EPISÓDIO DE PODCAST

#04 - Uma Breve História da Intolerância Religiosa

Uma Breve História da Intolerância

29-01-2021 • 24 min


“Quando era adolescente, se eu passava do lado de uma oferenda, eu sentia medo, e dentro de mim eu dizia: ‘Tá repreendido em nome de Jesus’. Eu devia ter 12, 13 anos… Ou seja, não era uma religião diferente, era uma religião que tinha que ser repreendida. Eu não era um garoto organizado em termos violentos, mas eu estava aprendendo a olhar para a africanidade com aquela lente do exótico, primitivo, selvagem ou inimigo. E olha que loucura: eu sentia medo mesmo. Ou seja, o medo era produzido historicamente pelo racismo num garoto de 13 anos” — Henrique Vieira, pastor evangélico, em entrevista ao programa Sexta Black (GNT).

O episódio #04 da áudio série Uma Breve História da Intolerância aborda o preconceito e a discriminação de pessoas por conta da sua forma de elaborar o invisível e o indizível. Estamos falando da intolerância religiosa.

O episódio Uma Breve História da Intolerância Religiosa contextualiza a intolerância religiosa em diferentes tempos e lugares, analisa o fenômeno do fundamentalismo e também fala especificamente dessa forma de intolerância no caso brasileiro.

Participação especial do professor e analista Fernando Henrique.

Bibliografia do episódio: Em Nome de Deus, de Karen Armstrong; Intolerância Religiosa, de Sidnei Nogueira; Histórias das religiões - inquisições, intolerância religiosa e historiografia, organizado por Carlos André Cavalcanti, Ana Paula Cavalcanti e Raquel Miranda Carmona; além dos artigos Fundamentalismo Religioso: História e presença no cristianismo, de Roberlei Panasiewicz; e Intolerância Religiosa, de Talita de Carvalho.

Ficha técnica

Pesquisa, Roteiro e Apresentação: Pati Rabelo

Edição: André Silvestre

A áudio série Uma Breve História da Intolerância é um projeto fomentado com recursos da Lei 14.017/2020 — Lei Aldir Blanc — por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.