É raro encontrar uma mulher cis ou trans, em cargos políticos ou com atuação na pauta dos direitos humanos, que não tenha sofrido ameaças de violência física, psicológica e sexual. Muitas vezes os ataques acontecem dentro do próprio parlamento, sob os olhares indiferentes até de autoproclamados “aliados” homens progressistas. E na imprensa brasileira, quando não há silêncio, o debate é limitado. O caso mais recente de ataque direto a uma mulher foi um atentado armado contra a vereadora Tainá de Paula (PT), às vésperas de sua reeleição na cidade do Rio de Janeiro.
Para falar sobre esta recorrente violência política contra mulheres, a entrevistada do Pauta Pública desta semana é Manuela D’Ávila, ex-deputada federal que passou por diversos ataques e ameaças, algumas incluindo até a sua filha, na época com apenas 6 anos. Junto com Anielle Franco, Duda Salabert, Sônia Guajajara e Talíria Perone, D’Ávila organizou o livro Sempre foi sobre nós: Relatos da violência política de gênero no Brasil. Segundo Manuela, são violências que encontram lastro na misoginia, no racismo e machismo que estruturam as relações na sociedade brasileira e que ameaçam a democracia.
Confira o episódio e não deixe de seguir e curtir o Pauta Pública nas plataformas de áudio. Aproveite também para votar no Pauta Pública em
Melhores Podcasts do Brasil, na categoria Assuntos Diversos.