Guia Sleeping Giants de Ativismo Digital

Braincast

01-12-2021 • 1 hora 51 min

Nos últimos anos, as constantes revelações de esquemas complexos (e, muitas vezes, potencialmente criminosos) de campanhas políticas na internet podem ter feito as pessoas se desinteressarem do ativismo digital, uma das grandes promessas para a disputa política no século XXI. Aparentemente, sem usina de fake news, gestão massiva de comunidades, investimento pesado em dark posts e controle profundo de comunidades ocultas, pode ser impossível promover suas ideias na internet. Mesmo assim, algumas pessoas e pequenos grupos se organizam para tentar inverter essa lógica. E, mesmo sem dinheiro, conhecimentos avançados ou acesso a dados secretos das pessoas, iniciativas surgem o tempo todo no mundo tentando promover a luta digital. Uma das mais efetivas, sem dúvida, foram os Sleeping Giants, que há pouco mais de um ano impõem perdas milionárias a sites de desinformação, promovendo campanhas de boicote e cobrança a seus patrocinadores nas redes sociais. No Braincast 435, Carlos Merigo, Ana Freitas, Alexandre Maron e Oga Mendonça conversam com Leonardo Leal, um dos fundadores do Sleeping Giants BR, para saber como (e por que) fazer ativismo digital em 2021. _____ VOLVO Há algumas semanas, o minuto da Volvo no Braincast tem sido um mergulho - presencial - no novo XC40 Recharge Pure Electric. Sim, o Carlos Merigo foi até a montanha e conferiu de perto cada detalhe do primeiro carro 100% elétrico da Volvo. Dessa vez, Merigo trouxe Julio Alonso, que é especialista Volvo de produtos, para tirar todas nossas dúvidas sobre a potência dos carros elétricos no dia a dia. Descubra qual é a potência do XC40 elétrico, conheça a estabilidade desse carro e saiba até mesmo quanto tempo ele leva para ir de 0 a 100 km/h. Conheça o XC40 acessando o site volvocars.com e reserve já o seu. A autonomia está em conformidade com os ciclos de condução WLTP e EPA mas pode variar em ambiente real. Os valores são baseados no objetivo preliminar. A aguardar a certificação final do veículo. _____ WHATSAPP Vem cá, você tá cuidando direito da sua segurança online? Proteção de dados nunca é demais. Só que no meio de tantos protocolos e aplicativos, muitas vezes a gente acaba esquecendo de olhar para as formas mais básicas de se proteger na internet. E é por isso que o WhatsApp me convidou para dar uma dica importante aqui. Por exemplo, você já deve ter ouvido falar daquele golpe em que invadem seu WhatsApp e mandam mensagens para seus contatos. Tá certo que, a cada dia, os fraudadores inventam novas técnicas e tecnologias para nos enganar. Mas muita gente ainda cai nesse golpe por causa do código de ativação. O código de ativação é aquele número de 6 dígitos que você recebe por SMS toda vez que faz login no seu WhatsApp em algum outro celular - quando você compra um novo, por exemplo. Regra de ouro: nunca passe esse código para ninguém. Sim, sem perceber, tem muita gente compartilhando o código que dá acesso a todo o seu WhatsApp, agenda e informações pessoais. Os fraudadores se passam por fornecedores, amigos, e inventam uma história qualquer pra te convencer a passar essa sequência de números. Então, se um dia você receber um SMS com um código de ativação, não mande esse número pra ninguém. Pode ser alguém tentando acessar sua conta no WhatsApp. Afinal, todo mundo pode cair em golpes, mas todo mundo pode evitar. Valeu pela dica, WhatsApp! _____ ASSINE O BRAINCAST E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO FECHADO Assinando o Braincast você pode interagir com a gente em grupos fechados no Facebook e Telegram, além de receber conteúdo exclusivo. Faça download do PicPay para iOS ou Android, clique em “Pagar”e procure pelo Braincast, ou então acesse a URL: picpay.me/braincast _____ QUAL É A BOA Para saber mais informações sobre as indicações dos podcasters da mesa, acesse http://qualeaboa.b9.com.br. _____ O Braincast é uma produção B9 Apresentação: Carlos Merigo 
Coordenação Geral: Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo 
Produção: Bia Souza 
Apoio à pauta: Hiago Vinicius 
Edição: Mariana Leão, com a supervisão de Alexandre Potascheff e apoio de Angie Lopez 
Identidade Sonora: Nave, com Direção Artística de Oga Mendonça 
Identidade Visual: Johnny Brito 
Coordenação Digital: Agê Barros, Pedro Strazza e Hiago Vinicius
 Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zennaro

Você pode gostar