#40 - A História do Disco - La voz de la Diosa Entropia, com Daniel Drexler

A História do Disco

26-10-2022 • 1 hora 23 min

Olá, eu sou Bruna Paulin e este é o podcast A História do Disco. Todo disco tem uma história.  Ou mais. E por aqui você vai poder conferir tanto histórias e curiosidades sobre a produção de álbuns de diversos estilos e momentos da história da música como também como esses discos fazem parte das nossas vidas. Seja muito bem vinda e bem vindo: esse programa é para todo mundo que é apaixonado por música.

Você sabia que a partir de R$ 7,00 por mês você pode fazer parte do nosso clube, que mantém o programa semanal e gratuito a todas as pessoas? Quem contribui para o financiamento contínuo de A História do Disco recebe novidades antes de todo mundo, ganha descontos, presentes e conteúdos exclusivos, participa de programas e concorre a sorteios super especiais. Para participar, acesse apoia.se/ahistoriadodisco

O convidado de hoje é Daniel Drexler. Daniel Drexler é reconhecido na América Latina como uma das principais artistas de sua geração. Com nove discos e mais de 20 anos nos principais palcos e festivais de música da América Latina e Europa e recebeu inúmeros prêmios internacionais. Com um pé nas raízes regionais e outro no mundo, sua obra faz parte da música pop influenciada por gêneros da bacia do Rio da Prata. Seus textos estão imersos no mundo da poesia ou da ciência. Seu incansável espírito de pesquisa e experimentação o levou a construir pontes em várias direções: pontes entre ciência e arte, pontes entre o racional e o espiritual, pontes entre algoritmos biológicos e algoritmos de sílica, pontes entre culturas e religiões.

Drexler também é o criador do termo “Templadismo” para referir-se à influência geoclimática do sul do continente americano no processo de composição de artistas argentinos, uruguaios e brasileiros sobre a criação e uma atitude criativa aberta, antropofágica e tropicalista. Hoje é um dos três principais artistas uruguaios com maior visibilidade e atuação internacional. Além de músico o uruguaio também é médico e cientista, responsável pelo desenvolvimento de um inovador tratamento de tinnitus (zumbido no ouvido) realizado através da estimulação acústica durante o sono. Hoje o tratamento é utilizado nos EUA e Europa, além de ter recebido o Prêmio de excelência Medical Desing Excellence Awards – Golden Winner em Nova York.

E hoje, você vai conhecer a história de Daniel com "La Voz de la diosa entropia", seu nono álbum, lançado em setembro de 2022.

Roteiro, locução, apresentação e locução: Bruna Paulin

Edição: Nicolly Demeneghe

Arte: Librae

Vinheta: Augusto Stern e Fernando Efron