PODCAST

Braincast

B9

Braincast é o seu posto avançado no futuro, que debate a intersecção entre a criatividade, tecnologia, cultura digital, inovação e negócios.
Verdades e mitos do carro elétrico
Dentre as muitas apostas para o futuro da indústria automobilística, a maior parte delas passa pela eletrificação de veículos. E esse futuro tão aguardado chegou, com o lançamento dos primeiros carros elétricos no mercado. Sim, hoje já é possível adquirir e viajar em um carro 100% elétrico, sem motor e carregável na parede da sua casa. Mas ao mesmo tempo, a desconfiança do público e o desconhecimento das novas tecnologias levam ao desencontro de várias informações quanto à autonomia, potência e eficiência dos novos veículos. Para o usuário, fica a dúvida: esses carros elétricos funcionam mesmo? Quais as diferenças dos novos modelos para os tradicionais? E estamos prontos para uma nova era do carro no nosso dia a dia? No Braincast 436, Carlos Merigo conversa com João Oliveira, Diretor Geral de Operações e Inovação da Volvo, diretamente de dentro de um XC40 Recharge Pure Electric - a aposta da Volvo Cars para trazer a eletrificação para o Brasil. Enquanto eles debatem sobre as novidades e a importância desse tipo de veículo, vamos acompanhar a experiência de dirigir na prática um carro elétrico - com direito a dúvidas da audiência e até aquelas perguntas que ninguém tem coragem de fazer, mas a gente fez! _____ VOLVO Há algumas semanas, o minuto da Volvo no Braincast tem sido um mergulho - presencial - no novo XC40 Recharge Pure Electric. Sim, o Carlos Merigo foi até a montanha e conferiu de perto cada detalhe do primeiro carro 100% elétrico da Volvo. O programa de hoje, é o resultado completo dessa aventura. E aproveitando essa jornada, é importante a gente chamar atenção para os sistemas de segurança do XC40 Recharge Pure Electric. O Júlio Alonso, que é especialista de produtos da Volvo, explicou pra gente todos os sistemas automatizados criados para ajudar o motorista a tomar decisões mais seguras e cuidar de quem está dentro e fora do primeiro carro 100% elétrico da Volvo. Conheça o XC40 acessando o site volvocars.com e reserve já o seu. _____ ASSINE O BRAINCAST E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO FECHADO Assinando o Braincast você pode interagir com a gente em grupos fechados no Facebook e Telegram, além de receber conteúdo exclusivo. Faça download do PicPay para iOS ou Android, clique em “Pagar”e procure pelo Braincast, ou então acesse a URL: picpay.me/braincast _____ QUAL É A BOA Para saber mais informações sobre as indicações dos podcasters da mesa, acesse http://qualeaboa.b9.com.br. _____ O Braincast é uma produção B9 Apresentação: Carlos Merigo 
Coordenação Geral: Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo 
Produção: Bia Souza 
Apoio à pauta: Hiago Vinicius 
Edição: Mariana Leão, com a supervisão de Alexandre Potascheff e apoio de Angie Lopez 
Identidade Sonora: Nave, com Direção Artística de Oga Mendonça 
Identidade Visual: Johnny Brito 
Coordenação Digital: Agê Barros, Pedro Strazza e Hiago Vinicius
 Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zennaro
Ontem
57 min
Como o Pinterest cria tendências e influencia os negócios?
Nas últimas semanas, o Pinterest, rede com mais de 46 milhões de usuários ativos só no Brasil, divulgou a nova versão do Pinterest Predicts. O relatório de tendências da plataforma é divulgado todos os anos, compilando dados e interesse sobre os principais temas da rede, para apontar as tendências em estilo, moda, arte para o ano seguinte. Neste ano, o relatório foi desenvolvido em parceria com a Elle Brasil e está disponível para download online. No Braincast de hoje, Carlos Merigo e Soraia Alves conversam com Luis Benini, Business Marketing Lead LatAm do Pinterest e Patricia Oyama, Editora da revista ELLE. Neste papo, vamos entender o que são tendências e qual sua importância para o mercado e o público consumidor. Conversamos também sobre o papel da tecnologia para apontar e identificar tendências e como as redes sociais podem ensinar os negócios a entender melhor o seu público. _____ PINTEREST Os dados não mentem: quem apostou no Pinterest, acertou. Só no ano passado, 8 das 10 tendências que o Pinterest previu se realizaram. E neste ano, o Pinterest se juntou com outra especialista em tendências para transformar cada pin em insight para você. Chegou a hora de você conferir o Relatório de Tendências Pinterest + ELLE Brasil. Saiba o que a sua audiência vai buscar, salvar e comprar neste fim de ano. E o que fazer com essas informações. São várias tendências em moda, beleza e decoração reunidas e compiladas para você entender o que tá na cabeça de quem está fazendo a cabeça das pessoas. Acesse www.business.pinterest.com/blog e baixe agora! _____ ASSINE O BRAINCAST E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO FECHADO Assinando o Braincast você pode interagir com a gente em grupos fechados no Facebook e Telegram, além de receber conteúdo exclusivo. Faça download do PicPay para iOS ou Android, clique em “Pagar”e procure pelo Braincast, ou então acesse a URL: picpay.me/braincast _____ QUAL É A BOA Para saber mais informações sobre as indicações dos podcasters da mesa, acesse http://qualeaboa.b9.com.br. _____ O Braincast é uma produção B9 Apresentação: Carlos Merigo 
Coordenação Geral: Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo 
Produção: Bia Souza 
Apoio à pauta: Hiago Vinicius 
Edição: Mariana Leão, com a supervisão de Alexandre Potascheff e apoio de Angie Lopez 
Identidade Sonora: Nave, com Direção Artística de Oga Mendonça 
Identidade Visual: Johnny Brito 
Coordenação Digital: Agê Barros, Pedro Strazza e Hiago Vinicius
 Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zennaro
Há 3 dias
55 min
Guia Sleeping Giants de Ativismo Digital
Nos últimos anos, as constantes revelações de esquemas complexos (e, muitas vezes, potencialmente criminosos) de campanhas políticas na internet podem ter feito as pessoas se desinteressarem do ativismo digital, uma das grandes promessas para a disputa política no século XXI. Aparentemente, sem usina de fake news, gestão massiva de comunidades, investimento pesado em dark posts e controle profundo de comunidades ocultas, pode ser impossível promover suas ideias na internet. Mesmo assim, algumas pessoas e pequenos grupos se organizam para tentar inverter essa lógica. E, mesmo sem dinheiro, conhecimentos avançados ou acesso a dados secretos das pessoas, iniciativas surgem o tempo todo no mundo tentando promover a luta digital. Uma das mais efetivas, sem dúvida, foram os Sleeping Giants, que há pouco mais de um ano impõem perdas milionárias a sites de desinformação, promovendo campanhas de boicote e cobrança a seus patrocinadores nas redes sociais. No Braincast 435, Carlos Merigo, Ana Freitas, Alexandre Maron e Oga Mendonça conversam com Leonardo Leal, um dos fundadores do Sleeping Giants BR, para saber como (e por que) fazer ativismo digital em 2021. _____ VOLVO Há algumas semanas, o minuto da Volvo no Braincast tem sido um mergulho - presencial - no novo XC40 Recharge Pure Electric. Sim, o Carlos Merigo foi até a montanha e conferiu de perto cada detalhe do primeiro carro 100% elétrico da Volvo. Dessa vez, Merigo trouxe Julio Alonso, que é especialista Volvo de produtos, para tirar todas nossas dúvidas sobre a potência dos carros elétricos no dia a dia. Descubra qual é a potência do XC40 elétrico, conheça a estabilidade desse carro e saiba até mesmo quanto tempo ele leva para ir de 0 a 100 km/h. Conheça o XC40 acessando o site volvocars.com e reserve já o seu. A autonomia está em conformidade com os ciclos de condução WLTP e EPA mas pode variar em ambiente real. Os valores são baseados no objetivo preliminar. A aguardar a certificação final do veículo. _____ WHATSAPP Vem cá, você tá cuidando direito da sua segurança online? Proteção de dados nunca é demais. Só que no meio de tantos protocolos e aplicativos, muitas vezes a gente acaba esquecendo de olhar para as formas mais básicas de se proteger na internet. E é por isso que o WhatsApp me convidou para dar uma dica importante aqui. Por exemplo, você já deve ter ouvido falar daquele golpe em que invadem seu WhatsApp e mandam mensagens para seus contatos. Tá certo que, a cada dia, os fraudadores inventam novas técnicas e tecnologias para nos enganar. Mas muita gente ainda cai nesse golpe por causa do código de ativação. O código de ativação é aquele número de 6 dígitos que você recebe por SMS toda vez que faz login no seu WhatsApp em algum outro celular - quando você compra um novo, por exemplo. Regra de ouro: nunca passe esse código para ninguém. Sim, sem perceber, tem muita gente compartilhando o código que dá acesso a todo o seu WhatsApp, agenda e informações pessoais. Os fraudadores se passam por fornecedores, amigos, e inventam uma história qualquer pra te convencer a passar essa sequência de números. Então, se um dia você receber um SMS com um código de ativação, não mande esse número pra ninguém. Pode ser alguém tentando acessar sua conta no WhatsApp. Afinal, todo mundo pode cair em golpes, mas todo mundo pode evitar. Valeu pela dica, WhatsApp! _____ ASSINE O BRAINCAST E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO FECHADO Assinando o Braincast você pode interagir com a gente em grupos fechados no Facebook e Telegram, além de receber conteúdo exclusivo. Faça download do PicPay para iOS ou Android, clique em “Pagar”e procure pelo Braincast, ou então acesse a URL: picpay.me/braincast _____ QUAL É A BOA Para saber mais informações sobre as indicações dos podcasters da mesa, acesse http://qualeaboa.b9.com.br. _____ O Braincast é uma produção B9 Apresentação: Carlos Merigo 
Coordenação Geral: Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo 
Produção: Bia Souza 
Apoio à pauta: Hiago Vinicius 
Edição: Mariana Leão, com a supervisão de Alexandre Potascheff e apoio de Angie Lopez 
Identidade Sonora: Nave, com Direção Artística de Oga Mendonça 
Identidade Visual: Johnny Brito 
Coordenação Digital: Agê Barros, Pedro Strazza e Hiago Vinicius
 Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zennaro
01-12-2021
1 hora 51 min
Detox GAFA: é possível bloquear Google, Amazon, Facebook e Apple?
Não é difícil perceber a influência que a GAFA - sigla que denomina as "big techs" mais importantes do mundo: Google, Amazon, Facebook (agora Meta) e Apple - exerce em nossas vidas. Para muitos, essa participação cada vez maior no nosso dia a dia gera controle, dependência e um uso massivo e pouco ético de nossos dados. A solução mais óbvia é romper o contato com essas grandes companhias e iniciar uma vida online mais saudável, independente e autônoma. Certo? No Braincast 434, Carlos Merigo, Luiz Yassuda e Pedro Strazza, conversam sobre por que tomar esse passo é menos simples do que parece. Nos últimos anos, muitos tentaram e - quase - todos falharam na missão de se livrar das big techs, que já conquistaram espaço nos cantos mais obscuros da internet (e fora dela também). Você pode desligar aparelhos, desinstalar aplicativos, deletar contas e parar de fazer pedidos - e ainda assim eles estarão nos seus mapas, nos sistemas operacionais e em qualquer coisa que nos integre ao mundo digital. E afinal, o que isso significa? Será que essa "dependência" causa tantos danos como imaginamos - e se livrar delas é realmente a solução? _____ VOLVO Desde a semana passada, o minuto da Volvo no Braincast tem sido um mergulho - presencial - no novo XC40 Recharge Pure Electric. Sim, o Carlos Merigo foi até a montanha e conferiu de perto cada detalhe do primeiro carro 100% elétrico da Volvo. Hoje, você acompanha o Merigo entrando no XC 40, uma experiência única com a chave que destrava as portas só com a aproximção. E com luzes de cabine, teto solar panorâmico, carregador de celular por indução e todas as vantagens do sistema Automotivo Google embarcado, esse carro elétrico chegou para fazer a diferença, antes mesmo de você dar a partida. Conheça o XC40 acessando o site volvocars.com e reserve já o seu. _____ ASSINE O BRAINCAST E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO FECHADO Assinando o Braincast você pode interagir com a gente em grupos fechados no Facebook e Telegram, além de receber conteúdo exclusivo. Faça download do PicPay para iOS ou Android, clique em “Pagar”e procure pelo Braincast, ou então acesse a URL: picpay.me/braincast _____ QUAL É A BOA Para saber mais informações sobre as indicações dos podcasters da mesa, acesse http://qualeaboa.b9.com.br. _____ O Braincast é uma produção B9 Apresentação: Carlos Merigo 
Coordenação Geral: Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo 
Produção: Bia Souza 
Apoio à pauta: Hiago Vinicius 
Edição: Mariana Leão, com a supervisão de Alexandre Potascheff e apoio de Angie Lopez 
Identidade Sonora: Nave, com Direção Artística de Oga Mendonça 
Identidade Visual: Johnny Brito 
Coordenação Digital: Agê Barros, Pedro Strazza e Hiago Vinicius
 Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zennaro
24-11-2021
1 hora 20 min
Ancestralidade: transformando o presente, inspirando o futuro
No dia da Consciência Negra, o podcast Mamilos ocupa o feed de diversos programas da Rede B9 para uma reflexão sobre escuta, memória e legado. Saiba mais acessando mamilos.b9.com.br. Todo mundo tem pai e mãe. Seu pai e sua mãe têm pai e mãe. Os pais e mães deles também. E assim por diante. Formalmente, é essa linha que tende ao infinito que forma o que chamamos de antepassados. Os nossos ancestrais. Os estudos de História revelam que grande parte das culturas, em algum momento, sentiram necessidade de se relacionar com eles, se conectando e reverenciando as sabedorias, os sorrisos, as memórias - boas ou ruins - faziam falta, e precisavam se manter vivas de alguma forma. Nós não somos diferentes, mobilizando até mesmo a ciência e pesquisas em genética em busca de quem nos antecedeu. Mas o que uma família, uma tribo, um povo perdem quando essa linha do tempo é apagada, borrada ou até mesmo roubada? De que formas é possível romper essa conexão com o passado? Hoje, como um conteúdo especial da Rede B9 de podcasts para o Dia da Consciência Negra, reunimos os nossos ouvintes, nossas vozes e nossas plataformas para um debate sobre o significado, a importância, as estratégias e as lições do povo negro brasileiro no culto à ancestralidade como ferramenta de luta, autocompreensão e resistência. A advogada e escritora Juliana Souza e o apresentador do podcast "História Preta", Thiago André, fazem esse diálogo com Cris Bartis e Ju Wallauer. Vamos juntos. _____ FALE CONOSCO . Email: mamilos@b9.com.br _____ EQUIPE MAMILOS Mamilos é uma produção do B9 A apresentação é de Cris Bartis e Ju Wallauer Pra ouvir todos episódios, assine nosso feed ou acesse mamilos.b9.com.br Quem coordenou essa produção foi a Beatriz Souza. O apoio à pauta e pesquisa foram de Hiago Vinícius e Jaqueline Costa. A edição foi de Gabriel Pimentel e as trilhas sonoras, de Angie Lopez. A identidade visual é de Helô D’Angelo. A curadoria nos programas de história é realizada por Déia Freitas. A publicação ficou por conta do Agê Barros. O B9 tem direção executiva de Cris Bartis, Ju Wallauer e Carlos Merigo. A coordenação digital é do Pedro Strazza, Soraia Alves, Matheus Fiore e Costa Gustavo e o atendimento e negócios é feito por Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane, Luzi Santana e Telma Zenaro.
20-11-2021
1 hora 16 min
Vida pós-pandemia: voltar é tão fácil como imaginamos?
Desde o primeiro dia de pandemia decretada e isolamento social, as pessoas se questionam como seria a humanidade depois de tanto tempo de afastamento. Para alguns, no "novo normal" a humanidade se tornaria mais solidária, generosa e valorizaria as pequenas coisas. Para outros, permaneceríamos egoístas, destratando o meio ambiente e até piores em comportamento. Após 2 anos, a volta ao mundo presencial tem sido mais lenta do que imaginamos, mas já dá pra perceber que as mudanças são mais sutis do que esperávamos. Mas que elas existem, existem... No Braincast 433, Carlos Merigo, Alexandre Maron, Ana Freitas, Oga Mendonça e Marko Mello se encontram pela primeira vez no estúdio do Braincast para uma gravação presencial após o início da pandemia para discutir... como está a volta ao mundo presencial. O que mudou? Quais as dificuldades que surgem - e quais os problemas que já estavam lá, mas tínhamos nos esquecido? O que ninguém tem coragem de falar, mas a gente fala, sobre o dia a dia da volta ao trabalho presencial? _____ VOLVO Desde a semana passada, o minuto da Volvo no Braincast tem sido um mergulho - presencial - no novo XC40 Recharge Pure Electric. Sim, o Carlos Merigo foi até a montanha e conferiu de perto cada detalhe do primeiro carro 100% elétrico da Volvo. E depois de investigar o design, vamos conhecer nessa semana o porta-malas de abertura elétrica e sensor acionável com o pé, o bagageiro frontal (afinal, se o carro elétrico dispensa motor à combustão, sobra mais espaço para você aproveitar como quiser), além de várias outras vantagens do espaço externo desse carro, que está chegando agora ao Brasil para transformar o universo automotivo. Conheça o XC40 acessando o site volvocars.com e reserve já o seu. _____ ASSINE O BRAINCAST E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO FECHADO Assinando o Braincast você pode interagir com a gente em grupos fechados no Facebook e Telegram, além de receber conteúdo exclusivo. Faça download do PicPay para iOS ou Android, clique em “Pagar”e procure pelo Braincast, ou então acesse a URL: picpay.me/braincast _____ QUAL É A BOA Para saber mais informações sobre as indicações dos podcasters da mesa, acesse http://qualeaboa.b9.com.br. _____ O Braincast é uma produção B9 Apresentação: Carlos Merigo 
Coordenação Geral: Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo 
Produção: Bia Souza 
Apoio à pauta: Hiago Vinicius 
Edição: Mariana Leão, com a supervisão de Alexandre Potascheff e apoio de Angie Lopez 
Identidade Sonora: Nave, com Direção Artística de Oga Mendonça 
Identidade Visual: Johnny Brito 
Coordenação Digital: Agê Barros, Pedro Strazza e Hiago Vinicius
 Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zennaro
18-11-2021
1 hora 25 min
Metaverso: futuro da internet ou delírio digital?
Realidades virtuais, avatares customizados, encontros que só existem mediados por uma tela. O "metaverso" é um universo virtual há muito tempo sonhado por escritores, cineastas, engenheiros de software e aficcionados por tecnologia. Há muito tempo essa ideia tem sido tema de distopias, filmes e jogos, levantando dilemas éticos e dúvidas operacionais que há muito inspiram os rumos que os principais executivos de tecnologia do mundo tendem a tomar. Ainda não podemos dizer que esse universo virtual já seja realidade, apesar dos esforços do Cinema 3D, da realidade aumentada e de games que simulam "vidas paralelas" que continuam acontecendo mesmo quando você está offline. Mas o jogo pareceu virar nas últimas semanas, quando uma das empresas mais importantes do mundo comunicou uma mudança de nome - de Facebook para Meta, um nome que veio diretamente do conceito de Metaverso, anunciando uma aceleração de rota rumo a esse universo digital paralelo com todo o dinheiro e especialidades do Vale do Silício. No Braincast 432, Carlos Merigo, Ana Freitas, Alexandre Maron, Cris Dias e Oga Mendonça conversam sobre o metaverso, e as experiências, tentativas e teorias que existem sobre o tema - além dos dilemas éticos, desafios e mitos sobre a sua implementação. _____ VOLVO Há algumas semanas, o Braincast, em parceria com a Volvo, vem falando sobre o XC 40 Recharge Pure Electric - o primeiro carro 100% elétrico da Volvo, que está chegando agora ao Brasil. E daqui pra frente, Carlos Merigo conduz você numa jornada diretamente do carro - para que você descubra, junto com ele, como cada detalhe funciona na prática. Pelos próximos episópdios, vamos descobrir os aspectos desse carro - um pedacinho de cada vez. E como não podia deixar de ser, o primeiro momento dessa conversa é uma audiodescrição do design do veículo - em muito diferente de um carro tradicional, seja por soluções inovadoras de design, seja pela possibilidade de abrir mão de algumas ferramentas do carro a combustível. Conheça o XC40 acessando o site volvocars.com e reserve já o seu. _____ ASSINE O BRAINCAST E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO FECHADO Assinando o Braincast você pode interagir com a gente em grupos fechados no Facebook e Telegram, além de receber conteúdo exclusivo. Faça download do PicPay para iOS ou Android, clique em “Pagar”e procure pelo Braincast, ou então acesse a URL: picpay.me/braincast _____ QUAL É A BOA Para saber mais informações sobre as indicações dos podcasters da mesa, acesse http://qualeaboa.b9.com.br. _____ O Braincast é uma produção B9 Apresentação: Carlos Merigo 
Coordenação Geral: Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo Produção: Bia Souza 
Apoio à pauta: Hiago Vinicius 
Edição: Mariana Leão, com a supervisão de Alexandre Potascheff e apoio de Angie Lopez 
Identidade Sonora: Nave, com Direção Artística de Oga Mendonça 
Identidade Visual: Johnny Brito
 Coordenação Digital: Agê Barros, Pedro Strazza e Hiago Vinicius
 Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zennaro
10-11-2021
1 hora 54 min
Telegram e Eleições: o inimigo agora é outro?
No dia 4 de outubro, praticamente todos os serviços do (ainda assim chamado) Facebook saíram do ar por horas. Sem WhatsApp, Facebook e Instagram, um outro serviço virou protagonista das comunicações instantâneas. Assim, do dia para a noite o Telegram ganhava mais de 70 milhões de usuários. Mas essa adesão massiva apenas acelerou uma tendência há um bom tempo observada no debate da internet - longe de ser "o novo WhatsApp", o Telegram vem crescendo continuamente em usuários ativos e relevância na rede. Apesar de muito parecido na essência, o Telegram oferece uma experiência de comunicação instantânea em muitos pontos diferente do que o seu concorrente verde traz. Dentre essas diferenças, grupos com número exponencialmente maior de membros e os canais públicos, que podem acumular seguidores infinitos. De um lado, a imprensa e os analistas estão preocupados com os efeitos que esse novo player, sem escritório no Brasil, podem trazer (principalmente com as feridas ainda abertas da eleição de 2018). De outro... os principais candidatos e agentes da política já migraram para a plataforma e pretendem organizar por lá uma militância digital. Por isso, no Braincast 431, Carlos Merigo, Beatriz Fiorotto e Luiz Hygino conversam com o braincasteiro, Especialista em Direito, Tecnologias e na regulamentação desse mercado, Paulo Rená, para entender o que é o Telegram, como prestar atenção a aplicativos de comunicação e se perguntar: o Telegram vai ser o WhatsApp de 2022? _____ VOLVO Cada carro é um universo. São diversos circuitos, motores e aparelhos, que precisam trabalhar perfeitamente e em conjunto, pra que um carro funcione conforme o esperado. É como uma orquestra high-tech. Principalmente num carro elétrico, como o novo XC40 Recharge da Volvo: sem tanque de gasolina, sem troca de óleo e com um motor pra lá de silencioso, a gente precisa de uma interface intuitiva, responsiva e completa pra nos contar tudo o que precisamos saber sobre o nosso carro. E ela chega agora para os proprietários Volvo com o novo aplicativo Range Assistant. Um painel virtual completo e simples, que te conta toda a saúde do seu carro em tempo real. E mais que isso, te possibilita regular o quanto te resta de bateria, organizar o gasto de energia do seu carro elétrico e controlar o alcance de condução. Isso te permite, por exemplo, segurar seu carro por um pouco mais de tempo na hora que precisa. Sabe a economia de energia do celular? Então, essa é a economia de energia do seu carro. Controlada diretamente pelo painel — e também pelo seu smartphone. E a Volvo ainda promete muitas atualizações para o Range Assistant no futuro. Siga volvocarbr nas redes sociais e não perca nenhuma novidade. _____ ASSINE O BRAINCAST E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO FECHADO Assinando o Braincast você pode interagir com a gente em grupos fechados no Facebook e Telegram, além de receber conteúdo exclusivo. Faça download do PicPay para iOS ou Android, clique em “Pagar”e procure pelo Braincast, ou então acesse a URL: picpay.me/braincast _____ QUAL É A BOA Para saber mais informações sobre as indicações dos podcasters da mesa, acesse http://qualeaboa.b9.com.br. _____ O Braincast é uma produção B9 Apresentação: Carlos Merigo 
Coordenação Geral: Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo Produção: Bia Souza 
Apoio à pauta: Hiago Vinicius 
Edição: Mariana Leão, com a supervisão de Alexandre Potascheff e apoio de Angie Lopez 
Identidade Sonora: Nave, com Direção Artística de Oga Mendonça 
Identidade Visual: Johnny Brito
 Coordenação Digital: Agê Barros, Pedro Strazza e Hiago Vinicius
 Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zennaro
03-11-2021
1 hora 43 min
Expedições Brasileiras — Ep. 4: O que une você, os pássaros na janela e a ciência brasileira?
A minissérie Expedições Brasileiras vai te levar pelo sertão do Nordeste, pela Mata Atlântica e pelo fundo do mar brasileiro para explorar as grandes descobertas da ciência brasileira. No último episódio dessa jornada, vamos ver como o papel de cidadãos comuns na coleta de dados pode render muitos frutos para a pesquisa científica nacional. Fotos, vídeos e áudios captados por observadores amadores podem ajudar a entender o comportamento de espécies e sua presença em certa área, orientando pesquisadores e políticas públicas. Você pode nem conhecer o termo "ciência cidadã", mas com certeza tem muito a contribuir nesse campo. Expedições Brasileiras é uma minissérie do Braincast em parceria com a Petrobras. _____ PETROBRAS A Petrobras é movida por uma fonte de energia inesgotável e muito poderosa: a inovação. E essa vocação não é de hoje: está enraizada na sua história e faz parte do seu DNA. A companhia acredita no poder da inovação, do conhecimento e da tecnologia para transformar a sociedade, sempre em parceria com universidades, centros de pesquisas, startups e outras empresas que integram o ecossistema de inovação. É essa energia inventiva que transforma o impossível em realidade. Que transforma conhecimento em valor. Porque é assim, com colaboração e tecnologia, que a Petrobras constrói o seu futuro. Petrobras: Energia para Transformar. _____ FICHA TÉCNICA Expedições Brasileiras é uma produção do B9 em parceria com a Petrobras. Apresentação de Carlos Merigo. Coordenação Geral Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo. Quem coordenou essa produção foi a Beatriz Souza. Pesquisa e reportagem de Guilherme Eler e Ana Pinho. Roteiro de Ana Pinho. Nesse episódio, usamos trechos de áudios do canal Ale Jungle Songs, Calmaria, Explore Live Nature Cams, Daniel Scalabrini. A Edição é de Gabriel Pimentel com a supervisão de Alexandre Potascheff. Apoio de edição e trilhas sonoras de Angie Lopez. Identidade Visual: Johnny Brito. A publicação ficou por conta do Agê Barros. Coordenação digital de Pedro Strazza e Matheus Fiore. Atendimento: Rachel Casmala, Camila Mazza, Luzi Santana, Greyce Lidiane e Telma Zennaro.
29-10-2021
29 min
Sound Branding: criando identidades através do som
Quem nunca se pegou, do nada, lembrando de um jingle ou slogan musical de alguma marca famosa? Quem nunca reconheceu uma propaganda de uma marca, antes mesmo de ouvir seu nome, apenas pelos acordes musicais que você escuta desde a infância? Ou reconheceu qual era o próximo podcast da sua playlist, apenas ouvindo a trilha de abertura? O trabalho de "sound branding", a técnica de criar identidade de marcas e projetos através de sons e músicas, não é nada novo - mas ultimamente tem atraído a atenção e o investimento de cada vez mais marcas, que apostam no áudio como uma forma de promover identificação na era da infoxicação - com elementos disputando nossa atenção, ao mesmo tempo, em múltiplas plataformas. No Braincast 430, Carlos Merigo, Cris Dias, Luiz Hygino e Oga Mendonça conversam com Paulo Dytz, CEO da SoundThinkers sobre o mercado do Sound Branding, como (e se) funciona, o que traz de diferente para o mercado e como adotar essa técnica. _____ VOLVO Inspirar e transformar a maneira como pensamos e agimos coletivamente: essa é a missão do Festival Path, espaço para conversas sobre inovação e compartilhamento de ideias transformadoras para nossa sociedade. E a Volvo compartilha muito desses valores e por isso é uma das parceiras do Festival Path Amazônia 2021, que acontece nos dias 30 e 31 de outubro. Serão mais de 70 horas de conteúdo em uma plataforma interativa e gratuita com palestras, filmes, feiras, workshops, artigos, rodadas de negócio, relatórios de tendências e shows que apresentam a diversidade do Brasil em todas as áreas. Entre os convidados que falam a convite da marca, temos Nina Silva falando sobre o Movimento Black Money, Cassio Cortes conversando sobre o futuro dos carros elétricos, Daniel Dias debatendo sobre regenerar gerações com o esporte e muito mais. Inscreva-se no Path Amazônia e acompanhe com a Volvo esse debate sobre o presente que constrói o futuro. _____ ASSINE O BRAINCAST E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO FECHADO Assinando o Braincast você pode interagir com a gente em grupos fechados no Facebook e Telegram, além de receber conteúdo exclusivo. Faça download do PicPay para iOS ou Android, clique em “Pagar”e procure pelo Braincast, ou então acesse a URL: picpay.me/braincast _____ QUAL É A BOA Para saber mais informações sobre as indicações dos podcasters da mesa, acesse http://qualeaboa.b9.com.br. _____ O Braincast é uma produção B9 Apresentação: Carlos Merigo 
Coordenação Geral: Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo Produção: Bia Souza 
Apoio à pauta: Hiago Vinicius 
Edição: Mariana Leão, com a supervisão de Alexandre Potascheff e apoio de Angie Lopez 
Identidade Sonora: Nave, com Direção Artística de Oga Mendonça 
Identidade Visual: Johnny Brito
 Coordenação Digital: Agê Barros, Pedro Strazza e Hiago Vinicius
 Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zennaro
28-10-2021
1 hora 52 min
Expedições Brasileiras — Ep. 3: As descobertas dos cientistas brasileiros na Antártica
A minissérie Expedições Brasileiras vai te levar pelo sertão do Nordeste, pela Mata Atlântica e pelo fundo do mar brasileiro para explorar as grandes descobertas da ciência brasileira. Neste episódio, vamos descobrir o que o Brasil tem feito no clima glacial da Antártica . Expedições Brasileiras é uma minissérie do Braincast em parceria com a Petrobras. _____ PETROBRAS A Petrobras é movida por uma fonte de energia inesgotável e muito poderosa: a inovação. E essa vocação não é de hoje: está enraizada na sua história e faz parte do seu DNA. A companhia acredita no poder da inovação, do conhecimento e da tecnologia para transformar a sociedade, sempre em parceria com universidades, centros de pesquisas, startups e outras empresas que integram o ecossistema de inovação. É essa energia inventiva que transforma o impossível em realidade. Que transforma conhecimento em valor. Porque é assim, com colaboração e tecnologia, que a Petrobras constrói o seu futuro. Petrobras: Energia para Transformar. _____ FICHA TÉCNICA Expedições Brasileiras é uma produção do B9 em parceria com a Petrobras. Apresentação de Carlos Merigo. Coordenação Geral Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo. Quem coordenou essa produção foi a Beatriz Souza. Pesquisa e reportagem de Guilherme Eler e Ana Pinho. Roteiro de Ana Pinho. Agradecimento especial ao Professor Luciano Barosi, coordenador do projeto BINGO na Paraíba. Nesse episódio, usamos trechos de áudios do canal da TV Unesp e do History Channel Brasil. A Edição é de Gabriel Pimentel com a supervisão de Alexandre Potascheff. Apoio de edição e trilhas sonoras de Angie Lopez. Identidade Visual: Johnny Brito. A publicação ficou por conta do Agê Barros. Coordenação digital de Pedro Strazza e Matheus Fiore. Atendimento: Rachel Casmala, Camila Mazza, Luzi Santana, Greyce Lidiane e Telma Zennaro.
23-10-2021
27 min
Dinâmicas de Grupo, elas estão sendo justas com a gente?
Houve um tempo em que, para conseguir um emprego, o recomendado era se reunir com um recrutador, com currículo em mãos, e tentar convencê-lo de que você tinha as habilidades necessárias à vaga que eles ofereciam. Seriedade, sobriedade e compromisso, eram as características que marcavam esses encontros. Mas, cá pra nós... Quando foi a última vez que você passou por uma entrevista assim? No Braincast 429, Carlos Merigo, Ana Freitas, Beatriz Fiorotto, Luiz Hygino, Oga Mendonça e Marko Mello relembram, discutem e analisam as mais diferentes dinâmicas de grupo que estão transformando o mercado de recrutamentos em uma verdadeira gincana na busca de revelar não apenas habilidades técnicas, mas também skills psicológicas, características de personalidade e formas de trabalho em grupo. E do ponto de vista dos recrutadores, Juliene Salvan, head de RH do Grupo Bandeirantes, nos explica por que essas novas formas de recrutar ganham cada vez mais importância no mercado. Afinal, existem formas de hackear as dinâmicas de grupo - e entregar exatamente o que os recrutadores querem? _____ VOLVO O relatório "a ascensão do design consciente", em tradução livre, foi desenvolvido pela Volvo Cars em parceria com o The Future Laboratory. O relatório se baseia em dados e no pensamento de grandes líderes ao redor do mundo. E ajudou a Volvo a traçar o caminho para a eletrificação sustentável de todos os seus carros até 2030. As conclusões deste relatório refletem a visão da Volvo sobre o futuro dos materiais. Lembra do que eu disse aqui na semana passada? A empresa anunciou que não vai mais usar couro de origem animal nos novos carros da marca. Com a informação adequada e a disposição para fazer diferente, todo mundo pode contribuir para salvar o planeta. Se quiser saber mais sobre o relatório é só acessar o site da Volvo Cars, ou clicar aqui na descrição do episódio. _____ ASSINE O BRAINCAST E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO FECHADO Assinando o Braincast você pode interagir com a gente em grupos fechados no Facebook e Telegram, além de receber conteúdo exclusivo. Faça download do PicPay para iOS ou Android, clique em “Pagar”e procure pelo Braincast, ou então acesse a URL: picpay.me/braincast _____ QUAL É A BOA Para saber mais informações sobre as indicações dos podcasters da mesa, acesse http://qualeaboa.b9.com.br. _____ FICHA TÉCNICA Apresentação: Carlos Merigo
 Coordenação Geral: Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo 
Produção: Bia Souza 
Apoio à pauta: Hiago Vinicius 
Edição: Mariana Leão, com a supervisão de Alexandre Potascheff e apoio de Angie Lopez
 Identidade Sonora: Nave, com Direção Artística de Oga Mendonça 
Identidade Visual: Johnny Brito 
Coordenação Digital: Agê Barros, Pedro Strazza e Hiago Vinicius 
Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zennaro
20-10-2021
1 hora 59 min
Expedições Brasileiras — Ep. 2: Do sertão nordestino ao espaço sideral
A minissérie Expedições Brasileiras vai te levar pelo sertão do Nordeste, pela Mata Atlântica e pelo gelo da Antártica para explorar as grandes descobertas da ciência brasileira. E dessa vez, vamos apertar os cintos e embarcar nos novos voos da ciência astronômica brasileira, que tem na região Nordeste o seu principal pólo astronômico. Vem com a gente nessa viagem até as obras da Radiotelescópio Bingo, na Paraíba, e conhecer uma estação espacial analógica no Rio Grande do Norte. O que esse pólo nordestino significa para o Brasil? Expedições Brasileiras é uma minissérie do Braincast em parceria com a Petrobras. _____ PETROBRAS A Petrobras é movida por uma fonte de energia inesgotável e muito poderosa: a inovação. E essa vocação não é de hoje: está enraizada na sua história e faz parte do seu DNA. A companhia acredita no poder da inovação, do conhecimento e da tecnologia para transformar a sociedade, sempre em parceria com universidades, centros de pesquisas, startups e outras empresas que integram o ecossistema de inovação. É essa energia inventiva que transforma o impossível em realidade. Que transforma conhecimento em valor. Porque é assim, com colaboração e tecnologia, que a Petrobras constrói o seu futuro. Petrobras: Energia para Transformar. _____ FICHA TÉCNICA Expedições Brasileiras é uma produção do B9 em parceria com a Petrobras. Apresentação de Carlos Merigo. Coordenação Geral Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo. Quem coordenou essa produção foi a Beatriz Souza. Pesquisa e reportagem de Guilherme Eler e Ana Pinho. Roteiro de Ana Pinho. Agradecimento especial ao Professor Luciano Barosi, coordenador do projeto BINGO na Paraíba. Nesse episódio, usamos trechos de áudios do canal da TV Unesp e do History Channel Brasil. A Edição é de Gabriel Pimentel com a supervisão de Alexandre Potascheff. Apoio de edição e trilhas sonoras de Angie Lopez. Identidade Visual: Johnny Brito. A publicação ficou por conta do Agê Barros. Coordenação digital de Pedro Strazza e Matheus Fiore. Atendimento: Rachel Casmala, Camila Mazza, Luzi Santana, Greyce Lidiane e Telma Zennaro.
15-10-2021
27 min
Bagunça vs. Organização: o que sua mesa de trabalho diz sobre você?
Uma série de ilustrações publicadas no Instagram da revista The New Yorker indicou que a forma que você deixa sua mesa de trabalho, diz mais sobre nós e nossos hábitos do que a gente imagina. Claro, o post era inocente, mas como toda brincadeira tem um fundo de verdade... No Braincast 428, Carlos Merigo, Ana Freitas, Luiz Hygino e Marko Mello mergulham em teorias científicas, crenças populares e perfis de loucos por organização nas redes sociais, para tentar entender como a forma que você se organiza para o trabalho afeta sua produtividade, criatividade, entrega - e até o nosso humor. _____ VOLVO O relatório "a ascensão do design consciente", em tradução livre, foi desenvolvido pela Volvo Cars em parceria com o The Future Laboratory. O relatório se baseia em dados e no pensamento de grandes líderes ao redor do mundo. E ajudou a Volvo a traçar o caminho para a eletrificação sustentável de todos os seus carros até 2030. As conclusões deste relatório refletem a visão da Volvo sobre o futuro dos materiais. Lembra do que eu disse aqui na semana passada? A empresa anunciou que não vai mais usar couro de origem animal nos novos carros da marca. Com a informação adequada e a disposição para fazer diferente, todo mundo pode contribuir para salvar o planeta. Se quiser saber mais sobre o relatório é só acessar o site da Volvo Cars, ou clicar aqui na descrição do episódio. _____ ASSINE O BRAINCAST E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO FECHADO Assinando o Braincast você pode interagir com a gente em grupos fechados no Facebook e Telegram, além de receber conteúdo exclusivo. Faça download do PicPay para iOS ou Android, clique em “Pagar”e procure pelo Braincast, ou então acesse a URL: picpay.me/braincast _____ QUAL É A BOA Para saber mais informações sobre as indicações dos podcasters da mesa, acesse http://qualeaboa.b9.com.br. _____ FICHA TÉCNICA Apresentação: Carlos Merigo
 Coordenação Geral: Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo 
Produção: Bia Souza 
Apoio à pauta: Hiago Vinicius 
Edição: Mariana Leão, com a supervisão de Alexandre Potascheff e apoio de Angie Lopez
 Identidade Sonora: Nave, com Direção Artística de Oga Mendonça 
Identidade Visual: Johnny Brito 
Coordenação Digital: Agê Barros, Pedro Strazza e Hiago Vinicius 
Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zennaro
13-10-2021
1 hora 41 min
Expedições Brasileiras — Ep. 1: O que tem no fundo do mar brasileiro
A minissérie Expedições Brasileiras vai te levar pelo sertão do Nordeste, pela Mata Atlântica e pelo gelo da Antártica para explorar as grandes descobertas da ciência brasileira. Para começar, neste primeiro episódio vamos descobrir o que tem no fundo do mar que banha a costa brasileira e conhecer os bastidores de uma das maiores aventuras tecnológicas da nossa história: a descoberta do pré-sal, em 2006. Expedições Brasileiras é uma minissérie do Braincast em parceria com a Petrobras. _____ PETROBRAS A Petrobras é movida por uma fonte de energia inesgotável e muito poderosa: a inovação. E essa vocação não é de hoje: está enraizada na sua história e faz parte do seu DNA. A companhia acredita no poder da inovação, do conhecimento e da tecnologia para transformar a sociedade, sempre em parceria com universidades, centros de pesquisas, startups e outras empresas que integram o ecossistema de inovação. É essa energia inventiva que transforma o impossível em realidade. Que transforma conhecimento em valor. Porque é assim, com colaboração e tecnologia, que a Petrobras constrói o seu futuro. Petrobras: Energia para Transformar. _____ FICHA TÉCNICA Expedições Brasileiras é uma produção do B9 em parceria com a Petrobras. Apresentação Carlos Merigo Coordenação Geral Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo. Quem coordenou essa produção foi a Beatriz Souza. Pesquisa e reportagem de Guilherme Eler e Ana Pinho. Roteiro de Ana Pinho. Agradecimento especial ao Professor Segen Estefen, da UFRJ. Nesse episódio, usamos trechos de áudios do canal Mundo Desconhecido, BBC Brasil, CBS News, TV Globo e canal Olhar Digital. A Edição é de Gabriel Pimentel com a supervisão de Alexandre Potascheff. Apoio de edição e trilhas sonoras de Angie Lopez. Identidade Visual: Johnny Brito. A publicação ficou por conta do Agê Barros. Coordenação digital de Pedro Strazza, Matheus Fiore e Jade Teixeira. Atendimento Rachel Casmala, Camila Mazza, Luzi Santana, Greyce Lidiane e Telma Zennaro.
08-10-2021
26 min
O futuro do cinema pós-pandemia
Na semana passada, o Brasil e vários países do mundo anunciaram a estreia de "007 - Sem Tempo para Morrer". O mais recente filme do James Bond foi a primeira grande produção que teve sua estreia adiada devido à pandemia do Coronavírus, e sua estreia nesse momento de vacinação avançada e retorno gradual de atividades, acaba sendo um indicador simbólico que podemos retomar a vida como ela era - ou ao menos o mais próximo possível disso. A indústria do cinema foi uma das muitas que se paralisaram na pandemia - seja pelas salas de cinema fechadas em todo mundo, seja pelos riscos de contaminação nos sets de filmagem. Planos foram adiados, gravações foram interrompidas, cronogramas foram perdidos e um prejuízo bilionário foi amargado pelas grandes empresas. Enquanto isso, as pessoas confinadas em casa passaram a exigir do streaming uma estrutura maior do que jamais existiu - e os serviços pareciam prontos para a batalha. Logo, filmes que aguardavam lançamento foram tragados pela guerra feroz das plataformas e lançados diretamente nos serviços de vídeo sob demanda. Enquanto as bilheterias demoram a engatar, mesmo com grandes chamarizes como Shang-Chi e o próprio 007, projeções afirmam que a recuperação da arrecadação dos cinemas será lenta, mas virá - resta saber qual a estrutura que o público encontrará quando tiver de pipoca e ingresso em mãos. No Braincast 427, Carlos Merigo, Alexandre Maron e Pedro Strazza discutem o retorno das salas de cinema, a influência da pandemia na indústria, os impasses entre distribuidoras, produtoras e plataformas e o que os dados e fontes dizem sobre os bastidores e as perspectivas desse mercado. _____ VOLVO Quando a gente diz que um mundo sustentável é responsabilidade de todos, é porque é de todo mundo mesmo. E a Volvo reconhece isso, e age pela solução, que vai muito além de reduzir emissões de escapamento. A marca comanda muitas ações para proteger o futuro do planeta. A nova geração de veículos da Volvo será de carros totalmente elétricos. E que, além disso, não usarão couro de origem animal em sua composição. E tem mais. Até 2025, a marca planeja que 25% do material utilizado em novos carros será de conteúdo reciclado ou natural. Pra isso, a Volvo investe em pesquisa e em inovação. O Nordico é um exemplo perfeito disso. Esse material que irá revestir o interior de vários carros Volvo é feito de tecido extraído de recicláveis (inclusive de garrafas PET!), das florestas sustentáveis da Suécia e Finlândia e até de rolhas de vinho reaproveitadas. E claro, a Volvo também está de olho na origem de seus insumos. E até mesmo por trás da lã usada pela marca, há uma preocupação com rastreabilidade e responsabilidade. Afinal, sustentabilidade envolve mais que reduzir emissões de gases. Tem a ver, também, com escolher bem os parceiros para aquilo que produzimos. Siga a Volvo Cars nas redes sociais e acompanhe os resultados contínuos dessa busca por um mundo melhor. _____ ASSINE O BRAINCAST E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO FECHADO Assinando o Braincast você pode interagir com a gente em grupos fechados no Facebook e Telegram, além de receber conteúdo exclusivo. Faça download do PicPay para iOS ou Android, clique em “Pagar”e procure pelo Braincast, ou então acesse a URL: picpay.me/braincast _____ QUAL É A BOA Para saber mais informações sobre as indicações dos podcasters da mesa, acesse http://qualeaboa.b9.com.br. _____ FICHA TÉCNICA Apresentação: Carlos Merigo
 Coordenação Geral: Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo 
Produção: Bia Souza 
Apoio à pauta: Hiago Vinicius 
Edição: Mariana Leão, com a supervisão de Alexandre Potascheff e apoio de Angie Lopez
 Identidade Sonora: Nave, com Direção Artística de Oga Mendonça 
Identidade Visual: Johnny Brito 
Coordenação Digital: Agê Barros, Pedro Strazza e Hiago Vinicius 
Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zennaro
06-10-2021
1 hora 30 min
500 da Rolling Stone: o que mudou na música desde o início do século
Neste mês, a revista Rolling Stone, principal publicação musical do mundo, atualizou um trabalho feito em 2004: a grande lista das 500 melhores músicas de todos os tempos, feitas por centenas de nomes de todo o mercado musical, ganhou uma nova versão - depois de algumas atualizações feitas em 2010. Basta uma rápida comparação entre as 2 listas para saber que as melhores músicas de todos os tempos mudaram para se adequar aos nossos tempos. Artistas que tinham uma liderança sólida e inquestionável há 17 anos, perdem posições para canções que simbolizam protestos, ideologias, debates, leituras da sociedade e até novidades do mercado, com profissionais emplacando títulos na lista antes mesmo de completarem 30 anos. Até mesmo um brasileiro, Jorge Ben Jor, conseguiu seu lugar ao sol no hall dos maiores. No Braincast 426, Carlos Merigo, Marko Mello, Oga Mendonça, Soraia Alves e Cléber Facchi discutem a nova e a antiga lista da Rolling Stone, o que mudou na sociedade e no mundo da música nas últimas duas décadas e o que listas como essa dizem hoje sobre nossos gostos musicais e expectativas do mundo em que vivemos. _____ VOLVO Esquece essa história de abastecer o carro com combustível. Com o lançamento do Volvo XC 40 Recharge Pure Eletric, nasce um novo jeito de comprar e também de dirigir carros. Basta carregar na tomada da sua casa e sair dirigindo. E depois de carregado, o XC40 oferece autonomia de até 418km e um mundo de possibilidades para turbinar sua experiência com ele. O carro tem dispositivos de segurança inteligentes que diminuem o risco de acidentes. Além disso, o XC 40 estreia uma parceria inédita da Volvo com a divisão de serviços automotivos do Google, com assistente de voz virtual embutido. Voce pode pode controlar a temperatura, pedir pra tocar podcasts ou definir um destino apenas falando com o carro. Tudo sem tirar os olhos da estrada e as mãos do volante. O XC 40 é um SUV com potência de carro esportivo e estilo inspirado no design escandinavo. A pré-venda do carro já acabou, mas a Volvo decidiu manter o preço especial até o fim de 2021. Então, acesse o site volvocars.com.br ou procure a revendedora Volvo mais próxima para garantir toda a inovação e tecnologia XC40 Recharge Pure Electric na sua garagem. _____ ASSINE O BRAINCAST E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO FECHADO Assinando o Braincast você pode interagir com a gente em grupos fechados no Facebook e Telegram, além de receber conteúdo exclusivo. Faça download do PicPay para iOS ou Android, clique em “Pagar”e procure pelo Braincast, ou então acesse a URL: picpay.me/braincast _____ QUAL É A BOA Para saber mais informações sobre as indicações dos podcasters da mesa, acesse http://qualeaboa.b9.com.br. _____ FICHA TÉCNICA Apresentação: Carlos Merigo
 Coordenação Geral: Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo 
Produção: Bia Souza 
Apoio à pauta: Hiago Vinicius 
Edição: Mariana Leão, com a supervisão de Alexandre Potascheff e apoio de Angie Lopez
 Identidade Sonora: Nave, com Direção Artística de Oga Mendonça 
Identidade Visual: Johnny Brito 
Coordenação Digital: Agê Barros, Pedro Strazza e Hiago Vinicius 
Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zennaro
29-09-2021
2 h 8 min
Golpe do PIX e outras fraudes digitais
O ditado diz que, todo dia, levantam da cama um malandro e um otário. E os especialistas em fraudes e segurança digital parecem corroborar a sabedoria popular. Até hoje, não é possível dizer que exista um método totalmente seguro de fazer transações financeiras - seja no mundo real, ou no digital. E esse assunto, que há muito tempo tira o sono de funcionários do governo, das agências reguladoras e do mercado financeiro, cada vez mais começa a se tornar uma preocupação no nosso dia a dia. Há semanas, os noticiários estão em pânico com o que chamaram de "quadrilha do PIX" - sequestros-relâmpago que obrigam motoristas e pedestres a fazerem transferências do próprio celular para os ladrões para liberarem as vítimas. Essa mistura das fraudes digitais com os crimes do mundo real são motivo de preocupação de toda a população - que cobra medidas, resultados e até resiste a adotar algumas tecnologias, pelo medo da quantidade de golpes em que podem cair. No Braincast 425, Carlos Merigo, Luiz Yassuda e Marko Mello conversam com Mari Soto, gerente de desempenho de antifraude da Konduto, sobre os perigos e as particularidades desse novo modo de dar golpes: combinando métodos tradicionais e sistemas modernos para roubar nosso dinheiro e, muitas vezes, nossos dados pessoais. Como se estruturam essas gangues e como ficar mais protegido contra esses ataques. _____ VOLVO 22 de setembro é considerado o dia mundial sem carro. Uma data pra gente parar os motores por um dia, respirar fundo e refletir sobre um uso mais consciente dessa máquina. E a Volvo é uma marca de carros que resolveu abraçar essa causa, a favor da sustentabilidade, da segurança, de hábitos mais saudáveis e inclusivos para a sociedade. E essa filosofia tem tudo a ver com a visão de mundo da Volvo. Enquanto a Volvo termina os preparativos para o lançamento do XC 40 Recharge Pure Eletric, o SUV que você carrega na tomada e usufrui de seu sistema altamente tecnológico, com grandes dispositivos de segurança, materiais sustentáveis e sensores que te ajudam numa direção mais segura, a pedida é você aproveitar essa data pra adquirir o tênis sustentável da Volvo. A Volvo se uniu com a Casca Footwear para lançar um calçado que reforçasse a filosofia que a marca aplica em seus carros. Com design consciente, uso de materiais reciclados e sustentáveis, e até aplicação de pneus e garrafas pet em sua confecção, o novo tênis é um símbolo da caminhada da Volvo em direção a um futuro mais sustentável - com eletrificação total de carros até 2030 e redução de 40% das emissões de carbono até 2025. Se você pirou nesse tênis, acesse casca.com/Pages/volvoxcasca ou a página especial do Dia Mundial Sem Carro no site da Volvo. _____ ASSINE O BRAINCAST E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO FECHADO Assinando o Braincast você pode interagir com a gente em grupos fechados no Facebook e Telegram, além de receber conteúdo exclusivo. Faça download do PicPay para iOS ou Android, clique em “Pagar”e procure pelo Braincast, ou então acesse a URL: picpay.me/braincast _____ QUAL É A BOA Para saber mais informações sobre as indicações dos podcasters da mesa, acesse http://qualeaboa.b9.com.br. _____ FICHA TÉCNICA Apresentação: Carlos Merigo
 Coordenação Geral: Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo 
Produção: Bia Souza 
Apoio à pauta: Hiago Vinicius 
Edição: Mariana Leão, com a supervisão de Alexandre Potascheff e apoio de Angie Lopez
 Identidade Sonora: Nave, com Direção Artística de Oga Mendonça 
Identidade Visual: Johnny Brito 
Coordenação Digital: Agê Barros, Pedro Strazza e Hiago Vinicius 
Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zennaro
22-09-2021
1 hora 37 min
Positividade tóxica e o direito à reclamação
"Se conselho fosse bom, a gente cobrava". A frase que suas tias repetiam à exaustão pode fazer mais sentido pra você a cada dia que passa. Tem sempre aquelapessoa que, não importa o que te aconteça, nem o problema do qual você reclame, faz questão de dar algum conselho, dica ou solução mágica para a situação. Nem que essa solução seja apenas "não se irrite" ou "veja pelo lado positivo". Mas, muitas vezes, as pessoas não reclamam só por não saber o que fazer. E sim porque a situação as indigna, por qualquer motivo. Contra o direito à reclamar sem pensar nas consequências, muitas pessoas entram num estado de "vício em ajuda" que já tem até nome: positividade tóxica, a mania de tentar apontar um lado bom em qualquer situação, por pior que seja. No Braincast 424, Carlos Merigo, Ken Fujioka e Oga Mendonça conversam com o psicólogo Rodrigo Boavista sobre os efeitos dessa positividade a qualquer custo, e os problemas dessa busca infinita por soluções para problemas insolúveis. Afinal de contas, a gente tem direito a reclamar? Reclamar, desabafar, botar pra fora, sem pensar nas consequências pode ser bom - ou pelo menos, não prejudicial? A busca pelo lado positivo de tudo pode trazer efeitos negativos para a nossa mente? _____ VOLVO Nos últimos tempos, os assistentes virtuais entraram nas nossas casas e celulares. É a inteligência artificial sendo usada pra oferecer serviços e soluções que facilitem nossa vida. A Volvo, claro, não ia ficar de fora e criou o assistente virtual Jakob. O Jakob é uma forma de atendimento com informações rápidas e fáceis de obter. Ele pode, por exemplo, responder dúvidas sobre os novos modelos de carros da Volvo que chegam em breve ao Brasil, como o XC40 recharge pure electric. Também dá pra consultar curiosidades sobre a história da marca e fazer o agendamento de serviços. Desde que foi lançado, há poucos meses, o Jakob já foi testado por centenas de pessoas em diversas cidades do mundo. Se você quiser testar também, o chatbot pode ser acessado pelo site da Volvo ou até mesmo mandando um WhatsApp para ele! É só escrever para: (11) 97688-0513. Quer saber mais do que vem por aí? Então acompanhe a Volvo no site oficial e nas redes sociais. _____ ASSINE O BRAINCAST E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO FECHADO Assinando o Braincast você pode interagir com a gente em grupos fechados no Facebook e Telegram, além de receber conteúdo exclusivo. Faça download do PicPay para iOS ou Android, clique em “Pagar”e procure pelo Braincast, ou então acesse a URL: picpay.me/braincast _____ QUAL É A BOA Para saber mais informações sobre as indicações dos podcasters da mesa, acesse http://qualeaboa.b9.com.br. _____ FICHA TÉCNICA Apresentação: Carlos Merigo
 Coordenação Geral: Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo 
Produção: Bia Souza 
Apoio à pauta: Hiago Vinicius 
Edição: Mariana Leão, com a supervisão de Alexandre Potascheff e apoio de Angie Lopez
 Identidade Sonora: Nave, com Direção Artística de Oga Mendonça 
Identidade Visual: Johnny Brito 
Coordenação Digital: Agê Barros, Pedro Strazza e Hiago Vinicius 
Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zennaro
15-09-2021
1 hora 19 min
Programação é a nova alfabetização?
Há muitos anos, a gente ouve esse papo de que a programação é a "linguagem do futuro". Estamos cada vez mais dependentes de diversos códigos de computador, e muitas vezes nem sabemos como eles funcionam. Vivemos em um mundo ultracompetitivo, com pessoas recorrendo a todos os tipos de métodos para sobreviver. Vender a codificação como uma passagem para a salvação econômica das massas é uma alternativa, ou mais um discurso furado de meritocracia? No Braincast 423, Carlos Merigo, Cris Dias, Jessica Temporal e Roberta Arcoverde discutem as mudanças trazidas no mundo do trabalho com as linguagens de programação e se perguntam: aprender a programar é tão importante assim? _____ VOLVO A visão do carro do futuro é mais ou menos igual pra todo mundo: ele é moderno, tecnológico, autônomo e pode ser recarregado na tomada. O que nem todo mundo fala é a importância da segurança nesse processo. Pra Volvo, segurança automotiva vai muito além dos cintos e dos airbags. É importante ter um sistema que ajude a diminuir os danos em caso de acidente. Mas é ainda melhor quando esses sistemas ajudam a prevenir acidentes. E essa prevenção deve usar sensores, monitoramento, inteligência artificial, e o melhor que a tecnologia pode oferecer. A Volvo há anos tem se preparado para esse momento. E ele finalmente chegou. Tá vindo aí uma nova geração de carros com sistemas de monitoramento de tráfego, coleta de dados e sensores de segurança. Os novos carros Volvo vão proteger quem está dentro e fora dos carros, reduzindo os riscos de acidentes e funcionando como um terceiro olho para o motorista na estrada. Quer saber mais? Fique de olho nas redes sociais da Volvo para não perder nenhuma novidade do que vem por aí. _____ ASSINE O BRAINCAST E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO FECHADO Assinando o Braincast você pode interagir com a gente em grupos fechados no Facebook e Telegram, além de receber conteúdo exclusivo. Faça download do PicPay para iOS ou Android, clique em “Pagar”e procure pelo Braincast, ou então acesse a URL: picpay.me/braincast _____ QUAL É A BOA Para saber mais informações sobre as indicações dos podcasters da mesa, acesse http://qualeaboa.b9.com.br. _____ FICHA TÉCNICA Apresentação: Carlos Merigo
 Coordenação Geral: Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo 
Produção: Bia Souza 
Apoio à pauta: Hiago Vinicius 
Edição: Mariana Leão, com a supervisão de Alexandre Potascheff e apoio de Angie Lopez
 Identidade Sonora: Nave, com Direção Artística de Oga Mendonça 
Identidade Visual: Johnny Brito 
Coordenação Digital: Agê Barros, Pedro Strazza e Hiago Vinicius 
Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zennaro
08-09-2021
1 hora 38 min

0:00