Morning Gallo #0439: Bolsas seguem em correção em sexta-feira marcada por payroll

Morning Call by Allure Capital - Mercado Financeiro, Política, Geopolítica, História e Economia

05-01-2024 • 21 min

As principais bolsas asiáticas encerraram a sexta-feira no terreno negativo (exceção ao índice Nikkei, no Japão), enquanto os investidores aguardam os principais dados sobre o emprego nos EUA (payroll) para avaliar o momento e o ritmo dos cortes nas taxas de juros do Federal Reserve.

Na Europa, o Stoxx 600 cai 0,6%, a caminho de encerrar uma série de ganhos de sete semanas. Os futuros dos EUA também operam no negativo. O rendimento dos títulos do Tesouro dos EUA a 10 anos subiu um ponto base, para 4,01%, enquanto o dólar se prepara para a sua mais longa sequência de ganhos desde Setembro.

Espera-se que os dados sobre as folhas de pagamento não-agrícolas de sexta-feira sejam fortes , ressaltando a preocupação de que o mercado tenha sido excessivamente otimista em relação aos cortes do Fed e potencialmente piorando o recuo visto até agora neste ano. Os rendimentos subiram na quinta-feira e os investidores diminuíram as suas expectativas de quando o Fed irá reduzir as taxas após fortes dados sobre o emprego privado nos EUA.Uma grande negociação de opções , que expira nesta sexta-feira após a divulgação dos números do emprego, tem como meta um rendimento de 10 anos nos EUA de até 4,15%. Os traders de swaps veem agora cerca de 65% de chance de o Fed cortar as taxas até a reunião do Fed de março, abaixo da quase totalidade do preço de tal movimento há uma semana.

Os comerciantes também estão atentos à divulgação dos dados sobre a inflação e os preços ao produtor na zona euro nesta sexta-feira, o que ajudará a moldar as expectativas para a política do Banco Central Europeu.

Entre as commodities, o petróleo subiu, consolidando um ganho semanal, à medida que as tensões latentes no Oriente Médio e no Norte de África aumentam os sinais de enfraquecimento da procura nos EUA.

Por aqui, assim como no primeiro pregão do ano, quando perdeu 1,11%, o Ibovespa teve nova queda ampla, com 1,21%, fechando aos 131.225 pontos. A Bolsa seguiu em parte o sentimento ainda cauteloso predominante nos índices em Nova York neste começo de ano.No ambiente corporativo, a CGU (Controladoria Geral da União) diz que a Petrobras vendeu, em novembro de 2021, a Refinaria Landulpho Alves, na Bahia, por um preço abaixo do preço de mercado. Naquele momento, durante a pandemia, a cotação internacional do petróleo estava em baixa.Rebatizado de Refinaria de Mataripe, o empreendimento foi vendido por US$ 1,65 bilhão (R$ 8,08 bilhões pelo câmbio atual) ao fundo Mubadala Capital, divisão de investimentos da Mubadala Investment Company, empresa de investimentos de Abu Dhabi e que pertence à família real dos Emirados Árabes Unidos.

A venda, diz a CGU, foi feita num cenário de “tempestade perfeita”, com a combinação de incerteza econômica e volatilidade trazida pela pandemia, premissas pessimistas para o crescimento da economia no fim de 2021 e alta sensibilidade das margens de lucro, o que resultou em maior perda de valor.


--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/allurecapital/message

Você pode gostar