#09 Tokusatsu

Astre Podcast

22-03-2021 • 7 min

Esse áudio é de um projeto de Podcast que criei a 12 anos atrás, Chamava-se I-Manchete.


Uma Alusão a infância que vivi em frente a TV vendo os Desenhos animados, Tokusatsu e Animes que eram transmitidos pelo extinto canal Rede Manchete.


Enquanto o conteúdo inédito não fica pronto. Vou postar essa série de 13 episódios que gravei da melhor maneiro que pude na época, tudo gravado de maneira improvisada e muito amadora, mas tudo feito com afinco e carinho, pois é um conteúdo que eu ainda consumo. Aproveita essa viagem!!!


Neste episódio falo sobre: Tokusatsu Você sabe o que é?!?!?


Tokusatsu, surgiu em 1945 após a Segunda grande Guerra Mundial devido a uma expansão nacionalista iniciada pelos Estados Unidos que aumentou consideravelmente a criação, divulgação e produção de heróis que exaltavam o ideal de Vitória de derrota de bem de mal nos Estados Unidos.

Então foram criados nessa nesse período Superman e mulher-maravilha o Capitão América entre muitos outros super-heróis. O Japão Temendo essa invasão de Heróis do ocidente resolveu iniciar os primeiros projetos e criação dos seus próprios heróis, a primeira produção de tokusatus, que se tem notícia hoje é Godzilla que foi produzido pela produtora japonesa Toho que fez muito sucesso na década de 50 já em 1958, a Toei Company deu início a produção do primeiro super-herói japonês da história que foi o Máscara do luar, Moonlight Mask ou e, japones Gekko Kamen, a partir de então, as tecnologias da época principalmente pela chegada da TV a cores no período em que a produção de heróis aumentava consideravelmente diversas produtoras engajaram-se na criação de novas e variadas Produções de tokusatsu.


Tokusatsu no Japão


Os Tokusatsu no Japão, em 66 pelas mãos Eiji Tsuburaya surge Ultraman o herói que revolucionou o conceito e desencadeou uma das maiores ondas produtivas do gênero no Japão o chamado Kyodai Hero ou heróis gigante. Essa nova onda invadiu a televisão japonês na década de 70, mais tarde 71, a série Kamen Rider ganhou uma adaptação para televisão, que na verdade é um mangá que foi adaptado para TV por Shotaro Ishinomor, fazendo grande sucesso na época e abrindo uma nova franquia de tokusatsu.


De certa forma kamen Rider, mostrava-se como uma anti-série ao modelo de Herói gigante ou Kyodai Hero. Em 75 estreia a série Himitsu Sentai Gorenger / Sentai Goranger ou em português Esquadrão secreto Goranger que abre uma nova verpente para tokusatsu. O gênero Super Sentai ou simplesmente Sentai, também, faz grande sucesso e tornou-se uma franquia independente ao longo do tempo, o gênero tokusatsu aumentou de forma considerável.


Atualmente, contemplam não apenas, série e filmes de super-heróis produzidas anualmente, mais também outras produções, como adaptação de live-action, mangás e animes.


As produtoras que produziam tokusatsu da época eram a Toei Company responsável por 70% das produções de tokusatsu criadas no Japão e é dona da franquia Kamen Rider super Sentai e Metal Hero, a Tsubuaya que produz a franquia do Ultraman e a Toho Company o responsável pelo filme do Godzilla e pela série Cybercops, a P-Productions responsável por Fun Lion Maru, e spectreman, e por fim a Tikara Filme.


Veja mais em: https://tiobeico.com/tokusatsu/

--- Support this podcast: https://podcasters.spotify.com/pod/show/tio-beico/support

Você pode gostar

Não Inviabilize
Não Inviabilize
Déia Freitas
Relatos do Além
Relatos do Além
Cristiano Zoucas
Ler até o Amanhecer
Ler até o Amanhecer
Joice Rodrigues
Baseado em Fatos Surreais
Baseado em Fatos Surreais
Baseado em Fatos Surreais
Pesadelos Reais
Pesadelos Reais
Lorena Duarte
Relatos Flutuantes
Relatos Flutuantes
Ronni Goltara
Márcio Coxxa
Márcio Coxxa
Rádio Sobrenatural
AUDIOBOOKS Livros Contos Poemas
AUDIOBOOKS Livros Contos Poemas
Carlos Eduardo Valente
Easy Stories in English
Easy Stories in English
Ariel Goodbody, Polyglot English Teacher & Glassbox Media
Estrada Sobrenatural
Estrada Sobrenatural
Celézio Junior
Contos e Outras Histórias
Contos e Outras Histórias
Contos e Outras Historias
Séries Mundo Freak
Séries Mundo Freak
Andrei Fernandes
Ufologia de Quintal
Ufologia de Quintal
Ufologia De Quintal