Morning Gallo #0402: Bolsas globais operam mistas à espera de CPI nos EUA

Morning Call by Allure Capital - Mercado Financeiro, Política, Geopolítica, História e Economia

10-01-2024 • 21 min

As principais bolsas asiáticas registraram perdas nesta quarta-feira (exceção ao índice Nikkei, no Japão), enquanto os futuros em Wall Street operam levemente no terreno positivo, com os investidores de olho no importante relatório sobre a inflação nos EUA (CPI).

O petróleo Brent recuou para os US$ 77 por barril, mesmo após mais ataques a navios no Mar Vermelho terem aumentado o risco de que o abastecimento do Oriente Médio pudesse ser interrompido.

O foco dos investidores agora está nos números da inflação dos EUA nesta quinta-feira, à medida que o mercado procura pistas sobre o momento dos cortes nas taxas de juro do Federal Reserve. O arrefecimento da inflação global deverá ser revertido nos dados de dezembro, de acordo com a Bloomberg Economics.

Os rendimentos do Tesouro americano  para 10 anos mantiveram-se estáveis, à medida que os investidores se preparam para uma onda de nova oferta de títulos governamentais que totalizará 2,1 bilhões de dólares nas próximas semanas, de acordo com estimativas da Bloomberg Intelligence.

O Bitcoin subiu quase 1% após um surto de volatilidade que foi estimulado pela especulação de que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA havia aprovado fundos negociados em bolsa de Bitcoin à vista. A SEC disse em um comunicado que ainda não havia dado luz verde para os ETFs e disse que uma postagem conflitante minutos antes no X oficial do regulador era falsa.

Na Ásia, o índice Topix do Japão fechou no seu nível mais alto desde Março de 1990, apoiado pelo enfraquecimento do iene e pela queda dos rendimentos das obrigações. O índice Nikkei 225 saltou 2% depois de atingir esse marco na terça-feira.

Os relatórios de inflação, comércio e crédito da China também serão divulgados nos próximos dias e oferecerão um exame na saúde da segunda maior economia do mundo. A geopolítica permaneceu em foco, já que o enviado da China nos EUA disse que o país não tinha espaço para se comprometer com aqueles que defendem a independência de Taiwan.

Por aqui, o Ibovespa terminou a sessão desta terça-feira (9) com queda de 0,74%, aos 131.446 pontos. O movimento, em parte, se deveu à cautela vista em Nova York, enquanto aguardam o CPI (inflação ao consumidor) de dezembro, que deve orientar o Federal Reserve em sua decisão de taxa de juros no final de janeiro.

No campo político, Brasília ainda em recesso já se articula para resolver o impasse da MP da reoneração da folha de pagamento, enviada pelo governo de surpresa ao Congresso, segundo os líderes do Senado.



--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/allurecapital/message