Texto Antigo Testamento
“Naqueles dias, o Senhor disse a Moisés e a Arão no Egito: - Este mês será para vós o principal, será para vós o primeiro mês do ano. Dizei a toda a assembléia de Israel: No dia dez deste mês, cada um providenciará um rês para sua família, uma por casa. Se a família é muito pequena para consumi-la,
junte-se com o vizinho de casa; a rês será repartida conforme o número de comensais e o que cada um comer. Será um animal sem defeito, macho, de um ano, cordeiro ou cabrito. Vós o guardareis até o dia catorze do mês, e então toda a assembléia de Israel o matará ao entardecer. Com um pouco de sangue, aspergireis os dois batentes e a travessa da casa onde o tiverdes comido.
Nessa noite comereis a carne assada ao fogo, acompanhada de pão sem fermento e verduras amargas. Dela não comereis nada cru, nem cozinho em água, mas assado no forno: com cabeça, patas e entranhas. Não deixareis restos para o dia seguinte, e se algo sobrar o queimareis. E o comereis assim: com a cintura cingida, as sandálias nos pés, um bastão na mão; e o comereis com depressa, porque é a Páscoa do Senhor Nessa noite, atravessarei todo o território egípcio, matando todo os seus primogênitos, de homens e de animais; e farei justiça sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor. O sangue será a vossa senha nas casas onde estiverdes: quando vir o sangue, passarei adiante; a praga exterminadora não vos tocará, quando eu passar ferindo o Egito. Esse dia será memorável para vós, nele celebrareis festa para o Senhor. Lei perpétua para todas as gerações.”
(Êxodo, 12, 1-14). Bíblia do Peregrino.