Seja bem-vindos e bem-vindas! Hoje é Dia Mundial da Saúde (7/4) e está no ar o novo podcast da Abrasco. Nesta estreia, vamos falar sobre o que podemos comemorar nesta data e quais são os desafios que continuam em pauta quando o tema é saúde. A convidada especial do primeiro episódio é a presidente da Abrasco, Rosana Onocko Campos. “A gente tem que comemorar a existência do SUS. Porque de fato ter conseguido criar um sistema único, público, de acesso universal - que tem entre seus princípios, a integralidade, a regionalização, a ideia de equidade -, é fundamental”, ressalta Rosana.
Também conversamos com o abrasquiano Luis Eugênio Portela de Souza, presidente da Federação Mundial de Associações de Saúde Pública (WFPHA). Ele inaugura o quadro cultural do podcast com uma indicação de leitura de um livro sobre os bastidores do apoio de grandes nomes da indústria alemã ao Adolph Hitler. “[Lembrei deste livro] pela divulgação das investigações referentes ao oito de janeiro do ano passado aqui no Brasil. Essa reunião do ex-presidente [Bolsonaro] com seus ministros, assessores… me lembra muito essa reunião que houve lá do Hitler com os grandes empresários alemães que o financiaram”, conta Luis.
>>> Novos episódios às segundas-feiras, em semanas alternadas. Aperta o play e vem com a gente!
Gostou do conteúdo? Com o seu apoio podemos seguir fortalecendo a Saúde Coletiva! Associe-se à Abrasco: https://abrasco.org.br/associe-se/
Livro “A ordem do dia”, de Eric Vuillard, com edição brasileira de 2019 da Editora Tusquets, 144 páginas.
>>> Ficha técnica
O podcast “A saúde é coletiva” é uma iniciativa da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), com produção da Rádio Tertúlia.
Roteiro, narração, edição e sonorização: Beatriz Pasqualino.
Coordenação: Ártemis Caldeira Brant, Beatriz Pasqualino, Thiago Barreto e Veronica Tavares.
Comunicação e pesquisa: Daniel Lyra e Letícia Maçulo.
Relacionamento e Marketing: Clara Alonso e Rafaela Pinheiro.
Projeto Gráfico: Estúdio Massa.
Apoio de locução: Joana Côrtes
Agradecimentos: Hara Flaeschen e Elisa Mendonça.