E Tem Mais

CNN Brasil

O jornalismo como deve ser: simples e fácil de entender. Carol Nogueira mergulha nos assuntos mais importantes do momento e te explica tudo, ao lado de especialistas, analistas e repórteres. De segunda a sexta, sempre no início da manhã. read less
NotíciasNotícias

Episódios

Política externa: os acenos de Lula para pauta ambiental, Davos, G20 e Mercosul
23-11-2022
Política externa: os acenos de Lula para pauta ambiental, Davos, G20 e Mercosul
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das expectativas sobre os gestos do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, para buscar uma reaproximação com a pauta ambiental e importantes organismos internacionais. Desde a vitória nas eleições, os compromissos de Lula incluíram a participação na Cúpula do Clima (COP27), no Egito, e um encontro com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, importante parceiro do Brasil no Mercosul. No ano que vem, a presença dele também é esperada no Fórum Econômico Mundial, em Davos, e na reunião do G20, na Índia. O presidente eleito já sinalizou que planeja reposicionar o Brasil como um importante ator no cenário internacional e manifestou a intenção de reconstruir pontes diplomáticas e econômicas em diferentes frentes, desde a integração regional até o diálogo com a elite financeira e com forças geopolíticas antagônicas como Estados Unidos e China. Para traçar um panorama das dúvidas e dos possíveis impactos dos planos de atuação internacional de Lula, participam deste episódio o analista de economia da CNN Fernando Nakagawa e o professor de relações internacionais Leonardo Trevisan, da ESPM. Com apresentação de Carol Nogueira, este podcast é produzido pela Maremoto para a CNN Brasil. Você também pode ouvir o E Tem Mais no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse: cnnbrasil.com.br/podcasts.
Gigantes da tecnologia: setor revisa planos para o futuro após onda de cortes
16-11-2022
Gigantes da tecnologia: setor revisa planos para o futuro após onda de cortes
Neste episódio do E Tem Mais, Roberta Russo apresenta um panorama das expectativas sobre o futuro das gigantes de tecnologia depois da recente onda de demissões anunciadas pelas empresas do setor nos Estados Unidos. O cenário de inflação mundial e a perspectativa de recessão em algumas das maiores economias do planeta contaminaram as previsões sobre o desempenho da economia global no ano que vem. Com isso, as chamadas "big techs" tiveram que rever os planos de expansão, e um dos resultados foi a onda recente de cortes das vagas de trabalho. A opção por reduzir custos é reflexo de resultados piores do que os esperados no setor nos últimos meses. Até o fim de outubro, as ações de oito big techs, incluindo Apple, Google, Amazon e Netflix, perderam cerca de US$ 3,6 trilhões em valor de mercado. Apesar disso, os papéis das gigantes de tecnologia seguem na lista dos mais negociados pelos brasileiros. Para traçar um panorama sobre o que esperar do futuro das big techs, participam deste episódio o jornalista Rafael Coimbra, editor-executivo da publicação MIT Technology Review e professor da FGV, e a  professora de administração e empreendedorismo da ESPM Letícia Menegon. Com apresentação de Roberta Russo, este podcast é produzido pela Maremoto para a CNN Brasil. Você também pode ouvir o E Tem Mais no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse: cnnbrasil.com.br/podcasts.
Cúpula do Clima: os desafios e as expectativas para a reta final da COP27
11-11-2022
Cúpula do Clima: os desafios e as expectativas para a reta final da COP27
Neste episódio do E Tem Mais, Evandro Cini apresenta um balanço dos primeiros dias da Cúpula do Clima da ONU (COP27) e das expectativas e desafios que as discussões terão pela frente até 18 de novembro. A conferência teve início no último domingo (6), em Sharm El Sheikh, no Egito, e reúne mais de 30 mil delegados de cerca de 200 países em busca de acordo para ações que possam conter o aquecimento global. O encontro é uma oportunidade para que líderes mundiais revelem como esperam atingir as metas de redução de emissões de gases poluentes. A COP27 também será o primeiro compromisso no exterior do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, depois da vitória nas urnas em 30 de outubro. A presença de Lula no Egito é encarada como o aceno de uma mudança na política ambiental do Brasil a partir do ano que vem, quando o novo governo toma posse. Para traçar um panorama do que está em jogo na Cúpula do Clima deste ano, participam deste episódio o enviado especial da CNN ao Egito Américo Martins e a pesquisadora Thelma Krug, vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), da ONU. Com apresentação de Evandro Cini, este podcast é produzido pela Maremoto para a CNN Brasil. Você também pode ouvir o E Tem Mais no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse: cnnbrasil.com.br/podcasts.
Brasil no mundo: agenda de Lula no exterior sinaliza reposicionamento do país
09-11-2022
Brasil no mundo: agenda de Lula no exterior sinaliza reposicionamento do país
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das expectativas sobre os planos do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a política externa brasileira. A agenda internacional de Lula terá início antes mesmo da posse, com a participação dele na Conferência do Clima da ONU (COP27), no Egito, a partir de 14 de novembro. Desde a campanha ao Planalto, o agora presidente eleito já havia sinalizado que planeja mudar os rumos da política externa brasileira adotada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). O assunto foi um dos temas explorados por Lula em seu primeiro discurso depois da vitória nas eleições. O presidente eleito disse que espera retomar "parcerias com os Estados Unidos e a União Europeia em novas bases" e que "o Brasil está pronto para retomar o seu protagonismo na luta contra a crise climática". Para traçar um panorama do que podemos esperar do posicionamento internacional do futuro governo Lula, participam deste episódio o analista de política Internacional da CNN Lourival Sant'Anna e a cientista política Denilde Holzhacker, professora de relações internacionais da ESPM. Com apresentação de Carol Nogueira, este podcast é produzido pela Maremoto para a CNN Brasil. Você também pode ouvir o E Tem Mais no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse: cnnbrasil.com.br/podcasts.
Derrota nas urnas: pronunciamento dá sinais sobre futuro de Bolsonaro
03-11-2022
Derrota nas urnas: pronunciamento dá sinais sobre futuro de Bolsonaro
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das reações às primeiras declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) após a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022. Bolsonaro foi o primeiro chefe do Executivo desde a redemocratização no Brasil a não reconhecer o resultado da eleição presidencial imediatamente após o término da apuração dos votos. Nas quase 48 horas em que o presidente permaneceu em silêncio, apoiadores dele bloquearam estradas pelo país em protesto contra o resultado das urnas. No discurso, Bolsonaro agradeceu os 58 milhões de votos que recebeu e disse que continuará cumprindo o que determina a Constituição. Mesmo após as primeiras declarações do presidente, muitos manifestantes ainda se recusavam a deixar as ruas. A continuidade dos bloqueios levou Bolsonaro a gravar um novo vídeo, em que pediu de maneira mais enfática que as rodovias fossem liberadas. Para traçar um panorama sobre os sinais das declarações do presidente e qual pode ser o seu futuro a partir do ano que vem, participa deste episódio o cientista político Creomar de Souza, CEO da consultoria Dharma Politics. Com apresentação de Carol Nogueira, este podcast é produzido pela Maremoto para a CNN Brasil. Você também pode ouvir o E Tem Mais no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse: cnnbrasil.com.br/podcasts.