FEAC na escuta

Fundação FEAC

O FEAC na Escuta é o podcast da Fundação FEAC. Traz entrevistas, ideias e informações com o objetivo de contribuir para criação de uma sociedade mais justa, sustentável e com igualdade de oportunidades.

A Fundação FEAC é uma organização independente que atua em Campinas (SP) com o objetivo de contribuir para criação de uma sociedade mais justa, sustentável e com igualdade de oportunidades. Para isso, investe em ações de educação, assistência social e promoção humana com foco nas regiões e nas populações mais vulneráveis, especialmente crianças e jovens, e no impulsionamento de organizações da sociedade civil, empresas e pessoas para as causas sociais. read less
NegóciosNegócios

Episódios

Episódio 30 - Advogado responde a jovens sobre mudanças na lei do aprendiz
26-08-2022
Episódio 30 - Advogado responde a jovens sobre mudanças na lei do aprendiz
A Medida Provisória 1116 – Emprega mais Mulheres e Jovens, editada pelo governo federal em 5 de maio deste ano, fez alterações na Lei da Aprendizagem (10.097/2000), que regulamenta o trabalho de adolescentes, a partir dos 14 anos, na condição de aprendizes.Estas mudanças estão sendo contestadas por algumas entidades e associações e geraram protestos de jovens em diversos estados. A principal crítica é que a medida desestimula as empresas e indústrias a cumprirem a cota do aprendiz e deve reduzir a oferta de vagas para este público.Além disso, outro fator que pode prejudicar os trabalhadores, aprendizes e pessoas com deficiência foi o julgamento do tema 1046: o Supremo Tribunal Federal decidiu que convenções e acordos coletivos firmados entre patrões e empregados prevalecem sobre a lei. A decisão pode abrir caminho para redução de direitos sociais e trabalhistas, entre eles, o número de vagas para aprendizes.Para entender melhor o cenário, o advogado paulista Ariel de Castro Alves, presidente da Comissão de Adoção e Convivência Familiar de Crianças e Adolescentes da OAB-SP e membro do Instituto Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, aceitou nosso convite para responder às perguntas de alguns jovens que trabalham como aprendizes. Mateus Lourenção e Matheus Araújo conseguiram inserção no mercado de trabalho com apoio das OSCs Patrulheiros Campinas e Sorri Campinas, respectivamente. A apresentação é de Natália Rangel.
Episódio 29 - Envelhecer com saúde e autonomia é um desafio de todos
11-07-2022
Episódio 29 - Envelhecer com saúde e autonomia é um desafio de todos
Uma vida longa, saudável e com direitos assegurados deveria estar ao alcance de todas as pessoas e criar condições para que isso ocorra é um dever de toda a sociedade. O relatório World Population Prospects 2022, lançado nesta segunda-feira (11) pela ONU, reforça os dados sobre o acelerado envelhecimento da população brasileira. Enquanto em 1950 só 2,4% dos brasileiros tinham mais de 65 anos, esse número chega a 10% em 2022. Campinas possui mais de 1 milhão de habitantes e uma população idosa próxima a 160 mil pessoas, segundo pesquisa da Fundação Seade. A pandemia acendeu um alerta sobre a violência contra a pessoa idosa, que registrou aumento de notificações e denúncias durante o isolamento social. Diante deste cenário, a prefeitura de Campinas lançou a campanha Idadismo: em Campinas o preconceito com idade não tem vez, que tem ações programadas até o final do ano. "A violência contra a pessoa idosa tem dois pontos primordiais: é uma violência doméstica e cometida, em 90% dos casos, pelos próprios filhos, filhas e esposo – e 70% das vítimas são mulheres", afirma Karla Borghi, da coordenadoria de políticas públicas para as pessoas idosas, da Secretaria de Assistência Social, Pessoas com Deficiência e Direitos Humanos, de Campinas. Ela é a convidada deste podcast para conversar sobre o tema. "Quando você começa a fazer rodas de conversa, explicar e falar dos direitos da pessoa idosa você percebe as muitas falsas verdades naturalizadas na sociedade sobre o envelhecimento", aponta Karla, destacando a importância de desconstruir estereótipos. Assista! Apresentação de Natália Rangel.
Episódio 26 - Bora tirar o título porque Cada Voto Conta!
29-04-2022
Episódio 26 - Bora tirar o título porque Cada Voto Conta!
Entre janeiro e março deste ano um milhão e cem mil adolescentes brasileiros entre 15 e 17 anos tiraram o seu título de eleitor e já estão aptos a votar nas próximas eleições.Esta mobilização ocorre após uma ampla campanha nacional na tevê e redes sociais, promovida pela Justiça Eleitoral e protagonizada por personalidades públicas, para informar e conscientizar sobre a importância da participação política.O objetivo foi reverter o cenário apontado pelas pesquisas em janeiro que mostraram o menor nível de alistamento eleitoral de adolescente das últimas três décadas.A estratégia está ajudando e repercute nos municípios. Em Campinas, a campanha Cada Voto Conta foi articulada pela ONG Minha Campinas em parceria com a Fundação FEAC, escolas e organizações da sociedade civil. O projeto capacitou adolescentes para visitar escolas e conversar com outros estudantes do ensino médio sobre política e voto consciente. Já visitou 20 instituições de ensino e mobilizou 1.500 jovens em dinâmicas de grupo, aulas e debates.A socióloga e gestora de projetos da ONG Minha Campinas, Claudia Oliveira, fala sobre a importância da campanha na cidade e da parceria com as escolas. Também participam do podcast Rafaela Canela, pedagoga e analista de projetos do programa Juventudes, da FEAC, e as estudantes e articuladoras da campanha Adrielly Barbosa, 17 anos, e Pérola Marques, 16 anos. A apresentação é da jornalista Natália Rangel.