Morning Gallo #0438: Bolsas globais tentam interromper "liquidação" neste início de 2024

Morning Call by Allure Capital - Mercado Financeiro, Política, Geopolítica, História e Economia

04-01-2024 • 27 min

A quinta-feira foi de perdas para as principais bolsas asiáticas, enquanto os futuros em Wall Street avançam, após uma liquidação de dois dias no início de 2024. O petróleo avança à medida que o conflito no Médio Oriente aumentou as preocupações com a oferta pela commodity.

As ações chinesas continuaram a ser o maior obstáculo na Ásia, após um relatório que mostrou que os salários oferecidos aos trabalhadores chineses nas principais cidades diminuíram ao nível máximo já registrado.

As atenções agora se voltam para os próximos dados de emprego nos EUA (payroll), na sexta-feira, enquanto os investidores procuram mais pistas sobre o momento de possíveis cortes nas taxas de juros este ano. Na quarta-feira, a ata da reunião de dezembro do Fed sugeriu que as taxas poderiam permanecer em níveis restritivos “ por algum tempo ”.

Noutros lugares, a geopolítica permanece em foco. Os preços do petróleo subiram quase 1% num contexto de crescentes tensões no Oriente Médio e de perturbações no fornecimento na Líbia. O Irã disse que os ataques que mataram quase 100 pessoas no país foram realizados para punir sua posição contra Israel.

Por aqui, o Ibovespa deixou para lá o mau humor em Nova York e conseguiu avançar, em dia que o petróleo internacional impulsionou os ganhos de Petrobras (PETR3;PETR4), que encerrou com ganhos de 3,40% e 3,12%, respectivamente.

Na política, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vai decidir na próxima semana sobre o futuro da MP (medida provisória) que propõe reonerar setores a partir de abril de 2024. Pacheco deve reunir líderes partidários de forma semipresencial, ou seja, com alguns políticos participando virtualmente, para decidir se mantém a MP tramitando no Congresso ou se devolve ao governo.

A reunião deve ser realizada na próxima 3ª feira (9.jan.2024) –um dia depois do ato para relembrar o 8 de Janeiro, quando extremistas invadiram e depredaram as sedes do Legislativo, do Executivo e do Judiciário na mesma data em 2023. Pacheco deve comparecer ao evento.


--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/allurecapital/message

Você pode gostar