Transportar é Preciso!

Adriano Paranaiba

Neste podcast Adriano Paranaiba, professor de transportes e economia, autor do livro "Transportar é Preciso!" conversa sobre questões da atualidade dos transportes e mobilidade, desafios e soluções. read less
Sociedade e culturaSociedade e cultura

Episódios

Episódio #74 - Qual o caminho para consertar o Rio de Janeiro?
06-09-2023
Episódio #74 - Qual o caminho para consertar o Rio de Janeiro?
As intervenções recentes nos aeroportos do Rio de Janeiro escancaram um problema que, infelizmente, já há muito prejudica o povo carioca: a cidade está sucateada. A realidade brasileira encontra inúmeros problemas, mas eles parecem tomar uma proporção maior na cidade do Rio. Crise de segurança pública, moradia de baixa qualidade, mobilidade urbana limitada e, para completar, corrupção e populismo na política. Mas tudo isso tem solução! No episódio do Transportar é Preciso! desta semana, Adriano Paranaiba recebe Paulo Ganime, deputado federal entre 2019 e 2023 e candidato ao Governo do Rio de Janeiro nas eleições de 2022. Assista ao TEP! __________________________________________________ 00:00 Abertura 00:51 Retomando o tema dos aeroportos 04:09 A relação do carioca com os aeroportos do RJ 12:00 Qual deve ser o efeito da decisão do governo? 16:14 Problemas complexos, soluções simples e ruins 21:21 Qual o caminho para consertar o Rio? 26:57 A prioridade dos políticos é o voto nas próximas eleições 31:34 Segurança pública é o mínimo 40:12 Os problemas de mobilidade urbana 42:14 O debate deve ser técnico 47:55 Encerramento __________________________________________________ Siga Adriano Paranaiba nas redes sociais: - https://www.instagram.com/adrparanaiba/ - https://www.linkedin.com/in/adriano-paranaiba/ Siga Paulo Ganime nas redes sociais: - https://www.instagram.com/pauloganime/ - https://twitter.com/pauloganime - https://www.linkedin.com/in/pauloganime/ - https://www.youtube.com/@paulogganime/ Compre o livro "Transportar é Preciso: uma proposta liberal": - https://amzn.to/3kwtby6 Siga a Roundabout Productions no Instagram e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/roundabout.productions/ - https://www.youtube.com/@roundabout.productions Siga o Brasil 61 nas redes sociais e visite o site: - https://www.instagram.com/brasil_61/ - https://brasil61.com/ - https://www.facebook.com/Brasil61 Siga o Mises Brasil nas redes sociais, visite o site e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/mises_brasil/ - https://www.facebook.com/MisesBrasil - https://mises.org.br/ - https://www.youtube.com/@InstitutoMisesBrasil Conheça o Mises Academy: - https://lp.misesacademy.com/pos-graduacao/ - https://www.instagram.com/misesacademy/ - https://misesacademy.com/ - https://www.revistamises.org.br/misesjournal/index #riodejaneiro #rj #segurançapública #mobilidadeurbana #aeroportos #moradia #favelas #NOVO #favela
Episódio #73 - O setor de transporte e logística em agosto
31-08-2023
Episódio #73 - O setor de transporte e logística em agosto
Neste mês tivemos uma série de notícias relacionadas ao universo do transporte, da mobilidade e da logística. Algumas dessas notícias são boas, outras nem tanto. Se, por um lado, tivemos desburocratização e avanço do setor privado, do outro, tivemos relançamento do PAC 3 e mais dúvidas com relação aos Ministérios, em especial o de Portos e Aeroportos. Confira no episódio do podcast Transportar é Preciso! desta semana, um resumo sobre as principais notícias do setor, com Adriano Paranaiba. Assista ao TEP! __________________________________________________ 00:00 Abertura 01:51 A desburocratização da Aduana brasileira 06:29 A primeira ZPE privada 10:43 IV Fórum da Liberdade, Atitude e Empreendedorismo 12:16 A dança das cadeiras nos Ministérios 20:24 Encerramento __________________________________________________ Siga Adriano Paranaiba nas redes sociais: - https://www.instagram.com/adrparanaiba/ - https://www.linkedin.com/in/adriano-paranaiba/ Compre o livro "Transportar é Preciso: uma proposta liberal": - https://amzn.to/3kwtby6 Siga a Roundabout Productions no Instagram e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/roundabout.productions/ - https://www.youtube.com/@roundabout.productions Siga o Brasil 61 nas redes sociais e visite o site: - https://www.instagram.com/brasil_61/ - https://brasil61.com/ - https://www.facebook.com/Brasil61 Siga o Mises Brasil nas redes sociais, visite o site e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/mises_brasil/ - https://www.facebook.com/MisesBrasil - https://mises.org.br/ - https://www.youtube.com/@InstitutoMisesBrasil Conheça o Mises Academy: - https://lp.misesacademy.com/pos-graduacao/ - https://www.instagram.com/misesacademy/ - https://misesacademy.com/ - https://www.revistamises.org.br/misesjournal/index #ZPE #centrão #aduana #cargas #pac3
Episódio #72 - PAC 3, intervenção nos aeroportos e insegurança jurídica
23-08-2023
Episódio #72 - PAC 3, intervenção nos aeroportos e insegurança jurídica
O governo anunciou o retorno do PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento, e a promessa de vultosos gastos na economia, inclusive no setor de transporte e mobilidade. O PAC não funcionou, o PAC 2 não funcionou e a chance do PAC3 funcionar é muito pequena. O problema está na própria ideia de que o governo pode planejar centralizadamente a economia, atropelando as trocas voluntárias entre os indivíduos e distorcendo o mercado. O PAC3 prevê incentivos a investimentos privados, mas como atrair o setor privado num ambiente de insegurança jurídica? Foi isso o que a ANAC causou com a decisão recente sobre os voos no aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com o objetivo de reaquecer a demandar por voos no aeroporto do Galeão. A decisão atrapalha a gestão do aeroporto de Guarulhos e, principalmente, a vida dos consumidores. No episódio de hoje do Transportar é Preciso!, Adriano Paranaiba explica o possível impacto do PAC3 no setor de mobilidade, a bagunça provocada pela ANAC nos aeroportos de Santos Dumont e Guarulhos e faz uma ligação entre esses dois assuntos: o governo quer atrair investimentos privados com o PAC e ao mesmo tempo toma decisões que provocam insegurança jurídica para os investidores. Assista ao TEP! __________________________________________________ 00:00 Abertura 02:01 O PAC3 - desenterrando um projeto ruim 13:33 Decisão da ANAC bagunça os aeroportos de RJ e SP 19:52 Como atrair investimentos privados num ambiente de insegurança jurídica? 26:36 Encerramento __________________________________________________ Siga Adriano Paranaiba nas redes sociais: - https://www.instagram.com/adrparanaiba/ - https://www.linkedin.com/in/adriano-paranaiba/ Compre o livro "Transportar é Preciso: uma proposta liberal": - https://amzn.to/3kwtby6 Siga a Roundabout Productions no Instagram e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/roundabout.productions/ - https://www.youtube.com/@roundabout.productions Siga o Brasil 61 nas redes sociais e visite o site: - https://www.instagram.com/brasil_61/ - https://brasil61.com/ - https://www.facebook.com/Brasil61 Siga o Mises Brasil nas redes sociais, visite o site e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/mises_brasil/ - https://www.facebook.com/MisesBrasil - https://mises.org.br/ - https://www.youtube.com/@InstitutoMisesBrasil Conheça o Mises Academy: - https://lp.misesacademy.com/pos-graduacao/ - https://www.instagram.com/misesacademy/ - https://misesacademy.com/ - https://www.revistamises.org.br/misesjournal/index #PAC3 #aeroporto #santosdumont #galeão #riodejaneiro #aeroportos #governolula #lula #PAC
Episódio #71 - Controle de preços, desabastecimento e revanchismo
16-08-2023
Episódio #71 - Controle de preços, desabastecimento e revanchismo
Neste ano, o governo brasileiro acabou com a paridade do preço internacional do petróleo e adotou uma política de internalização na Petrobras das oscilações do preço no mercado internacional. O objetivo era proteger o mercado brasileiro das oscilações dos preços internacionais. Ora, qualquer livro de Introdução a Economia ensina que controle de preços abaixo do preço de mercado gera escassez. A nova política do governo brasileiro, portanto, atrapalhou a cadeia nacional de combustíveis e gerou desabastecimento de diesel no país. Ontem, o governo brasileiro decidiu aumentar os preços do diesel e da gasolina. No episódio de hoje do Transportar é Preciso!, Adriano Paranaiba explica a política de preços da Petrobras, ensina as consequências do controle de preços e aponta o caminho para solucionar a confusão no mercado brasileiro de combustíveis. __________________________________________________ Siga Adriano Paranaiba nas redes sociais: - https://www.instagram.com/adrparanaiba/ - https://www.linkedin.com/in/adriano-paranaiba/ Compre o livro "Transportar é Preciso: uma proposta liberal": - https://amzn.to/3kwtby6 Siga a Roundabout Productions no Instagram e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/roundabout.productions/ - https://www.youtube.com/@roundabout.productions Siga o Brasil 61 nas redes sociais e visite o site: - https://www.instagram.com/brasil_61/ - https://brasil61.com/ - https://www.facebook.com/Brasil61 Siga o Mises Brasil nas redes sociais, visite o site e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/mises_brasil/ - https://www.facebook.com/MisesBrasil - https://mises.org.br/ - https://www.youtube.com/@InstitutoMisesBrasil Conheça o Mises Academy: - https://lp.misesacademy.com/pos-graduacao/ - https://www.instagram.com/misesacademy/ - https://misesacademy.com/ - https://www.revistamises.org.br/misesjournal/index #petrobras #gasolina #diesel #combustiveis #desabastecimento #revanchismo #governolula #caminhão
Episódio #70 - Capitalismo de compadrio na aviação civil
09-08-2023
Episódio #70 - Capitalismo de compadrio na aviação civil
Uma decisão recente do Departamento de Justiça americano deve causar concentração no mercado de aviação civil nos Estados Unidos. Ao acionar a lei antitruste para impedir uma parceria de empresa low cost, o DoJ protege as grandes empresas aéreas e aumenta sua participação no mercado. No Brasil, um movimento parecido de intervenção no setor aéreo também deve reduzir a competição. Trata-se do programa Voa Brasil, em que o governo, em parceria com as (poucas) empresas aéreas brasileiras, deve oferecer passagens aéreas baratas para um determinado grupo de pessoas: aposentados, estudantes e funcionários públicos. Assista ao episódio do Transportar é Preciso! com Adriano Paranaiba. Não deixe de se inscrever no canal e compartilhar o conteúdo. __________________________________________________ 00:00 Abertura 01:09 Contexto mundial da aviação civil 02:26 DoJ aciona lei antitruste para impedir parceria de empresa low cost 10:18 Vai começar o programa Voa Brasil 17:43 Capitalismo de compadrio no Brasil e nos EUA 18:33 Encerramento __________________________________________________ Siga Adriano Paranaiba nas redes sociais: - https://www.instagram.com/adrparanaiba/ - https://www.linkedin.com/in/adriano-paranaiba/ Compre o livro "Transportar é Preciso: uma proposta liberal": - https://amzn.to/3kwtby6 Siga a Roundabout Productions no Instagram e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/roundabout.productions/ - https://www.youtube.com/@roundabout.productions Siga o Brasil 61 nas redes sociais e visite o site: - https://www.instagram.com/brasil_61/ - https://brasil61.com/ - https://www.facebook.com/Brasil61 Siga o Mises Brasil nas redes sociais, visite o site e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/mises_brasil/ - https://www.facebook.com/MisesBrasil - https://mises.org.br/ - https://www.youtube.com/@InstitutoMisesBrasil Conheça o Mises Academy: - https://lp.misesacademy.com/pos-graduacao/ - https://www.instagram.com/misesacademy/ - https://misesacademy.com/ - https://www.revistamises.org.br/misesjournal/index #aviaçãocivil #setoraereo #aeroporto #lowcost #americanairlines #deltaairlines #jetblue #unitedairlines #antitrust #capitalismo #voabrasil
Episódio #69 - Mudanças na Lei dos Caminhoneiros atrapalham o setor
26-07-2023
Episódio #69 - Mudanças na Lei dos Caminhoneiros atrapalham o setor
Recentemente, o STF declarou inconstitucionalidade em 11 pontos da Lei dos Caminhoneiros. Os pontos inconstitucionais tratam de jornada de trabalho, pausas para descanso e repouso semanal. A decisão deve provocar amplas mudanças no setor de logística, com consequências que serão sentidas especialmente nos preços dos fretes. Por um lado, as empresas devem ter mais exigências por parte do governo para operar, o que vai impactar na oferta. Por outro, caminhoneiros terão menos liberdade para planejar suas viagens, o que também impactará a oferta. De maneira geral, a expectativa é ruim para o setor com as mudanças provocadas pela alteração na Lei dos Caminhoneiros. No episódio do Transportar é Preciso! desta semana, Adriano Paranaiba recebe Andressa Scapini, consultora jurídica da Scala Logística. Andressa explica as consequências da decisão tanto para a empresa quanto para os próprios caminhoneiros, e antecipa: os preços dos fretes vão subir! Assista ao TEP! __________________________________________________ Siga Adriano Paranaiba nas redes sociais: - https://www.instagram.com/adrparanaiba/ - https://www.linkedin.com/in/adriano-paranaiba/ Compre o livro "Transportar é Preciso: uma proposta liberal": - https://amzn.to/3kwtby6 Siga Andressa Scapini e a Scala Logística nas redes: - https://www.instagram.com/scala.log/ - https://www.instagram.com/andressa_scapini_/ - https://www.instagram.com/setcergs/ - https://www.instagram.com/transposul/ Siga a Roundabout Productions no Instagram e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/roundabout.productions/ - https://www.youtube.com/@roundabout.productions Siga o Brasil 61 nas redes sociais e visite o site: - https://www.instagram.com/brasil_61/ - https://brasil61.com/ - https://www.facebook.com/Brasil61 Siga o Mises Brasil nas redes sociais, visite o site e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/mises_brasil/ - https://www.facebook.com/MisesBrasil - https://mises.org.br/ - https://www.youtube.com/@InstitutoMisesBrasil Conheça o Mises Academy: - https://lp.misesacademy.com/pos-graduacao/ - https://www.instagram.com/misesacademy/ - https://misesacademy.com/ - https://www.revistamises.org.br/misesjournal/index #leidoscaminhoneiros #STF #logística #frete
Episódio #68 - A mobilidade urbana em meio ao jogo político
12-07-2023
Episódio #68 - A mobilidade urbana em meio ao jogo político
Na última sexta-feira (7), o governo federal editou a Medida Provisória nº 1.179/23, que altera a Lei nº 12.587/2012 para estender o prazo de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. A medida reabre o prazo para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana até 12 de abril de 2024, para municípios com mais de 250 mil habitantes; e 12 de abril de 2025, para municípios com até 250 mil habitantes. O argumento do governo é de que os municípios ainda não concluíram o Plano e, por isso, precisam prorrogar o prazo - algo muito comum quando se trata de planejamento estatal. No entanto, quando avaliamos as novas datas e o histórico de repasses de verbas ao municípios, percebemos que a Medida coincide com as Eleições Municipais de 2024. Coincidência? Enquanto isso, as cidades sofrem com obras públicas sem o norte que o Plano deveria oferecer. Em última instância, permanece o caos observado nos municípios brasileiros de todas regiões e tamanhos. Assista ao podcast Transportar é Preciso! com Adriano Paranaíba e entenda as ambições do governo por trás dessa Medida Provisória e do Plano (ou falta dele) de Mobilidade Urbana. __________________________________________________ 00:00 Abertura 01:30 O que é o Plano de Mobilidade Urbana? 06:38 A Medida Provisória 1.179/2023 13:18 Os motivos políticos da MP 1.179/23 16:55 O que o governo realmente deseja com essa MP? 18:28 O cenário não é positivo para a mobilidade urbana 22:35 Encerramento __________________________________________________ Siga Adriano Paranaiba nas redes sociais: - https://www.instagram.com/adrparanaiba/ - https://www.linkedin.com/in/adriano-paranaiba/ Compre o livro "Transportar é Preciso: uma proposta liberal": - https://amzn.to/3kwtby6 Siga a Roundabout Productions no Instagram e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/roundabout.productions/ - https://www.youtube.com/@roundabout.productions Siga o Brasil 61 nas redes sociais e visite o site: - https://www.instagram.com/brasil_61/ - https://brasil61.com/ - https://www.facebook.com/Brasil61 Siga o Mises Brasil nas redes sociais, visite o site e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/mises_brasil/ - https://www.facebook.com/MisesBrasil - https://mises.org.br/ - https://www.youtube.com/@InstitutoMisesBrasil Conheça o Mises Academy: - https://lp.misesacademy.com/pos-graduacao/ - https://www.instagram.com/misesacademy/ - https://misesacademy.com/ - https://www.revistamises.org.br/misesjournal/index #mobilidadeurbana #mp1179 #planodemobilidadeurbana #cidade #municipio
Episódio #67 - Liberdade para trabalhar e melhorar as cidades
29-06-2023
Episódio #67 - Liberdade para trabalhar e melhorar as cidades
"O conhecimento das circunstâncias sob as quais temos de agir nunca existe de forma concentrada e integrada, mas apenas como pedaços dispersos de conhecimento incompleto e frequentemente contraditório, distribuídos por diversos indivíduos independentes". Com essa frase, Hayek defendeu a descentralização das decisões econômicas e a liberdade do indivíduo de agir da forma que melhor entender. Nesse sentido, sempre que tiramos o peso do governo central das nossas decisões, avançamos na direção do melhor uso do conhecimento. Essa é a inspiração para a Lei de Liberdade Econômica, que entregou do governo federal aos estados e municípios o poder de facilitar e desburocratizar o ambiente de negócios. O resultado é o caminho aberto para a construção de cidades melhores. No episódio do podcast Transportar é Preciso! desta semana, Adriano Paranaiba recebe Marcelo Faria, presidente do ILISP - Instituto Liberal de São Paulo. Conheça as diferentes iniciativas do ILISP, em especial o projeto Liberdade para Trabalhar, que acompanha a adoção da Lei de Liberdade Econômica nos estados e municípios brasileiros. __________________________________________________ Siga Adriano Paranaiba nas redes sociais: - https://www.instagram.com/adrparanaiba/ - https://www.linkedin.com/in/adriano-paranaiba/ Compre o livro "Transportar é Preciso: uma proposta liberal": - https://amzn.to/3kwtby6 Siga Marcelo Faria nas redes sociais: - https://www.instagram.com/marcelo.faria2/ - https://www.linkedin.com/in/marcelofaria/ Siga o ILISP nas redes sociais: - https://www.ilisp.org/ - https://www.instagram.com/ilisp_org/ - https://www.facebook.com/ilisp.org - https://twitter.com/ilisp_org - https://www.youtube.com/ilisp - https://www.linkedin.com/company/ilisp/ Siga a Roundabout Productions no Instagram e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/roundabout.productions/ - https://www.youtube.com/@roundabout.productions Siga o Brasil 61 nas redes sociais e visite o site: - https://www.instagram.com/brasil_61/ - https://brasil61.com/ - https://www.facebook.com/Brasil61 Siga o Mises Brasil nas redes sociais, visite o site e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/mises_brasil/ - https://www.facebook.com/MisesBrasil - https://mises.org.br/ - https://www.youtube.com/@InstitutoMisesBrasil Conheça o Mises Academy: - https://lp.misesacademy.com/pos-graduacao/ - https://www.instagram.com/misesacademy/ - https://misesacademy.com/ - https://www.revistamises.org.br/misesjournal/index #liberdadeeconomica #infraero #cidade #livreiniciativa #livremercado
Episódio #66 - O surpreendente resultado do agronegócio
21-06-2023
Episódio #66 - O surpreendente resultado do agronegócio
Os resultados do PIB deste primeiro trimestre provocaram surpresa para o agronegócio, que cresceu surpreendentes 21,6%. O setor é a espinha dorsal da economia brasileira e sustenta o desenvolvimento do país. E o agronegócio tem tudo a ver com transporte e logística. Dadas suas dimensões, o Brasil possui enorme malha rodoviária, e a maior parte disso é voltada ao agro e atende o transporte rodoviário de cargas. Portanto, sempre que o agro cresce, cresce também o transporte de cargas. Mas nem tudo está bem. Embora esteja crescendo, o setor enfrenta uma série de problemas. Como depende justamente do modal rodoviário, que é relativamente pouco desenvolvido no Brasil, o agro incorre em altos custos para escoar sua produção, o que afeta desde a agricultura familiar até a agroindústria. As questões tributárias também são relevantes. O agro está diretamente ligado à "guerra fiscal" entre os estados brasileiros, o que pode ser positivo, já que promove a concorrência entre as unidades federativas. No entanto, o fato do país ser fortemente centralizado no governo federal impõe problemas. Isso tudo torna ainda mais relevante o debate relacionado à reforma tributária. No Transportar é Preciso! desta semana, Adriano Paranaiba recebe Patrícia Medeiros, advogada e responsável pelas relações institucionais e governamentais da Sociedade Rural Brasileira. O episódio celebra os resultados positivos do agronegócio e discute as perspectivas do setor, seus problemas e possíveis soluções. __________________________________________________ Siga Adriano Paranaiba nas redes sociais: - https://www.instagram.com/adrparanaiba/ - https://www.linkedin.com/in/adriano-paranaiba/ Compre o livro "Transportar é Preciso: uma proposta liberal": - https://amzn.to/3kwtby6 Siga Patrícia Medeiros nas redes sociais: - https://www.instagram.com/apmpatricia/ - https://www.linkedin.com/in/patr%C3%ADcia-arantes-de-paiva-medeiros-064157a4/ Siga a Sociedade Rural Brasileira nas redes sociais: - https://www.instagram.com/sociedaderuralbrasileira/ - https://www.linkedin.com/company/sociedade-rural-brasileira-srb/ Siga a Roundabout Productions no Instagram e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/roundabout.productions/ - https://www.youtube.com/@roundabout.productions Siga o Brasil 61 nas redes sociais e visite o site: - https://www.instagram.com/brasil_61/ - https://brasil61.com/ - https://www.facebook.com/Brasil61 Siga o Mises Brasil nas redes sociais, visite o site e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/mises_brasil/ - https://www.facebook.com/MisesBrasil - https://mises.org.br/ - https://www.youtube.com/@InstitutoMisesBrasil Conheça o Mises Academy: - https://lp.misesacademy.com/pos-graduacao/ - https://www.instagram.com/misesacademy/ - https://misesacademy.com/ - https://www.revistamises.org.br/misesjournal/index #agronegocio #agropecuaria #agro #reformatributaria #pib #transporte #logistica
Episódio #65 - Flixbus, abertura e regulação no transporte rodoviário
07-06-2023
Episódio #65 - Flixbus, abertura e regulação no transporte rodoviário
A Flixbus acaba de completar um ano e meio no mercado brasileiro de transporte rodoviário de passageiros. Com a liberação do regime de autorização no setor, a empresa alemã aproveitou a janela e se instalou no Brasil. A abertura do mercado permitiu a chegada de empresas como a Flixbus e provocou uma expansão do atendimento aos municípios brasileiros. Hoje, mais consumidores são atendidos e a qualidade do serviço prestado é cada vez maior. No entanto, as dificuldades regulatórias são muitas. A discussão sobre o Marco Regulatório do setor se tornou ampla demais, com exigências da ANTT inclusive sobre a viabilidade econômica das empresas, quando, na realidade, a preocupação deveria ser com a segurança dos passageiros. Outros fatores devem ser decididos pelo mercado e pelos consumidores. No episódio do podcast Transportar é Preciso! desta semana, Adriano Paranaiba recebe o diretor geral da Flixbus no Brasil, Edson Lopes. Adriano e Edson abordam os avanços e as discussões regulatórias no setor e celebram o segundo ano de Flixbus e de mais concorrência no Brasil. __________________________________________________ Siga Adriano Paranaiba nas redes sociais: - https://www.instagram.com/adrparanaiba/ - https://www.linkedin.com/in/adriano-paranaiba/ Compre o livro "Transportar é Preciso: uma proposta liberal": - https://amzn.to/3kwtby6 Siga Edson Lopes nas redes sociais: - https://www.linkedin.com/in/edson-lopes-5a8bba51/ Siga a Roundabout Productions no Instagram e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/roundabout.productions/ - https://www.youtube.com/@roundabout.productions Siga o Brasil 61 nas redes sociais e visite o site: - https://www.instagram.com/brasil_61/ - https://brasil61.com/ - https://www.facebook.com/Brasil61 Siga o Mises Brasil nas redes sociais, visite o site e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/mises_brasil/ - https://www.facebook.com/MisesBrasil - https://mises.org.br/ - https://www.youtube.com/@InstitutoMisesBrasil Conheça o Mises Academy: - https://lp.misesacademy.com/pos-graduacao/ - https://www.instagram.com/misesacademy/ - https://misesacademy.com/ - https://www.revistamises.org.br/misesjournal/index #ANTT #Flixbus #transporterodoviario #onibus
Episódio #64 - Governo reduz impostos sobre carros populares
31-05-2023
Episódio #64 - Governo reduz impostos sobre carros populares
Na última quinta-feira (25/05), o governo federal anunciou um pacote de medidas com o objetivo de reduzir os impostos sobre carros populares. O anúncio frustrou as expectativas no setor de transportes, já que a redução no valor dos carros não ultrapassará 10,96%, e, mesmo para que isso ocorra, deverá haver uma combinação de fatores para que os carros se enquadrem na política e tenham seus preços efetivamente reduzidos. As políticas públicas de incentivo aos carros populares e à indústria automobilística não são novidade no Brasil. De fato, sempre houve incentivos ao setor por parte do governo federal, em maior ou menor escala e sob os mais diversos argumentos. No passado, as consequências não foram das mais positivas e provocaram desde crises econômicas até profundas mudanças na mobilidade urbana do país. Qual deve ser o efeito da política desta vez? No episódio do podcast Transportar é Preciso! desta semana, Adriano Paranaiba discute as medidas anunciadas pelo governo federal e apresenta sua perspectiva sobre as consequências da política de incentivos. __________________________________________________ 00:00 Abertura 00:31 TranspoSul 2023 03:14 Governo anuncia redução de impostos sobre carros populares 07:06 O histórico de subsídios a carros populares 10:30 As políticas de incentivo aos carros no governo Dilma 13:14 O que podemos esperar da atual política? 18:45 Encerramento __________________________________________________ Siga Adriano Paranaiba nas redes sociais: - https://www.instagram.com/adrparanaiba/ - https://www.linkedin.com/in/adriano-paranaiba/ Compre o livro "Transportar é Preciso: uma proposta liberal": - https://amzn.to/3kwtby6 Siga a Roundabout Productions no Instagram e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/roundabout.productions/ - https://www.youtube.com/@roundabout.productions Siga o Brasil 61 nas redes sociais e visite o site: - https://www.instagram.com/brasil_61/ - https://brasil61.com/ - https://www.facebook.com/Brasil61 Siga o Mises Brasil nas redes sociais, visite o site e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/mises_brasil/ - https://www.facebook.com/MisesBrasil - https://mises.org.br/ - https://www.youtube.com/@InstitutoMisesBrasil Conheça o Mises Academy: - https://lp.misesacademy.com/pos-graduacao/ - https://www.instagram.com/misesacademy/ - https://misesacademy.com/ - https://www.revistamises.org.br/misesjournal/index
Episódio #63 - Como o capitalismo vai salvar o planeta?
24-05-2023
Episódio #63 - Como o capitalismo vai salvar o planeta?
Há muito ouvimos que o planeta precisa ser salvo, pois nós humanos o estamos destruindo. Já no século XVII, Thomas Malthus alertava que a humanidade caminhava para uma crise demográfica, uma vez que não teríamos comida suficiente para alimentar a população que crescia a enormes taxas. A solução malthusiana era frear o crescimento demográfico e até mesmo reduzir a população. Mas as cidades continuaram crescendo! De fato, a revolução industrial transformou as cidades e a forma como se organizam. E é dessa forma que o capitalismo melhora a vida das pessoas: a partir de inovações. Foram as inovações capitalistas que nos trouxeram até aqui, da maneira como nos organizamos hoje. A essência do capitalismo é a competição e a abertura de mercado, para que novas ideias possam surgir e solucionar problemas. Quanto mais abrirmos nossas cidades, mais ideias e soluções teremos. No episódio do podcast Transportar é Preciso! desta semana, reproduzimos a palestra de Adriano Paranaiba no LibertyCon, organizado em Recife (PE) pelo Students for Liberty Brasil. __________________________________________________ Siga Adriano Paranaiba nas redes sociais: - https://www.instagram.com/adrparanaiba/ - https://www.linkedin.com/in/adriano-paranaiba/ Compre o livro "Transportar é Preciso: uma proposta liberal": - https://amzn.to/3kwtby6 Siga a Roundabout Productions no Instagram e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/roundabout.productions/ - https://www.youtube.com/@roundabout.productions Siga o Brasil 61 nas redes sociais e visite o site: - https://www.instagram.com/brasil_61/ - https://brasil61.com/ - https://www.facebook.com/Brasil61 Siga o Mises Brasil nas redes sociais, visite o site e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/mises_brasil/ - https://www.facebook.com/MisesBrasil - https://mises.org.br/ - https://www.youtube.com/@InstitutoMisesBrasil Conheça o Mises Academy: - https://lp.misesacademy.com/pos-graduacao/ - https://www.instagram.com/misesacademy/ - https://misesacademy.com/ - https://www.revistamises.org.br/misesjournal/index Conheça o Students for Liberty Brasil: - https://www.instagram.com/sflbrasil/
Episódio #62 - A campanha do Maio Amarelo
17-05-2023
Episódio #62 - A campanha do Maio Amarelo
Um trânsito mais seguro passa pela ciência de responsabilidade dos motoristas. Essa é a intenção do Maio Amarelo, a campanha de conscientização no trânsito criada pela ONU em 2011. Como o Brasil adotou a campanha apenas em 2013, completamos neste ano 10 anos do Maio Amarelo. Este ano, a campanha se chama "Juntos Salvamos Vidas!". Todos anos, aproximadamente 1,35 milhão de pessoas morrem no trânsito em todo o mundo. O Brasil está entre os dez países onde mais pessoas morrem. Em 2019, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, tivemos mais de 290 mil acidentes em rodovias federais, com 12 mil vítimas fatais. Como defensores das ideias da liberdade, é importante reconhecer que a liberdade de indivíduo acaba quando começa a do outro. A responsabilidade acompanha a liberdade. Nesse sentido, campanhas educacionais que criam senso de responsabilização do público. Assista ao episódio desta semana do podcast Transportar é Preciso! com Adriano Paranaiba. __________________________________________________ Siga Adriano Paranaiba nas redes sociais: - https://www.instagram.com/adrparanaiba/ - https://www.linkedin.com/in/adriano-paranaiba/ Compre o livro "Transportar é Preciso: uma proposta liberal": - https://amzn.to/3kwtby6 Siga a Roundabout Productions no Instagram e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/roundabout.productions/ - https://www.youtube.com/@roundabout.productions Siga o Brasil 61 nas redes sociais e visite o site: - https://www.instagram.com/brasil_61/ - https://brasil61.com/ - https://www.facebook.com/Brasil61 Siga o Mises Brasil nas redes sociais, visite o site e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/mises_brasil/ - https://www.facebook.com/MisesBrasil - https://mises.org.br/ - https://www.youtube.com/@InstitutoMisesBrasil Conheça o Mises Academy: - https://lp.misesacademy.com/pos-graduacao/ - https://www.instagram.com/misesacademy/ - https://misesacademy.com/ - https://www.revistamises.org.br/misesjournal/index #maioamarelo #transito #cidade #segurançanotransito
Episódio #61 - Ordem espontânea e planejamento descentralizado
10-05-2023
Episódio #61 - Ordem espontânea e planejamento descentralizado
No último dia 8 de maio, Friedrich August von Hayek teria completado 124 anos. Hayek foi economista, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 1974 e autor de artigos e livros que influenciaram gerações de pensadores e políticos. Uma de suas principais lições é sobre a forma como a sociedade se organiza quando não há interferência de autoridades centrais. A ordem que surge da interação espontânea entre diferentes indivíduos é amplamente superior aos planos criados por planejadores centrais. A teoria da ordem espontânea de Hayek é especialmente importante no setor de transportes e no urbanismo, pois explica a forma como as cidades surgem e se organizam. Desde seus aspectos estéticos, passando pelas formas de transporte, até questões logísticas: as cidades são exemplo de ordem espontânea, isto é, que não se dá pela cabeça de um grupo de homens, mas pela interação de cada um dos indivíduos na sociedade. No episódio do podcast Transportar é Preciso! desta semana, Adriano Paranaiba recebe Sergio Alberich, da Roundabout Productions, para um papo em homenagem a F.A. Hayek. __________________________________________________ Leituras sugeridas de F.A. Hayek no episódio: Arrogância Fatal - https://a.co/d/7cBsaPt Prices and Production - https://mises.org/library/prices-and-production-and-other-works Direito, Legislação e Liberdade - https://mises.org/library/law-and-liberal-society-fa-hayeks-constitution-liberty Economia e Conhecimento - https://a.co/d/4ewxm4B O Uso do Conhecimento na Sociedade - https://mises.org.br/article/1665/o-uso-do-conhecimento-na-sociedade A Pretensão do Conhecimento - https://a.co/d/fxTY5Xf O Caminho da Servidão - https://a.co/d/4hDrjV6 __________________________________________________ Siga Adriano Paranaiba nas redes sociais: - https://www.instagram.com/adrparanaiba/ - https://www.linkedin.com/in/adriano-paranaiba/ Compre o livro "Transportar é Preciso: uma proposta liberal": - https://amzn.to/3kwtby6 Siga a Roundabout Productions no Instagram e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/roundabout.productions/ - https://www.youtube.com/@roundabout.productions Siga o Brasil 61 nas redes sociais e visite o site: - https://www.instagram.com/brasil_61/ - https://brasil61.com/ - https://www.facebook.com/Brasil61 Siga o Mises Brasil nas redes sociais, visite o site e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/mises_brasil/ - https://www.facebook.com/MisesBrasil - https://mises.org.br/ - https://www.youtube.com/@InstitutoMisesBrasil Conheça o Mises Academy: - https://lp.misesacademy.com/pos-graduacao/ - https://www.instagram.com/misesacademy/ - https://misesacademy.com/ - https://www.revistamises.org.br/misesjournal/index
Episódio #60 - Inteligência artificial no transporte rodoviário
03-05-2023
Episódio #60 - Inteligência artificial no transporte rodoviário
Muitos têm medo do avanço tecnológico, porque acreditam que vão perder seus empregos ou ficar para trás na competição de mercado. No entanto, o fato é que a tecnologia chega para melhorar os serviços prestados e fazer melhor uso dos recursos, o que deixa toda a sociedade em uma situação melhor. Esse é o caso da Embarca, uma empresa que une inteligência artificial ao mercado de transporte rodoviário em um marketplace moderno e inteligente. De um lado, agradecem os consumidores, que têm acesso a passagens de ônibus mais baratas. Do outro, ganham os operadores, que antecipam seu planejamento e têm suas poltronas sempre ocupadas. No episódio do podcast Transportar é Preciso! desta semana, Adriano Paranaiba recebe o CEO e fundador da Embarca, Felipe Gulin, para um papo sobre o uso da inteligência artificial no transporte rodoviário. __________________________________________________ Siga Adriano Paranaiba nas redes sociais: - https://www.instagram.com/adrparanaiba/ - https://www.linkedin.com/in/adriano-paranaiba/ Compre o livro "Transportar é Preciso: uma proposta liberal": - https://amzn.to/3kwtby6 Siga Felipe Gulin nas redes sociais: - https://www.linkedin.com/in/felipegulin/ Conheça a Embarca: - https://www.embarca.ai/ - https://www.instagram.com/embarca.ai/ Siga o Mova-se Fórum de Mobilidade nas redes sociais e visite o site: - https://www.instagram.com/movaseforumdemobilidade/ - https://mova-seforum.com.br/ Siga o Brasil 61 nas redes sociais e visite o site: - https://www.instagram.com/brasil_61/ - https://brasil61.com/ - https://www.facebook.com/Brasil61 Siga a Roundabout Productions no Instagram e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/roundabout.productions/ - https://www.youtube.com/@roundabout.productions Siga o Mises Brasil nas redes sociais, visite o site e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/mises_brasil/ - https://www.facebook.com/MisesBrasil - https://mises.org.br/ - https://www.youtube.com/@InstitutoMisesBrasil Conheça o Mises Academy: - https://lp.misesacademy.com/pos-graduacao/ - https://www.instagram.com/misesacademy/ - https://misesacademy.com/ - https://www.revistamises.org.br/misesjournal/index #marketplace #antt #transporterodoviario #inteligenciaartificial
Episódio #59 - Conheça os vouchers de transporte
26-04-2023
Episódio #59 - Conheça os vouchers de transporte
Os subsídios são uma solução ruim para os problemas de mobilidade urbana. Por um lado, congelam os preços das passagens e dão previsibilidade ao usuário, mas, por outro, criam incentivos ruins para as empresas prestadoras do serviço de transporte e tendem a reduzir, ao longo do tempo, a qualidade do serviço prestado. Nas palavras de Murray Rothbard, em "Indivíduo, Economia e Mercado": “Os subsídios prolongam a vida das empresas ineficientes e impedem a flexibilidade do mercado de satisfazer plenamente as necessidades do consumidor. Quanto maior a extensão do subsídio governamental, mais o mercado é impedido de funcionar, mais recursos são congelados de maneiras ineficientes e menor será o padrão de vida de todos". Mas há iniciativas para diminuir a dependência de subsídios e reverter a realidade do transporte nos municípios brasileiros. Uma dessas ideias pró liberdade partiu do vereador Jessé Sangalli, que propôs uma espécie de "voucher do transporte". Entenda a proposta e seus efeitos no transporte coletivo e nas contas públicas de Porto Alegre. No episódio do podcast Transportar é Preciso! desta semana, Adriano Paranaiba recebe o vereador de Porto Alegre (RS) Jessé Sangalli, para um papo sobre o "voucher do transporte" como solução para os altos subsídios bancados pelo governo. __________________________________________________ Siga Adriano Paranaiba nas redes sociais: - https://www.instagram.com/adrparanaiba/ - https://www.linkedin.com/in/adriano-paranaiba/ Compre o livro "Transportar é Preciso: uma proposta liberal": - https://amzn.to/3kwtby6 Siga Jessé Sangalli nas redes sociais: - https://www.instagram.com/jessesangalli/ - https://www.instagram.com/destruindonarrativas/ Siga o Mova-se Fórum de Mobilidade nas redes sociais e visite o site: - https://www.instagram.com/movaseforumdemobilidade/ - https://mova-seforum.com.br/ Siga o Brasil 61 nas redes sociais e visite o site: - https://www.instagram.com/brasil_61/ - https://brasil61.com/ - https://www.facebook.com/Brasil61 Siga a Roundabout Productions no Instagram e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/roundabout.productions/ - https://www.youtube.com/@roundabout.productions Siga o Mises Brasil nas redes sociais, visite o site e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/mises_brasil/ - https://www.facebook.com/MisesBrasil - https://mises.org.br/ - https://www.youtube.com/@InstitutoMisesBrasil Conheça o Mises Academy: - https://lp.misesacademy.com/pos-graduacao/ - https://www.instagram.com/misesacademy/ - https://misesacademy.com/ - https://www.revistamises.org.br/misesjournal/index #transportecoletivo #portoalegre #voucher #subsidio #subsidios #prefeitura
Episódio #58 - Planejamento central ou ordem espontânea?
19-04-2023
Episódio #58 - Planejamento central ou ordem espontânea?
Você tem medo de viver em um país comunista, onde o estado participa de cada decisão tomada dentro de sua própria casa? Pois, nós já vivemos essa realidade. No Brasil, órgãos do governo invadem propriedades privadas para determinar como os indivíduos devem construir, quando poderão morar em suas casas e até mesmo se o poderão fazer. O estado dita as regras nas cidades, do alto de sua arrogância como planejador central. No entanto, se analisarmos o sucesso das cidades, medido em mobilidade, transporte e qualidade de vida, qual arranjo oferece o melhor caminho: planejamento central ou ordem espontânea. Em outras palavras, o estado por meio de suas agências, com especialistas distantes e escondidos da realidade, ou cada uma das pessoas que de fato moram e vivem nas cidades? O episódio do podcast Transportar é Preciso! desta semana reproduz a palestra de Adriano Paranaiba no Fórum da Liberdade 2023. __________________________________________________ Siga Adriano Paranaiba nas redes sociais: - https://www.instagram.com/adrparanaiba/ - https://www.linkedin.com/in/adriano-paranaiba/ Compre o livro "Transportar é Preciso: uma proposta liberal": - https://amzn.to/3kwtby6 Siga o Mova-se Fórum de Mobilidade nas redes sociais e visite o site: - https://www.instagram.com/movaseforumdemobilidade/ - https://mova-seforum.com.br/ Siga o Brasil 61 nas redes sociais e visite o site: - https://www.instagram.com/brasil_61/ - https://brasil61.com/ - https://www.facebook.com/Brasil61 Siga a Roundabout Productions no Instagram e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/roundabout.productions/ - https://www.youtube.com/@roundabout.productions Siga o Mises Brasil nas redes sociais, visite o site e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/mises_brasil/ - https://www.facebook.com/MisesBrasil - https://mises.org.br/ - https://www.youtube.com/@InstitutoMisesBrasil Conheça o Mises Academy: - https://lp.misesacademy.com/pos-graduacao/ - https://www.instagram.com/misesacademy/ - https://misesacademy.com/ - https://www.revistamises.org.br/misesjournal/index #urbanismo #arquitetura #mobilidade #mobilidadeurbana #brasilia #podcast #planejamentocentral #janejacobs #cidade
Episódio #57 - Problemas e soluções do trânsito de Goiânia
12-04-2023
Episódio #57 - Problemas e soluções do trânsito de Goiânia
Goiânia, como a maioria das grandes cidades brasileiras, sofre com um trânsito caótico. Um dos reflexos desse caos é a enorme quantidade de multas aplicadas aos condutores em Goiânia. Mas qual a razão disso? É o motoristas que não respeita as leis de trânsito ou a comunicação das regras que é mal feita? O primeiro impulso das autoridades que planejam o trânsito é multar. Embora exista um componente de que, quando dói no bolso, as pessoas respeitam, há também a necessidade de informar às pessoas o que é que elas precisam respeitar. Uma possível solução para o trânsito é a adoção de modais alternativos, mas as cidades ainda são extremamente perigosas para os ciclistas, por exemplo. É possível adotar aquilo que funciona em outros países? De maneira geral, não temos incentivos e parece que só trazemos de fora aquilo que serve para punir as pessoas - como tecnologias de aplicação de multas ou pedágios urbanos. Por fim, será que tantos problemas poderiam ser solucionados por um bom plano de mobilidade urbana? Faz pouco sentido depositar as esperanças em um documento que, por definição, não acompanha a dinâmica mutante do trânsito nas grandes cidades. Ouça a entrevista do nosso apresentador, Adriano Paranaiba, à Rádio CBN de Goiânia. __________________________________________________ Pontos-chave: 00:00 Introdução 03:15 A indústria da multa 16:44 Os ônibus elétricos em GO 25:18 O regime de autorização no transporte rodoviário interestadual 35:06 Encerramento __________________________________________________ Siga Adriano Paranaiba nas redes sociais: - https://www.instagram.com/adrparanaiba/ - https://www.linkedin.com/in/adriano-paranaiba/ Compre o livro "Transportar é Preciso: uma proposta liberal": - https://amzn.to/3kwtby6 Siga o Mova-se Fórum de Mobilidade nas redes sociais e visite o site: - https://www.instagram.com/movaseforumdemobilidade/ - https://mova-seforum.com.br/ Siga o Brasil 61 nas redes sociais e visite o site: - https://www.instagram.com/brasil_61/ - https://brasil61.com/ - https://www.facebook.com/Brasil61 Siga a Roundabout Productions no Instagram e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/roundabout.productions/ - https://www.youtube.com/@roundabout.productions Siga o Mises Brasil nas redes sociais, visite o site e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/mises_brasil/ - https://www.facebook.com/MisesBrasil - https://mises.org.br/ - https://www.youtube.com/@InstitutoMisesBrasil Conheça o Mises Academy: - https://lp.misesacademy.com/pos-graduacao/ - https://www.instagram.com/misesacademy/ - https://misesacademy.com/ - https://www.revistamises.org.br/misesjournal/index #goiania #transito #multas #multa #bicicleta #cbn
Episódio #56 - O mês de março no mundo dos transportes
05-04-2023
Episódio #56 - O mês de março no mundo dos transportes
Março foi marcado por algumas "gafes" de governantes no mundo dos transportes. No Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite voltou atrás em sua promessa de campanha de não instalar pedágios na rodovia RS-118. Em Goiás, o governador Ronaldo Caiado atacou empresa por pedido de suspensão do processo de licitação de ônibus elétricos. O governador chamou a empresa de "facção criminosa". Mas também tivemos notícia boa! O STF julga constitucional a adoção do regime de autorização para o transporte rodoviário interestadual de passageiros, o que deve melhorar a oferta de serviços. No episódio do podcast Transportar é Preciso! desta semana, Adriano Paranaiba comenta algumas das notícias mais importantes do mês de março. Compartilhe! __________________________________________________ Links das notícias: - https://www.oreporter.net/eduardo-leite-so-mudou-o-nome-e-rs-118-pode-ter-pedagio/ - https://www.podergoias.com.br/materia/14110/caiado-denuncia-tentativa-da-enel-de-undefinedmelarundefined-licitacao-de-onibus-eletricos-para-eixo-anhanguera - https://diariodotransporte.com.br/2023/03/24/com-maioria-ja-formada-stf-julga-constitucional-a-adocao-do-regime-de-autorizacao-para-o-transporte-rodoviario-interestadual-de-passageiros/ - https://diariodotransporte.com.br/2023/04/04/antt-inclui-revisao-do-marco-regulatorio-do-transporte-rodoviario-interestadual-de-passageiros-em-agenda-regulatoria-do-bienio/ __________________________________________________ Siga Adriano Paranaiba nas redes sociais: - https://www.instagram.com/adrparanaiba/ - https://www.linkedin.com/in/adriano-paranaiba/ Compre o livro "Transportar é Preciso: uma proposta liberal": - https://amzn.to/3kwtby6 Siga o Mova-se Fórum de Mobilidade nas redes sociais e visite o site: - https://www.instagram.com/movaseforumdemobilidade/ - https://mova-seforum.com.br/ Siga o Brasil 61 nas redes sociais e visite o site: - https://www.instagram.com/brasil_61/ - https://brasil61.com/ - https://www.facebook.com/Brasil61 Siga a Roundabout Productions no Instagram e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/roundabout.productions/ - https://www.youtube.com/@roundabout.productions Siga o Mises Brasil nas redes sociais, visite o site e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/mises_brasil/ - https://www.facebook.com/MisesBrasil - https://mises.org.br/ - https://www.youtube.com/@InstitutoMisesBrasil Conheça o Mises Academy: - https://lp.misesacademy.com/pos-graduacao/ - https://www.instagram.com/misesacademy/ - https://misesacademy.com/ - https://www.revistamises.org.br/misesjournal/index #pedagio #noticias #governador #goias #riograndedosul #buser #trip #transportes
Episódio #55 - Os dilemas do transporte urbano coletivo
29-03-2023
Episódio #55 - Os dilemas do transporte urbano coletivo
O Brasil é o país do ônibus. Somos referência na produção de todo tipo de ônibus e estamos na linha de frente da inovação tecnológica, como na produção de veículos movidos a gás metano, por exemplo. No entanto, o veículo de transporte urbano mais tradicional e importante do país é também um dos mais preteridos em políticas públicas. Diferentes governos tendem a favorecer os desígnios do político da vez, invariavelmente encantado por alguma solução que deve ser a panaceia para os problemas urbanos. A moda agora são os ônibus elétricos ou a adoção da tarifa zero. As cidades brasileiras precisam de um planejamento que resista às mudanças políticas. Precisamos de "políticas de estado", e não de "políticas de governo". A solução dos congestionamentos nas vias, das passagens altas e dos ônibus lotados passa por um debate que entenda a importância do transporte coletivo urbano realizado pelo ônibus. No episódio do podcast Transportar é Preciso! desta semana, Adriano Paranaiba recebe Antônio Ferro, editor da Revista AutoBus. __________________________________________________ Siga Adriano Paranaiba nas redes sociais: - https://www.instagram.com/adrparanaiba/ - https://www.linkedin.com/in/adriano-paranaiba/ Compre o livro "Transportar é Preciso: uma proposta liberal": - https://amzn.to/3kwtby6 Leia a última edição da Revista AutoBus: - https://www.revistaautobus.com.br/themes/wc_autobus/revista-digital/72edicao/emkt/ Siga a Revista AutoBus nas redes sociais e visite o site: - https://www.instagram.com/revistaautobus/ - https://revistaautobus.com.br/ Siga o Mova-se Fórum de Mobilidade nas redes sociais e visite o site: - https://www.instagram.com/movaseforumdemobilidade/ - https://mova-seforum.com.br/Siga o Brasil 61 nas redes sociais e visite o site: - https://www.instagram.com/brasil_61/ - https://brasil61.com/ - https://www.facebook.com/Brasil61 Siga a Roundabout Productions no Instagram e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/roundabout.productions/ - https://www.youtube.com/@roundabout.productions Siga o Mises Brasil nas redes sociais, visite o site e inscreva-se no canal do YouTube: - https://www.instagram.com/mises_brasil/ - https://www.facebook.com/MisesBrasil - https://mises.org.br/ - https://www.youtube.com/@InstitutoMisesBrasil Conheça o Mises Academy: - https://lp.misesacademy.com/pos-graduacao/ - https://www.instagram.com/misesacademy/ - https://misesacademy.com/ - https://www.revistamises.org.br/misesjournal/index #mobilidadeurbana #transportecoletivo #onibus