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Ouça o Talk2Biz, nosso podcast sobre estratégia, gestão, marketing e inovação! Drops semanais com o professor Bruno Garcia e, eventualmente, com convidados, para falar sobre tudo o que acontece e as principais tendências no mundo dos negócios. Não deixe de ouvir!
105 - Plataformas, privacidade e o futuro do digital Feat. Diogo Duarte
No #talk2biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) recebe mais uma vez o professor e pesquisador Diogo Duarte (@diogoduarte) para um papo sobre economia de plataforma, novas tecnologias, privacidade e o futuro do marketing digital. A conversa gira em torno de como empresas e consumidores entendem os desafios que a vida digital impõe daqui por diante e como isso gera um impacto direto na maneira como muitos negócios são conduzidos e como as estratégias de marketing podem se tornar mais efetivas (ou não). Além disso, as questões ligadas a privacidade, novas legislações e o impacto que as big techs podem gerar na sociedade a partir do controle (e do uso destas informações!) se tornam cada vez mais evidentes.  Tudo isso somado a novos ecossistemas digitais, como metaversos, realidades virtuais, e recursos como criptomoedas e NFTs, faz com que todas essas questões tenham um alcance e potencial verdadeiramente imprevisível. O que podemos esperar daqui por diante? Como novas políticas e posturas podem forçar mudanças nas abordagens das empresas? E como o consumidor pode alterar o seu comportamento na medida em que mais e mais escândalos de manipulação e uso indevido de dados trazem estas questões para os holofotes?  Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #marketing #gestao #estrategia #inovacao #planejamento #digital #marketingdigital #metaverso #facebook #redessociais #marketingpreditivo #manipulacao #polarizacao #bigdata #googleads #cookies #businessintelligence
Há uma semana
44 min
104 - O Branding aplicado a sua carreira Feat. Thiago Moreira103 - Tech! Tecnologias de destaque (ou não) em 2022!102 - Mindset, inteligência emocional e performance Feat. Rubens Coelho
No #talk2biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) recebe o hipnoterapeuta Rubens Coelho (@rubenscoelhooficial), especialista em hipnoterapia clínica, para uma conversa sobre a importância da estrutura mental (o famoso mindset) e da inteligência emocional para melhorar a performance na carreira e dentro do mundo corporativo. A partir do momento em que a pessoa toma a consciência de fatos e ideias pré-estabelecidas que podem tirar o seu foco, reduzir a sua disposição e, principalmente, autolimitar suas próprias capacidades, o que isso pode representar a nível pessoal e profissional? Em especial durante períodos traumáticos, como foi a pandemia desde março de 2020, o quanto estar mentalmente estruturado e preparado pode prevenir uma série de problemas psicológicos e evitar que indivíduos e organizações entrem em colapso? Nesta conversa, falamos sobre a aplicação da hipnoterapia no mundo corporativo, desmistificamos o termo "mindset" (que acabou se tornando motivo de piada pelo excessivo e indiscriminado uso por parte de coaches e outros profissionais sem o devido conhecimento) e buscamos entender um pouco mais o funcionamento do nosso cérebro, de maneira a compreender como a experiência prévia de um indivíduo e seu sistema de crenças influenciam diretamente nas decisões que ele toma hoje.  Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #marketing #gestao #estrategia #inovacao #consumo #tendencia #lideranca #motivacao #inspiracao #culturaorganizacional #mindset #inteligenciaemocional #hipnoseclinica #hipnoterapia #pnl #programaçãoneurolinguistica #vantagemcompetitiva #mudanca #complexidade #transformacao #cultura #administracao
22-12-2021
43 min
101 - Liderança & ansiedade em tempos turbulentos feat. André Esteves
15-12-2021
34 min
Coin21 - Tendências para o mercado gamer em 2022100 - Como implementar a cultura do planejamento? Feat. Fernando Filardi
No #talk2biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) recebe o professor Fernando Filardi (@fernando.filardi), Doutor em Gestão Empresarial, para um papo sobre as dificuldades de se implementar o planejamento estratégico dentro de empresas de todos os portes. Seja pelo desconhecimento a respeito das ferramentas, seja pela crença de que o planejamento só serve para grandes organizações, ou ainda pela cultura do imediatismo tão presente em nosso país, muitos projetos acabam se perdendo e não gerando os resultados esperados. Quais os principais desafios para mudar esta percepção? E como até mesmo as pequenas empresas podem se beneficiar de uma cultura com foco no planejamento estratégico? Não deixe de ouvir!  Este é um episódio especial, pois chegamos a nossa edição de número 100. Desde 2019, o Talk2Biz vem produzindo conteúdo semanal sobre marketing, gestão, estratégia e inovação. Foram quase 130 episódios (somando os 20 episódios do Coin2Biz e alguns episódios especiais, como a série Branding+Consumo) ao longo de três temporadas. Portanto, só podemos agradecer a você que nos acompanha e valoriza o nosso trabalho, já que aqui temos como prioridade a informação qualificada e o conhecimento gerado.  Que venham mais 100 episódios!  #talk2biz #podcast #marketing #gestao #estrategia #inovacao #consumo #tendencia #planejamento #culturaorganizacional #analise #cenarios #vuca #vantagemcompetitiva #mudanca #complexidade #transformacao #lideranca #cultura #administracao
01-12-2021
38 min
099 - Os tipos de segmentação e a orientação estratégica
No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) fala sobre os tipos de segmentação de marketing e o quanto o uso de cada uma delas influencia na orientação estratégica de uma empresa. Com o processo muitas vezes resumido apenas à criação de personas, acabamos desconsiderando a importância dos processos de segmentação tradicional (geográfica, demográfica, psicográfica e comportamental). E mesmo quando trabalhamos com todos eles, falta uma visão mais consciente sobre como cada tipo de informação direciona a empresa para um tipo de abordagem específica. Ou seja, o quanto conhecemos sobre o nosso público e como o conhecemos determina que tipo de estratégia seremos capazes de utilizar.  Além disso, apesar das promessas de que o digital resolveria todos esses problemas ao reunir um base infinita de dados sobre tudo e todos, na prática os pacotes de dados são isolados dentro de cada plataforma, as diferentes base de dados não conversam entre si e muitas ações de marketing que deveriam ser mais assertivas em ambientes online acabam tendo uma performance e modus operandi semelhante ao convencional. Será que este é o melhor caminho? E como a estratégia de marketing deriva do estilo de segmentação trabalhado.  Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #marketing #mercado #estratégia #gestao #inovacao #planejamento #posicionamento #mercadologia #tecnologia #digital #segmentacao #persona #target #publicoalvo #bigdata #dados #datadriven #internet #perfil #consumo #consumidor #comportamento #tendencias #integracao #propostadevalor #web #redessociais #vantagemcompetitiva Quer participar da aula inaugural do curso Branding+Consumo? Ela ocorrerá neste sábado, 27 de novembro, das 9:00 as 12:00, com transmissão ao vivo pelo Teams. Cadastre-se gratuitamente no link abaixo: https://conteudo.facha.edu.br/mba-branding-consumo
25-11-2021
26 min
098 - Meta: Rebranding, inovação ou especulação?
No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) comenta sobre as mudanças anunciadas pelo Facebook, que passa a se chamar Meta, além de sua intenção de focar todos os seus esforços para gerar um ecossistema de hardware e software para que as pessoas se utilizem mais de ambientes virtuais (o chamado metaverso) para suas atividades diárias que hoje são desempenhadas na web por meio de aplicações convencionais. Do que se trata a mudança: apenas a criação de uma identidade corporativa para a empresa que se consagrou por ter as maiores redes sociais que já existiram até hoje, como Facebook e Instagram? O quanto distanciar a marca corporativa dos seus produtos não reflete uma necessidade de se afastar das recentes polêmicas envolvendo o Facebook? E do ponto de vista da inovação, será que a mudança de foco da empresa faz sentido? Para grande parte dos especialistas no tema, o metaverso pode representar o futuro da internet. Logo, quem sair na frente nesta largada certamente tem maiores chances de prosperar neste mercado. A grande questão é que outras empresas (e outros setores da economia) já vêm investindo pesado em soluções neste sentido. Das grandes companhias de aplicações corporativas, passando pela indústria de games até o setor automotivo, muitos produtos e serviços já estão sendo pensados nesta direção.  O Facebook (agora Meta), por sua vez, fez muitas promessas e projeções para o futuro, mas mostrou pouco de concreto para além daquilo que o mercado já conhece. A despeito da sua disposição para investir neste desenvolvimento (inclusive com a contratação de dezenas de milhares de talentos), a empresa de Mark Zuckerberg terá ofertas concretas (e comercialmente viáveis) em um futuro próximo? E o quanto de especulação temos neste anúncio?  Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #marketing #mercado #estratégia #gestao #inovacao #planejamento #posicionamento #mercadologia #tecnologia #digital #facebook #meta #metaverso #instagram #markzuckerberg #vr #ar #realidadevirtual #realidadeaumentada #oculus #bigdata #datadriven #internet #competitividade #oportunidade #tendencias #integracao #propostadevalor #web #redessociais #tiktok #google #microsoft #vantagemcompetitiva
17-11-2021
28 min
Coin020 - NFTs, criptomoedas e blockchain no mercado gamer
No #Coin2Biz de hoje, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) e Alexander Marra (@alexmoncks) falam sobre o uso de criptomoedas dentro de jogos, assim como a entrada de tecnologias como NFTs em plataformas daqui por diante. A Steam recentemente mudou suas políticas, proibindo jogos que tenham tais recursos de integrarem o seu marketplace, enquanto a Epic não demorou em se pronunciar publicamente dizendo que os games banidos na plataforma rival são muito bem-vindos no seu ecossistema. Mas afinal, o que essas tecnologias podem agregar ao mercado dos jogos eletrônicos? E qual a razão para a polêmica? Será que estimular as transações financeiras dentro destas plataformas representa um próximo passo evolutivo para a indústria? Ou esse é apenas um modismo comandado por entusiastas? Criar este tipo de estímulo dentro dos jogos poderia desvirtuar a própria essência dos jogos eletrônicos? Ou a nova geração de jogadores vai encarar o recurso como algo natural (e também essencial) dentro dos games daqui por diante? Venha neste debate com a gente, que trouxe um pouco de tudo: futurologia, economia, tecnologia, comportamento e, claro, inovação e estratégia no mundo dos negócios.  Não deixe de ouvir! #games #mercado #podcast #coin2business #talk2biz #coin2biz #inovacao #tecnologia #NFT #blockchain #criptomoeda #criptocurrency #nintendo #sony #microsoft #steam #valve #pc #pcgamer #pcgaming #mobile #mobilegaming #valve #roblox #pokemongo #economia #marketplace #modelodenegocios #canais #hub #omnichannel #videogame #hardware
10-11-2021
58 min
097 - Tech! Windows 11 e a estratégia da Microsoft096 - Philip Kotler e a evolução do Marketing até o 5.0
No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) fala sobre a evolução do Marketing enquanto ciência a partir da contribuição e trajetória do principal pensador e autor neste campo, o lendário Philip Kotler, considerado o "pai do Marketing moderno". Embora o professor Kotler não seja a mente por trás das principais teorias neste campo, ele tem seu maior mérito por ter organizado e sistematizado o pensamento de Marketing ao longo de seis décadas. Sua mais recente contribuição, o livro Marketing 5.0 - Technology for Humanity, lançado no início de 2021, mostra que do auge dos seus 90 anos, Kotler continua em forma. Longe de se portar como os inúmeros candidatos a novos "gurus do mundo dos negócios", Kotler talvez tenha o seu maior mérito em manter-se fiel às teorias e ferramentas clássicas, sem ter a pretensão de reinventar a roda para se colocar como um pensador disruptivo. Ao contrário: com muita leveza e bom senso, ele vem servindo de guia para atualizar e oxigenar o pensamento e a orientação a respeito no Marketing nas últimas duas décadas. Com mais de 50 livros publicados e tendo acompanhado a evolução do setor desde os anos 1950, possivelmente Kotler é o único com moral e envergadura para compilar e apontar as novas tendências.  Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #marketing #mercado #estratégia #gestao #inovacao #planejamento #posicionamento #mercadologia #marketing3.0 #marketing4.0 #marketing5.0 #phlipkotler #administracaodemarketing #bigdata #datadriven #inteligenciadedados #businessintelligence #analise #agilidade #competitividade #oportunidade #gerenciamento #administração #tendencias #integracao #tecnologia #propostadevalor #digital #automacao #dialogo #dados #vantagemcompetitiva
27-10-2021
25 min
095 - Visão única do cliente: o que é e como implementar?
No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) fala o conceito de visão única do cliente, que seria uma estrutura que reuniria todos os dados sobre o público de uma empresa, com fácil acesso, extração e gerenciamento destas informações, permitindo que a empresa seja mais ágil em suas decisões e consiga de fato estabelecer uma política de relacionamento mais sólida e com capacidade de se tornar omnichannel. Embora seja um conceito perseguido há muito tempo, principalmente dentro da esfera do marketing, na prática é bem difícil de alcançá-lo. Muitos encaram o desafio de construir a estrutura para a visão única do cliente como da esfera tecnológica. Porém, apenas os investimentos e esforços na área de TI não costumam ser suficientes para resolver a questão, já que a visão única do cliente está muito ligada à forma como a empresa se organiza, a orientação de seus processos e o nível de parceria e diálogo entre as pessoas. Quando se tenta tapar o sol com a peneira (ou com a contratação de sistemas de tecnologia), não apenas os principais entraves continuam no caminho como em muitos casos eles são internalizados (ou digitalizados) pela plataforma. Como superar estes obstáculos? E quais vantagens a visão única de fato gera para o marketing e para a gestão empresarial? Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #marketing #mercado #estratégia #gestao #inovacao #planejamento #posicionamento #vantagemcompetitiva #custo #liderança #diferenciacao #competição #segmento #cliente #crm #relacionamento #internet #digital #automacao #dialogo #dados #bigdata #visaounicadocliente #datadriven #inteligenciadedados #businessintelligence #analise #agilidade #competitividade #oportunidade #gerenciamento #administração
20-10-2021
22 min
Coin019 - O futuro do mercado de games será omnichannel?
No #Coin2Biz de hoje, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) fala as perspectivas para o mercado de games daqui para frente. Como um todo, o setor movimenta mais de U$ 170 bilhões ao ano, com a maior fatia estando no mobile, enquanto consoles e PCs ocupam a segunda e terceira posição, respectivamente. Mas a grande questão está nos modelos de negócios, que funciona de maneiras distintas para cada um destes grupos, além da consolidação de novos modelos, baseados em assinatura e streaming (Netflix já anunciou sua chegada em 2022), sem falar de outras iniciativas como Stadia, Arcade e o próprio Game Pass da Microsoft.  Quais são os principais números deste mercado? Como cada um destes modelos funciona na atualidade? E como uma perspectiva omnichannel pode ser decisiva para as plataformas que vão se consolidar daqui por diante? A entrada de grandes players do streaming pode acelerar algumas mudanças ou sua participação ainda será tímida neste primeiro momento? E o quanto a experiência gerada por cada modelo pode ser decisiva para conquistar os usuários? Não deixe de ouvir! #games #mercado #podcast #coin2business #talk2biz #coin2biz #inovacao #tecnologia #lançamentos #nintendo #sony #microsoft #steam #consoles #pc #pcgamer #pcgaming #mobile #mobilegaming #valve #tencent #roblox #pokemongo #posicionamento #propostadevalor #gestaodebranding #brandequity #planejamento #modelodenegocios #canais #hub #marketplace #omnichannel #vantagemcompetitiva #videogame #lançamento #hardware
14-10-2021
32 min
094 - Competição para cima Vs competição para baixo
No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) fala sobre a competição pela perspectiva do Marketing. Pela teoria, empresas deveriam se esforçar para construir ofertas com cada vez maior valor agregado. Este valor, sendo reconhecido pelo público, daria a esta oferta vantagem competitiva, por ser capaz de atrair um volume maior de compradores. Porém, nem sempre o mercado se comporta desta maneira. Em alguns casos (e particularmente quando estamos diante de cenários de estagnação ou declínio), empresas costumam focar seu esforço competitivo em conveniência e preço, que podem ser caminhos interessantes, deste que tais abordagens sejam usadas com sabedoria.  Se utilizada sem critério, este tipo de abordagem pode levar os mercados a se deteriorarem e, em alguns casos, se inviabilizarem. Esta seria a competição para baixo, uma agressiva busca por preços mais competitivos que tendem a corroer a oferta e a própria capacidade de um setor de inovar. Por outro lado, a competição para cima está focada em construção e entrega de maior valor, o que em tese levaria um mercado a movimentar mais dinheiro e não menos. Qual o impacto de cada uma destas abordagens e quais os principais fatores que levam as empresas a tomarem uma ou outra decisão?  Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #marketing #mercado #estratégia #gestao #inovacao #planejamento #posicionamento #vantagemcompetitiva #custo #liderança #diferenciacao #competição #segmento #industria #consumo #branding #marca #propostadevalor #qualidade #brandingmaisconsumo #miopia #oportunidade #gerenciamento #administração #custo #gestaodeproduto #oferta #ofertaampliada #precos #guerradeprecos #princing #precificacao
07-10-2021
21 min
093 - Tech! Os novos iPhones e a estratégia da Apple092 - Economia e Ecologia: como conciliar? Feat. Sergio AnversaCoin018 - O crescimento da Sega e o arquétipo do rebelde
15-09-2021
22 min
Coin017 - Nintendo e a estratégia do oceano azul091 - Os 4 Ps do Marketing e o perfil empreendedor

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