Início
Início
Podcasts
Podcasts
Biblioteca
Cancelar
Fazer login
PODCAST
TRAMPAPO
Trampapo, Catho
Seguir
Tudo sobre o mercado de trabalho falado no plural.
REPRODUZIR TRAILER
Ana Paula Xongani e Ricardo Morais apresentam: o mercado falado no plural
11-01-2021
34 segundos
#32 Fortalecendo sua imagem profissional: marketing pessoal
Como você se apresenta para o mundo? Marketing pessoal, para muitos, pode parecer arrogância, mas é uma ferramenta para se empoderar de suas características, habilidades, experiências e valores. É essencial para se destacar no mercado de trabalho! No último episódio desta temporada do Trampapo, Ana Paula Xongani e Ricardo Morais recebem Bianca Carmignani, psicóloga e Head de RH da Nespresso Brasil; e Maytê Carvalho, escritora, professora de retórica na ESPM e diretora de estratégia da TBWA/Chiat Day, para uma conversa sobre boas impressões, persuasão e orgulho. Para conquistar boas posições no mercado, as redes sociais podem ser tão importantes quanto um bom currículo, elas são um palco para a sua narrativa profissional e seus projetos, assumir as suas vulnerabilidades e vender você por quem você é. Quer aprender mais sobre marketing pessoal? Aperte o play!
28-05-2021
45 min
#31 Comunidade: quem poderá nos ajudar?
Sabe o muro da desigualdade? E aí, em qual dos lados desse muro você nasceu? Existe uma separação na nossa sociedade que define quem vai ter acesso à boa educação e ótima estrutura no lar e na saúde. Normalmente, essas pessoas são as mesmas que ocupam as lideranças das empresas e excluem do mercado de trabalho formal aqueles que vivem nas comunidades e não atendem as exigências elitistas dos processos seletivos, que apenas uma pequena parcela privilegiada da população tem acesso. Mas e as comunidades, quem poderá ajudar? Neste Trampapo, Ana Paula Xongani e Ricardo Morais recebem duas instituições que são referência em impacto social e no desenvolvimento de jovens. Lê Maestro, cofundador e diretor de educação da Rede Gerando Falcões, e Fabiana Fragiacomo, gerente de marketing do Instituto Ayrton Senna, falam sobre privilégios, empatia, meritocracia, capitalismo selvagem e muito mais para refletir a favor da criação de oportunidades por meio da responsabilidade social e do investimento na educação. Vem fazer parte desta conversa, aperte o play!
21-05-2021
47 min
#30 Demitindo a LGBTfobia
Mesmo com muitos avanços, ainda é visível no mercado de trabalho a rejeição das pessoas que não seguem o "padrão" de sexualidade ou identidade de gênero. Se você nunca sentiu que precisava fingir ser outra pessoa, esconder alguns fatos da sua vida ou mudar sua aparência para conseguir um emprego, esse episódio é pra você. É pra você aprender sobre a realidade dos outros e sobre as desigualdades. Mas esse Trampapo é pra você também que sentiu que para conseguir emprego ou uma promoção era necessário se esconder. É pra refletir sobre a comunidade LGBTQIAP+ e como a discriminação ainda está presente nas empresas e deixando de fora profissionais talentosos. Para isso, contamos com a ajuda de Leticia Sayuri, consultora de diversidade do banco Santander e cofundadora da Rede de Mulheres LBQT+, e também recebemos Louie Ponto, criadora de conteúdo e mestra em literatura na linha de crítica feminista e estudo de gênero. Quer fazer parte desse papo? Aperte o play!
14-05-2021
47 min
#29 Criatividade para ter sucesso profissional
A criatividade é uma ferramenta que pertence ao nosso repertório desde a infância, mas por motivos estruturais e sociais desaprendemos a exercitar e começamos a depender de fórmulas de "sucesso garantido". O que nos leva a uma pergunta: como ser criativo no trabalho? Neste Trampapo, Ana Paula Xongani recebe Luiz Eduardo Serafim, Diretor de Marca e Comunicação na 3M, professor universitário e palestrante. Ele defende que a criatividade não é só fundamental para o mercado de trabalho, mas sim para todos os âmbitos da nossa vida e que ela pode nos trazer muita felicidade. A criatividade pode ser estimulada quando expandimos nosso repertório cultural e intelectual, mas também observando as necessidades à nossa volta e encontrando soluções criativas para os problemas que surgem. Já no ambiente empresarial, essa qualidade precisa ser encorajada, as lideranças precisam garantir a confiança e a segurança entre seus colaboradores. Essa é a base para criar soluções inovadoras e de grande impacto! Quer fazer parte desta conversa? Aperte o play!
07-05-2021
47 min
#28 Como eu vou trabalhar no futuro?
O que esperar do futuro? Como se preparar para aquilo que ainda não é realidade e para profissões que ainda não existem? Nesta semana no Trampapo, Ana Paula Xongani recebe Vanessa Mathias, fundadora da White Rabbit, agência especializada em observar tendências e sinais futuros, e Cristiane Silva Pinto, gerente de marketing e soluções no Google Brasil e fundadora do AfroGooglers, para descobrir o que vai acontecer, considerando que está sendo criado hoje. Estudos indicam que 15% das carreiras que conhecemos podem desaparecer nos próximos 5 anos e apenas 7% serão criadas neste futuro emergente. Será que a sua profissão é uma delas? Trabalhos voltados para o desenvolvimento de capacidades, cuidado e relacionamento com outras pessoas continuarão sendo fundamentais para a sociedade, porém, as funções manuais e de fácil automatização passarão por um processo de especialização. A evolução do trabalho pode mudar o mercado que conhecemos em questão de meses, assim como a criação de serviços de streaming abalou as locadoras de filmes ao redor do mundo e os apps de caronas mudaram a forma como nos locomovemos. Quer conhecer os sinais do que está por vir e as habilidades que serão indispensáveis para o profissional do futuro? Aperte o play!
30-04-2021
45 min
#27 PcD e o mito da incapacidade
O que define capacidade no mercado de trabalho? Para muitos, a única resposta deveria ser o currículo, mas não podemos deixar de lembrar que o preconceito ainda limita o desenvolvimento da sociedade. É fácil perceber que as pessoas com deficiência estão sendo deixadas de lado quando elas não conseguem acessar fisicamente certos espaços e também quando notamos que não as temos em nosso entorno nas empresas e círculos sociais, mas precisamos também treinar o olhar para perceber que as pessoas com deficiência não são incapazes. A capacidade de um profissional não pode ser atrelada a uma deficiência ou a um corpo que é considerado “normal”. Pessoas são pessoas e cada uma tem alguma dificuldade, mas para que todos tenham o mesmo desempenho, é preciso que as condições e oportunidades sejam as mesmas para todos. Por isso, neste episódio, Ana Paula Xongani convida Tatiana Hennemann, gerente de Supply Chain na Natura, uma empresa exemplar no quesito inclusão, e Beto Maia, que é desenvolvedor, paratleta e criador de conteúdo, que comenta suas experiências e seus empregos sendo uma pessoa com deficiência. Quer fazer parte desta conversa que abre oportunidades de inclusão e respeito? Aperte o play!
23-04-2021
45 min
#26 50+ no mercado: talentos não envelhecem
Experientes, conectados e conhecem a solução para boa parte dos problemas. Os profissionais maduros têm praticamente todas as qualidades que o mercado deseja. Então, por que a idade seria um problema? Neste Trampapo, Ana Paula Xongani e Ricardo Morais recebem Amanda Fernandes, coordenadora de RH da CashMe, e Layla Vallias, mercadóloga e co-fundadora do Guia Longevidade & Hype50+, para uma conversa sobre o mercado de trabalho para os profissionais com mais de 50 anos. Com o aumento da população idosa, as mudanças previdenciárias e da sociedade, é emergencial pensar em soluções para acabar com os preconceitos etários e com a cultura que exclui e invalida os mais experientes das empresas. Como podemos incentivar a permanência e a entrada dos idosos no mercado? Como eles podem contribuir para a saúde e inovação dos negócios? Quer fazer parte dessa conscientização e movimento? Aperte o play!
16-04-2021
46 min
#25 Afrofuturismo e antirracismo no mercado de trabalho
Como será o amanhã? Será que depois de tantas desigualdades raciais, a sociedade vai continuar avançando às custas da desvalorização de certas vidas? Será que no futuro a tecnologia vai ser acessível para todos ou as soluções superinteligentes vão continuar sendo um privilégio de poucos grupos? Será que no futuro a população preta vai estar integrada aos desenvolvimentos científicos, tecnológicos e sociais? E se esse futuro pudesse, desde já, ser pensado também para e pela a comunidade negra? Neste episódio, Ana Paula Xongani e Ricardo Morais recebem o escritor afrofuturista, Ale Santos, e o CEO da Infopreta, Akin Abaz, para debater o atual cenário para pessoas negras no mercado de trabalho e as soluções para torná-lo antirracista a partir das perspectivas afrofuturistas. Quer entender mais sobre esse conceito e saber como podemos transformar o futuro e o presente do mercado de trabalho? Aperte o play!
09-04-2021
46 min
#24 Como ser um profissional de alta performance
O mercado de trabalho mudou rapidamente e as qualidades que as empresas mais valorizam também mudaram. Quais são as características dos profissionais de alta performance, que conseguem promoções e propostas de trabalho com frequência? Neste episódio, Ana Paula Xongani recebe Lisiane Lemos, gerente de desenvolvimento de negócios, advogada, professora de MBA e conselheira; e Priscylla Haddad, gerente de desenvolvimento organizacional, talento e cultura na Coca-Cola FEMSA; que compartilham suas histórias de erros e acertos, dão dicas de como se qualificar gratuitamente e alcançar melhores resultados de forma saudável, sem ultrapassar os limites do corpo e da mente. Elas contam também que estar atento ao que acontece no mundo e aberto para desaprender e aprender é uma regra. Quer saber mais? Aperte o play!
01-04-2021
47 min
#23 Pessoas Trans: Trampos e Vivências
Você sabia que apenas 4% da população trans está formalmente inserida no mercado de trabalho? Neste Trampapo, Ana Paula Xongani recebe duas mulheres trans do mundo corporativo, Danielle Torres, da KPMG, e Yasmin Vitória, da Salesforce Brasil, que contam suas vivências, jornadas e lutas neste mercado de trabalho que ainda é tão fechado para a transgeneridade. Para elas, o certo é inegociável. Precisamos de medidas para alcançar o respeito e uma transformação social definitiva, afinal, ainda faltam oportunidades nas empresas, falta conhecimento e empatia por parte dos líderes e colegas de trabalho. Quer entender alguns dos motivos que fazem essa desigualdade existir e por que essa conversa é mais que importante para todas as pessoas? É fácil, aperte o play!
26-03-2021
49 min
#22 Como não odiar as segundas-feiras?
A síndrome da segunda-feira já atingiu a todos nós pelo menos uma vez. Perceber que o final de semana se foi e mesmo quando gostamos do nosso emprego ficamos ansiosos com o recomeço do trabalho. No Trampapo de hoje, Ana Paula Xongani recebe Talita Tiemi, psicóloga e consultora de RH na UP! Capital Humano, e Cauê Oliveira, da Great Place To Work (GPTW), que nos explicam que o trabalho não pode ser a nossa única atividade e que devemos buscar satisfação e equilíbrio em todos os campos da vida. Mas como encontramos entusiasmo nas empresas? Como lidar com empregos que não gostamos? Como superar os problemas com a liderança e de relacionamentos no trabalho? Além disso, tem várias histórias contadas pelos convidados para você refletir sobre propósito, valores, felicidade e motivação. Que tal apertar o play e continuar essa conversa?
19-03-2021
45 min
#21 Profissão tem gênero?
A sociedade muitas vezes impõe preconceitos e regras que limitam o desenvolvimento dos futuros profissionais desde a infância, afinal meninas também podem ser grandes líderes e meninos também são capazes de exercer o cuidado. Hoje no Trampapo, Ana Paula Xongani e Ricardo Morais recebem Sheynna Hakim Rossignol, que é formada em engenharia civil, liderou nas áreas de construção, finanças, administração, tecnologia e é a atual Gerente Geral do Chama the app, para uma conversa fundamental sobre a relação gênero x profissão e como ela coloca barreiras no caminho das pessoas, limita capacidades de aprendizado e prejudica sonhos. Qual é o papel das empresas no combate do machismo e da masculinidade tóxica? Como o acesso à informação tem diminuído a desigualdade e valorizado as qualidades humanas? Trabalhamos para nos sentirmos completos, felizes e nada pode nos impedir de atingirmos os nossos objetivos. Quer participar desta conversa? Aperte o play!
12-03-2021
44 min
#20 Mulheres na tecnologia: You code, girl!
Sabia que o mercado de tecnologia, assim como muitos outros, é predominantemente masculino? Apenas 20% das pessoas que trabalham com TI são mulheres e apenas 15% dos alunos de ciência da computação e engenharia são mulheres. Mas o que dificulta a participação delas nesta indústria? O machismo estrutural e o processo de educação das meninas são os principais responsáveis, por isso as perspectivas de mudança ainda parecem distantes. Vamos entender melhor o papel da mulher no desenvolvimento da tecnologia? Ana Paula Xongani e Ricardo Morais recebem Karen Santos, CEO da UX para Minas Pretas, e Cynthia Zanoni, fundadora da WoMakersCode, para entender a luta diária pela democratização deste mercado. A tecnologia impacta diretamente a vida das pessoas e as empresas estão cada vez mais tecnológicas, mas ela só será verdadeiramente para todxs quando ela for construída por todxs. Quer saber mais? Aperte o play!
05-03-2021
45 min
#19 Trabalho de mãe
Enquanto muitas mães guerreiras alcançam sucesso profissional, muitas outras tem a sua carreira marcada pela maternidade. Para muitas empresas ainda existe uma grande dificuldade de conciliar as funções maternas com o ambiente de trabalho. Até onde vão os preconceitos e obstáculos que a sociedade terá que enfrentar para garantirmos o bem-estar e cuidado do nosso futuro, as nossas crianças. No episódio #19 do Trampapo, Ana Paula Xongani e Ricardo Morais recebem Vivian Abitaker, mãe, sócia e diretora executiva da Maternativa e Mariana Luz, mãe e diretora presidente da fundação Maria Cecilia Corto Vidigal para conversarem sobre quais são os benefícios e dificuldades da maternidade no mercado de trabalho? Quais são programas implementados por grandes empresas que envolvem e se desenvolvem auxiliar mães trabalhadoras? A nova realidade apresentada pela pandemia pode ter criado um novo caminho para conciliar o ambiente doméstico com o profissional? Aperte o play e descubra como a maternidade pode ser potência em sua vida profissional!
26-02-2021
52 min
#18 Qualificação: um chamado para a liberdade
Exigente e competitivo. É assim que se encontra o atual mercado de trabalho. Mas na corrida por um emprego, será mesmo que todos largam juntos nessa? Como ficam aqueles que não tiveram acesso a uma boa educação? No episódio #18 do Trampapo, Ana Paula Xongani e Ricardo Morais falam sobre como a qualificação pode te libertar para uma vida profissional mais feliz e para um mercado de trabalho mais diverso. Para essa conversa, recebemos Patricia Anunciada, educadora e pesquisadora das relações étnico-raciais, e Camila Almeida, líder da Arco Academy e design estratégico, que comentam sobre educação humanizada e seu processo de inovação, desigualdades sociais, meritocracia, escola do futuro e a relação entre qualificação e empregabilidade. Como podemos romper as barreiras e ajudar com a ascensão das pessoas menos favorecidas? As empresas podem contribuir para isso? Quais são as desvantagens de se adotar um sistema EAD? Além disso, tem dicas de qualificação gratuita ou barata! Aperte o play e descubra que a educação deve ser prática para "todes" e visar a liberdade sempre!
19-02-2021
49 min
#17 Chefe x líder: a humanização da gestão
Personagens como Sr. Burns, dos Simpsons, Dr. House e Michael Scott, de The Office, alimentaram o estereótipo do chefe narcisista, autoritário, tóxico e, às vezes, até incompetente. E aí, você acha que essas figuras são só ficção ou existem na vida real? No episódio #17 do Trampapo, Ana Paula Xongani e Ricardo Morais recebem Bianca Machado, Gerente Sênior na Catho Empresas, e Vitor Cruz, palestrante e treinador de líderes, para uma conversa sobre as principais diferenças de atitude e conduta entre ‘Chefes e Líderes’! O bate-papo envolve comentários sobre assédios morais no ambiente de trabalho, como funciona a síndrome do impostor, a importância de ouvir e se comunicar, valorização do feedback, autoliderança e o que é a tal Gestão Humanizada. Vem com a gente, aperte o play e descubra como ser um bom líder e um ótimo liderado!
12-02-2021
46 min
#16 GenZ no mercado: estágio, aprendiz | Trainee
Sabemos que os jovens precisam vencer várias barreiras até entrar no mercado de trabalho e, muitas vezes, essa tarefa torna-se mais difícil do que parece! Poucas oportunidades, falta de experiência, cargos específicos e a concorrência alta são fatores que podem desanimar qualquer um na busca por emprego. No episódio #16 do Trampapo, Ana Paula Xongani e Ricardo Morais falam sobre os desafios enfrentados pelos jovens na inserção ao mercado de trabalho. Recebemos para esta conversa Renata Prestes, Recruiter na área de Talent Acquisition da Bayer Brasil, e Fernanda Nagano, Gerente de Recursos Humanos e Talent Acquisition da Bayer Brasil, para explicar tudo sobre os programas de estágio, trainee e jovem aprendiz. Afinal, como aproveitar ao máximo esses programas para trilhar uma carreira bem sucedida? Além disso, vamos comentar sobre como os jovens podem se impor dentro das empresas almejando um crescimento profissional e o poder que a mentoria tem para colaboradores de primeira viagem no mundo corporativo. Qual é o destino da geração Z em um mercado cada vez mais restrito, digital, desgastado, com crise econômica e ainda enfrentando uma pandemia? O que são as tão faladas habilidades do futuro? Aperte o play e confira muitas dicas para você que está começando sua jornada profissional!
08-02-2021
48 min
#15 Empregos dos sonhos: o que são? Onde estão? Como se reproduzem?
Fazer o que gosta, na área escolhida, ganhando bem e tendo reconhecimento. Quem nunca sonhou com esse emprego perfeito? Mas será que isso existe mesmo? Neste programa, Ana Paula Xongani e Ricardo Morais mergulham de cabeça no mundo dos empregos dos sonhos para descobrir se as oportunidades de conquistas são iguais para todos e quais são os caminhos para encontrar a tal profissão ideal. Até porque, hoje, as carreiras mais conhecidas e tradicionais, como medicina, direito e educação, deixam de ser as principais opções. Com a dinâmica da internet, existem novos tipos de empregos, como digital influencer, social media e atletas de "e-sports". Afinal, como se arriscar em trabalhos não convencionais? Como conseguir apoio nesta empreitada? Como lidar com as frustrações de não alcançar os objetivos e com os prós e contras do mercado? Recebemos Renato Braga Sacco, que já foi jogador de futebol e hoje é Coordenador das categorias de base do Taboão da Serra, e Duda de Almeida, Roteirista na 02 Filmes, atuando hoje para a Globoplay, e que já escreveu a série Sintonia, da Netflix, para essa conversa. Aperte o play, inspire-se e questione-se com a gente sobre sua vida profissional!
01-02-2021
42 min
#14 Tudo é feito de gente
Provavelmente você já ouviu aquela frase "Para ser valorizado, é preciso valorizar". Pois é, ela se aplica no mundo corporativo também. Falar de mudança social, tomar atitudes e pensar no trabalhador como um ser humano e não como recurso é fundamental, pois tudo é feito de gente para gente! Ana Paula Xongani e Ricardo Morais recebem Bárbara Lima, Coordenadora de Comunicação e Diversidade na Mutato, e Marco Ornellas, Consultor e Psicólogo, para um bate-papo superimportante sobre o olhar do mercado de trabalho para as pessoas e as diversidades. Para isso, precisamos entender: está faltando propósito verdadeiro para as empresas? As campanhas da Magazine Luiza, com o programa de trainee para negros, e do Burguer King, que fez doação para ONGS LGBTQIA+, mostraram como as marcas estão olhando cada vez mais para causas legítimas. Fique esperto que ainda vamos falar dos problemas com a licença maternidade, visibilidade para o profissional com deficiência, leis de cotas e muito mais! Então, chega junto, aperte o play e vem com a gente nesta conversa!
25-01-2021
47 min
#13 Efeitos da pandemia: o novo normal do mercado de trabalho
Quantas vezes você já leu ou ouviu, desde o início da pandemia, que estamos no "novo normal"? Nesses tempos difíceis tivemos que encarar vários transtornos e transformações, e no mercado de trabalho não foi diferente! No episódio de estreia da 2ª temporada do Trampapo, Ana Paula Xongani e Ricardo Morais conversam com Renato Carvalho, Fundador do Movimento Officeless, sobre como foi a adaptação das empresas que adotaram o home office, mudanças nas rotinas do trampo, a empatia de chefe com funcionário e os impactos sociais. Até porque, muitas pessoas da periferia que não têm acesso à rede ou estrutura adequada em casa, tiveram que se expor ao vírus para colocar comida na mesa. E a saúde mental, como fica nisso tudo? Qual é o impacto positivo que a pandemia está trazendo para a diversidade no mercado? Será que teve um aumento na consciência de "todes" nós? Fica esperto que ainda tem o quadro Manda o Papo e muitas dicas extracurriculares! Não perca tempo, aperte o play e confira agora!
18-01-2021
43 min