Será que o Mercado Laboral está doente? Ou será que somos nós?

Small Talks para a Mudança

23-03-2023 • 11 min

Os índices de stress, ansiedade, burnout, tentativas de suicídio e de obesidade têm vindo a aumentar exponencialmente nos últimos anos. Múltiplos estudos apontam os ambientes de trabalho tóxicos serem um dos principais fatores do aumento de distúrbios mentais e doenças.

Segundo a Gallup, a reduzida produtividade devido aos ambientes tóxicos nas empresas representa 11% do PIB mundial - 7,8 milhões de bilhões de dólares (um número tão grande de zeros que até é difícil de se pronunciar). O último relatório da Ordem dos Psicólogos contabilizou menos 5,2 mil milhões de euros na economia portuguesa na sequência de distúrbios mentais derivados os elevados índices de stress, ansiedade e burnout.

A somar a tudo isto, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o número de tentativas de suicídio têm aumentado nos últimos anos, nomeadamente entre os jovens

.Que sociedade é esta que está doente? Quais as medidas que devemos implementar para nos sentirmos bem a nível emocional, mental e físico quando estamos a trabalhar? Será que temos a solução em mãos?

Sim, temos! E eu explico neste episódio.

Sejam felizes!


Você pode gostar