Esse mês estamos falando de metabolismo. Ou da forma que nosso corpo utiliza energia. Queremos ter flexibilidade metabólica, que é a habilidade de usar tanto glicose como gordura como combustível. Queremos nos sentir energéticas, focadas e saciadas, sem desejos por comidas constantes para que possamos focar na vida. Para que possamos comer para viver e não viver para comer.
Hoje vou falar sobre o que pode estar contribuindo para o seu ganho de peso , tanto comidas como medicamentos e outros mecanismos do corpo, como o gatilho de sobrevivência, que explica em parte porque o seu corpo pode estar se apegando a gordura...
Vou explicar como as comidas ultraprocessadas contribuem para um descontrole alimentar, que remédios podem contribuir para o ganho de peso e como é que o seu corpo funciona para determinar se você pode ou não perder gordura.
Tudo para que você possa identificar áreas de ação caso você não esteja conseguindo emagrecer como gostaria.
Quero começar explicando um pouco sobre a teoria de sobrevivência e o conceito da resposta de perigo celular. Que será muito importante para quem realmente não consegue emagrecer ou está lidando com hipotiroidismo, e doenças autoimunes.
Eu não acho eficiente cultivar o pensamento de que seu corpo está trabalhando contra você. E vejo muito isso nas pessoas com doenças autoimunes. Onde dizemos que o corpo está atacando a si mesmo. Eu quero que você acredite que você tem uma força vital inata que sempre busca a cura. Que o seu corpo trabalha para te proteger e jamais contra você. Então, o seu trabalho consciente é descobrir causas que podem estar sinalizando perigo para o cérebro e consequentemente tendo reações que a princípio parecem estar te atrapalhando, mas no fundo é como o corpo entende que precisa fazer para sobreviver. Mas se entendermos que o corpo quer nos proteger, e que precisamos trabalhar junto com ele e não contra ele, seremos mais produtivas na nossa busca pela saúde. Voce tem muito mais poder, força interna do que a medicina convencional nos faz acreditar. A força do seu pensamento é capaz de muito mais do que lhe damos credito. E por isso eu sou tão devota de meditação e de atividades que ativam o sistema nervoso parasimpatico. Pois precisamos sinalizar ao cérebro que podem relaxar, regenerar, curar. Como aprendemos fome e gasto energético não estou sob controle consciente. Sim, podemos programas nossa dieta e nossos exercicios. Mas não podemos programs quantas calorias nosso corpo irá queimar por exemplo. Quando o corpo entende que estamos em perigo ele entra num modo de conservação de energia. Esse ºe um mecanismo ancestral de sobrevivência, que já aprendemos. Então nosso trabalho será de convencer ao cérebro que nós não estamos em perigo e consequentemente não existe a necessidade de se
Episódios relacionados:
EP 06 | Sono: Aprenda a dormir naturalmente | Isabela Fortes
EP 51 | Dormir Emagrece? Sim e falta de sono engorda… | Isabela Fortes
EP 60 | Despedaçada…Mas meus exames estão “normais” | Isabela Fortes
EP 67 | Metabolismo Parte 1: E se não for somente fome? A importância da hidratação | Isabela Fortes
EP 70 | Obesogênicos: Porque não emagreço? Metabolismo Parte 4 | Isabela Fortes
Site do podcast https://isabelafortes.com.br/
instagram https://www.instagram.com/fortes_isabela/
Produção: Wepod