Cláudio Micheletti

A Beleza do Som

29-08-2021 • 1 hora 28 min

Para mais conteúdo:

https://linktr.ee/abelezadosom

Ajude-nos (pix):

abelezadosom@outlook.com

Edição e entrevista:

Ivanildo Jesus

Design:

Kas Hoshi e Victor R. Rodrigues

Conta a história que após uma incrível apresentação do concerto de Tchaikovsky para violino e Orquestra, o solista Jascha Heifetz é interpelado por uma jovem na plateia, que perplexa com o virtuosismo do músico, lhe diz que o som de seu violino é maravilhosamente lindo, ao que o Heifetz, conhecido por seu porte austero e reservado, responde, colocando o instrumento perto do ouvido e dizendo a moça que não tinha ouvido nada.

Dono de timbres diversos, som apaixonante, quente e aveludado, o violino, ao lado piano e do violão, reina soberano entre os instrumentos musicais. Presente do casamento às festas de finais de ano; e às vezes, até nos funerais, o instrumento se tornou um estandarte dos afetos exprimidos através dos sons. Símbolo máximo do universo sinfônico, sua literatura, técnica e possibilidades vêm se expandindo desde o século XVI, com a consolidação das mais diversas escolas técnicas violinísticas. Atualmente conta com uma gama incontável de variações de gêneros musicais, assim como intérpretes de exímia habilidade, por todo o globo.

Cabe ao intérprete, àquele responsável por traduzir o fenômeno artístico em informação sonora cognoscível, a missão de decifrar todo o universo-técnico em expansão do violino. Uma jornada hercúlea, por um instrumento ingrato, cuja devota paixão do entusiasta o faz escravo permanente da estética, buscando sempre aprimorar sua técnica para atingir a beleza do som.

Um desses intérpretes, cuja sede insaciável pela estética é marca registrada de sua trajetória, conversa hoje conosco. Cláudio Micheletti, nascido em Piracicaba, começou sua trajetória no violino aos 11 anos. Na adolescência, o instrumento disputava a atenção com o basquete, competição vencida, Cláudio fez do violino seu companheiro mais frequente. Com carreira radicada na cidade de São Paulo, tem especialização pela Academia Franz Liszt, sob orientação de Esztér Pereny, na Hungria. Hoje é Spalla da Orquestra Experimental de Repertório, Spalla da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, professor na faculdade Cantareira e conta com uma classe sempre cheia de alunos atentos

Para descobrir de onde vêm a beleza do som do violino, falar de intérpretes e da trajetória profissional do violinista, hoje recebemos Cláudio Micheletti.