EPISÓDIO DE PODCAST

#02 - Uma Breve História da Homofobia

Uma Breve História da Intolerância

26-01-2021 • 30 min


“Por onde eu ando, levo ao meu lado, a minha namorada cheirosa e bem tratada. Não sei se o nome dela é Eva ou Adão, é religiosa por formação, a minha culpa de estimação. Se alguém me ama, ela diz que não. Se nem me notam, ela diz: Por que não?” — Cazuza em Culpa de Estimação, música de 1987.

O episódio #02 da áudio série Uma Breve História da Intolerância analisa algo queé uma consequência direta da hierarquização das sexualidades e que situa a heterossexualidade como superior tanto em termos biológicos quanto morais. Sim, estamos falando da homofobia.

O episódio Uma Breve História da Homofobia contextualiza a homossexualidade e a homofobia desde o mundo greco-romano, fala do conceito de homofobia, além de analisar as cinco causas do comportamento homofóbico.

Participação especial do psicanalista Marcelo Checchia.

Bibliografia do episódio: Homofobia: História e Crítica de um Preconceito, de Daniel Borrillo; Os Anormais, de Michel Foucault; e Além do carnaval: A Homossexualidade Masculina no Brasil do Século XX, de James Green.

Ficha técnica

Pesquisa, Roteiro e Apresentação: Pati Rabelo

Edição: André Silvestre

A áudio sérieUma Breve História da Intolerânciaé um projeto fomentado com recursos da Lei 14.017/2020 — Lei Aldir Blanc — por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.