Primeiro Contato

B9 & Overloadr

Podcast em formato documental que narra a chegada dos computadores nos lares brasileiros e as origens do mercado nacional de games para PC; apresentado por Henrique Sampaio.

Uma produção B9 em associação com Overloadr.


1. Computadores brasileiros
19-07-2021
1. Computadores brasileiros
Final da década de 1970. O Brasil fecha suas fronteiras ao hardware estrangeiro para impulsionar sua própria produção de computadores e garantir uma posição no cenário tecnológico internacional. Nasce então um universo de clones e máquinas não licenciadas, baseadas em propriedades intelectuais estrangeiras, como o MSX e o ZX Spectrum, construídas a partir de engenharia reversa. O mesmo acontece com os games, trazidos de fora, adaptados, traduzidos e vendidos nas maiores redes de lojas do país – tudo pirata e sem autorização dos fabricantes. Enquanto isso, o Brasil se afunda em uma enorme crise política e econômica, intensificada com ameaças de sanções comerciais pelos EUA em resposta aos clones brasileiros de software e hardware. Esse episódio conta com a participação de: Paulo Gala, professor de economia na Fundação Getúlio Vargas, em São PauloRenato Degiovani, criador de Amazônia, primeiro jogo comercial brasileiro para computador, e ex-editor da revista Micro SistemasMarcus Garrett, pesquisador e co-autor dos documentários 1983: O Ano dos Videogames no Brasil e Loading: Nossos Primeiros Jogos de ComputadorDaniel Gularte, pesquisador, designer e colecionador de retrogamingHenrique Olifiers, co-fundador da Bossa Studios, desenvolvedora de games localizada em Londres Entre em contato conosco através do email primeirocontato@b9.com.br.     Primeiro Contato é uma co-produção B9 e Overloadr Idealização, produção, roteiro e apresentação: Henrique Sampaio Edição e sonorização: Mariana Leão com apoio de Angie Lopez Trilha sonora original: Casemiro Azevedo Trilha sonora adicional: Matheus Leston, Windows 96, Eis e do artista alemão Felix Kubin. Músicas adicionais de Epidemic Sound e Gilberto Gil Produção Executiva: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis Coordenação: Alexandre Potascheff Identidade Visual: Henrique Sampaio Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Luzi Santana e Mattheus Guimarães Marketing: Luzi Santana Atendimento e Negócios: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro Time Overloadr: Henrique Sampaio, Caio Teixeira e Heitor de PaolaApoie o Overloadr: omnystudio.com/listener for privacy information.
2. Brasoft e o Plano Collor
26-07-2021
2. Brasoft e o Plano Collor
Paulo Milliet Roque inaugura a Brasoft em 1984. Seu carro-chefe: o WordStar, um processador de texto localizado para o português, amplamente adotado por empresas no Brasil. Em meio a uma inflação descontrolada, que infernizava a vida dos brasileiros, a população elege um novo presidente pela primeira vez em 30 anos, sem imaginar que, poucos dias após sua posse, ele confiscaria suas economias. Junto a esse imbróglio, a Brasoft se prepara para lançar a primeira linha de jogos licenciados para PC no Brasil — e, com isso, inaugurar um novo mercado. Esse episódio conta com a participação de: Cristina Zuccolo, ex-executiva da BrasoftHenrique Olifiers, co-fundador da Bossa Studios, desenvolvedora de games localizada em LondresLucia Garcia, economista do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE)Renato Degiovani, criador de Amazônia, primeiro jogo comercial brasileiro para computador, e ex-editor da revista Micro SistemasSilvia Bassi, jornalista, ex-editora do caderno de Informática da Folha de São Paulo e co-fundadora do The ShiftPaulo Roque, fundador da BrasoftLeonel Penna Franca, ex-executivo da BrasoftRosa Arrais, ex-assessora de imprensa da Brasoft Entre em contato conosco através do email primeirocontato@b9.com.br.     Primeiro Contato é uma co-produção B9 e Overloadr Idealização, produção, roteiro e apresentação: Henrique Sampaio Edição e sonorização: Mariana Leão com apoio de Angie Lopez Trilha sonora original: Casemiro Azevedo Trilha sonora adicional: Matheus Leston, Windows 96, Eis e do artista alemão Felix Kubin. Músicas adicionais de Epidemic Sound. A bateria de escola de samba é do Alceu Maia. Esse episódio contou com materiais da TV Globo. Agradecimento especial à Beatriz Fiorotto. Produção Executiva: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis Coordenação: Alexandre Potascheff Identidade Visual: Henrique Sampaio Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Luzi Santana e Mattheus Guimarães Marketing: Luzi Santana Atendimento e Negócios: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro Time Overloadr: Henrique Sampaio, Caio Teixeira e Heitor de PaolaApoie o Overloadr: omnystudio.com/listener for privacy information.
3. Alô, é do suporte?
02-08-2021
3. Alô, é do suporte?
A Brasoft contrata um garoto de 11 anos de idade para ser suporte técnico da sua linha de games. Ligações de clientes variavam entre dúvidas técnicas, dicas para progredir nos jogos e confusões estapafúrdias. A companhia é impedida de participar da Fenasoft em razão da menoridade legal do garoto, mas a decisão é revertida após a aparição da empresa e do garoto no Fantástico. TecToy se torna a primeira concorrente da Brasoft. Em 1994, Plano Real estabiliza a inflação e, associado à abertura de mercado, dá início a uma explosão nas vendas de computadores domésticos. Esse episódio conta com a participação de: Leonel Penna Franca, ex-executivo da BrasoftRicardo Penna Franca, ex-suporte técnico da BrasoftValternei Schultz, ex-suporte técnico da BrasoftMauricio Milani, fundador da Byte & BrothersRosa Arrais, ex-assessora de imprensa da BrasoftPaulo Roque, fundador da BrasoftStefano Arnhold, ex-presidente da TectoyHenrique Olifiers, co-fundador da Bossa StudiosThéo Azevedo, ex-editor do UOL Jogos e fundador do TheogamesLucia Garcia, economista do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE)Gerson Souza, ex-gerente de produto da Brasoft Entre em contato conosco através do email primeirocontato@b9.com.br.     Primeiro Contato é uma co-produção B9 e Overloadr Idealização, produção, roteiro e apresentação: Henrique Sampaio Edição e sonorização: Mariana Leão com apoio de Angie Lopez Trilha sonora original: Casemiro Azevedo Trilha sonora adicional: Matheus Leston, Windows 96, Eis e do artista alemão Felix Kubin. Músicas adicionais de Epidemic Sound e do pacote clássico de MIDI do Windows. Esse episódio contou com materiais da TV Globo.  Agradecimento especial à Lúcia Garcia e Sheila Valente. Produção Executiva: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis Coordenação: Alexandre Potascheff Identidade Visual: Henrique Sampaio Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Luzi Santana e Mattheus Guimarães Marketing: Luzi Santana Atendimento e Negócios: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro Time Overloadr: Henrique Sampaio, Caio Teixeira e Heitor de PaolaApoie o Overloadr: omnystudio.com/listener for privacy information.
4. Revolução multimídia
09-08-2021
4. Revolução multimídia
O fim da reserva de mercado e a chegada do Plano Real promovem a primeira grande entrada dos computadores nos lares dos brasileiros. A imprensa trata o computador como "o novo membro da família". Começa uma corrida por cursos, kits multimídia e softwares em CD-ROM – uma revolução no mundo da informática, em especial para os games. Dessa demanda nasce a indústria brasileira de produção multimídia, diferentes mercados e a formação de novos públicos. Em meio a essa expansão, a Brasoft inesperadamente se vê em apuros. Esse episódio conta com a participação de: Benoit Joseph Chaix, ex-executivo da InfogramesMarco Botana, fundador da MPOSilvia Bassi, ex-editora do caderno de Informática da Folha de São PauloEduardo Mace, fundador da ATR e pioneiro do software multimídia no BrasilThéo Azevedo, ex-editor do UOL JogosBeatriz Blanco, coordenadora do curso de Tecnologia em Produção Multimídia do Senac e pesquisadora de gênero e sexualidade na cultura de jogos digitaisAlê McHaddo, animador e fundador da 44 Bico Largo (44 Toons)Maurício Milani, fundador da Byte & BrothersHenrique Olifiers, fundador da Bossa Studios, de LondresRoberto Araújo, criador da Revista do CD-ROM e diretor na Editora EuropaRosa Arrais, ex-assessora de imprensa da BrasoftValternei Shultz, ex-suporte técnico da BrasoftPaulo Roque, fundador da Brasoft Entre em contato conosco através do email primeirocontato@b9.com.br.     Primeiro Contato é uma co-produção B9 e Overloadr Idealização, produção, roteiro e apresentação: Henrique Sampaio Edição e sonorização: Mariana Leão com apoio de Angie Lopez Trilha sonora original: Casemiro Azevedo Trilha sonora adicional: Matheus Leston, Windows 96, Eis e do artista alemão Felix Kubin. Músicas adicionais de Epidemic Sound e do pacote clássico de MIDI do Windows. Esse episódio contou com materiais da TV Globo.  Agradecimento especial à Fernanda Domingues. Produção Executiva: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis Coordenação: Alexandre Potascheff Identidade Visual: Henrique Sampaio Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Luzi Santana e Mattheus Guimarães Marketing: Luzi Santana Atendimento e Negócios: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro Time Overloadr: Henrique Sampaio, Caio Teixeira e Heitor de PaolaApoie o Overloadr: omnystudio.com/listener for privacy information.
5. Negócios internacionais
16-08-2021
5. Negócios internacionais
A Brasoft sobrevive à concordata graças à operação de games, a qual foi fortalecida pelo trabalho exaustivo de Cristina Zuccolo, que abre um escritório da companhia nos EUA em 1994. Em um movimento contrário, Benoit Chaix traz a primeira publisher de games internacional para o Brasil, a francesa Infogrames. Uma ameaça à Brasoft vem de um lugar improvável: uma pequena empresa que inaugura o modelo de revistas acompanhadas de CD-ROMs com jogos completos. Este episódio conta com a participação de: Paulo Roque, fundador da BrasoftCristina Zuccolo, ex-executiva da BrasoftRosa Arrais, ex-assessora de imprensa da BrasoftGerson Souza, ex-gerente de produto da BrasoftStefano Arnhold, ex-presidente da Tectoy Benoit Joseph Chaix, ex-executivo da Infogrames do BrasilMarco Botana, fundador da MPOFábio Faragó, publicitário, fundador da Max CD e Big MaxAlessandro Treguer, ex-editor da CD Expert   Entre em contato conosco através do email primeirocontato@b9.com.br.     Primeiro Contato é uma co-produção B9 e Overloadr Idealização, produção, roteiro e apresentação: Henrique Sampaio Edição e sonorização: Mariana Leão com apoio de Angie Lopez Trilha sonora original: Casemiro Azevedo Trilha sonora adicional: Windows 96. Músicas adicionais de Epidemic Sound. Produção Executiva: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis Coordenação: Alexandre Potascheff Identidade Visual: Henrique Sampaio Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Luzi Santana e Mattheus Guimarães Marketing: Luzi Santana Atendimento e Negócios: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro Time Overloadr: Henrique Sampaio, Caio Teixeira e Heitor de PaolaApoie o Overloadr: omnystudio.com/listener for privacy information.
6. A ameaça das bancas
23-08-2021
6. A ameaça das bancas
Renato Degiovani explora o modelo de distribuição de softwares por meio de publicações impressas no Brasil na década de 1980. Quinze anos depois, revistas atualizam a ideia para levar jogos completos em CD-ROM até às bancas de jornal, tirando proveito de benefícios fiscais e de uma rede de distribuição mais ampla que a do varejo. Ao adotar esse modelo de negócios, a CD Expert afronta a Brasoft, dando início a uma guerra no mercado de games para PC. Este episódio conta com a participação de:  Renato Degiovani, criador de Amazônia, primeiro jogo comercial brasileiro para computador, e ex-editor da revista Micro SistemasHenrique Olifiers, desenvolvedor de jogos e fundador da Bossa Studios, de LondresPaulo Roque, fundador da BrasoftFábio Faragó, publicitário, fundador da Max CD e Big MaxStefano Arnhold, ex-presidente da Tectoy Daniel Friedlander, ex-gerente de produtos da GreenleafAlessandro Treguer, ex-editor da CD ExpertCristina Zuccolo, ex-executiva da Brasoft   Entre em contato conosco através do email primeirocontato@b9.com.br.  Primeiro Contato é uma co-produção B9 e Overloadr Idealização, produção, roteiro e apresentação: Henrique Sampaio Edição e sonorização: Mariana Leão com apoio de Angie Lopez Trilha sonora original: Casemiro Azevedo Trilha sonora adicional: Windows 96 e Eis. Músicas adicionais de Epidemic Sound. Produção Executiva: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis Coordenação: Alexandre Potascheff Identidade Visual: Henrique Sampaio Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Luzi Santana e Mattheus Guimarães Marketing: Luzi Santana Atendimento e Negócios: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro Time Overloadr: Henrique Sampaio, Caio Teixeira e Heitor de PaolaApoie o Overloadr: omnystudio.com/listener for privacy information.
Histórias dos ouvintes (bônus 1)
30-08-2021
Histórias dos ouvintes (bônus 1)
Se você ouviu o episódio 6 até o final, sabe que o Primeiro Contato entrou num breve hiato de duas semanas e volta no dia 13 de setembro. Mas não se preocupe: preparamos dois episódios bônus para preencher essa lacuna. Lembra que todo final de episódio pedíamos para você enviar um áudio via WhatsApp, contando sua história de primeiro contato com seu computador? Esses episódios reúnem os melhores relatos que recebemos dos ouvintes. São histórias divertidas e sensíveis que ajudam a pintar um panorama de como foi a entrada dos computadores nos lares dos brasileiros, entre as décadas de 80, 90 e 2000. Com relatos de Renato Guarilha, Letícia Diello, Victor Martin, Andressa Sousa, Jamerson Tiossi, Ane Andes, Felipe "Falk", André Mesquita, Carol Costa, Leo Correa, Danilo Gonçalves, Fernanda Yamazato e Jonas Marques. Entre em contato conosco através do email primeirocontato@b9.com.br.  Primeiro Contato é uma co-produção B9 e Overloadr Idealização, produção, roteiro e apresentação: Henrique Sampaio Edição e sonorização deste episódio: Henrique Sampaio, com apoio de Mariana Leão e Angie Lopez Trilha sonora original: Casemiro Azevedo Trilha sonora adicional: Epidemic Sound. Produção Executiva: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis Coordenação: Alexandre Potascheff Identidade Visual: Henrique Sampaio Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Luzi Santana e Mattheus Guimarães Marketing: Luzi Santana Atendimento e Negócios: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro Time Overloadr: Henrique Sampaio, Caio Teixeira e Heitor de PaolaApoie o Overloadr: omnystudio.com/listener for privacy information.
Histórias dos ouvintes (bônus 2)
06-09-2021
Histórias dos ouvintes (bônus 2)
Se você ouviu o episódio 6 até o final, sabe que o Primeiro Contato entrou num breve hiato de duas semanas e volta no dia 13 de setembro. Mas não se preocupe: preparamos dois episódios bônus para preencher essa lacuna. Lembra que todo final de episódio pedíamos para você enviar um áudio via WhatsApp, contando sua história de primeiro contato com seu computador? Esses episódios reúnem os melhores relatos que recebemos dos ouvintes. São histórias divertidas e sensíveis que ajudam a pintar um panorama de como foi a entrada dos computadores nos lares dos brasileiros, entre as décadas de 80, 90 e 2000. Com relatos de Victor Sabino, Raila Spindola, Fábio Costa, Gabriel Rezende, Luiz Gustavo Dias, Barbara Gutierrez, Gustavo Vieira, Felipe de Almeida, Mariana Stéfani, Claiton Knoth, Thai Spier, Michael Santos e Daniel Cananea. Entre em contato conosco através do email primeirocontato@b9.com.br.  Primeiro Contato é uma co-produção B9 e Overloadr Idealização, produção, roteiro e apresentação: Henrique Sampaio Edição e sonorização deste episódio: Henrique Sampaio, com apoio de Mariana Leão e Angie Lopez Trilha sonora original: Casemiro Azevedo Trilha sonora adicional: Windows 96 e Epidemic Sound. Produção Executiva: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis Coordenação: Alexandre Potascheff Identidade Visual: Henrique Sampaio Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Luzi Santana e Mattheus Guimarães Marketing: Luzi Santana Atendimento e Negócios: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e TelmaApoie o Overloadr: omnystudio.com/listener for privacy information.
7. Falado em português
13-09-2021
7. Falado em português
A localização de jogos no Brasil começa na ilegalidade, na década de 1980, com programadores adaptando o código de títulos importados para embutir traduções sem autorização dos criadores. Com a explosão multimídia e abertura de mercado, já em meados dos anos 90, a Brasoft começa a realizar as primeiras dublagens de software e jogos infantis por meio do estúdio Caracol, de Pedro Milliet, que acaba se tornando expoente na área. Com o meio ainda em desenvolvimento, diferentes companhias surgem, realizando trabalhos com resultados duvidosos e às vezes cômicos. Este episódio conta com a participação de:  Susan Howard, gerente de localização da Netflix pro português brasileiro e ex-tradutora na BrasoftCristina Zuccolo, ex-executiva da BrasoftPaolo Pugno, ex-programador na DisprosoftMarcus Garrett, co-autor dos documentários 1984: O Ano dos Videogames no Brasil e Loading: Nossos Primeiros Jogos de ComputadorAlê McHaddo, criador do jogo Gustavinho em o Enigma da EsfingePedro Milliet, co-fundador do estúdio CaracolÉlcio Sodré, ator, dublador e diretor de dublagemGerson Souza, ex-gerente de produto na BrasoftRogério Maudonnet compositor e engenheiro de som, ex-diretor de dublagem da BrasoftRafael Matsunaga, ex-testador e engenheiro de localização na Brasoft Valternei Schultz, ex-suporte técnico da BrasoftBenoit Joseph Chaix, ex-executivo da Infogrames do BrasilMarcelo Ramos, co-fundador do estúdio KineticsOrlando Shorter, co-fundador do estúdio Kinetics Entre em contato conosco através do email primeirocontato@b9.com.br.   Primeiro Contato é uma co-produção B9 e Overloadr Idealização, produção, roteiro e apresentação: Henrique Sampaio Edição e sonorização: Mariana Leão com apoio de Angie Lopez Trilha sonora original: Casemiro Azevedo Trilha sonora adicional: Matheus Leston, e Felix Kubin. Músicas adicionais de Epidemic Sound. Produção Executiva: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis Coordenação: Alexandre Potascheff Identidade Visual: Henrique Sampaio Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Luzi Santana e Mattheus Guimarães Marketing: Luzi Santana Atendimento e Negócios: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro Time Overloadr: Henrique Sampaio, Caio Teixeira e Heitor de PaolaApoie o Overloadr: omnystudio.com/listener for privacy information.
8. Através de uma geração
20-09-2021
8. Através de uma geração
Cristina entra em conflito com a Brasoft por conta do escritório em São Francisco, transformado em um estúdio de localização. Uma nova empresa de dublagem multimídia em São Paulo quebra o mercado com preços insignificantes, expulsando Pedro da área que ele mesmo criou. A Caracol é vendida para a Brasoft, que produz a localização de Grim Fandango, considerada uma das melhores já feitas para games no Brasil. Mais de 20 anos depois, esse trabalho impacta as vidas de um professor universitário de Santa Catarina e seu filho durante a quarentena da Covid-19, causando uma inesperada corrente do bem. Este episódio conta com a participação de:  Pedro Milliet, co-fundador do estúdio Caracol e pioneiro da localização e dublagem de software multimídia no Brasil Cristina Zuccolo, ex-executiva da BrasoftAraken Leão, co-fundador da Sincromusic Rogério Maudonnet, engenheiro de som e ex-diretor de dublagem da CaracolIthamar Lembo, ator, locutor e diretor de teatro e TV Henrique Olifiers, desenvolvedor de jogos e fundador da Bossa StudiosRogério Christofoletti, professor e pesquisador do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina Entre em contato conosco através do email primeirocontato@b9.com.br.  Primeiro Contato é uma co-produção B9 e Overloadr Idealização, produção, roteiro e apresentação: Henrique Sampaio Edição e sonorização: Mariana Leão com apoio de Angie Lopez Trilha sonora original: Casemiro Azevedo Trilha sonora adicional: Windows 96 e Matheus Leston. Músicas adicionais de Epidemic Sound Agradecimento especial: Carlos Cassemiro Produção Executiva: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis Coordenação: Alexandre Potascheff Identidade Visual: Henrique Sampaio Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Luzi Santana e Mattheus Guimarães Marketing: Luzi Santana Atendimento e Negócios: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro Time Overloadr: Henrique Sampaio, Caio Teixeira e Heitor de PaolaApoie o Overloadr: omnystudio.com/listener for privacy information.
9. Meninos radicais
27-09-2021
9. Meninos radicais
Conforme o público de games amadurece, nota-se um aumento da representação de violência, machismo e atos criminosos em jogos. No Brasil, Carmageddon e GTA são proibidos pelo Ministério da Justiça, desencadeando um sentimento de “nós contra eles” entre os gamers. Mulheres, que já tinham dificuldade de pertencer a estes espaços, se vêem excluídas, quando não sexualizadas. Alessandro Treguer, editor chefe da CD Expert, relata o ambiente de trabalho tipicamente masculino da companhia. Cristina Zuccolo, da Brasoft, começa a se sentir ignorada e desvalorizada. Este episódio conta com a participação de:  Paulo Roque, fundador da Brasoft Gerson Souza, ex-gerente de produto da BrasoftLeonardo Zanatta, advogado especialista em direito digital Rosa Arrais, ex-assessora de imprensa da BrasoftMarco Botana, fundador da MPOSalah Khaled, professor de Processo Penal na Universidade Federal do Rio Grande e autor de Videogame e Violência: Cruzadas morais contra os jogos eletrônicos no Brasil e no mundoMauricio Milani, fundador da Byte & Brothers, desenvolvedora de jogos educativosBeatriz Blanco, coordenadora do curso de Tecnologia em Produção Multimídia do Senac, e pesquisadora de gênero e sexualidade na cultura de jogos digitaisAlessandro Treguer, ex-editor da CD ExpertCristina Zuccolo, ex-executiva da Brasoft Entre em contato conosco através do email primeirocontato@b9.com.br.  Primeiro Contato é uma co-produção B9 e Overloadr Idealização, produção, roteiro e apresentação: Henrique Sampaio Edição e sonorização: Mariana Leão com apoio de Angie Lopez Trilha sonora original: Casemiro Azevedo Trilha sonora adicional: Windows 96 e Matheus Leston. Músicas adicionais de Epidemic Sound Agradecimento especial: Carlos Cassemiro Produção Executiva: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis Coordenação: Alexandre Potascheff Identidade Visual: Henrique Sampaio Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Luzi Santana e Mattheus Guimarães Marketing: Luzi Santana Atendimento e Negócios: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro Time Overloadr: Henrique Sampaio, Caio Teixeira e Heitor de PaolaApoie o Overloadr: omnystudio.com/listener for privacy information.
10. Pânico moral
04-10-2021
10. Pânico moral
O massacre em Columbine, nos EUA, e o tiroteio no Shopping Morumbi, em São Paulo, desencadeiam um surto de pânico moral contra os videogames, resultando em uma onda de censura e no sistema de classificação etária brasileiro para jogos eletrônicos. Tectoy tenta, sem sucesso, usar tal medida para impedir atuação da rival CD Expert. Jogos eletrônicos se tornam alvo constante da mídia e empreendedores morais ao longo dos anos. Este episódio conta com a participação de:  Alessandro Treguer, ex-editor da CD ExpertIvan Mizanzuk, jornalista e criador do podcast Projeto Humanos: O Caso EvandroRosa Arrais, ex-assessora de imprensa da BrasoftSalah Khaled, professor de Processo Penal na Universidade Federal do Rio Grande e autor de Videogame e Violência: Cruzadas morais contra os jogos eletrônicos no Brasil e no mundoLeonardo Zanatta, advogado especialista em direito digitalStefano Arnhold, ex-presidente da Tectoy Gerson Souza, ex-gerente de produto da BrasoftBeatriz Blanco, coordenadora do curso de Tecnologia em Produção Multimídia do Senac, e pesquisadora de gênero e sexualidade na cultura de jogos digitais Entre em contato conosco através do email primeirocontato@b9.com.br.  Primeiro Contato é uma co-produção B9 e Overloadr Idealização, produção, roteiro e apresentação: Henrique Sampaio Edição e sonorização: Mariana Leão com apoio de Angie Lopez Trilha sonora original: Casemiro Azevedo Trilha sonora adicional: Windows 96 e Matheus Leston. Músicas adicionais de Epidemic Sound Esse episódio conta com materiais da TV Globo. Produção Executiva: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis Coordenação: Alexandre Potascheff Identidade Visual: Henrique Sampaio Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Luzi Santana e Mattheus Guimarães Marketing: Luzi Santana Atendimento e Negócios: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro Time Overloadr: Henrique Sampaio, Caio Teixeira e Heitor de PaolaApoie o Overloadr: omnystudio.com/listener for privacy information.
11. Como reconhecer um pioneiro
11-10-2021
11. Como reconhecer um pioneiro
Renato Degiovani lidera a primeira comunidade de desenvolvedores de jogos do Brasil, criada em torno da revista Micro Sistemas e seu formato de listagens de softwares feitos localmente. Após um hiato motivado pela turbulência econômica, a indústria nacional de games ganha um novo fôlego com o Plano Real e popularização dos computadores pessoais, focada nos jogos infantis e educativos. Nadando contra a corrente, uma dupla de desenvolvedores de São Paulo cria Incidente em Varginha, primeira “grande” produção brasileira, enquanto lida com uma série de dificuldades. Este episódio conta com a participação de:  Renato Degiovani, criador de Amazônia, primeiro jogo comercial brasileiro para computador, e ex-editor da revista Micro Sistemas Henrique Olifiers, co-fundador da Bossa Studios, desenvolvedora de games localizada em Londres Alê McHaddo, animador, fundador da 44 Bico Largo e precursor multimídia no Brasil Eduardo Mace, fundador da ATR e precursor multimídia no Brasil Mauricio Milani, fundador da Byte & Brothers, desenvolvedora de jogos educativos Odair Gaspar, co-criador do jogo Incidente em Varginha Entre em contato conosco através do email primeirocontato@b9.com.br.  Primeiro Contato é uma co-produção B9 e Overloadr Idealização, produção, roteiro e apresentação: Henrique Sampaio Edição e sonorização: Mariana Leão com apoio de Angie Lopez Trilha sonora original: Casemiro Azevedo Trilha sonora adicional: Matheus Leston, trilha sonora original de Incidente em Varginha e de Epidemic Sound. Esse episódio conta com materiais da TV Globo. Produção Executiva: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis Coordenação: Alexandre Potascheff Identidade Visual: Henrique Sampaio Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Luzi Santana e Mattheus Guimarães Marketing: Luzi Santana Atendimento e Negócios: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro Time Overloadr: Henrique Sampaio, Caio Teixeira e Heitor de PaolaApoie o Overloadr: omnystudio.com/listener for privacy information.
12. A queda
18-10-2021
12. A queda
Uma crise econômica volta a assombrar o Brasil. A internet muda a forma que o conteúdo digital é consumido, afetando drasticamente o mercado de informática. Paulo Roque, perdendo a batalha para os piratas, vende a Brasoft para a PI Editora. CD Expert e Greenleaf entram em longo e caótico processo de falência, que lhes rendem dezenas de ações trabalhistas. Constrangidos e comprometidos judicialmente, seus donos desaparecem. TecToy e MPO abandonam o mercado de games para PC. Pi Editora encerra suas operações em 2004, dando fim à marca Brasoft. Desenvolvedores, jornalistas e executivos refletem sobre esse período de efervescência no mercado de PC e o legado que deixaram. Este episódio conta com a participação de: Bertrand Chaverot, diretor da Ubisoft para a América LatinaLucia Garcia, economista do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE)Stefano Arnhold, ex-presidente da Tectoy Benoit Joseph Chaix, ex-executivo da Infogrames do Brasil (ex-Atari)Rogério Maudonnet, engenheiro de som e ex-diretor de dublagem da CaracolPaulo Roque, fundador da BrasoftMarco Botana, fundador da MPOMauricio Milani, fundador da Byte & Brothers, desenvolvedora de jogos educativosAlê McHaddo, animador, fundador da 44 Bico Largo e precursor multimídia no BrasilFábio Faragó, publicitário, fundador da Max CD e Big MaxFernando Steler, fundador e CEO da D1 e ex-gerente de produto da BrasoftRosa Arrais, ex-assessora de imprensa da BrasoftAlessandro Treguer, ex-editor da CD ExpertGerson Souza, ex-gerente de produto da BrasoftCristina Zuccolo, ex-executiva da BrasoftRoberto Araújo, criador da Revista do CD-ROMGerson Souza, ex-gerente de produto da Brasoft Entre em contato conosco através do email primeirocontato@b9.com.br.  Primeiro Contato é uma co-produção B9 e Overloadr Idealização, produção, roteiro e apresentação: Henrique Sampaio Edição e sonorização: Mariana Leão com apoio de Angie Lopez Trilha sonora original: Casemiro Azevedo Trilha sonora adicional: Matheus Leston e Epidemic Sound. Esse episódio conta com materiais da TV Globo. Produção Executiva: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis Coordenação: Alexandre Potascheff Identidade Visual: Henrique Sampaio Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Luzi Santana e Mattheus Guimarães Marketing: Luzi Santana Atendimento e Negócios: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro Time Overloadr: Henrique Sampaio, Caio Teixeira e Heitor de Paola Apoie o Overloadr: omnystudio.com/listener for privacy information.