#276 #HOJEPOD: Mussum, o Podcastis

Peças Raras - 24h em sintonia com você

11-11-2023 • 15 min

Como tudo começou?

Como um jovem negro e pobre da periferia do Rio de Janeiro se tornou Mussum, um ídolo de várias gerações?

Quais foram as intrigas e os problemas que ele enfrentou?

Que legado ele deixou?

Essas são algumas das perguntas que "Mussum, o podcastis" responde.

A série estreou junto com o filme, na quinta, dia 2 de novembro. É uma série do g1 e da Globo Filmes com cinco episódios. A proposta é aprofundar detalhes da vida e da carreira de Antônio Carlos Bernardes Gomes.

Além de “trapalhão”, ele foi importante no samba, como um dos fundadores do Originais do Samba e, também, pela atuação e divulgação da Estação Primeira de Mangueira.

O podcast vem na esteira da repercussão de ‘Mussum, o Filmis’.

Para saber um pouco mais sobre as ideias que norteiam o podcast vale conferir a entrevista com os apresentadores Kaíque Mattos e Marina Lourenço e com a roteirista e editora Helen Menezes. Essa conversa está disponível no podcast do Estúdio CBN que, no feriado de 2 de novembro, foi apresentado por Leandro Gouveia.

Interessante entender que o podcast é feito por jovens que não eram nascidos quando Mussum estava nos Trapalhões. Por isso, a missão deles é, também, entender quem foi o Antônio Carlos Bernardes Gomes para transmitir às novas gerações.

A linguagem de documentário com episódios que enfocam mais um ou outro aspecto da vida e da carreira do Mussum é bem apropriada para que o público entenda as diferentes vertentes de Antônio Carlos.

O segundo episódio, por exemplo, mostra a criatividade do Carlinhos do Reco-Reco, como era conhecido no início de carreira, para construir os próprios instrumentos musicais. No terceiro, o tema é a fase da participação nos Trapalhões e por aí afora.

Além de Dedé e Didi, tem muitas outras entrevistas interessantes, como com Juliano Barreto, autor da biografia: Mussum, uma História de Humor e Samba, que foi lançado neste ano de 2023 e usado como base para o filme. Outro entrevistado é o Bigode, um dos integrantes do Originais do Samba que aparece em evidência em Mussum, o Filmis.

Outro ponto positivo: tanto o filme como o podcast vão trazer interesse para outros grandes personalidades negras da nossa música popular, como Elza Soares, Alcione, Cartola e Jorge Benjor, por exemplo.

--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/pecasraras/message

Você pode gostar

História em Meia Hora
História em Meia Hora
Agência de Podcast
História FM
História FM
Leitura ObrigaHISTÓRIA
História Preta
História Preta
Thiago André
Buenas Ideias
Buenas Ideias
Eduardo Bueno
projeto Querino
projeto Querino
Tiago Rogero e Rádio Novelo
Eu tava lá
Eu tava lá
Braian Rizzo
Estação Brasil
Estação Brasil
Estação Brasil
projeto Querino
projeto Querino
Tiago Rogero e Rádio Novelo
Colunas de Hércules
Colunas de Hércules
Leitura ObrigaHISTÓRIA
ASSOMBRAÇÃO
ASSOMBRAÇÃO
Levy Palomo
Geopizza
Geopizza
Geopizza
BBC Lê
BBC Lê
BBC Brasil