quarta-feira, dia 5 de julho.Conheça nossos outros episódios: https://www.infomoney.com.br/negocios/a-historia-das-maiores-empresas-do-brasil-esta-no-podcast-do-zero-ao-topo/Assine nossa NEWSLETTER: https://www.infomoney.com.br/newsletters/do-zero-ao-topo/Inscreva-se no nosso YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/DoZeroaoTopoSiga nosso INSTAGRAM: https://www.instagram.com/dozeroaotopo_oficial/Nosso TWITTER: https://twitter.com/dozeroaotopo_
#158 – Limppano: a faxina no portfólio que fez a empresa dobrar seu faturamento
24-05-2023
#158 – Limppano: a faxina no portfólio que fez a empresa dobrar seu faturamento
A fabricante de produtos de limpeza Limppano fez uma verdadeira ‘faxina’ no seu portfólio nos últimos anos.Saíram as vassouras e lãs de aço e entraram novos produtos da marca Odd, uma velha conhecida dos brasileiros que estava fora das prateleiras dos mercados há muitos anos.Os direitos de uso da marca pertenciam à multinacional P&G e foram negociados por valores não divulgados.O investimento da Limppano deu um grande impulso para a empresa, que mais que dobrou seu faturamento de R$ 160 milhões em 2019 para uma estimativa de R$ 450 milhões neste ano – e dê olho no primeiro bilhão. Tudo isso começou com Alfredo Buchheim, um judeu alemão que veio para o Brasil na década de 1930 fugindo da perseguição na Europa.Por aqui, no centro do Rio de Janeiro, ele fincou as bases do que viria a ser uma das maiores indústrias de produtos de limpeza do país e deixou um grande legado para seu filho, Thomaz, que assumiu a empresa na sequência, e para seu neto, Alex Buchheim que, hoje, ocupa o cargo de CEO da companhia, é o responsável pela estratégia de renovação da empresa e o convidado do episódio de hoje do podcast Do Zero ao Topo.Assine nossa NEWSLETTER: https://www.infomoney.com.br/newsletters/do-zero-ao-topo/Inscreva-se no nosso YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/DoZeroaoTopoSiga nosso INSTAGRAM: https://www.instagram.com/dozeroaotopo_oficial/Nosso TWITTER: https://twitter.com/dozeroaotopo_SOBRE O DO ZERO AO TOPO: O #podcast conta a história dos empreendedores e empresários por trás das maiores empresas do país. Em cada episódio, a jornalista Mariana Amaro entrevista um fundador ou fundadora, em uma conversa franca sobre como iniciou os negócios, os desafios enfrentados ao longo dos anos, as incertezas e os momentos decisivos para a empresa.
#157 – Docile: a fábrica de doces do Rio Grande do Sul que quer faturar R$ 1 bilhão
10-05-2023
#157 – Docile: a fábrica de doces do Rio Grande do Sul que quer faturar R$ 1 bilhão
Quantos doces é preciso fazer (e vender) para faturar R$ 1 bilhão de reais? Pelas contas dos irmãos Alexandre, Ricardo e Fernando Heineck, a resposta é mais de 3 milhões de quilos de doces por mês. Esse é o tamanho atual da produção da companhia que faturou R$ 570 milhões em 2022. Mas os três irmãos querem mais.Eles são os fundadores da Docile, uma fábrica de guloseimas com sede em Lajeado, no Rio Grande do Sul, e outra fábrica em Vitória de Santo Antão, em Pernambuco. A empresa, que começou a funcionar em 1991 e exporta doces para mais de 60 países, vai investir mais de R$ 100 milhões na modernização da sua produção, na busca por faturar o seu primeiro bilhão em 2025. A história dos irmãos Alexandre, Ricardo e Fernando Heineck e da Docile, a empresa que eles fundaram e lideram, juntos, é o tema do episódio desta quarta-feira (10) do podcast Do Zero ao Topo. Assine nossa NEWSLETTER: https://www.infomoney.com.br/newsletters/do-zero-ao-topo/Inscreva-se no nosso YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/DoZeroaoTopoSiga nosso INSTAGRAM: https://www.instagram.com/dozeroaotopo_oficial/Nosso TWITTER: https://twitter.com/dozeroaotopo_SOBRE O DO ZERO AO TOPO: O #podcast conta a história dos empreendedores e empresários por trás das maiores empresas do país. Em cada episódio entrevistamos um fundador ou fundadora, em uma conversa franca sobre como iniciou os negócios, os desafios enfrentados ao longo dos anos, as incertezas e os momentos decisivos para a empresa.