Lançado em novembro de 2022, o ChatGPT, desenvolvido pela empresa norte-americana OpenAI e apoiado pela Microsoft, foi classificado como o aplicativo de consumidor que mais cresce na história. O “chatbot”, ou seja, um robô virtual que interage com seres humanos, chegou a marca de 1 milhão de usuários em apenas cinco dias. Para efeito de comparação, o Facebook levou dez meses para bater 1 milhão. O ChatGPT é um algoritmo baseado em inteligência artificial (IA). O nome é uma sigla para “Generative PreTrained Transformer” – algo como “Transformador pré-treinado generativo”. Na prática, o ChatGPT é capaz de entender a linguagem humana natural e gerar uma resposta semelhante à que um humano daria após receber um pedido. As possibilidades são imensas e a nova ferramenta de inteligência artificial pode revolucionar um leque extremamente amplo de atividades humanas. Mas isso não deixa de despertar também um considerável número de preocupações. Afinal, sempre que aparece uma novidade, o nosso senso de proteção anti-extinção já dispara: será que a IA vai me substituir? Por isso, para destrinchar esse esse tema e entender mais sobre essa relação entre os homens e a tecnologia, nesse episódio do Mamilos, Cris Bartis e Ju Wallauer recebem os pesquisadores Diogo Cortiz, cientista cognitivo, professor, escritor e divulgador científico, e Daniela Klaiman, futurista, especialista no comportamento do consumidor e um dos principais nomes da futurologia do Brasil. Vamos juntos! _____ FALE CONOSCO . Email: mamilos@b9.com.br _____ CONTRIBUA COM O MAMILOS Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda participa do nosso grupo especial no Telegram. É só R$9,90 por mês! Quem assina não abre mão. https://www.catarse.me/mamilos _____ Equipe Mamilos Mamilos é uma produção do B9 A apresentação é de Cris Bartis e Ju Wallauer. Pra ouvir todos episódios, assine nosso feed ou acesse mamilos.b9.com.br Quem coordenou essa produção foi Eduarda Esteves. Com a estrutura de pauta e roteiro escrito por Cris Bartis e Ju Wallauer. A edição foi de Mariana Leão e as trilhas sonoras, de Angie Lopez. A coordenação digital é feita por Agê Barros. O B9 tem direção executiva de Cris Bartis, Ju Wallauer e Carlos Merigo. O atendimento e negócios é feito por Camila Mazza e Telma Zenaro.