DN CAST - O podcast do Diário das Nações

Diário das Nações

O DN CAST é um podcast que busca trazer de maneira leve e objetiva as principais atualizações na área de política internacional. Formado por universitários, o Diário das Nações agora está expandindo sua atuação para o nicho dos podcasts, mantendo o mesmo dinamismo e qualidade que nos tornaram uma das maiores páginas de Relações Internacionais do Brasil. Esperamos que aproveitem bastante todos os conteúdos que disponibilizarmos por aqui.

CRTL + F na história recente do Talibã e Afeganistão
27-02-2022
CRTL + F na história recente do Talibã e Afeganistão
Com o histórico do Afeganistão nas diversas dominações do território e etnias existentes numa região notadamente conflituosa, assim como a tomada de poder pelo Talibã em 1996, a Guerra ao Terror e a retomada do poder em 2021, se faz necessário analisar a história recente até os dias atuais para se ter um contexto do que realmente está acontecendo bem como as motivações por trás das ações recentes do Talibã. Dito isto, a tomada de poder afeta não apenas o Afeganistão com seu governo descentralizado, mas todo um ecossistema internacional que o rodeia, impactando diversos aspectos estratégicos, culturais, etnológicos, econômicos, religiosos, geopolíticos e de direitos humanos, fazendo com que a população e os atores internacionais tenha dificuldades na aceitação de um no sistema dentro do país. Da mesma forma, que a interpretação da sharia impacta na percepção de que olha de fora, dando um choque de realidade, sendo necessário esse debate aprofundado do tema. Convidada: Isabela Bello (@isabelabello_) Apresentação e Edição: Klaus Youssef (@klausyoussef) e Nýx (@js.nyx) Conteúdos Abordados Livros e Artigos: Barfield, Thomas. “Afghanistan: A Cultural and Political History”. Princeton: Princeton University Press, 2010. 389 p. Weinbaum, Marvin G.; Ali, Mohammad, Dupree, Louis, Petrov, Victor P., Allchin, Frank Raymond and Dupree, Nancy Hatch. “Afghanistan”. Encyclopedia Britannica. Disponível em: redes sociais Instagram: Catarse:
Direito Internacional Público e o enfrentamento da Pandemia
05-12-2021
Direito Internacional Público e o enfrentamento da Pandemia
Levando em conta que todos os tipos de relações necessitam de limites e regras para viver em harmonia, o mesmo se dá nas Relações Internacionais com o Direito Internacional para regular as relações entre Estados que possuem princípios, interesses e desejos diversos, tornando a relação harmoniosa. O Direito Internacional sendo um regulador das Relações Externas, há que se entender como de fato ele atua nesse âmbito, qual o seu conceito, princípios e atores. Um exemplo claro de como o Direito Internacional afeta a todos, é o momento em que estamos vivendo com esta pandemia, tendo como ente regulador a OMS que atua no gerenciaménto da saúde global e como as ações dos Estados interferem na vida da humanidade e vemos claramente a atuação da OMS para tentar conter a Covid-19 na Tentativa de regularização da vida cotidiana como conhecíamos. Apresentação e Edição: Klaus Youssef (@klausyoussef) e Nýx (@js.nyx) Conteúdos Abordados Livros: - MAZZUOLI, Valério de Oliveira. Curso de Direito Internacional Público. 5ª ed. São Paulo: LTr, 2009. - MAZZUOLI, Valério de oliveira, “Direito internacional público” Ed. Revista dos tribunato 2, 2004. - VARELLA, Marcelo D., “Direito internacional público” Ed. Saraiva, 2013.  Links Úteis: - Constituição da OMS: Regulamento Sanitário Internacional: Posição do Brasil quanto aos Tratados: Tratados e Acordos que o Brasil faz parte: Acordos Internacionais que o Brasil faz parte em relação a Saúde: Carta das Nações Unidas: Princípios das Nações Unidas: Nações Unidas: Relatadas: - Líderes criticam a OMS: Após 2° Grande Guerra o último sobrevivente faleceu esse ano: redes sociais Instagram: