#33 | Perfil do feminicídio e da violência contra a mulher no Rio Grande do Norte | Kelly Matos

Rasgaí

01-07-2021 • 15 min

O episódio #33 do Rasgaí conversou com a pesquisadora Kelly Christina da Silva Matos. Ela é estatística e defendeu sua dissertação em demografia na UFRN em março de 2021. O tema da pesquisa foi sobre as mortes violentas femininas ocorridas no estado do Rio Grande do Norte no período de 2011 a 2020. Os dados são da parceria do PPGDem com a Rede e Instituto Óbvio (o Observatório da Violência do RN) e permite uma análise detalhada desse tipo de criminalidade ao longo do período. A dissertação foi orientada pela docente do PPGDem, Jordana Cristina de Jesus que, juntamente com outros pesquisadores, integram o Óbvio. Você pode acessar a dissertação completa no repositório institucional da UFRN clicando AQUI.

No mês de março de 2021 o Rasgaí abordou, em 4 episódios, temas relacionados à desigualdade de gênero em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O quarto episódio da série foi sobre o feminicídio na região Nordeste (Rasgai 19), com a convidada Karina Cardoso Meira. Trata-se de um tema da maior relevância, então, vamos retomar esse debate hoje. Como vimos, o feminicídio ocorre quando a motivação do homicídio está relacionado à violência sexual, o menosprezo pela condição feminina, a discriminação de gênero, etc. E, no caso brasileiro, é considerado crime hediondo desde 2015.

A violência contra a mulher é um problema social complexo e não deve ser tratado apenas a partir de uma política de segurança pública. É urgente proteger as mulheres vítimas de violência, mas talvez não baste construir mecanismos de repressão. O ideal mesmo seria disseminar o reconhecimento de que essa situação é resultado de aspectos que são relativizados pela sociedade. Como destacado pela Kelly, enquanto nossa sociedade minimizar e rebaixar o papel da mulher em relação ao do homem, tais desigualdades tendem a reproduzir um comportamento violento contra elas.

Este ano o Supremo Tribunal Federal decidiu por unanimidade que viola a constituição a utilização da argumentação de legitima defesa da honra na argumentação de defesa em crimes de violência contra a mulher e o feminicídio. Surpreende que até outro dia era permitido a um homem que matou sua companheira justificar tal ato por ter tentado proteger a sua honra e dignidade, por suposta traição, por exemplo. Ou seja, fazendo com que fosse transferida à vítima a culpa pela sua morte ou agressão. Enfim, o uso dessa argumentação absurda era válida até 2021, mas mostra o quão naturalizado é a cultura de violência contra a mulher.

Créditos da trilha sonora:

Robo-Western by Kevin MacLeod

Link: https://incompetech.filmmusic.io/song/4298-robo-western

License: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Beauty Flow by Kevin MacLeod

Link: https://incompetech.filmmusic.io/song/5025-beauty-flow

License: https://filmmusic.io/standard-license

--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/rasgai/message

Você pode gostar

Ciência Sem Fim
Ciência Sem Fim
Estúdios Flow
Ciência Suja
Ciência Suja
Ciência Suja
Naruhodo
Naruhodo
B9, Naruhodo, Ken Fujioka, Altay de Souza
Sinapse
Sinapse
Ciência Todo Dia
Ta de Clinicagem
Ta de Clinicagem
tadeclinicagem
Os três elementos
Os três elementos
Os três elementos / TocaCast
Culpa do Cérebro
Culpa do Cérebro
Andrei Mayer de Oliveira
Geografia em Meia Hora
Geografia em Meia Hora
Educação em Meia Hora
Something You Should Know
Something You Should Know
Mike Carruthers | OmniCast Media | Cumulus Podcast Network
Astronomia em Meia Hora
Astronomia em Meia Hora
AGÊNCIA DE PODCAST
Duprat Cast
Duprat Cast
Dr. Duprat
Brazil UFO
Brazil UFO
Brazil UFO
Astrum Podcast
Astrum Podcast
Dennis Ariel | Astrum Brasil
Biologia em Meia Hora
Biologia em Meia Hora
Educação em Meia Hora
Super Fato
Super Fato
Henrique Camargo
Horizonte de Eventos
Horizonte de Eventos
Sérgio Sacani Sancevero
Mundo Aleatório
Mundo Aleatório
marcelo farias