#13 - A História do Disco - Verde anil amarelo cor de rosa e carvão, com Roberta Campos

A História do Disco

11-08-2023 • 1 hora 8 min

Olá, eu sou Bruna Paulin e este é o podcast A História do Disco. Todo disco tem uma história. Ou mais. E por aqui você vai poder conferir tanto histórias e curiosidades sobre a produção de álbuns de diversos estilos e momentos da história da música como também como esses discos fazem parte das nossas vidas. Seja muito bem vinda e bem vindo: esse programa é para todo mundo que é apaixonado por música. Colabore com nosso financiamento contínuo em https://orelo.cc/historiadodisco e tenha acesso a conteúdos exclusivos para assinantes

A convidada desse episódio é Roberta Campos. Roberta, uma artista completa e multifacetada, é uma realizadora e tem deixado sua marca indelével na música brasileira. Nascida em Caetanópolis, Minas Gerais, Roberta descobriu sua paixão pela música aos 11 anos, uma paixão que a levou a uma carreira musical repleta de realizações. Sua jornada musical começou em 2008 com o lançamento de seu primeiro álbum independente, “Para Aquelas Perguntas Tortas”. Este foi apenas o começo de uma série de álbuns bem-sucedidos, incluindo “Varrendo a Lua” (Disco de Ouro), “Diário de Um Dia” e “Todo Caminho é Sorte” (Disco de Ouro). Este último álbum foi indicado ao Grammy Latino como Melhor Álbum de MPB. Após, para comemorar uma década de sua bem sucedida carreira, Roberta lançou seu DVD “Todo Caminho é Sorte – Ao Vivo”, unindo ali suas canções mais emblemáticas junto de outras inéditas. Em 2021, Roberta lançou “O Amor Liberta”, um álbum que demonstra sua maturidade artística e habilidade para mesclar diversos estilos musicais. Com influências de indie, pop, folk, jazz, blues e bossa nova, Roberta conseguiu criar um som único dentro da música popular brasileira.

Roberta é reconhecida por suas canções que se tornaram trilhas sonoras de várias novelas, tendo alcançado, até esta data, a incrível marca de 21 trilhas, incluindo “Abrigo”, “Minha felicidade”, “Todo Dia” e “De Janeiro a Janeiro”. Esta última, gravada com a participação de Nando Reis, esteve na trilha de 5 novelas e alcançou mais de 45 milhões de visualizações na internet, demonstrando o alcance, a força e a popularidade de sua música. Além de suas composições próprias, que faz de forma solitária, Roberta também se destaca por suas composições com outros artistas renomados, como Humberto Gessinger, Nico Resende, Luiz Caldas, Hyldon, Fernanda Takai, Zélia Duncan, Carlinhos Brown, Danilo Caymmi, entre outros grandes representantes do cancioneiro nacional.

E hoje você vai conhecer a história de Roberta com Verde Anil Amarelo Cor de Rosa e Carvão, segundo álbum de estúdio de Marisa Monte.

Episódio gravado em parceria com Fábrica do Futuro e AudioPorto

Roteiro, locução, apresentação e locução: Bruna Paulin

Edição: Nicolly Demeneghe

Arte: Librae

Vinheta: Augusto Stern e Fernando Efron

Direção técnica: Lorenzo Schmidt

Técnicos de som: Lauro Maia e Pedro Schmidt