Helena Piccazio

A Beleza do Som

07-03-2022 • 1 hora 25 min

Para mais conteúdo:

https://linktr.ee/abelezadosom

Ajude-nos (pix):

https://apoia.se/abelezadosom


abelezadosom@outlook.com

Edição e entrevista:

Ivanildo Jesus

Design:

Kas Hoshi e Victor R. Ribeiro

Introdução Musical

https://www.youtube.com/watch?v=gKTZPNa8C4E

É muito reconfortante ter alguém para conversar sobre esses dilemas musicais, sobre as pedras no caminho, sobre as crises existenciais de músico, sobre nossos sonhos e frustrações. [...] Será só eu, ou conversamos muito pouco sobre as sombras da profissão? - Helena Picazzio

Os problemas que envolvem a carreira do músico no séc. XXI vão além da formação musical. Ser músico, mais precisamente violinista, no século em que as atividades orquestrais estão em aparente declínio, constituí um paradoxo aqueles que almejam o sucesso da atividade artística como profissão. Como disse a violinista Elizabeth Chang em entrevista para Helena Piccazio no blog Papo de violinista “é muita gente para pouco emprego”.

Cabe observar que a velocidade das mudanças nesse século não traz só crises existenciais e frustrações. Há um universo de oportunidades que se apresenta no horizonte. Nunca na história as informações foram compartilhadas com tamanha velocidade. Se há uma solução nova para trechos do concerto de Tchaikovsky descoberta no oriente, logo ela estará a um clique de distância dos demais intérpretes no ocidente. Portanto, sobra aos estetas sonoros a reinvenção. Não só o ato de procurar seu lugar ao sol, todavia a construção do mesmo. Alguns – como esse que agora vos fala –, intercalam as atividades didáticas com pretensas atividades jornalísticas. Trazendo aos ouvintes, essa espécie em vias de extinção – conversas, insights e comentários sobre o fenômeno sonoro. Outros e outras, como a entrevistada de hoje, compartilham sua trajetória, anseios, êxitos e angústias na hercúlea tarefa da performance, divulgando as descobertas de sua curiosidade insaciável através de blogs e redes sociais.

O papo hoje, mais precisamente o papo entre violinistas, será com Helena Picazzio. Paulistana, formada em música pela FAAM é violinista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e professora na EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo). Desde 2013 é autora do blog “Papo de violinista”, onde traduz materiais e traz entrevistas com nomes relevantes do meio musical clássico como John Thoner, Vadim Repin e Rachel Barton Pine.

Helena conversa hoje conosco falando do seu projeto Tchaikovsky, da sua trajetória, do seu blog e de algumas ideias do livro O Ponto de Mutação de Fritjof Capra: Como a ruína do mundo fundado nos princípios Cartesianos e Newtonianos afeta a carreira artística? Quais são as sombras da profissão do músico? Por que conversamos tão pouco sobre as crises existências dos intérpretes? Essas e outras observações perspicazes na beleza do som da voz de Helena Picazzio