#39 - A História do Disco - Ramilonga - a estética do frio, com Vitor Ramil

A História do Disco

19-10-2022 • 1 hora 23 min

Olá, eu sou Bruna Paulin e este é o podcast A História do Disco. Todo disco tem uma história.  Ou mais. E por aqui você vai poder conferir tanto histórias e curiosidades sobre a produção de álbuns de diversos estilos e momentos da história da música como também como esses discos fazem parte das nossas vidas. Seja muito bem vinda e bem vindo: esse programa é para todo mundo que é apaixonado por música.

Você sabia que a partir de R$ 7,00 por mês você pode fazer parte do nosso clube, que mantém o programa semanal e gratuito a todas as pessoas? Quem contribui para o financiamento contínuo de A História do Disco recebe novidades antes de todo mundo, ganha descontos, presentes e conteúdos exclusivos, participa de programas e concorre a sorteios super especiais. Para participar, acesse apoia.se/ahistoriadodisco

O convidado desse episódio é Vitor Ramil. Vitor nasceu em 7 de abril de 1962 na cidade de Pelotas, RS, Brasil. Compositor, letrista, cantor e escritor brasileiro, é autor de doze álbuns. Lançou as novelas Pequod (1995), Satolep (2008) e A primavera da pontuação (2014); o ensaio A estética do frio - Conferência de Genebra (2004); e dois songbooks: Vitor Ramil (2013) e Campos Neutrais (2017).

Autor de música e letra da maior parte de seu repertório, Vitor também musicou e gravou poemas de Jorge Luis Borges, João da Cunha Vargas, Angélica Freitas, Fernando Pessoa, António Bótto, Allen Ginsberg, Juca Ruivo, Paulo Leminski, Arnaut Daniel e Emily Dickinson; compôs em parceria com Chico César, Jorge Drexler, Kleiton e Kledir, Zeca Baleiro, André Gomes e Joãozinho Gomes, entre outros parceiros; e versionou quatro canções de Bob Dylan e uma de Xöel Lopez.

Suas canções já foram cantadas por intérpretes como Mercedes Sosa, Chico César, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Fito Paez, Jorge Drexler, Kátia B, Kleiton e Kledir, Adriana Maciel, Tommy Körberg, Gal Costa, Zeca Baleiro, MPB4, Pedro Aznar, Lenine, Ceumar, Maria Rita.

Vitor recebeu dois Prêmios da Música Brasileira: Melhor Cantor Voto Popular por Satolep Sambatown (2008) e Melhor Cantor Regional por délibáb (2011) e venceu o Prêmio Açorianos de Música dezoito vezes.

E hoje, você vai conhecer a história de Vitor Ramil com Ramilonga - a estética do frio.

Episódio gravado em parceria com Fábrica do Futuro e Audio Porto

Roteiro, locução, apresentação e locução: Bruna Paulin

Edição: Nicolly Demeneghe

Arte: Librae

Vinheta: Augusto Stern e Fernando Efron

Produção Fábrica do Futuro/AudioPorto: Andrea Richesky, Clara Estácio e Marieta Noronha

Comunicação de Lucio Brancato, Marcelo costa e Aline Dillenburg

Direção técnica: Lorenzo Schmidt

Técnicos de som: Lauro Maia e Pedro Schmidt

Operação de câmera: Rael Valinhas