Pauta Segura - Os bastidores da reportagem

Diário do Nordeste

Aqui no podcast Pauta Segura você vai desvendar os caminhos das pautas que geraram reportagens especiais da editoria de Segurança do Diário do Nordeste. Uma conversa franca entre editor, repórter e ouvinte. Venha conosco descobrir os ingredientes de uma boa história e como ela deve ser contada. read less
Crimes reaisCrimes reais

Episódios

#57 - O caso da mulher que pagou para ser morta
05-02-2024
#57 - O caso da mulher que pagou para ser morta
Você acredita que uma pessoa seria capaz de pagar pela própria morte? É sobre um caso desse tipo que o Episódio 57 do Pauta Segura vai tratar. O caso de uma mulher que pagou R$ 500,00, um notebook e uma arma para que um homem a matasse é o tema da mais recente edição. No programa, que já está disponível nos principais tocadores de podcast e no YouTube do Diário do Nordeste, Emerson Rodrigues conta como foi a cobertura do crime há 15 anos e os desdobramentos dessa morte. O editor de Segurança cita que esse foi um dos casos mais incomuns e insólitos que ele já tomou conhecimento e fez reportagens. Quem era a vítima, as linhas de investigação, a quantos anos o acusado do crime foi condenado e se ele continua preso são alguns dos assuntos abordados durante o episódio. Todos os detalhes da cobertura foram relembrados no Pauta Segura. ----------------------------------------------------------------- Siga nosso podcast na plataforma de áudio da sua preferência ou no YouTube do Diário do Nordeste. Compartilhe com parentes e amigos.  Deixe seu comentário e avalie nosso programa. Se você tiver qualquer sugestão, crítica, dúvida ou foi citado e quer direito de resposta, envie um e-mail para ⁠podcastpautasegura@svm.com.br⁠. Produção e roteiro: Emerson Rodrigues Gravação, edição e masterização: Emerson Rodrigues.Músicas: Youtube Library Supervisão do conteúdo, distribuição e redes sociais: Alan Barros/Aline Conde/Geovana Rodrigues.Coordenação de Núcleo: Karine ZaranzaGerente de jornalismo: Ívila Bessa.
#54 - Irmãs bolivianas são assassinadas
26-01-2024
#54 - Irmãs bolivianas são assassinadas
Por quanto tempo um repórter deve se dedicar na cobertura de uma história? Em 2011, por cerca de 50 dias, o então repórter policial, Emerson Rodrigues, hoje editor da área de Segurança do Diário do Nordeste, buscou descobrir o que havia por trás das execuções das duas irmãs bolivianas, no Ceará. A apuração foi tema do podcast Pauta Segura, que abordou também as dificuldades na cobertura sobre o duplo homicídio, que envolviam a busca para responder muitas perguntas. O que seria feito dos corpos das duas? Elas seriam enterradas como indigentes? Seriam levadas para a família na Bolívia para serem sepultadas? Esses foram alguns questionamentos respondidos durante as matérias, mas no podcast você vai descobrir como essas respostas foram obtidas. As irmãs bolivianas Maria Liliane e Lilian Fabiano foram executadas com mais de 20 tiros, em abril de 2011, em Pacatuba. No episódio 54 do Pauta Segura, o editor contou como começou a cobrir o caso, quem eram as irmãs, e se os assassinos foram descobertos. ------------------------------------------------------------------- Siga nosso podcast na plataforma de áudio da sua preferência ou no YouTube do Diário do Nordeste. Compartilhe com parentes e amigos.  Deixe seu comentário e avalie nosso programa. Se você tiver qualquer sugestão, crítica, dúvida ou foi citado e quer direito de resposta, envie um e-mail para ⁠podcastpautasegura@svm.com.br⁠. Produção e roteiro: Emerson Rodrigues Gravação, edição e masterização: Emerson Rodrigues.Músicas: Youtube Library Supervisão do conteúdo, distribuição e redes sociais: Alan Barros/Aline Conde/Geovana Rodrigues.Coordenação de Núcleo: Karine ZaranzaGerente de jornalismo: Ívila Bessa.
#55 - Os bastidores da cobertura da Chacina das Cajazeiras há 6 anos
22-01-2024
#55 - Os bastidores da cobertura da Chacina das Cajazeiras há 6 anos
O assassinato de 14 pessoas, em uma festa, em Fortaleza, completará 6 anos no próximo sábado (27). O Podcast Pauta Segura, no seu episódio 55, publicado pelo Diário do Nordeste nesta segunda-feira (22), aborda os detalhes dos bastidores da cobertura jornalística da Chacina das Cajazeiras. O repórter Messias Borges conta como foi a sua experiência na apuração da maior chacina da história do Ceará: como surgiu a pauta, os levantamentos jornalísticos e quais os desdobramentos da matança. As investigações policiais apontaram que o crime foi motivado pela guerra entre facções criminosas. Mas muitas vítimas não tinham nem antecedentes criminais e foram à festa, no Forró do Gago, apenas para se divertir, naquela madrugada de 27 de janeiro de 2018. Outras seis pessoas ficaram feridas. ------------------------------------------------------------------ Siga nosso podcast na plataforma de áudio da sua preferência ou no YouTube do Diário do Nordeste. Compartilhe com parentes e amigos.  Deixe seu comentário e avalie nosso programa. Se você tiver qualquer sugestão, crítica, dúvida ou foi citado e quer direito de resposta, envie um e-mail para ⁠podcastpautasegura@svm.com.br⁠. Produção e roteiro: Messias Borges Gravação, edição e masterização: Emerson Rodrigues.Músicas: Youtube Library Supervisão do conteúdo, distribuição e redes sociais: Alan Barros/Aline Conde/Geovana Rodrigues.Coordenação de Núcleo: Karine ZaranzaGerente de jornalismo: Ívila Bessa.
#53 - Conexão Bolívia-Ceará-Itália - Bastidores da entrevista com narcotraficante italiano
08-01-2024
#53 - Conexão Bolívia-Ceará-Itália - Bastidores da entrevista com narcotraficante italiano
Os bastidores da entrevista feita em um presídio cearense com o narcotraficante italiano Mário Emilio Severoni são o tema principal do Episódio 53 do Podcast Pauta Segura. O programa retorna depois da pausa do fim do ano em novo formato, com uma narrativa em primeira pessoa, mas sempre com detalhes exclusivos da apuração de grandes reportagens. O Italiano era apontado como chefe de uma das maiores organizações criminosas responsáveis pelo envio de cocaína do Brasil para a Europa. Como o editor de Segurança Emerson Rodrigues conseguiu realizar a entrevista dentro do presídio em 2015? O que aconteceu depois da conversa com o italiano, e onde, atualmente, está o narcotraficante? Você descobre tudo isso ouvindo o Pauta Segura.  No episódio, você saberá também detalhes da vida do italiano no mundo do crime e por que ele negava ser o "Capo di tutti capi" expressão utilizada para designar "o chefe de todos os chefes".  ---------------------------------------------------------- Siga nosso podcast na plataforma de áudio da sua preferência ou no YouTube do Diário do Nordeste. Compartilhe com parentes e amigos.  Deixe seu comentário e avalie nosso programa. Se você tiver qualquer sugestão, crítica, dúvida ou foi citado e quer direito de resposta, envie um e-mail para ⁠podcastpautasegura@svm.com.br⁠. Produção e roteiro: Emerson Rodrigues Gravação, edição e masterização: Emerson Rodrigues.Músicas: Youtube Library Supervisão do conteúdo, distribuição e redes sociais: Alan Barros/Aline Conde/Geovana Rodrigues.Coordenação de Núcleo: Karine ZaranzaGerente de jornalismo: Ívila Bessa.
#52 - Os desafios na Segurança Pública do Ceará
22-11-2023
#52 - Os desafios na Segurança Pública do Ceará
Os últimos anúncios de investimentos na Segurança Pública do Ceará e o aumento de homicídios registrado em outubro, no Estado, são os temas do episódio 52 do Podcast Pauta Segura, publicado pelo Diário do Nordeste nas principais plataformas de podcasts, nesta quarta-feira (22). O editor Emerson Rodrigues e o repórter Messias Borges contam os bastidores de reportagens sobre o maior número de homicídios no Ceará em 2 anos, registrado em outubro último; o anúncio de investimentos para o Sistema Socioeducativo do Ceará; e a inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). O episódio traz entrevistas com o governador do Ceará, Elmano de Freitas; o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Samuel Elânio; e o secretário Nacional da Segurança Pública (SENASP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Tadeu Alencar. "Provavelmente, mais de 80% dos homicídios que ocorrem no Estado é de jovem matando jovem, porque alguém muito ganancioso, que está morando em uma mansão, às vezes nem no Ceará é, sendo dono de um negócio de drogas, está colocando jovem pobre para matar outro jovem pobre, para disputar o território, para ele ou outro vender a droga. É por isso que eu digo à Polícia Civil: eu quero prender todos os traficantes, mas o que eu quero mais prender é o que está na mansão, no luxo, que coloca a juventude para se matar. Esse é o nosso principal inimigo", afirmou Elmano de Freitas. ---------------------------- Siga nosso podcast na plataforma de áudio da sua preferência ou no YouTube do Diário do Nordeste. Compartilhe com parentes e amigos.  Deixe seu comentário e avalie nosso programa. Se você tiver qualquer sugestão, crítica, dúvida ou foi citado e quer direito de resposta, envie um e-mail para ⁠podcastpautasegura@svm.com.br⁠. Produção e roteiro: Emerson Rodrigues e Emanoela Campelo de Melo Gravação, edição e masterização: Emerson Rodrigues. Músicas: Youtube Library  Supervisão do conteúdo, distribuição e redes sociais: Alan Barros/Aline Conde/Geovana Rodrigues. Coordenação de Núcleo: Karine Zaranza Gerente de jornalismo: Ívila Bessa.
#51 - Fortaleza na rota do tráfico internacional de drogas
13-11-2023
#51 - Fortaleza na rota do tráfico internacional de drogas
O Podcast Pauta Segura retorna, no 51º episódio, com os bastidores da reportagem sobre prisões e apreensões por tráfico de drogas, no Aeroporto Internacional de Fortaleza. O episódio foi publicado pelo Diário do Nordeste nas principais plataformas de podcasts, nesta segunda-feira (13). A Polícia Federal (PF) forneceu dados e concedeu entrevista sobre o crime. O editor Emerson Rodrigues e o repórter Messias Borges contam como surgiu a pauta que originou duas matérias: uma sobre o número de prisões no Aeroporto, por tráfico de entorpecentes, que dobrou em 2023, na comparação com 2022; e a outra, sobre os principais destinos dos suspeitos presos, como Dubai (nos Emirados Árabes), Lisboa (em Portugal) e Paris (na França). A reportagem e o podcast também trazem dados sobre o aumento da participação de mulheres no crime e informações sobre a atuação da Polícia Federal, para combater o tráfico, no Aeroporto de Fortaleza. "Esse aumento (de prisões) pode ser atribuído a diversos fatores, como a maior especialização dos policiais envolvidos, o aprimoramento do treinamento dos cães da Polícia Federal e o aumento do tráfego aéreo. Esses elementos têm contribuído para uma maior eficácia nas operações de combate ao tráfico de drogas", afirmou o delegado regional de Polícia Judiciária em Exercício, da Superintendência da Polícia Federal no Ceará, Victor Mesquita, em entrevista ao Diário do Nordeste.
Caso Natália: Liberdade antecipada | Sigilo Quebrado #04
30-10-2023
Caso Natália: Liberdade antecipada | Sigilo Quebrado #04
O 4º episódio do Caso Natália, "Liberdade antecipada", traz uma entrevista com o advogado Armando Costa Júnior, que conseguiu fazer com que o regime de cumprimento da pena das condenadas fosse alterado. O editor de Segurança do Diário do Nordeste discute também se a Justiça foi feita a partir do entendimento do pai da menina Natália, José Mota Lopes, o senhor Zezinho Siebra. O crime que resultou na morte da menina Nathália, de seis anos, aconteceu há 31 anos, em Camocim. A criança foi atraída pelas próprias vizinhas com coelhinhos de pelúcia, para o que viraria seu sequestro e, depois, sua morte. _____________________________________ Siga nosso podcast na plataforma de áudio da sua preferência ou no⁠⁠⁠⁠ Youtube do Diário do Nordeste⁠⁠⁠⁠. Compartilhe com parentes e amigos.  Deixe seu comentário e avalie nosso programa. Se você tiver qualquer sugestão, crítica, dúvida ou foi citado e quer direito de resposta, envie um e-mail para ⁠sigiloquebrado@svm.com.br⁠. Produção, roteiro, gravação e edição: Emerson Rodrigues Músicas: YouTube Library Áudios e documentos: Centro de Documentação do SVM Distribuição e redes sociais: Melissa Carvalho/ Clarice do Nascimento/ Yohana Capibaribe/ Levi de Freitas/ Lígia Costa/ Arthur Calado/ Paulo César Sena/ Iury FigueiredoSupervisão do conteúdo, distribuição e redes sociais: Alan Barros/Aline Conde/Geovana RodriguesCoordenação de Núcleo: Karine ZaranzaGerente de jornalismo: Ívila Bessa
#49 - 'Guerra' de facções em Caucaia: Município volta a ser palco de mortes
26-09-2023
#49 - 'Guerra' de facções em Caucaia: Município volta a ser palco de mortes
Este episódio traz bastidores da apuração das reportagens acerca dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Afinal, o que levou Caucaia a voltar ao ranking de segunda cidade mais violenta do Ceará? Uma guerra interna travada entre facções rivais seria o principal fator interferindo no aumento do índice de assassinatos na cidade. Conforme levantamento do Diário do Nordeste, com base em dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), de janeiro deste ano até o último dia 17 de setembro, a escalada da violência tem acréscimo de 15% nos CVLIs, em Caucaia. O editor Emerson Rodrigues e a repórter Emanoela Campelo discutem neste episódio o acirramento entre as facções e como isso vem interferindo no cotidiano dos moradores da região. O ouvinte pode ainda conferir fala de um sociólogo, que aponta: "a situação nunca esteve sob controle", disse Luís Fábio Paiva. Nas duas últimas semanas, pelo menos três grandes ataques foram registrados em Caucaia. Sete pessoas morreram e, pelo menos, outras oito foram baleadas. Um morador de Caucaia há mais de 40 anos nota a diferença no comportamento nos últimos meses: "durante o dia as pessoas andam nas ruas, mas a gente vê pichações nas ruas, ordem de baixar vidro, de tirar capacete. Só que isso normalizou, as pessoas nem comentam mais". ------------------------------------------------- Siga nosso podcast na plataforma de áudio da sua preferência ou no YouTube do Diário do Nordeste. Compartilhe com parentes e amigos.  Deixe seu comentário e avalie nosso programa. Se você tiver qualquer sugestão, crítica, dúvida ou foi citado e quer direito de resposta, envie um e-mail para ⁠podcastpautasegura@svm.com.br⁠. Produção e roteiro: Emerson Rodrigues e Emanoela CampeloGravação, edição e masterização: Emerson Rodrigues.Músicas: Youtube Library Supervisão do conteúdo, distribuição e redes sociais: Alan Barros/Aline Conde/Geovana Rodrigues.Coordenação de Núcleo: Karine ZaranzaGerente de jornalismo: Ívila Bessa.
#47 - Os bastidores do segundo julgamento da Chacina do Curió
11-09-2023
#47 - Os bastidores do segundo julgamento da Chacina do Curió
O maior julgamento da história do Ceará terminou, na última quarta-feira (6), com quase 100 horas de duração e a absolvição de oito policiais militares da acusação de participar da Chacina do Curió. Esse é o tema do 47º episódio do Podcast Pauta Segura, publicado nesta segunda-feira (11).  Os jornalistas do Diário do Nordeste Emerson Rodrigues, Emanoela Campelo de Melo e Messias Borges contam os bastidores dos 9 dias de julgamento: da escolha dos jurados à leitura da sentença. Os oito PMs foram absolvidos de 11 homicídios, três tentativas de homicídio e quatro crimes de tortura, ocorridos entre os dias 11 e 12 de novembro de 2015, na Grande Messejana, em Fortaleza. A defesa dos militares afirmou que "a justiça foi feita". Já o Ministério Público do Ceará (MPCE), responsável pela acusação do processo, informou que irá recorrer da decisão ao Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O terceiro julgamento da Chacina do Curió já começa na próxima terça-feira (12), com mais oito policiais no banco dos réus. ---------------------------------- Siga nosso podcast na plataforma de áudio da sua preferência ou no YouTube do Diário do Nordeste. Compartilhe com parentes e amigos.  Deixe seu comentário e avalie nosso programa. Se você tiver qualquer sugestão, crítica, dúvida ou foi citado e quer direito de resposta, envie um e-mail para ⁠podcastpautasegura@svm.com.br⁠. Produção e roteiro: Emerson Rodrigues e Messias BorgesGravação, edição e masterização: Emerson Rodrigues.Músicas: Youtube Library Supervisão do conteúdo, distribuição e redes sociais: Alan Barros/Aline Conde/Geovana Rodrigues.Coordenação de Núcleo: Karine ZaranzaGerente de jornalismo: Ívila Bessa.