MÃES SUFICIENTEMENTE NARCISISTAS

vibes em análise

11-05-2024 • 1 hora 9 min

dizem que não há nada no mundo igual amor de mãe. mas e quando esse amor não entrega “tudo” que supostamente deveria entregar? ou quando se descobre, a duras penas, que o cuidado materno não é algo que vem naturalmente, mas é sim um amor conquistado? um amor que, em alguns casos, talvez nunca venha.

ser mãe pode ser maravilhoso, mas também é difícil lidar com dores, injustiças, pressões e insatisfações. afinal, a maternidade cobra preços altos do sujeito, das relações e da posição da mulher no mundo.

e pra coroar tudo isso, muitas dessas mulheres ainda correm um grande risco hoje em dia de serem chamadas de Mães Narcisistas. só que antes de tirar conclusões rápidas… vamos olhar para esse fenômeno com mais atenção? afinal, as mães merecem um pouco mais de escuta.

para aprofundar esse tema, contamos com a participação da Daniele Sanches, psicanalista, doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP-SP, mestre pela PUC-SP e pesquisadora do Instituto Vox de Pesquisa em Psicanálise — e também escutamos a Elisama Santos, psicanalista especializada em relacionamentos familiares e autora de muitos livros que têm a coragem de encarar de frente essas questões.


para mais VIBES,

acesse float

Instagram

assine nossa newsletter no substack

apoie este projeto em apoia.se



**apresentação:**

André Alves

Lucas Liedke


refs.

Manifesto Antimaternalista: Psicanálise e políticas da reprodução — Vera Iaconelli


Criar filhos no século XXI — Vera Iaconelli


Bebês e suas mães — Winnicott


Um Amor Conquistado: O Mito Do Amor Materno — Elisabeth Badinter


Feminilidade e Maternidade na Psicanálise — Thaís Becker de Campos e Monah Winograh


A travessia da maternidade — Paula Nogueira Komniski

Você pode gostar