Nos últimos meses, uma demanda antiga do futebol, virou Lei: a regulamentação das Sociedades Anônimas do Futebol (SAF) estabelece a norma para os famosos “clube-empresa” por aqui. Grandes clubes já estão aderindo ao modelo, como o Cruzeiro, que chamou Ronaldo Fenômeno para salvar a crise, e o Botafogo, que nos últimos dias recebeu uma emocionada visita de seu novo dono, o empresário norte-americano John Textor.
Mas afinal, o futebol-arte, o futebol-moleque, o futebol-raiz, correm risco, nas planilhas e balanços de uma empresa? E aliás, até hoje os clubes não eram organizações empresariais? O que realmente muda com o novo modelo? E o que está em risco com a mudança de regime? No Braincast 455, Carlos Merigo, Marko Mello e Luiz Hygino recebem os jornalistas Rodrigo Capelo e Renata de Medeiros para um debate de futebol, com quem entende do assunto.
_____
SAIBA MAIS
3 boas indicações para fechar o programa com chave de ouro. E para abrir novas reflexões da nossa conversa!
Artigo | O Mapa do Clube-Empresa no Futebol Brasileiro | GloboEsporte
Livro | Quando é dia de futebol | Carlos Drummond de Andrade
Filme | Boleiros - Era uma Vez o Futebol... (1988) | Direção: Ugo Giorgetti
_____
ASSINE O BRAINCAST E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO FECHADO
Assinando o Braincast você pode interagir com a gente em grupos fechados no Facebook e Telegram, além de receber conteúdo exclusivo.
Faça download do PicPay para iOS ou Android, clique em “Pagar”e procure pelo Braincast, ou então acesse a URL: picpay.me/braincast
_____
SIGA O BRAINCAST
Seu podcast de sinapses sonoras no infinito das ideias está em todas as plataformas e redes. Inclusive, na mais próxima de você.
Encontre o @braincastpod:
No Instagram;
no Twitter;
no TikTok
e na Twitch.
Entre em contato através do braincast@b9.com.br.
Perdeu o Qual É A Boa? Encontre todas as dicas da bancada nos destaques do nosso Instagram.
_____
O Braincast é uma produção B9
Apresentação: Carlos Merigo
Coordenação Geral: Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo
Direção criativa: Alexandre Potascheff
Apoio à pauta e produção: Hiago Vinicius
Edição: Gabriel Pimentel
Identidade Sonora: Nave, com Direção Artística de Oga Mendonça
Identidade Visual: Johnny Brito
Coordenação Digital: Agê Barros, Débora Stevaux e Gabriel Castilho
Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zennaro