Morning Gallo #0437: Mercados operam estáveis em primeira sessão de 2024

Morning Call by Allure Capital

02-01-2024 • 21 min

Os mercados abriram o ano de 2024 de forma cautelosa, uma vez que as crescentes tensões no Mar Vermelho fizeram subir os preços do petróleo e os fracos dados chineses pesaram sobre as ações asiáticas.

Os futuros de ações dos EUA operam estáveis, enquanto o Stoxx 600 da Europa opera em leve alta, impulsionado pelas empresas petrolíferas, enquanto os investidores aguardam pelas estatísticas de produção da zona euro . As ações chinesas caíram após a divulgação de dados industriais e um discurso do presidente Xi Jinping que sinalizou os ventos contrários que a economia enfrenta.

O Presidente Xi, no seu discurso anual de ano novo, transmitido no domingo pela televisão, prometeu fortalecer a dinâmica económica e a criação de emprego, ao mesmo tempo que admitiu que algumas “empresas passaram por momentos difíceis” e que “as pessoas tiveram dificuldade em encontrar empregos e satisfazer as necessidades básicas”.

Apesar da fraqueza persistente na economia da China, alguns investidores consideram que uma queda de quase 60% é um sinal para comprar ações chinesas. Quase um terço dos 417 entrevistados na última pesquisa Markets Live Pulse da Bloomberg afirmam que aumentarão os seus investimentos no país nos próximos 12 meses.

O petróleo disparou depois que o Irã despachou um navio de guerra para o Mar Vermelho em resposta ao naufrágio de três barcos Houthi pela Marinha dos EUA no fim de semana, aumentando a pressão à medida que os navios continuam a evitar a principal via navegável.

Por aqui, responsável por medir oficialmente a inflação no Brasil, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) deve atingir de 3,5% a 4,2% no fim de 2024. Caso a projeção se concretize, será o 2º ano seguido em que estará abaixo do teto da meta inflacionária –para este ano, a taxa a ser cumprida é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

O IPCA ficou em 4,68% no acumulado dos 12 meses até novembro, passando a estar abaixo do teto. O objetivo inflacionário de 3% também valerá para os próximos anos.

A partir de 2025, haverá o sistema de meta contínua: ou seja, será necessário perseguir 3% de inflação, mas o BC (Banco Central) poderá ter mais de 12 meses para isso.


--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/allurecapital/message