#36 | Livro de Métodos Demográficos em língua portuguesa: conversa com Ralph Hakkert

Rasgaí

22-07-2021 • 28 min

O episódio 36 do Rasgaí traz uma conversa sobre o livro “Métodos Demográficos: uma visão desde os países de língua portuguesa”. O livro foi lançado recentemente pela Editora Blucher no catálogo de produções Open Access. Com mais de mil páginas, é um livro completo que foca em métodos demográficos. Mas não é um livro apenas técnico, ele traz discussões e contextualizações que contribuem para qualquer pessoa interessada no tema se aproximar dessa área de conhecimento. E pra ser melhor ainda, o livro está disponível em formato aberto e pode ser baixado gratuitamente no site da editora. É uma leitura muito útil para estudantes e pesquisadores interessados desde a área de ciências humanas e sociais aplicadas até ciências exatas e da saúde.

Para falar sobre o livro, convidamos o demógrafo Ralph Hakkert. Aposentado pelo Fundo de População das Nações Unidas, hoje ele atua como consultor independente em diversos projetos internacionais e tem importante experiência em estudos e análises demográficas nos países falantes da língua portuguesa, dentre outras. Holandês radicado no Brasil, Hakkert liderou a iniciativa da produção deste livro e ao longo dos últimos 4 anos coordenou as contribuições de diversos pesquisadores de todo o país e também internacionais, deu unidade ao corpo do texto e finalizou a obra que acaba de ser publicada. Diversos docentes do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN participaram dessa iniciativa e contribuíram para sua execução ativamente. Como explicado por Hakkert no podcast, o livro não explicita as autorias do seu conjunto ou de seus capítulos, pois trata-se de uma obra coletiva efetivamente feita a muitas mãos.

Créditos da trilha sonora: Robo-Western by Kevin MacLeod Link: https://incompetech.filmmusic.io/song/4298-robo-western License: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Beauty Flow by Kevin MacLeod Link: https://incompetech.filmmusic.io/song/5025-beauty-flow License: https://filmmusic.io/standard-license

--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/rasgai/message

Você pode gostar

Ciência Sem Fim
Ciência Sem Fim
Estúdios Flow
Ciência Suja
Ciência Suja
Ciência Suja
Sinapse
Sinapse
Ciência Todo Dia
Naruhodo
Naruhodo
B9, Naruhodo, Ken Fujioka, Altay de Souza
Ta de Clinicagem
Ta de Clinicagem
tadeclinicagem
Os três elementos
Os três elementos
Os três elementos / TocaCast
Culpa do Cérebro
Culpa do Cérebro
Andrei Mayer de Oliveira
Geografia em Meia Hora
Geografia em Meia Hora
Educação em Meia Hora
Duprat Cast
Duprat Cast
Dr. Duprat
Something You Should Know
Something You Should Know
Mike Carruthers | OmniCast Media | Cumulus Podcast Network
Astronomia em Meia Hora
Astronomia em Meia Hora
AGÊNCIA DE PODCAST
Astrum Podcast
Astrum Podcast
Dennis Ariel | Astrum Brasil
Brazil UFO
Brazil UFO
Brazil UFO
Super Fato
Super Fato
Henrique Camargo
StarTalk Radio
StarTalk Radio
Neil deGrasse Tyson
Horizonte de Eventos
Horizonte de Eventos
Sérgio Sacani Sancevero
Biologia em Meia Hora
Biologia em Meia Hora
Educação em Meia Hora