Neste episódio, vamos discutir as iniquidades étnico-raciais que impactam o acesso e a qualidade da saúde da população negra brasileira. Para isso, conversamos com a Edna Maria de Araújo, que integra o Grupo Temático Racismo e Saúde, da Abrasco. Ela é professora no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Universidade Estadual de Feira de Santana e do programa de Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. “Vivemos em uma sociedade que está estruturada no preconceito e na discriminação racial. [...] Na área da saúde, temos que centrar o nosso trabalho na questão de desconstruir esse racismo”, explica Edna.
No quadro cultural, tem dica de um filme brasileiro, lançado em 2005 - mas ainda bem atual -, que trata do tema da saúde mental. “Documentário fantástico, ganhador de vários prêmios e que faz a gente refletir muito. Traz a história de vida de uma pessoa que recebe a pecha de ‘louca’ por quem não consegue ver a sabedoria e a beleza das coisas”, comenta Deivisson Viana, psiquiatra e vice-presidente da Abrasco.
>>> O podcast “A saúde é coletiva” é uma iniciativa da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), com produção da Rádio Tertúlia. Esta primeira temporada tem 8 episódios, publicados às segundas-feiras, em semanas alternadas. Aperte o play e vem com a gente!
Gostou do episódio? É o apoio de cada pessoa associada que nos permite seguir produzindo conteúdos como estes! Associe-se à Abrasco e fortaleça a Saúde Coletiva! Acesse: https://abrasco.org.br/associe-se/
>>> Saiba mais: https://abrasco.org.br/iniciativas/a-saude-e-coletiva-o-podcast-da-abrasco/
>>> Recomendamos:
[Alerta de spoiler!]
Assista ao filme “Estamira”, dirigido por Marcos Prado e produzido por José Padilha:
- GloboPlay ou Telecine: https://globoplay.globo.com/estamira/t/P8Lx68tx65/?origemId=91698
- Prime Video: https://www.primevideo.com/dp/amzn1.dv.gti.4e52b873-59ba-4ae6-94df-5a999dd636a7/ref=atv_nb_lcl_pt_BR?autoplay=0
>>> Ficha técnica
Roteiro, narração, edição e sonorização: Beatriz Pasqualino.
Coordenação: Ártemis Caldeira Brant, Beatriz Pasqualino, Thiago Barreto e Veronica Tavares.
Comunicação e pesquisa: Daniel Lyra e Letícia Maçulo.
Relacionamento e Marketing: Clara Alonso e Rafaela Pinheiro.
Projeto Gráfico: Estúdio Massa.
Agradecimentos: Bruno Dias, Hara Flaeschen e Elisa Mendonça.
Apoio de locução: Joana Côrtes