04-11-2024
#1 - As muitas lutas da Ivanir
A violência do Estado contra jovens negros; as visitas de familiares no cárcere; e o racismo obstétrico, podem parecer assuntos desconectados entre si. Contudo, todos eles impactam diariamente na vida de mulheres negras e pobres no Brasil.
Esses três assuntos se articulam precisamente na trajetória de Ivanir Mendes de Sousa, uma mulher negra, nordestina, que, como ela diz, saiu do Rio Grande do Norte e veio "parar no Rio de Janeiro" quando tinha 18 anos. Foi no Rio onde Ivanir se formou em Gastronomia e onde iniciou suas lutas em várias frentes: contra a violência de Estado; pelo desencarceramento; pelos direitos das mulheres; pela moradia popular; pelo antiproibicionismo.
Neste episódio, reconstruímos, junto com Ivanir, a sua trajetória de ativismos a partir de um evento marcante: o assassinato do seu filho, Moisés Mendes de Santana, por policiais militares em 2016.
Com suas falas animadas e precisas, Ivanir nos ensina sobre a vivência da dor e sobre as estratégias que construiu para tecer redes de cuidado e acolhimento, a partir da luta coletiva, da alimentação e da doulagem.
Mais informações:
Transcrição completa do episódioCurrículo Lattes de Lucía EilbaumCurrículo Lattes de Maria Clara MonteiroRede de Comunidades e Movimentos Contra a ViolênciaRede Nacional de Feministas AntiproibicionistasFrente Estadual pelo Desencarceramento do RJMúsica Tema: “Quilombo, Favela, Rua”, de Mano Teko part. Nelson Maca
Vídeos de referência:
Seminário Nossas vidas importam: ativismos, violência institucional e direitos humanos. Diálogos Brasil - Argentina, organizado por Lucía Eilbaum, Flavia Medeiros e Maria Victoria Pita, realizado na UFF/Niterói/RJ, 29 de maio 2018. Painel 1: Ativismos, militância e “direitos humanos”.
Oficina “Violência, segurança pública e direitos humanos”, organizado por Lucía Eilbaum e Lorenzo Macagno, parceria ABA/UFF, realizado na UFF/Niterói - RJ, 27 e 28 de agosto de 2018. Mesa 3 - Encarceramento, racismo e direitos humanos.
Seminário Mulheres e Liberdade: Agenda Feminista pelo Desencarceramento, organizado por Flavia Medeiros, realizado na UFF/Niterói/RJ, 30/10/2018. Mesa: Mulheres e Liberdade.
Roda de conversa "Maternidades e Violências: redes de saúde e acolhimento", organizada por Laura Lowenkron, Lucía Eilbaum, Natalia Fazzioni e Tássia Áquila, realizada no IMS/UERJ, 6/12/2023.
Festival Mulheres do Mundo: V Grupo de Reflexão - Ivanir Santos, Centro do Rio. Realizado por Redes da Maré, 9 de maio de 2018.
Documentário: Luto para Nós é Verbo, de Natasha Neri e Juliana Farias, 2018.
G1, Cabral defende aborto contra violência no Rio de Janeiro, 24/10/2007.
RJ2, TV Globo, Copacabana no meio do fogo cruzado. 10/10/2016.
Poder 360, "Famílias sem pai e avô criam 'fábrica de desajustados', diz general Mourão". 17/09/2018.
Textos de referência:
Brasil, Lei 13.434/2017, 12 de abril de 2017.
Klujsza, Stephania; Aleixo, Mariah Torres. MATERNIDADES VIOLADAS: Como as práticas de violência obstétrica ferem os direitos humanos?. In: Le Monde Diplomatique, 12 de maio de 2024.
MENDES, Ivanir. Alimento pra alma - reflexões para descolonização. In.: Farias, Ingrid; Baracho, Maira (orgs) Manual feminista antirracista pelo desencarceramento: as experiências da Agenda Feminista pelo Desencarceramento. 3a ed. da Revista da RENFA. Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA), 2019. pp 83 - 84
Expediente:
Apresentação: Lucía Eilbaum e Maria Clara MonteiroRoteiro: Lucia Eilbaum, Julia Viana Palucci, Maria Clara Monteiro, Camila Belisário e Ivanir Mendes De SousaEdição de roteiro: Irene do Planalto Chemin e Mariana Pitasse Edição de áudio, sonoplastia e finalização: Irene Do Planalto CheminMúsica Tema: “Quilombo, Favela, Rua”, de Mano Teko part. Nelson MacaEstúdio de gravação: LEMI do INCT - InEACCoordenação do podcast: Lucía Eilbaum, Irene do Planalto Chemin e Mariana PitasseIdentidade visual: Alice OhashyComunicação e divulgação: Mariana Pitasse e Samara CostaFinanciamento: Edital Pró-Humanidades do CNPq