Olá, eu sou Leo Lopes e o POD NOTÍCIAS chega à sua vigésima quinta edição trazendo um resumo de tudo o que aconteceu ao longo da semana no mercado de podcasts no Brasil e no mundo!
Hoje é segunda-feira, dia 5 de agosto de 2024!
Este episódio conta com o apoio da CONTENT ACADEMY, uma plataforma de cursos online voltada para quem quer trabalhar com criação de conteúdo, onde o mais legal é que os professores são os próprios criadores e os profissionais que trabalham com eles. Então tem curso de True Crime com o Ivan Mizanzuk do Projeto Humanos, tem Webjornalismo independente com o Alvaro e a Ana do Meteoro Brasil, tem Storytelling com o Kenji do Normose, tem curso de Edição de vídeo para Youtube com o Will do Jogatina Maneira, tem também o meu curso Podcast para todos (que tá com uma mega promoção por tempo limitado) e mais um monte de cursos incríveis! Então entra lá no site pra dar uma conferida em contentacademy.com.br!
Se você também quiser anunciar a sua marca, produto ou serviço com a gente aqui no Pod Notícias – tanto no podcast como no nosso site –, manda um e-mail pro contato@podnoticias.com.br, que nós vamos ter o maior prazer em conversar com você sobre todas as opções de publicidade. E se você quiser colaborar com a gente com texto, sugestão de pauta ou envio de notícias, também vai ser muito bem-vindo e pode fazer isso através do mesmo e-mail.
1 - Abrindo nossa edição desta semana, a gente vai trazer os dados mais recentes da Magellan AI sobre os anúncios em áudio.
Segundo o relatório de benchmarks da empresa, referente ao segundo trimestre de 2024, os investimentos em anúncios de podcast aumentaram cerca de 22% ano a ano, mas a quantidade de anúncios em podcasts aumentou 20%. Ou seja; não só a quantidade de anúncios nos podcasts está crescendo, mas ela também está sendo mais bem paga.
A carga média de anúncios foi de 7,2% no segundo trimestre de 2024, um número maior do que os 5,9% no mesmo período de 2023. O que sugere que, para um programa típico de uma hora, cerca de 4,3 minutos são destinados à publicidade.
Esse número ainda é um pouco menor do que nas rádios. No relatório da Magellan AI a referência foram alguns programas matinais de rádio da Audacy, NPR e 2GB, nos quais a porcentagem de anúncios fica entre 24% e 27,1% da minutagem total do programa.
Ainda assim, 20% de crescimento ano a ano é um número bem expressivo, principalmente considerando que as outras mídias digitais, mesmo que tenham mais investimentos, estão com eles estacionados na mesma porcentagem desde 2020 (que foi o primeiro ano da pandemia).
Então tá chegando o ano da publicidade no podcast, só não vê quem não quer!
2 - E já que estamos falando em anúncios em podcast, na semana passada o desenvolvedor Micah Engle-Eshleman lançou o Adblock Podcast, que é um novo aplicativo que pula automaticamente todos os anúncios em podcasts e programas de áudio.
Ele já está disponível para usuários do iTunes e é um aplicativo contratável por assinatura - pra que os criadores dos podcasts não percam a receita publicitária deles, olha só que legal. Mas como é que isso funciona? Bem, o Adblock detecta e "pula" os anúncios de forma automática, armazenando o áudio no cache, e aí ele destina US$ 0,04 aos podcasters por cada anúncio que é ignorado.
Falando assim pode parecer que é pouco, mas a média de pagamentos por impressões no mercado é U$ 0,03, então o valor é mais do que justo pra gerar essa troca.
O único plano de assinatura disponível no momento é o Premium, que ignora até 50 anúncios mensais pelo valor de $3,99 - também mensal. Se não for suficiente pro ouvinte, ele ainda pode comprar 100 "skips" extras por $5,99. O bom, é que todos os pulos extras que forem adquiridos, não expiram de um mês pro outro. Então se você comprou 100 e sobrou 20, no mês seguinte você vai ter os 50 pulos mensais + esses 20 que sobraram.
Por enquanto, o aplicativo não tem nenhuma outra versão, mas o desenvolvedor disse que já está trabalhando nisso.
3 - A AudioUK, uma entidade que representa a indústria de podcasts, rádio e audiolivros no Reino Unido, está tentando criar um lobby pra garantir alguns benefícios fiscais para quem produz podcasts e audiobooks em solo britânico.
A iniciativa partiu de um manifesto que foi divulgado no começo desse ano, que busca replicar os incentivos fiscais que já existem pra TV e cinema, principalmente considerando a possibilidade do podcast atrair investimentos internacionais.
Com isso, a AudioUK lançou uma pesquisa pra atualizar os dados de um relatório que já foi feito em 2021, para mostrar ao novo governo britânico qual foi o crescimento da indústria, e qual o seu potencial no futuro.
A Diretora Administrativa da AudioUK, Chloe Straw, pediu aos produtores de podcast de todos os tamanhos que participem da pesquisa para fortalecer a defesa dessas políticas e impulsionar a indústria de produção de áudio no país.
AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:
4 - A produtora canadense de podcast Pacific Content foi comprada pela start-up britânica Lower Street. A Lower Street, que está no mercado desde 2017, é uma agência de produção de podcasts corporativos completos, e já trabalhou com marcas como Adobe e Pepsico. O valor da negociação não foi divulgado ao público.
O que foi divulgado foram as impressões dos envolvidos, e parece que tá todo mundo muito feliz com isso: o Harry Morton, fundador da Lower Street, disse que sempre foi um grande admirador dos podcasts da Pacific Content, e o Steve Pratt da Pacific Content devolveu a gentileza e os elogios dizendo que tá confiante e entusiasmado com a nova fase das empresas.
Vários funcionários da Pacific Content vão se juntar à equipe da Lower Street nas próximas semanas - o que não vai ser uma integração muito difícil, porque os 29 funcionários da Lower Street já trabalham de forma remota, então aumenta o time, aumenta o trabalho, mas não aumenta tanto assim a complexidade.
5 - A SiriusXM anunciou o lançamento do SiriusXM Podcasts+, um serviço de assinatura independente que vai estar disponível para o Apple Podcasts a partir de hoje, 5 de agosto.
O serviço oferece episódios sem anúncios, conteúdos bônus e acesso antecipado a novos episódios de vários programas populares dos Estados Unidos.
Por enquanto, a assinatura é exclusiva para o Apple Podcasts, mas já foi anunciado que o serviço vai ser expandido para outras plataformas em breve, além de ficar disponível em mais de 60 países pela taxa de US$6 mensais ou de US$45 por ano.
6 - E a empresa de hospedagem de podcasts bCast, sediada em Londres, anunciou na última semana que vai encerrar as suas atividades.
O motivo é que a receita gerada atualmente pela plataforma não está sendo suficiente pra cobrir todos os custos de operação.
Pra quem não lembra ou não sabe, a bCast é uma empresa que teve uma expansão meteórica em 2020 e 2021, quando vendeu uma penca de serviços "vitalícios" pra produtores menores de podcast.
Quando os fundadores perceberam que isso tinha sido um erro, tentaram ajustar o modelo de negócios de várias formas - inclusive voltando atrás no que venderam e tentando cobrar pelos planos vitalícios... O que gerou um auê. Eles foram tão criticados que acabaram voltando atrás até nisso, dizendo que iam procurar reduzir custos de outras fontes.
Mas, infelizmente, isso não aconteceu, e eles não viram outra saída além de fechar a empresa.
Os usuários do bCast têm até o dia 30 de agosto de 2024 para transferir seus podcasts para uma nova plataforma e redirecionar os seus feeds RSS pra um novo serviço. Boa sorte pra eles.
E MAIS:
7 - A Acast divulgou o seu relatório financeiro do segundo trimestre de 2024, onde teve um crescimento de 24% nas vendas líquidas - um número que representa mais ou menos 44 milhões de dólares.
Esse é o décimo aniversário da Acast como líder de mercado, hospedando mais de 125.000 podcasts e pagando mais de US$ 390 milhões pros seus criadores. A receita média por escuta aumentou 45%, mesmo com uma queda de 15% no total do número de escutas, que ainda é atribuída às mudanças no iOS 17 da Apple. Lembra que o aplicativo não faz mais download automático dos episódios? Então.
A Acast também se destacou em uma pesquisa de mercado que mostrou quão alto anda o retorno sobre investimento de publicidade em podcasts.
Pra resumir: em termos de mercado, esse foi um ótimo trimestre pra Acast, tanto financeiramente quanto em fortalecimento de marca.
8 - Na última semana de julho, o Pocket Casts lançou uma atualização com uma série de melhorias e novos recursos para aprimorar a UX do aplicativo.
O destaque foi a criação da ferramenta Clip It & Share It (ou Compartilhamento de Clipes), com a qual os usuários podem criar e compartilhar trechos dos episódios de podcast. Essa função, que era muito solicitada pelos usuários, já está disponível no Web Player e nos aplicativos de desktop, e deve ficar disponível pra Android e iOS em breve.
E, por falar no sistema da Apple, o aplicativo agora oferece novos widgets para acesso rápido a podcasts e episódios favoritos no iOS, além de também ter ajustado os limites de velocidade. Agora, o ouvinte pode ouvir com a velocidade de reprodução de até 5x, mas se o ouvinte não for um deficiente auditivo que tá acostumado a ouvir os áudios muito rápido - pra quem isso faria sentido -, pra qualquer outra pessoa isso seria coisa de maluco ou de psicopata. Ouvir em velocidade 5 do créu? Pra quê? Enfim, né, como tem louco pra tudo... Eu pretendo ficar só com o compartilhamento de cliques mesmo, ouvindo em 1x, obrigado.
9 - E é claro que aqui no Pod Notícias a gente faz, toda semana, um resumo de tudo que aconteceu de mais importante no mercado de podcasts, mas lá no nosso site sempre tem muito mais conteúdo que vale a pena conferir na íntegra. Na última semana, por exemplo, teve dicas de equipamento, artigo novo publicado pelos nossos colunistas e outras notícias que acabaram não entrando aqui no corte do programa, porque a gente tá noticiando muito e todos os dias.
Então não deixa de acessar o nosso site em podnoticias.com.br pra conferir o review que a gente publicou de algumas câmeras da Sony, e também ler o texto: "Não sei entrevistar, então vou virar podcaster", que fala sobre aquela panelinha do podcast que a gente já tá cansado de saber quem é, e que faz umas entrevistas tão ruins que chegam a baixar a régua do jornalismo no podcast. Enfim, tem bastante coisa lá no site pra você.
Os links diretos pro site vão estar, como sempre, na descrição desse episódio.
HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:
10 - A HBO está produzindo uma minissérie baseada no podcast "Praia dos Ossos" da Rádio Novelo, e já anunciou o elenco que vai participar da produção (e que elenco de peso, hein?).
O podcast fala sobre o assassinato da socialite Ângela Diniz em 1976. A Ângela vai ser interpretada pela atriz Marjorie Estiano, enquanto Emilio Dantas vai fazer o papel do Doca Street, que é o ex-namorado e também o assassino da Ângela Diniz. Outros nomes ilustres que vão participar da série são Antônio Fagundes, Renata Gaspar e Thiago Lacerda.
Por enquanto, a série não tem data de estreia definida, mas a gente já sabe que ela vai ter 6 episódios. Se você quiser saber mais sobre a produção, o elenco ou o podcast, não deixa de acessar a íntegra da matéria lá no nosso site.
11 - E na nossa Caixa de perguntas do Instagram na semana passada, a gente perguntou "se você pudesse participar como convidado de qualquer podcast, qual programa você escolheria e por quê?", e a gente recebeu algumas respostas muito boas e muito criativas, e a gente faz questão de ler aqui as três melhores respostas baseadas na nossa opinião, puramente:
Muito boas respostas, mais uma vez o ouvinte do Pod Notícias tá de parabéns.
Agora, pra essa semana, a pergunta é menos filosófica e mais prática: Você usa algum recurso de Inteligência Artificial no seu podcast? Se sim, qual?
Como sempre, a caixinha vai ficar aberta nos stories do Instagram do Pod Notícias por apenas 24 horas, então não deixe de acessar lá ainda hoje pra deixar a sua participação, em @pod.noticias.
12 - E na edição de hoje, a primeira edição de Agosto de 2024, a nossa coluna mensal Podcast no Japão está de volta, apresentada pelo nosso querido amigo e colunista Carlinhos Vilaronga - pra quem eu passo a palavra. Diretamente do Japão, fala aí Carlinhos!
Carlinhos:
Olá Leo e olá ouvintes do Pod Notícias!
Voltando aqui para compartilhar com vocês um panorama das atividades da comunidade brasileira de podcasters no Japão.
No dia 24 de junho, na primeira edição do Brazilian Day na província de Gunma, a empresa de recursos humanos Kowa realizou uma ação para gerar interação e comunicar acolhimento aos visitantes do evento. A ação incluiu café, pão de queijo e uma mesa de podcast. Eu, particularmente, achei uma ótima escolha. Os episódios serão publicados em parceria com a Nabecast Podcasts & Multimedia.
No dia 30 de junho, a ONG japonesa Dive.TV realizou, na cidade de Kariya, a Career Expo Sports, uma feira que apresentou possíveis caminhos na carreira do esporte no Japão. Todo o conteúdo foi ministrado em português e teve como público-alvo jovens estudantes brasileiros. O Mochiyori podcast esteve presente no evento e conversou com a fundadora da ONG e os profissionais convidados.
No dia 2 de julho, a Nihon Web TV, uma iniciativa brasileira de conteúdo independente, anunciou a parceria com o podcast JápodCast, que é apresentado por Leandro Takahashi e Kelvin Nakashima. Macsael Oda, fundador da Nihon Web TV, em mensagem informou que: "O JápodCast entra para a programação da Nihon Web TV com o objetivo de enriquecer ainda mais a grade com conteúdos exclusivos". Fica aí o desejo de sucesso para essa parceria.
No dia 20 de julho, foi realizada a oitava edição da Feira de Educação. A feira aconteceu na modalidade virtual e é uma iniciativa conjunta dos Consulados-Gerais do Brasil em Tóquio, Hamamatsu e Nagoya. A feira contou com a participação de instituições japonesas e brasileiras, e os apresentadores dos podcasts CastBrothers, Mochiyori e Saidera foram convidados a contribuir moderando painéis que discutiram ensino a distância, intercâmbio internacional e o cotidiano do estudante brasileiro na universidade japonesa. O conteúdo na íntegra pode ser acessado até 20 de agosto no site feiradeeducacao.com.
E pra encerrar minha participação de hoje, o Coletivo Podosfera Nipo-brasileira anunciou que a Semana Podosfera Nipo-brasileira 2024 será realizada a partir de 21 de outubro, o Dia Nacional do Podcast. O evento celebrará os 20 anos do podcast e contará com entrevistas, painéis e mesas de discussão. Mais informações serão compartilhadas em breve no perfil @podnipobr no Instagram.
Instagram Podosfera Nipo-brasileira
Obrigado ouvinte pela escuta. Carlinhos Vilaronga, da cidade de Kosai no Japão exclusivo para o Pod Notícias. Abraço a todos.
SOBRE LANÇAMENTOS:
13 - Na última terça-feira, dia 30 de julho, foi ao ar o primeiro episódio do podcast Tábula Rasa, apresentado pelo Felipe Ferreira, e que fala sobre tudo o que você precisa saber pra envelhecer com dignidade: anti-etarismo, aposentadoria, recolocação profissional quando você é sênior e muito mais.
O Felipe é um aposentado profissional, com muita experiência pra compartilhar sobre esses temas, e nessa primeira temporada vai trazer todas as perguntas que você precisa se fazer pra planejar uma aposentadoria que não seja compulsória.
O Tabula Rasa é produzido aqui, pela Rádiofobia Podcast e Multimídia e publicado também pela Rádiofobia Podcast Network, e tem novos episódios publicados às terças-feiras em todas as principais plataformas de áudio. Se você, como eu (que acabei de completar 50 anos), também está pensando no seu plano de aposentadoria, não deixa de conferir.
14 - E em comemoração aos 15 anos do portal Tenho Mais Discos Que Amigos!, eles lançaram o TMDQA! Talks, o novo mesacast do portal, apresentado pelo Cesinha Ovalle, Tony, e Rafael Teixeira.
No programa, eles vão trazer entrevistas e histórias exclusivas dos artistas convidados de cada episódio. A primeira temporada vai ter seis episódios no total, com nomes como Terno Rei, Rashid, Supercombo e Carol Biazin.
Os episódios vão ao ar no Spotify, YouTube e no site do TMDQA!.
RECOMENDAÇÃO NACIONAL:
15 - E a nossa recomendação nacional dessa semana, vai pra um podcast que desafia os estereótipos e amplia os horizontes no mundo das viagens: é o Viajante Sem Pauta, apresentado pelo nosso amigo e colega Cainã Ito.
O programa, que já tem 5 anos de existência e mais de 100 episódios, leva o ouvinte pelos quatro cantos do mundo sem sair do lugar, falando sobre todo tipo de tema que surge na cabeça de um viajante que tá indo pela viagem, e não por pauta.
Publicado a cada 15 dias mais ou menos, alguns dos temas que já foram falados no podcast foram: jornadas fotográficas, destinos seguros pra LGBT's, cortes de cabelo quando não se tem um barbeiro fixo, e muito mais.
O podcast também tem um clube do livro e um grupo exclusivo com vários benefícios pros ouvintes mais engajados, que fazem o próprio projeto ser uma grande viagem.
E vale dizer aqui, ele tá concorrendo ao Prêmio MPB na categoria "Viagem e Lazer". Então, se você ouvir e gostar, vale acessar o site da premiação e deixar o seu voto pra ajudar o Cainã.
O Viajante Sem Pauta está disponível em todas as principais plataformas de podcast, então não deixa de conferir e de assinar no seu agregador favorito.
E assim a gente fecha esta vigésima quinta edição do Pod Notícias. Acesse podnoticias.com.br para ter acesso à íntegra das notícias com todas as fontes e a transcrição completa do episódio, além dos artigos dos nossos colunistas e todos os links relacionados.
Acompanhe o Pod Notícias diariamente:
- Canal público do Telegram
- Instagram
- Page do Linkedin
Ouça o Pod Notícias nos principais agregadores:
- Spotify
- Apple Podcasts
- Deezer
- Amazon Music
- PocketCasts
O Pod Notícias é uma produção original da Rádiofobia Podcast e Multimídia e publicado pela Rádiofobia Podcast Network, e conta com as colaborações de:
- Camila Nogueira - arte
- Eduardo Sierra - edição
- Lana Távora - pesquisa, pauta e redação final
- Leo Lopes - direção geral e apresentação
- Thiago Miro - pesquisa
- Carlinhos Vilaronga - coluna "O Podcast no Japão"
Publicidade:
Entre em contato e saiba como anunciar sua marca, produto ou serviço no Pod Notícias.
See omnystudio.com/listener for privacy information.