EPISÓDIO DE PODCAST

#05 - Uma Breve História do Idadismo

Uma Breve História da Intolerância

29-01-2021 • 32 min


“(...) não é num instante que ficamos velhos: quando jovens, ou na força da idade, não pensamos, como Buda, que já somos habitados pela nossa futura velhice: ela está separada de nós por um tempo tão longo que, aos nossos olhos, confunde-se com a eternidade; este futuro longínquo nos parece irreal" — Simone de Beauvoir em A Velhice.

O episódio #05 da áudio série Uma Breve História da Intolerância analisa um tipo de intolerância que cruza fronteiras e culturas, sendo para muitos estudiosos a mais universal das discriminações, por afetar o futuro de cada um de nós. Estamos falando do idadismo ou etarismo.

O episódio Uma Breve História do Idadismo analisa o conceito de idadismo, faz um panorama do idadismo desde o Neolítico até o século XXI, fala dos três níveis de idadismo e analisa como o idadismo pode se refletir nas atuais relações entre pais e filhos.

Participação especial do psicólogo, psicanalista e educador Artur Fabeni.

Bibliografia do episódio: Idadismo: Um mal universal pouco percebido, de Egidio Lima Dórea; A Velhice, de Simone de Beauvoir; Princípios básicos da prática da psicoterapia, do Jung; além dos artigos A vivência dos mais velhos em uma comunidade indígena Guarani-Mbyá, de Filipa Marques, Liliana Sousa, Marilia Vizzotto e Tania Bonfim; Alguns apontamentos sobre o idadismo: A posição de pessoas idosas diante desse agravo à sua subjetividade, de Ana Carla Sousa, Flamínia Lodovici, Nadia Silveira e Regina Arantes; e, por fim, Desafios do preconceito etário no Brasil, de Ana Maria Goldani.

Ficha técnica

Pesquisa, Roteiro e Apresentação: Pati Rabelo

Edição: André Silvestre

A áudio série Uma Breve História da Intolerância é um projeto fomentado com recursos da Lei 14.017/2020 — Lei Aldir Blanc — por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.