#09 - A História do Disco - Aos Vivos, com Marissol Mwaba

A História do Disco

16-03-2022 • 38 min

Olá, eu sou Bruna Paulin e este é o podcast A História do Disco. Todo disco tem uma história.  Ou mais. E por aqui você vai poder conferir tanto histórias e curiosidades sobre a produção de álbuns de diversos estilos e momentos da história da música como também como esses discos fazem parte das nossas vidas. Seja muito bem vinda e bem vindo: esse programa é para todo mundo que é apaixonado por música.

Colabore com nosso financiamento contínuo para o programa seguir semanal e gratuito para todas as pessoas em apoia.se/ahistoriadodisco

A convidada desse episódio é Marissol Mwaba. Aos 29 anos, Marissol Mwaba já catalogou galáxias; lançou o álbum "Luz-A-zuL" (2016) e o registro de um processo terapêutico “Palavra Mágica Acústico Rec’n’Play” (2018); estudou Astrofísica na Sorbonne, em Paris; colaborou com diversos artistas como Emicida, Luedji Luna, Rincon Sapiência e Chico César. A artista cientista brasileira de origem congolesa, que reflete em sua obra influências musicais unidas ao panorama cultural africano, compõe, canta e toca baixo, violão e bateria. Teve a canção "Notícias de Salvador”, parceria com o irmão François Muleka, e a faixa "Erro" gravadas pela cantora Luedji Luna, respectivamente, nos discos “Um Corpo no Mundo” (2017) e “Bom Mesmo é Estar Debaixo D’Água” (2020). Gravou nos álbuns "AmarElo" (2019), de Emicida (faixa “Principia”), vencedor do Latin Grammy 2020; “O Amor é um Ato Revolucionário” (2019), de Chico César (arranjos vocais em metade das faixas, ao lado do irmão Muleka); e “Mundo Manicongo”, de Rincon Sapiência (voz e baixo na faixa “Não Sei Pra Onde”, com Mano Brown).

Lançou o single "Quero Te Ver Bem Amanhã", ao lado de Fióti e Rael; e assina as músicas “Renascer”, gravada e lançada por Drik Barbosa no disco homônimo de 2019, e "Sobre Nós", com Drik Barbosa e Rashid. Participou ainda do show de Mc Soom T com Alpha Petulay, no Festival Woodstower, em Paris; do TEDx São Paulo, na Casa Natura Musical; e do programa The Voice Brasil, na TV Globo. A turnê autoral “Lamuka” passou por Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis e Salvador e abriu os shows de Emicida, no Circo Voador (RJ), e Xênia França, em Florianópolis. Com a interrupção da turnê pela pandemia, renasce em novas composições e anuncia o EP “Ndeke”, que conta com três singles, sendo o primeiro deles “Chupando Versos”, lançado em agosto de 2021, seguido de “Marte“, com produção musical de Mônica Agena e participação de Tuyo.

E hoje você vai conhecer a história de Marissol com o disco Aos Vivos, de Chico César.

--

Apoio: Cubo Play, Editora Belas Letras e Toca do Disco

Roteiro, locução e entrevista: Bruna Paulin

Edição: Nicolly Demeneghe

Arte: Librae

Vinheta: Augusto Stern e Fernando Efron (ISRC - BR0SF2100001)