29-11-2024
Cuidado ganha atenção do governo a partir de 2023 e terá política e plano nacionais
A Política Nacional de Cuidados começou a ser trabalhada pelo Governo Federal logo no primeiro dia de gestão do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A criação da inédita Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família, dentro da estrutura do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social já dava a dimensão da
importância do tema dentro da nova estrutura de governo. O objetivo é o de instituir o cuidado como um direito de todos e um dever da sociedade, do Estado, da comunidade e do setor privado.
Depois de mais de um ano de trabalho, um Grupo Interministerial composto por 20 pastas e representantes da sociedade civil entregou ao presidente Lula uma proposta de legislação, que foi enviada pela Presidência da República ao Congresso Nacional. Aprovado na Câmara dos Deputados em novembro, o projeto de lei seguiu para o Senado Federal.
Paralelo à tramitação no Congresso, os Ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e das Mulheres, que são os coordenadores do Grupo Interministerial, elaboram o Plano Nacional de Cuidados, que definirá como a Política será executada. Para falar sobre o assunto, o Fala MDS recebe a secretária nacional da Política de Cuidados e Família, Laís Abramo.