Terapia e disfunção sexual - Parte 1 | Cavalcast - Instituto Cavalcanti
Dr. Marco Túlio Cavalcanti (CRM: 136030 – RQE: 56669)
A disfunção sexual pode ser definida como qualquer problema físico ou psicológico que impeça o homem de ter uma vida sexual satisfatória. O problema pode ocorrer em qualquer idade, porém, é mais comum que ocorra com o avanço da idade.
No entanto, mais do que se preocupar apenas com o tamanho do pênis, os homens precisam entender que são diversas as situações que podem abalar a vida sexual, como uma ereção incompleta, problemas de desejo sexual, não controlar o momento da ejaculação e orgasmo, entre outras.
As causas das disfunções vão desde as físicas como as psicogênicas. As causas psicológicas mais comuns nas disfunções sexuais são:
- Preocupação com desempenho sexual (ansiedade de performance);
- Efeitos de traumas anteriores;
- Sentimentos de culpa (ansiedade moral);
- Problemas no relacionamento, etc.
- Essas disfunções podem trazer muitos impactos negativos para a vida de um homem, levando à baixa autoestima, baixa autoconfiança e até mesmo deflagrar as depressões e quadros de ansiedade.
A terapia sexual é um tipo de terapia focada em melhorar a vida sexual e tratar as disfunções sexuais, como ejaculação precoce, ejaculação tardia, disfunção erétil, falta de interesse ou excitação sexual e o sexo doloroso.
A terapia sexual se destina a qualquer pessoa, homem ou mulher, que tenha alguma dificuldade ou algum problema sexual, como algum tipo de desconforto, dor, ou alguma inconsistência no funcionamento sexual.
Dessa forma, o objetivo da terapia sexual é ajudar as pessoas a superarem os desafios físicos e emocionais, que as impedem de ter um relacionamento satisfatório e uma vida sexual prazerosa.
Através da terapia sexual, você pode abordar assuntos como as preocupações sobre a função sexual, os sentimentos sexuais e a intimidade do casal, seja na terapia individual, terapia familiar ou na terapia de casal.
Em certas situações, as pessoas participam da terapia sexual a curto prazo (embora em alguns casos, seja necessária uma abordagem contínua ou a longo prazo do aconselhamento). Sendo assim, um plano de tratamento específico dependerá das necessidades individuais da pessoa ou do casal em terapia.